Bem, li este tópico com muita atenção e o que eu vou dizer aqui, para as dúvidas do André, isto é palha!
Desde sempre que adoro carros e tudo o que se relaciona.
Há mais de 10 anos que trabalho num actividade que não me fascina e que em nada tem a ver com carro.
Já disse várias vezes que se ficasse desempregado, iria tentar arranjar trabalho no ramo, nem que fosse numa casa de peças ou a lavar carros para um stand.
Se um dia me saísse um bom dinheiro em jogo, investia num stand.
Agora, tenho noção que isto não é tudo um mar de rosas.
Pelo que vejo e pesquiso, existem vários tipos de negócios/stand´s:
-Os que fazem do "conjunto privilegiado" da uma grande empresa de leasing, que quando acaba o contrato com o cliente (normalmente 4 anos) esta empresa faz o leilão on line para este conjunto de stand e aqui o stand consegue comprar à confiança uma vez que sabe de onde vem o carro, já está farto de comprar assim, e sem correr muitos riscos pois nesta fornada, vêm a melhor escolha.
A minha carrinha veio de um desses stand´s que só compra à empresa de leasing. Estamos a falar de gestora de frota, carros com 4 anos, 2 anos de garantia.
Para terem noção, o stand é capaz de vender uns 10 carros por mês na volta dos 15/20k € cada.
-Depois, o que a empresa de leasing não vende aos stnad´s, vãi para a net para se vender ao particular.
-O que não se consegue vender ao particular, vai para o leilão.
Estão a ver o filme, é ai a 3ª ou 4ª escolha. [

]
Aqui entram os ENI ou stand´s/empresas que cujo a sua estratégia de negocio é esse mesmo: ter um empregado/vendedor num stand a vender e o patrão todos os dias a bater leilões à procura do negócio da china.
Claro, que esse carro depois de um betume, um fumo, uma parafina, uma marteladela, a malta compra e ainda fica contente pois o carro ainda cheira a novo. [

]
-O stand onde comprei a minha carrinha recebe retomas, normal. Mas só fica com ela se valer assim acima de 5k €, charutada vai para um stand de um amigo/parceiro de negócio que fica a 1km do stand dele.
Como ele dá tuta e meia pelas retomas, até é capaz de não ganhar nada na retoma mas desfaz-se de uma batata quente que é a charutada e nem é a sua estratégia de negocio vender charutos.
O outro stand fica todo contente pois sem ter de andar à procura a cahrutada bate-lhe à porta. Um fumo aqui, uma reparação ali, mete uns euros em cima e....grão a grão enche a galinha o papo.
Tenho um amigo que tem um familiar que faz como extra importar carros.
Em tempos, ia de avião e vinha no carro. Como já tem confiança no stand onde compra os carros, agora compra pela net e manda vir no camião. Acaba por ganhar ainda mais.
Eu hoje para abrir um stand tinha de ter muito dinheiro para investir.
Ter um stand com meia dúzia de charutos é complicado ver-se €.
Ter um stand como a gente vê a maioria, olhamos e vemos 4 ou 5 carros e que contamos por alto uns 100k €. E depois, quando se vende?!
Acho que quer em vender carros como a vender castanhas, temos de planear uma estratégia de negocio. E os carros é um bom negócio, mas para quem já anda no meio, quem tem as manhas, quem nasceu no meio, quem segue o negocio do pai por ex.
Não saber como se compra um carro em leilão por ex, e querer abrir um stand e investir milhares de euros...pode ser complicado!
Acaba por ir ao encontro do que disse no inicio, é só uma humildei opinião, mas não deixa de ser palha!