NFC - como usar?

msantos

Well-known member
Tanto eu como a minha mulher temos telefones com NFC, mas a verdade é que não usamos para nada...pelo que me apercebo pode-se comprar uns autocolantes que são programados para alterar as definições do telemóvel, correcto?
Acho isto interessante, pois por exemplo punha um autocolante desse no carro para ligar o BT quando entrasse no carro, ou punha perto da entrada da porta de casa para ligar automaticamente o WI-FI...
As minhas dúvidas são onde se podem comprar os autocolantes e como se faz essa programação? É preciso algum equipamento? O NFC está sempre ligado no telemóvel? Não vejo opção de ligar e desligar o NFC.
Alguém que utiliza isto e possa dar o feedback?

Possivelmente terás que comprar um programa, tipo nfc pro e os tags compras na amazon ou ebay.

Mas pessoalmente também não uso para nada!

A verdadeira revolução será para pagamentos a meu ver!

Também é fácil passares uma foto ou programa de um telemóvel para outro, basta encostar ambos os aparelhos![;)]

Boas.

Basta comprar as "tags" NFC ou até outros produtos como pulseiras e etc para começar a usar.

O sistema funciona mais ou menos como dito, configura-se a tag e quando se aproxima o telemóvel dessa tag, ele altera tudo o que foi configurado como ligar wifi, bluetooth, colocar em silêncio, etc.

Depois de comprares as tags e/ou outros produtos, basta utilizar uma app para configurar essa tag como por exemplo esta https://play.google.com/store/apps/details?id=com.nxp.nfc.tagwriter

Depois disso é começar a usar.

Para comprar tags, tens um site nacional https://www.nfc.pt/ mas também deves arranjar pelo ebay, amazon, etc a preços simpáticos [;)]

Exemplo :

Colocas um tag configurado para ligar o Bluetooth no suporte do telemóvel da tua viatura.

Sempre que colocares lá o aparelho o Bluetooth vai activar e consequentemente emparelhar com o teu auricular.

Eu comprei tags e usei no inicio, mas confesso que não estava suficientemente desenvolvido para fazer sentido o seu uso diário e desisti da ideia!

Como disse antes, fará sentido para troca rápida de ficheiros e pagamentos no futuro! [;)]

E já agora permite o carregamento sem fios![;)]

Eu uso com o Tasker+triger para alterar perfis e coisas assim.

Uso bastante também para passar um link rápido a um amigo ou até apps do Google Play.

Exemplo :

Colocas um tag configurado para ligar o Bluetooth no suporte do telemóvel da tua viatura.

Sempre que colocares lá o aparelho o Bluetooth vai activar e consequentemente emparelhar com o teu auricular.

É mesmo para este género de coisa que quero!
Será que as lojas físicas tipo worten e Fnac vendem estas Tags? Estou a ver toda a gente a dar link para coisas da Google, mas eu tenho um iphone será que é fácil de arranjar aplicações para fazer a programação? Pelo que estou a ver o NFC está sempre ligado, não?
Não sabia que dava para passar fotos, é necessário alguma aplicação específica? Será que dá para passar fotos deste modo, entre iPhones e androids, o LG G2 também tem NFC e era impecável passar fotos desta maneira

No iphone é uma questão de veres na apple store procurando por NFC que devem haver apps com certeza.

Uso para pagamentos, carregar o telemóvel sem fios e passar ficheiros para outros telemóveis.

Esperem lá, como é que se carrega o telemóvel sem fios com as NFC tags? Isso é novidade para mim.

Ainda que muuuuuuuuuuito raramente use o NFC, espero que se comece a disseminar rapidamente em termos de pagamentos e até outros conteúdos, que em Portugal nesse aspecto estamos muito atrasados...

Esperem lá, como é que se carrega o telemóvel sem fios com as NFC tags? Isso é novidade para mim.

Ainda que muuuuuuuuuuito raramente use o NFC, espero que se comece a disseminar rapidamente em termos de pagamentos e até outros conteúdos, que em Portugal nesse aspecto estamos muito atrasados...

Mesmo os pagamentos por cartão contactless estão pouco difundidos, quanto mais por telemóvel...

Para carregar presumo que tenhas que ter um carregador que permita isso.

O meu Windows Phone tem nas definições a opção de desligar (e a capa permite o carregamento sem fios).

Tambem tenho isso no nokia lumia 830 mas está sempre desligado [:D]

A nokia tem estes tags :

nokia_treasure_tag_accessory_official.jpg

Basicamente se perderes as chaves vais ao tele e ele encontra te logo

Back