Negocio Automovel

Vamos supor que eu abro uma empresa (de outra atividade que não a automóvel propriamente dita) e compro esses carros em leilões para os usar como carros de serviço. depois, quando os quiser vender, preciso à mesma de dar garantia?

Não entendi que querias que a empresa tivesse outra actividade que não compra e venda de veículos automóveis.

Sendo assim, diria que não... mas estás a correr um risco uma vez que isso poderá ser contestado. Por outro lado, não sei se uma empresa sem essa actividade no CAE pode participar nos leilões porque a razão dessa exigência creio que tem a ver com temas fiscais também (IVA). Mas não tenho a certeza.

Vamos supor que eu abro uma empresa (de outra atividade que não a automóvel propriamente dita) e compro esses carros em leilões para os usar como carros de serviço. depois, quando os quiser vender, preciso à mesma de dar garantia?

Se a empresa não é de compra/venda de automóveis... não terás acesso aos leilões.

Parece-me lógico.

Acho que seria mais fácil, comprarem carros a particulares , fazerem pequenas reparações e venderem como particulares

Assim seria sempre negócio de particular para particular, e não tinha de dar garantias

Se tu e o teu amigo perceberem de mecânica melhor, pois conseguem arranjar bons negócios de particulares e com um pouco de trabalho, conseguem obter algum lucro

Pelo que sei existem também leilões de carros para particulares, não sendo necessário terem nenhuma actividade no ramo automóvel

Acho que seria mais fácil, comprarem carros a particulares , fazerem pequenas reparações e venderem como particulares

Assim seria sempre negócio de particular para particular, e não tinha de dar garantias

Se tu e o teu amigo perceberem de mecânica melhor, pois conseguem arranjar bons negócios de particulares e com um pouco de trabalho, conseguem obter algum lucro

Pelo que sei existem também leilões de carros para particulares, não sendo necessário terem nenhuma actividade no ramo automóvel

isso tem algum site para eu puder sacar informações?

AndreGuerreiro, se realmente queres enveredar por esse negócio digo-te já que pode dar lucro.

O primeiro conselho que te dou é que tenhas uma conversa com alguém com conhecimentos de contabilidade para te dar umas luzes, pareces ter poucas bases. Os mínimos para estar colectado como ENI e entrar nesse mundo aprendem-se numas horas. Não é nada de extraordinário.

Depois como já te disseram, ninguém te vai contar aqui nenhum segredo. Aqui toda a gente ajuda, mas toda a gente protege um certo nível de conhecimento. Temos de admitir que o segredo é a alma do negócio.

Depois de teres as noções básicas, tens de planear como te vais dedicar a isso. Queres comprar carros de 2000 euros e vender por 3000? ou comprar de 20 e vender por 30 mil? Podes vender 10 carros de 3000 euros por mês ou 1 carro de 30 mil que ganhas o mesmo. Mas tens de planificar isso tudo. (isto foi um exemplo apenas, claro).

Vou dar-te o exemplo do sr onde comprei o meu ultimo carro. Rapaz novo, nem tem stand fixo, apenas um terreno alugado. Está coletado. Vende muitos carros com margens muito baixas mesmo. Fui ver o carro, não me chateou, deu-me a chave para a mão... tinha acabado de o receber de um stand retoma de novo. Nem lavado estava... nem sabia nada do carro, foi-se informar depois. Eu verifiquei tudo com os meus contactos (imtt, etc)

Vi o carro, gostei. Fiz-lhe um preço simpático em relação ao meu carro (o dele estava barato!). Não o pressionei para ele ficar com ele, porque eu vendia-o cá fora. Ele ficou com ele mas foi-lhe algo indiferente. Deu-me a escolher também.

Apesar de ser tudo com um aspecto em cima do joelho, o certo é que a factura do carro lá constou no e-factura muito pouco tempo depois... Portanto legalmente tenho garantia. Correu melhor que na maioria dos Stands que percorri.

Portanto não precisas de uma mega-estrutura para fazeres negócios sérios e ganhares um extra.

Tem atenção às garantias. O ideal é teres um protocolo de garantias compradas a uma seguradora.

PS: Depois vi o meu carro à venda, não teve os km adulterados apesar de contar com mais de 250 mil e ser a gasolina/GPL. O preço estava muito bom. Um tipo justo e sério. Volto lá quando precisar, claro.

Last edited:
O negócio de compra e venda de usados é dos que maior rotação tem entre abertura e encerramento de empresas, o que demonstra bem que é tudo menos fácil singrar neste mercado. Não percebo como é que alguém que não tem luzes nenhumas desta actividade se lembra de investir nisto. Que vantagens competitivas face aos incumbentes pensa que tem?

O negócio de compra e venda de usados é dos que maior rotação tem entre abertura e encerramento de empresas, o que demonstra bem que é tudo menos fácil singrar neste mercado. Não percebo como é que alguém que não tem luzes nenhumas desta actividade se lembra de investir nisto. Que vantagens competitivas face aos incumbentes pensa que tem?

