Na Estrada a cheirar o cú!

Boa Tarde! Certamente esta é uma situação que já aconteceu a muita gente, artistas a encostarem a tromba à traseira do vosso carro. É uma situação que me incomoda, e quando o fazem tenho tendência para andar mais devagar e meter o pé no travão, para dar a entender ao artistas que não estou a gostar. Ainda hoje um artista (eu andava á procura de estacionamento a fazer sinal para a direita), e o animal não vai de modas, manda-me sinais de luzes, buzina e encosta-se á traseira do meu carro. Como devem calcular, brindei-o com marcha lenta durante umas centenas de metros, depois de ter desistido de estacionar naquela zona... O animal e o pendura espumaram-se todos (estava a assistir pelo retrovisor ao espectáculo), e quando teve oportunidade de ultrapassar atira-se com a carrinha Opel Vectra para cima do meu carro (Ford Fiesta) (razia) e trava de repente, colocando-me em perigo (ia sozinho no carro), eu já estava preparado para que ele fizesse isso e reagi com uma gargalhada. Adoro ver gajos espumados na estrada. Muitos teriam ido atrás do mongolóide e provavelmente faziam-lhe uma razia com um taco de basebol. A vocês também incomoda? O que fazem? Deixem sugestões se faz favor. Não consigo mesmo evitar o incómodo, e não, não ando a 40KM/h na estrada! :D

Eu não gosto de gajos que andam colados á minha traseira, mas na situação que relatas, perdes toda a razão!

Em 1º lugar, se andas á procura de estacionamento, porque não encostar e deixar passar quem não anda?

Em 2º lugar, por mais que te fosse a cheirar a traseira, ao dares toque de travão, passar a ser igualzinho a ele!

Em 3º lugar, tiveste muita sorte porque são pessoas como tu que muitas vezes levam uns sopapos na estrada apenas porque, segundo relatam posteriormente, "iam na sua vida e não fizeram, nada"...

Em 4º e ultimo lugar, hoje em dia já te podias dar por feliz com uns sopapos pois com a mitra que andar por ai há material muito mais "pesado" nos carros...

Mas se queres continuar assim, continua, afinal de contas a pele é tua...

Eu em AE colo ao da frente apenas para ele ver que estou atrás dele e pretendo ultrapassar, não faço mais nada ele faz a manobra de ultrapassagem e encosta-se senão encostar dou sinais de luzes, se mesmo assim não encostar lá sou forçado a ultrapassar pela direita

Muitos penduras que andaram comigo dizem que sou maluco por encostar a quase 1 metro do carro a 150+, se calhar até sou [8b][8b][8b][8b]

Nas localidades nunca ando de gás, ando sempre mais devagar que a maioria por causa de passadeiras e isso e o pessoal costuma meter-se mais à cão nas localidades

Será que és tão "pequenino" que precisas de fazer isso para que reparem em ti? :sh)

Deves conseguir mesmo estimar a velocidade que o outro carro vem apenas olhando pelos espelhos... Em que parte do código da estrada te ensinam tal coisa? O outro vem em excesso de velocidade e eu é que tenho culpa? Haja paciência.

Se não consegues estimar a velocidade relativa aproximada a que outro veiculo se aproxima de ti na AE, por e simplesmente não devias lá andar! Tu e muito outros como tu!!

Quanto ao excesso de velocidade, então tu que nem sequer consegues aferir a velocidade relativa do outro carro, já consegues saber que vem em excesso de velocidade? Típico...

Agora lembrei-me duma história relacionada que se passou na EN118 sentido Porto Alto-Alcochete.

Quando se sai do Porto Alto, essa estrada ainda tem cerca de 1 km que é considerada localidade ou seja a velocidade limite são 50 km/h.

Obviamente que ninguém a faz a 50 mas pelo menos tenta-se não ultrapassar muito essa velocidade.

Há cerca de 4 anos, vou descansado quando vejo bem lá no fundo o belo do Almera branco encostado à esquerda.

Logo de seguida há uma Combo que se cola à minha traseira, mas mesmo a cms.

Pus o braço de fora e fiz lhe sinal para abrandar.

O gajo deve ter achado que o estava a provocar, começa a gesticular furiosamente e desata a ultrapassar-me.

Acabou a ultrapassagem metros antes do Almera (já devia ir a uns 100) e continuou a ganhar distância cheio de revolta.

