O que é que a wall box dá para fazer alem de ser possivel carregar mais rapido?
O que é que a wall box dá para fazer alem de ser possivel carregar mais rapido?
Depois como é que se analisa a "qualidade" da bateria para uma eventual substituição?
Eu não recomendo os carregamentos rápidos, pois reduzem a esperança de vida da bateria.
Isto permite fazer carregamentos a 16A e 32A , mais rapidos que o normal, já que o normal é termos 10A em casa.
Isto para mim acho que so compense se já tivermos potencia contratada suficiente porque a alteraçao trara aumento dos custos mensais .
Disseram.me isto no forum do carro
"
Se vale a pena ou não depende do uso de cada um. Atenção que para carregar em 4 horas é preciso ter 30A disponíveis numa fase. Ou tem 3x30A (20kVA) de potência contratada e uma fase é só para o Leaf ou 45A de potência monofásica (10kVA), sobrando 15A para o resto da casa enquanto está a carregar.
Em Portugal a solução de 45A monofásica é a única que é minimamente aceitável, os 3x30A ficam muito caros por mês no termo tarifário fixo.
Penso que é possível regular o EVSE para menos de 30A, de modo a poder ter mais circuitos na casa ligados com uma potência contratada de 30A. Nesse caso carregaria mais lento que a 30A mas bastante mais rápido que os 10A que o EVSE portátil que vem com o carro."
Não estraga nada, carregar a 10A, 16A ou 32A são na mesma carregamentos lentos. Carregamentos rápidos são feitos com corrente DC e potências muito elevadas através da tomada Chademo, em apenas 30 minutos carrega 80%. Estes é que fazem subir bastante a temperatura das baterias e podem ajudar a degradar mais rapidamente, se houver algum abuso.
Consegues determinar por quanto fica um carregamento completo às baterias do Leaf?
Em termos de energia e custos?
Obrigado.
A potencia que tenho contratada é 10.35KVA
Gostava de conseguir carregar a 16A, já representava um ganho considerevel de tempo mas se tiver de gastar alguns euros penso que não compense porque esses euros dão para muitos milhares de kms
Depois de ter o carro vou investir nisso e tentar contablizar tudo.
Mas pelo que tenho lido à volta do 1.5€/100km
Em Bi-horario ainda se consegue poupar umas moedas![]()