Dizes bem, empresas. A mim jamais me passaria pela cabeça abrir uma empresa neste ramo.

Mas como ENI e fazendo-o como extra em relação a outra actividade fixa... quem sabe, pode até resultar. O enquadramento é diferente, impostos, etc.

"Nós por cá" somos um pouco conservadores e damos pouco valor ao espírito de iniciativa e de diversificação.

"Nós por cá" somos um pouco conservadores e damos pouco valor ao espírito de iniciativa e de diversificação.

É precisamente por isso que o primeiro post que eu escrevi aqui, foi de certa maneira a encorajar... ou seja não é por eu não ver como fazer um negócio destes dar dinheiro que acho que o Andre não deve avançar. Agora, ele não pode é esperar que eu ou os outros users lhe expliquem como é que se faz este negócio funcionar. Se soubéssemos provavelmente já o teríamos montado! :)

eu aqui procuro opiniões e, se possível, alguém que tenha experiencia na área ou alguém que já tenha contactado com alguém na área. aceito todas as opiniões, mas se não se tentar alguma coisa, nunca se sabe.
vocsa, vou ver o que é isso de ENI.
outra coisa, esse rapaz jovem a quem compraste o carro, ele vai busca-los a leilões ou é de tudo um pouco?

eu aqui procuro opiniões e, se possível, alguém que tenha experiencia na área ou alguém que já tenha contactado com alguém na área. aceito todas as opiniões, mas se não se tentar alguma coisa, nunca se sabe.
vocsa, vou ver o que é isso de ENI.
outra coisa, esse rapaz jovem a quem compraste o carro, ele vai busca-los a leilões ou é de tudo um pouco?

ENI é apenas uma forma de estares colectado: Empresário em Nome Individual. Entras no regime simplificado de impostos... para quem começa é a forma ideal. Isto seja em que área for, enquanto não existe volume de negócios, é a melhor forma.

Esta pessoa faz disto vida, atenção. Mas tem uma estrutura humilde. Penso que a origem da maioria dos carros dele serão as retomas dos concessionários da zona dele, deve conhecer e fazer negócio com vários. Depois recebe retomas de pessoas como eu que lhe compram os dele. Penso que é por aí.

É precisamente por isso que o primeiro post que eu escrevi aqui, foi de certa maneira a encorajar... ou seja não é por eu não ver como fazer um negócio destes dar dinheiro que acho que o Andre não deve avançar. Agora, ele não pode é esperar que eu ou os outros users lhe expliquem como é que se faz este negócio funcionar. Se soubéssemos provavelmente já o teríamos montado! :)

É mesmo isso. Tal qual.

Pode não dar para uns e dar para outros. Depende de tantos factores...

Dizes bem, empresas. A mim jamais me passaria pela cabeça abrir uma empresa neste ramo.

Mas como ENI e fazendo-o como extra em relação a outra actividade fixa... quem sabe, pode até resultar. O enquadramento é diferente, impostos, etc.

As diferenças não são assim tão grandes. Os requisitos legais e licenciamentos são basicamente os mesmos. O tratamento fiscal é que é um pouco diferente, mas também o é a responsabilidade: um ENI responde na actividade com todo o seu património, um sócio de uma empresa tem a responsabilidade limitada ao património da empresa.

Mas eu nem me referia a isso, e sim ao negócio em concreto. É um negócio que exige um grande empate de capital. Não é o mesmo que abrir uma loja de flores. E é um negócio com margens baixinhas onde o valor acrescentado é pouco mais que nenhum. É previso vender muitas viaturas para se ganhar qualquer coisinha.

A não ser que se ofereça um serviço que seja diferenciado e competitivo face à concorrência. Por exemplo, ir directamente lá fora buscar viaturas escolhidas previamente pêlos clientes, tratar do transporte, da legalização, e entregar o produto directamente chave na mão. Mas isso requer conhecimento, capacidade de deslocação, tempo disponível. Não é de maneira nenhuma negócio que se desenvolva nas horas vagas do emprego.

A não ser que se ofereça um serviço que seja diferenciado e competitivo face à concorrência. Por exemplo, ir directamente lá fora buscar viaturas escolhidas previamente pêlos clientes, tratar do transporte, da legalização, e entregar o produto directamente chave na mão. Mas isso requer conhecimento, capacidade de deslocação, tempo disponível. Não é de maneira nenhuma negócio que se desenvolva nas horas vagas do emprego.

Falando nisso, recomendas alguém para fazer esse serviço? Se tiveres algum contacto com boas referências manda PM! :)

Se alguém comprar algo, que tenha como destino a venda e um eventual lucro, é tributado em sede de Irs e Iva- acto isolado.

Claro que, uma vez passa, duas talvez, mas à terceira já pode não passar.

As diferenças não são assim tão grandes. Os requisitos legais e licenciamentos são basicamente os mesmos. O tratamento fiscal é que é um pouco diferente, mas também o é a responsabilidade: um ENI responde na actividade com todo o seu património, um sócio de uma empresa tem a responsabilidade limitada ao património da empresa.

