Nitrogénio/azoto nos pneus... Rendi-me !!!

Outra coisas que me mete espécie é algumas pessoas encherem os pneus com Azoto = Nitrogénio.
Será mesmo com Azoto?

É que o ar normal já é composto por 78% de Azoto + 21% de Oxigénio + 1% de outras coisas.
Que ganho tem encher assim os pneus?
Têm a certeza que é mesmo Azoto?
Não me interessa o que é que me enfiaram para dentro dos pneus,se foi azoto,nitrogénio,oxigénio,ou gáz metano de peidos.O que interessa é que já vai para três anos que não mexo nos pipos,e isso basta-me.[:D]

Peço desculpa por desenterrar o topico mas queria saber se algum de vocês que também tem azoto, também nota que a direcção fica demasiado leve a altas velocidades ( falo de velocidades acima da lei... ). Quando digo demasiado leve digo mesmo LEVE ao ponto de até assustar tal a leveza da direcção...

Os pneus que uso com Azoto são Goodyear F1 Assymetric.

Outra questão : li aqui algures no tópico que os pneus com Azoto ficam mais "duros"... será mesmo assim ? Parece fazer pouco sentido...

Mandaste colocar com Azoto a mesma pressao que utilizas com ar comprimido normal?

Se sim, duvido que notes tanta coisa. Imagina que andavas com os pneus "vazios" e passaste para azoto a uma pressao elevada, nesta situaçao sera mais do que normal notar "tanta" diferença na direcçao.

Mandaste colocar com Azoto a mesma pressao que utilizas com ar comprimido normal?

Se sim, duvido que notes tanta coisa. Imagina que andavas com os pneus "vazios" e passaste para azoto a uma pressao elevada, nesta situaçao sera mais do que normal notar "tanta" diferença na direcçao.

Sim tenho exactamente a mesma pressão. Para tirar daqui a ideia tenho q retirar o azoto, colocar ar normalíssimo e chegar a uma conclusão. Nem que para isso tenha depois que pagar para re-encher novamente com azoto.

A não ser que seja dos pneus... porque estes pneus foram colocados há +/- 1000kms atrás ( ou um pouco mais ) e foram logo colocados com azoto. Portanto como não sei qual o comportamento deles com ar normal, daí a minha duvida se será do c* ou das calças.

Com os pneus anteriores ( Conti Sport 2 ) cheios com ar normal não sentia nada disto a alta velocidade.

Eu tb meti azote, ao conduzir no inicio não notei nada, mas ao longo do tempo ja noto que compensa, isto porque os pneus deixaram de perder ar( só ao fim de seis meses é que tive de rever a pressão) e o desgastes dos pneus é muito inferior, isto porque a pressão nunca varia ao contrario do ar.

Eu tb meti azote, ao conduzir no inicio não notei nada, mas ao longo do tempo ja noto que compensa, isto porque os pneus deixaram de perder ar( só ao fim de seis meses é que tive de rever a pressão) e o desgastes dos pneus é muito inferior, isto porque a pressão nunca varia ao contrario do ar.

Nao te fies muito nisso. O meu pai comprou um carro ha um ano que tinha azoto nos pneus. Conversa do amigo que lho vendeu: "blabla azoto isto e aquilo, nao perde pressao".

Como sou teimoso e nao como tudo o que me vendem, quando confirmei a pressao verifiquei que em vez dos 2, 2.2bar, a pressao dos pneus estava a 1.7bar.

De notar que os dois pneus da frente foram colocados quando o antigo dono mandou por azoto e os de tras estavam ja nas lonas. Desde a colocaçao dos pneus ate comprarmos o carro passaram-se no maximo 5 ou 6 meses.

Portanto, ponham azoto, o que quiserem, mas confirmem as pressoes regularmente. Nao se fiem na conversa de "vendedores".

Sim tenho exactamente a mesma pressão. Para tirar daqui a ideia tenho q retirar o azoto, colocar ar normalíssimo e chegar a uma conclusão. Nem que para isso tenha depois que pagar para re-encher novamente com azoto.

