Não sabia que os sites .pt podiam ter ç e acentos

MrAnderson

New member
Descubri isto, por acaso: ( citando só o mais importante):

2005/01/09

Marta Sofia Ferreira
Acentos e cedilhas permitidos nos nomes de páginas a partir deste mês. Empresas, utilizadores e língua portuguesa beneficiados. Acabaram-se os sites sem «acentuacao.pt»

(...)

Por exemplo, uma página web que tivesse a morada www.cancao.pt poderia agora ser registada da forma correcta www.canção.pt, tornando mais evidente o acesso directo aos domínios portugueses.

(...)

Completo em Portugal Diario

Noticia com quase 1 ano, suponho que isso sempre tenha avançado, mas nunca vi um site assim, nem sabia que era possivel...

O Firefox que estou a usar nem sequer reconhecer aquele canção.pt totalmente..

Eu sempre achei essa "inovação" uma estupidez, vai contra as regras do registo de domínios do ICANN, mas pronto o pessoal da FCCN é que sabe. Já é a burocracia que é para registar um .pt, e ainda se meteram com essas aventuras.

Em vez de nos expandirmos a outros mercados vamos fechando o circulo...

Eu pessoalmente também acho completamente despropositada essa alteração...

Não fomos nós que inventamos a Internet, não somos nós que gerimos os standards, não somos nós que a controlamos, porque raio não seguimos o standard e nos pomos a inventar só para criar incompatibilidades?

citação:Originalmente colocada por ebay

porque temos o Ç no teclado...
E como é que um americano ou britânico (...) vai conseguir visitar o site do parquedasnações.pt?

Ou como é que eu vou conseguir configurar um citroën? Ou ver um site de turismo em Hong Kong?

Espero muito sinceramente que se deixem destas aventuras antes que a moda pegue e tenha que andar com um mapa de caracteres ao lado...

Já agora e segundo a mesma fonte, umas linhas abaixo:

«Com a entrada em vigor do registo de domínios de .pt com a utilização de caracteres especiais, Portugal coloca-se juntamente com alguns países, como a Alemanha, Áustria ou Holanda na linha da frente desta nova possibilidade».
.

Felizmente pareçe é ter pouca adesão, porque realmente, a ser generalizado, podia trazer alguns inconvenientes.

Alías, só hoje, por acaso, é que vi esta noticia, senão continuava até não sei quando na ignorançia, reflexo da pouca adesão.

Apenas um correcção: o Ç só se usa quando é seguido do A, O ou U.
Çe e Çi nao existe, logo é "Citroen" e não "Çitroen" e "pareCe" e não "pareÇe"

;)

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

Eu sempre achei essa "inovação" uma estupidez, vai contra as regras do registo de domínios do ICANN, mas pronto o pessoal da FCCN é que sabe. Já é a burocracia que é para registar um .pt, e ainda se meteram com essas aventuras.

Em vez de nos expandirmos a outros mercados vamos fechando o circulo...

x2

Voltar
Superior