O pior é que essa distância foi quebrada quando a BT o mandou encostar cerca de 1km depois...

Aposto que pelo menos este aprendeu que nem todos os que vão devagar vão simplesmente a pastar, por vezes razões maiores se levantam.

Ah e que quando lhe fazem sinal para abrandar significa mesmo "abrandar" e não "descola lá da minha traseira porque senão vou ter de sacar da minha AK47".

Eu não gosto de gajos que andam colados á minha traseira, mas na situação que relatas, perdes toda a razão!

Em 1º lugar, se andas á procura de estacionamento, porque não encostar e deixar passar quem não anda?

Em 2º lugar, por mais que te fosse a cheirar a traseira, ao dares toque de travão, passar a ser igualzinho a ele!

Em 3º lugar, tiveste muita sorte porque são pessoas como tu que muitas vezes levam uns sopapos na estrada apenas porque, segundo relatam posteriormente, "iam na sua vida e não fizeram, nada"...

Em 4º e ultimo lugar, hoje em dia já te podias dar por feliz com uns sopapos pois com a mitra que andar por ai há material muito mais "pesado" nos carros...

Mas se queres continuar assim, continua, afinal de contas a pele é tua...

Ponto 1 - Não dava para encostar e dar passagem, estrada de sentido único, com estacionamento da esquerda e da direita (PRAIAS);

Ponto 2 - Então um sinal de travão não serve para comunicar com o condutor de trás? Eu não travei/travo a fundo, dei/dou um sinal de travão.

Ponto 3 - Nunca tive problemas na estrada que se extremassem a esse ponto, e espero nunca as ter, mas estou preparado para qualquer eventualidade. Em 14 anos de carta sempre consegui resolver problemas através da comunicação e diálogo sem recurso a violência, espero continuar nessa vertente. Mas acredito que tua experiência de vida é diferente da minha, para falares tanto em "sopapos"...

Ponto 1 - Não dava para encostar e dar passagem, estrada de sentido único, com estacionamento da esquerda e da direita (PRAIAS);

Ponto 2 - Então um sinal de travão não serve para comunicar com o condutor de trás? Eu não travei/travo a fundo, dei/dou um sinal de travão.

Ponto 3 - Nunca tive problemas na estrada que se extremassem a esse ponto, e espero nunca as ter, mas estou preparado para qualquer eventualidade. Em 14 anos de carta sempre consegui resolver problemas através da comunicação e diálogo sem recurso a violência, espero continuar nessa vertente. Mas acredito que tua experiência de vida é diferente da minha, para falares tanto em "sopapos"...

Eu percebi que o fizeste em baixa velocidade e não quero de maneira nenhuma desculpar as aberrações que se colam ao da frente mas percebe que ao fazeres isso numa velocidade elevada poderá ser o suficiente para assustares a aberração e este entrar em despiste.

Isso ainda é o menos, o pior é que provavelmente o gajo baterá em alguém que nada tem a ver com o vosso tira-teimas.

Ponto 1 - Ok, mas escusavas de ter provocado.

Ponto 2 - É um sinal para quando se vai efectivamente parar, não para quando se quer dizer para se afastar na traseira pois, logicamente, ainda encurta mais a distância e piora a situação.

Ponto 3 - Enganas-te meu caro, eu falei em sopapos porque é o que vou vendo na estrada em 19 anos de carta, diariamente a conduzir! Ao contrário de ti, nem nunca cheguei ao ponto de necessitar diálogo pois não chega a haver "situação"! Porquê? Porque não provoco ninguém!! Parece que as experiências de vida são mesmo diferentes...

@Vanquish

Eu abri este tópico para exactamente pessoal como tu que tem sangue frio nestas situações, mandar umas dicas de como proceder.

Eu consigo manter o sangue frio e ignorar infracções em diversas situações. Quando me "cheiram o cú" não consigo, e ao que tu chamas de provocação ao abrandar a marcha, eu chamo de disuassão.

Venham de lá essas dicas.
Gosto bastante daquela de encostar á berma (e já o fiz algumas vezes) e deixar passar. E quando não há berma? Ignorar e condicionar os níveis de concentração?

EDiT: Não abri este tópico para comentarem a situação que reelatei no 1º post, a situação em si é que me fez aabrir este tópico no aTOHOJE para saber o que vocês fazem em casos similares. (AE, estradas nacionais, locais).

Obrigado.