A não ser que seja dos pneus... porque estes pneus foram colocados há +/- 1000kms atrás ( ou um pouco mais ) e foram logo colocados com azoto. Portanto como não sei qual o comportamento deles com ar normal, daí a minha duvida se será do c* ou das calças.

Com os pneus anteriores ( Conti Sport 2 ) cheios com ar normal não sentia nada disto a alta velocidade.

Boas,

Não sei se o que vou dizer te vai ajudar mas comigo aconteceu algo semelhante, com a grande diferença de que eu não uso azoto, mas com dois pares de pneus notei que ao fim de 10 mil km a direcção do carro ficou extremamente leve em AE, não em velocidades elevadas mas entre os 100 e os 120 km/h, de tal modo que até tinha que segurar o volante com bastante força, pois parecia que iria continuar a rodar sem oferecer resistência, como é normal... só deixei de notar isto quando passei os pneus para trás... curiosamente, os mesmos pneus mais gastos não faziam isto...

Nao te fies muito nisso. O meu pai comprou um carro ha um ano que tinha azoto nos pneus. Conversa do amigo que lho vendeu: "blabla azoto isto e aquilo, nao perde pressao".

Como sou teimoso e nao como tudo o que me vendem, quando confirmei a pressao verifiquei que em vez dos 2, 2.2bar, a pressao dos pneus estava a 1.7bar.

De notar que os dois pneus da frente foram colocados quando o antigo dono mandou por azoto e os de tras estavam ja nas lonas. Desde a colocaçao dos pneus ate comprarmos o carro passaram-se no maximo 5 ou 6 meses.

Portanto, ponham azoto, o que quiserem, mas confirmem as pressoes regularmente. Nao se fiem na conversa de "vendedores".

E verificaste a pressão quanto tempo depois? Se pudesses dizer em que altura do ano meteram o azoto nos pneus também ajudava a tirar umas conclusões.

Boas,

Não sei se o que vou dizer te vai ajudar mas comigo aconteceu algo semelhante, com a grande diferença de que eu não uso azoto, mas com dois pares de pneus notei que ao fim de 10 mil km a direcção do carro ficou extremamente leve em AE, não em velocidades elevadas mas entre os 100 e os 120 km/h, de tal modo que até tinha que segurar o volante com bastante força, pois parecia que iria continuar a rodar sem oferecer resistência, como é normal... só deixei de notar isto quando passei os pneus para trás... curiosamente, os mesmos pneus mais gastos não faziam isto...

Estranho de facto.... mas tb a minha situação é estranha ainda para mais quando estamos a falar de Goodyear Eagle F1...

Estou com a mania que a leveza excessiva da direcção possa ser do azoto. Tenho que colocar ar normal e fazer o teste.

Estranho de facto.... mas tb a minha situação é estranha ainda para mais quando estamos a falar de Goodyear Eagle F1...

Estou com a mania que a leveza excessiva da direcção possa ser do azoto. Tenho que colocar ar normal e fazer o teste.

Nesse caso, por favor coloca aqui feedback... vou trocar de pneus em breve e até estava a pensar experimentar o azoto (se não for pago), mas se isso provocar esse sintoma (que eu já estou à espera que aconteça ao fim dos tais 10 mil km), reconsidero essa opção...
Já agora, os pneus em que tive este problema foram o Bridgestone ER300 e o Dunlop SP Fastresponse (pelos quais devo optar novamente)... anteriormente tive uns Dunlop quaisquer (de origem) e depois os GoodYear Excellence, qualquer um deles sem o tal problema...

É curioso que eu noto bastante diferença no ponto que mencionei. A direcçao fica levíssima a alta velocidade.

Será que antes tinhas a mesma pressão?

O que tenho aqui lido sobre o azoto faz-me lembrar um amigo que chega ao café e diz "Eh pah, agora é que o meu carro anda... pintei-lhe umas faixas azuis" [:D]

O facto de não perderem pressão - que duvido muito, quanto mais não seja pelas variações térmicas para além dos poros normais da borracha - não será devido às válvulas serem de melhor qualidade?

