focus 1.6 TDCI é um bom motor sem duvida nenhuma, agora a nível de problemas que possam surgir não existe muita coisa, tubos do intercooler tendem a rasgar e ter de ser substituídos, válvula de pressão do turbo é raro, mas é algo que em algum a dita varia e tem de ser substituída, anilhas de injectores, de resto é situações pontuais de borrachas que se degradam com o tempo, mas nada de grave...
com esses km's ver como o está o bimassa(pois é bastante dispendioso a sua substituição) desgaste, o kit de distribuição é mudado a cada 10 anos ou 200.000 km's o que ocorrer 1º, embora o dito seja de 2006 já tenha sido mudado, mas confirmar para ter a certeza, de resto visto ser um de 2006 não sei se tem já filtro de particulas ou não verificar a sua situação, se foi anulado, se foi substituído eventualmente, e se tiver tem um deposito de um liquido chamado eloys que tem de ser adicionado a cada +-60.000km's
tenho uma mk2.5 de 2008 até agora tirando o FAP, não me posso queixar tem sido só fazer as revisões e meter gasóleo...
tens o forum da fordPT onde podes tirar mais duvidas...
o negocio é bom, mas lá está tudo vai depender de como foi tratado ao longo dos anos...
não sei qual é o teu orçamento tens um mk2.5 por mais um pouco:
https://www.standvirtual.com/anuncio/ford-focus-1-6-tdci-trend-ID8K3fNt.html#fbee56d515