Quando se colam em demasia à minha traseira é simples: pisca para a direita e vai à tua vida...

E depois é passá-los nas portagens com a minha Via Verde... [:D]

Eu bem me parecia que era um burro do caraças quando na AE quero ultrapassar e ligo o pisca da esquerda, por isso é que ninguém se desvia...
Já apreendi que para nos "mostrarmos" ao outro condutor é encostar bem à traseira (deve ser para pudermos dizer adeus e ele ver do retrovisor) e se não resultar dar-lhe com os máximos.

Quanto aos encostas não gosto, não se apercebem do perigo que é com qualquer travagem que se tenha que fazer.
Já não é a primeira vez que faço acender as luzes de travão (que accionam antes de travar) por norma é o suficiente para afastarem. Assim que posso desvio-me para a direita.

Sem dúvida ! Diz no Código da Estrada que a hierarquia de autoridade na estrada é decidida conforme a cavalaria que se tem debaixo do capô. Quem tem 50 cv está expressamente proíbido de ultrapassar um Ferrari...

Lá vem a treta dos cavalos...

Assim que tiver oportunidade, faço-te um desenho para perceberes melhor a questão ;)

@subLiminar É mesmo muito raro alguém colar-se à minha traseira, só nalguma grande distracção que não veja o carro aproximar-se, porque antes de ele estar lá já eu encostei. As poucas vezes que acontece é em AE nas filas da esquerda, em que querem passar não sei por onde, porque à minha frente vão muitos que não permitem a passagem. Normalmente aumento um pouco mais a distância ao da frente e pouco depois recupero-a, afastando-me novamente.

Mas isto é só enquanto dura a fila, pois deixo-o passar na primeira oportunidade.

subLiminar,

Compreendo perfeitamente a tua indignação.

Antes que comecem a disparar, é apenas a minha opinião.

É de facto irritante ter um gajo a cheirar as nalgas e a ter atitudes tipo "passa não passa" para provocar. Este tipo de atitudes que se vêem N vezes, põem em causa a segurança dos 2 condutores. Certo.

Estes gajos aprendem da pior maneira.

Mas às vezes também é complicado ignorar estes cheira-cús. Varia de pessoa para pessoa e de paciência para paciência. Como tal, todos temos os nossos dias.

E para os que estão a dizer que estas atitudes são atitudes irresponsáveis (que são claro) que atirem a 1ª pedra quem nunca o fez... Num dia sem paciência, num dia com pressa, num dia com uma urgência, porque sim...

Cumprimentos

Lá vem a treta dos cavalos...

Assim que tiver oportunidade, faço-te um desenho para perceberes melhor a questão ;)

@subLiminar É mesmo muito raro alguém colar-se à minha traseira, só nalguma grande distracção que não veja o carro aproximar-se, porque antes de ele estar lá já eu encostei. As poucas vezes que acontece é em AE nas filas da esquerda, em que querem passar não sei por onde, porque à minha frente vão muitos que não permitem a passagem. Normalmente aumento um pouco mais a distância ao da frente e pouco depois recupero-a, afastando-me novamente.

Mas isto é só enquanto dura a fila, pois deixo-o passar na primeira oportunidade.

Tu é que vieste com a história das pessoas que não têm motor para ultrapassar, não fui eu. Claro que é uma manobra para ser feita com celeridade, mas se tu tens carro para encostar o pé e ficar logo à frente do outro carro, há pessoas que não têm tanta sorte. Se vais com o fogo no cú, é melhor acalmares-te e esperares que os outros terminem as suas manobras para fazeres a tua em segurança.

Este tópico realmente espelha bem o que se vê todos os dias na estrada: todos têm razão e os outros é que estão mal (porque não deviam estacionar logo agora que vamos atrás, porque não deviam andar a menos de 200 km/h, porque deviam saber calcular com precisão a velocidade dos veículos que se aproximam a velocidades bem superiores ao permitido pelo código de estrada, porque deviam ter esperado atrás do camião para nós passarmos primeiro, etc.).

Já percebi que tu também és um desses empatas que andas para aí a estorvar, até que alguém te ensine a forma cívica como deves circular, sem incomodares os outros [;)]
Desde que eu vá a cumprir as regras, não incomodo ninguem.

Não tenho de ir depressa porque tu ou outro qualquer quer ir.

Se calhar muitos dos riscos na estrada são causados pelos condutores que vão "apressados".

Back