Mas eu nem me referia a isso, e sim ao negócio em concreto. É um negócio que exige um grande empate de capital. Não é o mesmo que abrir uma loja de flores. E é um negócio com margens baixinhas onde o valor acrescentado é pouco mais que nenhum. É previso vender muitas viaturas para se ganhar qualquer coisinha.

situações de irregularidades fiscais e segurança social, não é bem assim no caso de sócios-gerentes ou administradores.

Bem, li este tópico com muita atenção e o que eu vou dizer aqui, para as dúvidas do André, isto é palha!

Desde sempre que adoro carros e tudo o que se relaciona.
Há mais de 10 anos que trabalho num actividade que não me fascina e que em nada tem a ver com carro.
Já disse várias vezes que se ficasse desempregado, iria tentar arranjar trabalho no ramo, nem que fosse numa casa de peças ou a lavar carros para um stand.
Se um dia me saísse um bom dinheiro em jogo, investia num stand.

Agora, tenho noção que isto não é tudo um mar de rosas.

Pelo que vejo e pesquiso, existem vários tipos de negócios/stand´s:
-Os que fazem do "conjunto privilegiado" da uma grande empresa de leasing, que quando acaba o contrato com o cliente (normalmente 4 anos) esta empresa faz o leilão on line para este conjunto de stand e aqui o stand consegue comprar à confiança uma vez que sabe de onde vem o carro, já está farto de comprar assim, e sem correr muitos riscos pois nesta fornada, vêm a melhor escolha.
A minha carrinha veio de um desses stand´s que só compra à empresa de leasing. Estamos a falar de gestora de frota, carros com 4 anos, 2 anos de garantia.
Para terem noção, o stand é capaz de vender uns 10 carros por mês na volta dos 15/20k € cada.

-Depois, o que a empresa de leasing não vende aos stnad´s, vãi para a net para se vender ao particular.

-O que não se consegue vender ao particular, vai para o leilão.
Estão a ver o filme, é ai a 3ª ou 4ª escolha. [;)]
Aqui entram os ENI ou stand´s/empresas que cujo a sua estratégia de negocio é esse mesmo: ter um empregado/vendedor num stand a vender e o patrão todos os dias a bater leilões à procura do negócio da china.
Claro, que esse carro depois de um betume, um fumo, uma parafina, uma marteladela, a malta compra e ainda fica contente pois o carro ainda cheira a novo. [:D]

-O stand onde comprei a minha carrinha recebe retomas, normal. Mas só fica com ela se valer assim acima de 5k €, charutada vai para um stand de um amigo/parceiro de negócio que fica a 1km do stand dele.
Como ele dá tuta e meia pelas retomas, até é capaz de não ganhar nada na retoma mas desfaz-se de uma batata quente que é a charutada e nem é a sua estratégia de negocio vender charutos.
O outro stand fica todo contente pois sem ter de andar à procura a cahrutada bate-lhe à porta. Um fumo aqui, uma reparação ali, mete uns euros em cima e....grão a grão enche a galinha o papo.

Tenho um amigo que tem um familiar que faz como extra importar carros.
Em tempos, ia de avião e vinha no carro. Como já tem confiança no stand onde compra os carros, agora compra pela net e manda vir no camião. Acaba por ganhar ainda mais.

Eu hoje para abrir um stand tinha de ter muito dinheiro para investir.
Ter um stand com meia dúzia de charutos é complicado ver-se €.
Ter um stand como a gente vê a maioria, olhamos e vemos 4 ou 5 carros e que contamos por alto uns 100k €. E depois, quando se vende?!

Acho que quer em vender carros como a vender castanhas, temos de planear uma estratégia de negocio. E os carros é um bom negócio, mas para quem já anda no meio, quem tem as manhas, quem nasceu no meio, quem segue o negocio do pai por ex.
Não saber como se compra um carro em leilão por ex, e querer abrir um stand e investir milhares de euros...pode ser complicado!

Acaba por ir ao encontro do que disse no inicio, é só uma humildei opinião, mas não deixa de ser palha!

Excelente post, PauloJorge! Fica-se com uma ideia mais global do negócio. O importante serão sempre os contactos, seja de origem dos carros, reparadores, etc.

Mas destaco o mais importante:

Acho que quer em vender carros como a vender castanhas, temos de planear uma estratégia de negocio.

O negocio dos carros está esmifrado ao máximo e desde que apareceram umas empresas tipo matrizauto o negocio está muito esmiuçado, sem contar com vigaristas aldrabões e gente que engana o pessoal...xeques carecas e outras aldrabices..

Excelente post, PauloJorge! Fica-se com uma ideia mais global do negócio. O importante serão sempre os contactos, seja de origem dos carros, reparadores, etc.

Mas destaco o mais importante:
Pegando no meu caso, mesmo que saiba mudar uns óleos e uns filtros, nunca tenho os horizontes muito alargados. Assim, sem ter conhecimentos, experiência, torna-se complica traçar uma estratégia.

Back