Nesse caso, por favor coloca aqui feedback... vou trocar de pneus em breve e até estava a pensar experimentar o azoto (se não for pago), mas se isso provocar esse sintoma (que eu já estou à espera que aconteça ao fim dos tais 10 mil km), reconsidero essa opção...
Já agora, os pneus em que tive este problema foram o Bridgestone ER300 e o Dunlop SP Fastresponse (pelos quais devo optar novamente)... anteriormente tive uns Dunlop quaisquer (de origem) e depois os GoodYear Excellence, qualquer um deles sem o tal problema...

Coloco com certeza. Deixa-me só ir a umas bombas, retirar o Azoto, e re-encher com ar normal e dentro de uns dias já coloco aqui a conclusão.

Só pode ser de 2 coisas : ou dos pneus ou do azoto. Os pneus ( segundo me disseram... ) sao de qualidade, portanto resta o azoto. Nos anteriores Continental tinha ar normal e não notava isto.

Será que antes tinhas a mesma pressão?

O que tenho aqui lido sobre o azoto faz-me lembrar um amigo que chega ao café e diz "Eh pah, agora é que o meu carro anda... pintei-lhe umas faixas azuis" [:D]

O facto de não perderem pressão - que duvido muito, quanto mais não seja pelas variações térmicas para além dos poros normais da borracha - não será devido às válvulas serem de melhor qualidade?

Coloco sempre a mesma pressão e ando sempre em cima do acontecimento porque tenho um manómetro em casa. Portanto daí não será. Só pode ser dos pneus ou da combinação azoto+este pneu em concreto, ou então o proprio azoto que, ao não deixar o pneu aquecer, também retarda o seu funcionamento a 100%.

Sinceramente não sei.

Mas também não entendo porque razão é que alguns dizem mais atrás no Forum que notam o pneu mais duro com azoto do que com ar normal. Essa é que não faz grande sentido para mim.

Eu acredito que haja aqui um grande efeito psicológico, mas como nunca experimentei não posso fazer afirmações.

Do que consegui saber por alguns amigos que usam azoto, não notam diferença e um ou outro já mudou para o ar normal...

Eu acredito que haja aqui um grande efeito psicológico, mas como nunca experimentei não posso fazer afirmações.

Do que consegui saber por alguns amigos que usam azoto, não notam diferença e um ou outro já mudou para o ar normal...

Vou vazar os pneus e encher com ar normal. E aí já ficamos todos elucidados penso eu.

O tuga, vendo algo de novo, vai logo embirrar com a coisa...

Quanto ao facto de o "ar ser 78% azoto" vs "100% azoto".
Imaginemos que azoto é água, os outros 22% são sal... Vai haver diferenças no sabor, na condução eléctrica, PH, e outras tretas... "Mas afinal são só 20% de tretas lá enfiadas..."
E de facto há diferenças... Não expande tanto, existem menos diferenças térmicas, a pressão mantém-se constante, e com sorte ao encher oferecem-vos uma tampinha verde toda larilas[:D]

Quanto ás pressões, basta ter bom senso... Avaliar se o percurso maioritário é AE ou nacional, se com pouca ou muita carga. Depois é encher o pneu e ver como a pressão não muda durante muito, MUITO tempo (chega a anos).

Se acham que o facto de não aquecer tanto é prejudicial, realmente os Street-Racers não devem usar azoto por esse motivo, mas os cidadãos responsáveis podem sem problemas.

Agora, quanto ao facto de a direcção ficar leve, vou deixar aqui o meu amigo responder... -> [:)]
Agora falando a sério, o N nada tem a ver com a leveza da direcção! Nada mesmo. Palavra de escuteiro. Não faço ideia do que possa ser, mas do azoto não é!

Conclusão, nesta sociedade ainda há temas que devido ao facto de serem novos, ou simplesmente pouco conhecidos são logo tidos como um bicho, como um animal que merece desprezo, nojo, e talvez um tau-tau...

Tenho ideia de ter lido algures uma discussão deste género em que se foi ao ponto de avaliar a estrutura molécular do ar vs. azoto para tentar perceber até que ponto isso influenciaria o facto de se escapar pressão. Creio que nem aí foi conclusivo.

