Nacionalidade Portuguesa: melhor desistir!!

Sportboy

New member
410px-Passaporteportugu%C3%AAs2006.jpg

Este livretinho acima: fácil acesso à todos, certo? Errado. Erradíssimo!! :(

A nacionalidade portuguesa é regulada pela Lei de Nacionalidade de 3 de Outubro de 1983 enunciada no artigo quarto da Constituição da República Portuguesa. O princípio básico da nacionalidade portuguesa é o jus sanguinis, ou seja, é cidadão português o indíviduo filho de pai português ou mãe portuguesa.

O direito de sangue configura-se na norma principal da atribuição da nacionalidade e seus efeitos são retroactivos à data de nascimento do indivíduo que solicita o status civitatis de português. Filhos de nacionais portugueses nascidos em Portugal bastam ter seu nascimento inscrito numa Conservatório do Registo Civil antes de atingirem a maioridade para serem considerados portugueses.

O filho de portugueses nascidos no estrangeiro deve, a fim de ser reconhecido como português, provar que um dos seus genitores era cidadão português à época de seu nascimento, que o vínculo paterno ou materno foi estabelecido na menoridade e declarar que quer ser português através da inscrição de seu nascimento no Registo Civil de Portugal. Caso o requerente seja menor de idade, a prova e o trâmite ficam a cargo de quem possua o poder paternal.

Pois bem: porque esta revolta toda? É simples. Muitos aqui sabem, já falei diversas vezes que estou me mudando para a Inglaterra no próximo ano, graças à uma transferência que consegui na empresa onde trabalho.

Sou brasileiro, e filho de italiano. Portanto, tenho dupla-nacionalidade. Posso entrar na União Européia quando bem desejar. Mas estava vendo para a minha esposa (que irá me acompanhar) uma forma de ela também se tornar cidadã Européia. Achei que seria simples, afinal ela é BISNETA de portugueses, todos os 8. Ou seja, é uma portuguesa pura. Mas não aos olhos da lei do vosso país.

Ao contrário da italiana, que se transmite por ilimitadas gerações, a nacionalidade portuguesa só passa de pai para filho. Ou seja, bastava um dos avós dela requerer. Então com o avô legalmente "português" o pai dela requereria e com o pai dela se tornando "português", ela poderia pegar.

Só que todos os avós dela são falecidos. Então, o pai e a mãe dela (que são NETOS de portugueses) perderam o direito, visto que a lei interpreta que se os avós não requereram em vida, acabaram renunciando ao direito.

Sei que não adianta ficar discutindo leis, mas estou frustrado. O jeito vai ser esperar o tempo mínimo requerido de casamento para então ela pedir a CIDADANIA ITALIANA, justo ela que é uma cidadã 100% portuguesa de sangue. Essa lei está muito errada...[xx(] Desculpem o desabafo.

Desculpa, mas não concordo minimamente!

A transmissão desse direito por gerações ilimitadas não faz o minimo sentido. Se os tetra-avós da tua mulher fossem portugueses ela era 100% portuguesa, como tu dizes! Não faz sentido.

Os avós dela decidiram viver no Brasil, os pais idem. Ela sempre viveu no Brasil e agora por um interesse teu em específico, querem-se fazer valer de uns bis-avós.

Tenho bastante respeito por ti. Não comento os teus posts, mas leio-os quase sempre com atenção, porque acho que têm bastante qualidade. Mas desculpa que te diga, parece-me que é puro oportunismo o que pretendiam fazer e ainda bem que a lei não o permite! Em quê é que a tua mulher ou as gerações mais próximas (pais) contribuiram para o desenvolvimento do nosso país? Em que é que a tua mulher irá contribuir para o futuro desenvolvimento do nosso país ao adquirir a nacionaldade portuguesa?

Utilizar a nacionalidade portuguesa como meio para alcançar o "teu" objectivo. Desculpa a honestidade, mas é mesmo melhor desistir!;)

Mister, quem lê isto fica com a ideia que o ser "Portuguesa" para a tua esposa é mais uma questão de oportunismo que outra coisa!

Concordo com o MS:
A transmissão desse direito por gerações ilimitadas não faz o minimo sentido

citação:Originalmente colocada por Paulo Oliveira

Mister, quem lê isto fica com a ideia que o ser "Portuguesa" para a tua esposa é mais uma questão de oportunismo que outra coisa!

Concordo com o MS:
A transmissão desse direito por gerações ilimitadas não faz o minimo sentido

Para o(os) interessado(os):

http://www.acime.gov.pt/docs/Acime/AC.RM/Artigos/Consenso.sobre.uma.cidadania_37.pdf
http://www.oi.acime.gov.pt/modules....&id_cat=4&categories=NACIONALIDADE+PORTUGUESA

Oh Sport, então anda mais de metade de Portugal a querer ser espanhol e tu queres que a tua mulher seja portuguesa??

Estou também de acordo com o MS: transmissão do direito de cidadania por gerações ilimitadas não faz o minimo sentido. Por essa ordem de ideias daqui a pouco eramos todos cidadãos Italianos (por via dos romanos), de uns quantos países muçulmanos (por via dos árabes) e dos países do norte (por via dos celtas)!!!

Sendo a tua esposa casada com um Italiano e não tendo qualquer ligação afectiva com Portugal, não vejo o problema de ela pedir a cidadania italiana ;)

Com todo o respeito, pergunto-me por que razão os brasileiros em Portugal acham-se com todos os direitos e mais algum? São estrangeiros a residir em Portugal, tem de reger-se pelas regras.

Tal como eu quando residi alguns anos em Singapura tive de ter todos os cuidados e mais alguns, seguir estritamente todos os regulamentos e tendo sido estrangeiro naquele país, aceitei com toda a naturalidade sem colocar em causa algo que não era da minha competência colocar em causa.

Tenham santa paciência!! [8][8]

A transmissão ilimitada também acontece para espanhois?

É que se sim, todos podemos pedir nacionalidade espanhola, baseados no facto de antes do D. Afonso Henriques decidir bater na mãe, sermos todos espanhois. O tetra-tetra-tetra-tetra-tetra-tetra-tetra-tetra-tetra-tetra avô era com toda a certeza espanhol.

Gerações ilimitadas? Que coisa estranha. Da maneira como os portugueses "colonizavam" o mulherio dos países que descobriam, vai-se a ver e somos mais que os chineses.

Sportboy, a tua esposa que se naturalize antes italiana em vez de portuguesa.

Nunca ouviste dizer que as italianas são uns aviões?!?

;) (j/k) Na boa!

citação:Originalmente colocada por Excalibur

O texto diz FILHO de PAI ou MÃE Portuguesa.

É explicito e acho adequado.

Ora nem mais, senão não tinha sentido e se eu quisesse ia estudar as varias gerações da minha família ancestral e ia começar a pedir cidadania de vários países[8)][8)] qual seria a lógica disto??

Tambem estou com o MS.

Não fazia sentido ser ilimitado.

Dessa forma + de 50% dos brasileiros podiam pedir para ser portugueses, pq tiveram de certeza um antepassado português

Voltar
Superior