Quando metem azoto fazem vácuo, isto é, sugam todo o ar que está no pneu? É que só aí está logo uma enorme percentagem de ar só com os tais 78% de azoto, sendo que apenas o restante, admitindo que é 100% azoto, é que é acrescentado. Ficará com quanto de azoto no total? Em vez dos 78% terá 85% (ou nem isso)? Hmmm, não sei... mas não fiquei convencido.

Imaginemos que azoto é água, os outros 22% são sal... Vai haver diferenças no sabor, na condução eléctrica, PH, e outras tretas... "Mas afinal são só 20% de tretas lá enfiadas..."
E de facto há diferenças... Não expande tanto, existem menos diferenças térmicas, a pressão mantém-se constante, e com sorte ao encher oferecem-vos uma tampinha verde toda larilas[:D]

Até ias bem a comparar azoto com água...agora quando comparaste o oxigénio com o sal é que estragaste tudo [:D]

Já agora, porque é que o azoto expande menos? Porque é que existem menos diferenças térmicas? Como é que a pressão se mantém constante? Que eu saiba o Azoto comporta-se como um gás perfeito, pv=RT.

Quanto ás pressões, basta ter bom senso... Avaliar se o percurso maioritário é AE ou nacional, se com pouca ou muita carga. Depois é encher o pneu e ver como a pressão não muda durante muito, MUITO tempo (chega a anos).

Se acham que o facto de não aquecer tanto é prejudicial, realmente os Street-Racers não devem usar azoto por esse motivo, mas os cidadãos responsáveis podem sem problemas.

Agora, quanto ao facto de a direcção ficar leve, vou deixar aqui o meu amigo responder... -> [:)]
Agora falando a sério, o N nada tem a ver com a leveza da direcção! Nada mesmo. Palavra de escuteiro. Não faço ideia do que possa ser, mas do azoto não é!

Conclusão, nesta sociedade ainda há temas que devido ao facto de serem novos, ou simplesmente pouco conhecidos são logo tidos como um bicho, como um animal que merece desprezo, nojo, e talvez um tau-tau...

Amigo,

Se não concorda, ou se não quer entrar na discussão ao menos abstenha-se deste tipo de comentários "bacocos" onde praticamente chama estúpidos a todos aqueles que gostam de experimentar coisas novas, ou que gostam simplesmente de experimentar, sejam novas ou sejam velhas. Não é para isso mesmo que existem Foruns como este ? Para se discutirem situações como esta ?

Se lhe dá assim tanta piada o facto de haver uma discussão acerca do azoto/ar normal então ao menos informe-se primeiro antes de vir aqui rotular de anormais todos os que já colocaram e que provavelmente têm muito mais formação académica ou QI do que o meu amigo alguma vez terá na vida.

Portanto, se não deseja acrescentar nada de novo, e de factual, a esta discussão cale-se porque eu não admito que nos venha chamar a todos de palermas. O seu tom irónico é de facto lamentável.

Já agora : só para sua informação, amigo escuteiro, coloquei ONTEM ar "normal" nos pneus exactamente com a mesma pressão e... milagre ! A direcção ficou normal de novo !

Conclusão : o Azoto torna sim senhor a direcção mais leve a alta velocidade. Isto ao contrário das opiniões de "escuteiro" que colocou acima, é um facto. E contra factos não há argumentos.

Portanto aí tem algo com que entreter os seus 2 neurónios para este fim de semana : o Azoto torna a direcção mais leve e nota-se sobretudo em alta velocidade ( pelo menos com estes pneus ).

Falas de formação académica e QI, mas pela tua conclusão nota-se que no teu caso, isso é inexistente...
Se levaste o comentário de uma forma agressiva, azar o teu. Tenho muita gente a quem agradar, e não constas na lista.

Um hipocondríaco que tome um placebo também fica logo curado das doenças todas... Cai tudo na mesma base.

Movyk, tens toda a razão, expliquei-me mal ;)
Como não sofre tanta variação térmica como o ar (o azoto dos pneus tem tendência a aquecer e manter-se naquela temperatura - constante, e não tão elevada em relação ao ar comprimido), a pressão não varia tanto.
Ou seja, a pressão com que enches, é a pressão que fica.
No caso do ar, enches X pressão, mas aquecendo fica X + Y pressão.
PV=nRT

Voltar
Superior