Nitrogénio/azoto nos pneus... Rendi-me !!!

Eu uso nitrogénio a cerca de 87%. Não estou para pagar mais ter mais 13% sem ter os benefícios que um F1 ou WRC podem ter... [:p]

Eu também uso nitrogénio mas a 78%, pois gosto de traçar com 20% de oxigénio para a borracha dos pneus e ate as próprias jantes "respirarem" melhor. É tipo o efeito dos filtros conicos mas nas rodas.

Cá por casa temos cerca de +/- 500.000kms de utilização de nitrogénio/azoto. Uso porque mantenho a pressão num valor constante durante mais tempo, apenas e só.

A parte de haver menos oxigénio (menos oxidação) e o facto de o aquecimento dentro do pneu ser menor (pressão estabilizada ao longo da viagem) podem ser vantagens significativas, mas na vida útil de um pneu analisar as diferenças para outro que andou só com ar para além de ser muito complicada de fazer, as diferenças seriam mínimas.

Uso porque sai barato (num dos locais onde vou cobram 1€/pneu da 1ª vez e ver a pressão é grátis, no outro oferecem na montagem dos pneus)e porque assim mantenho mais tempo a pressão com que gosto de andar. Há mais malta cá da família que os pus a usar só porque são esquecidos e já cheguei a pegar num dos carros e andava com 1.5 bar. [:D] :sh)

Última edição:
Não li o tópico todo, mas se há coisas que me custam a entender, esta do azoto nos pneus é uma delas!

Então se o ar da atmosfera tem perto de 80% de azoto e é o mesmo que metemos nos pneus, que diferença poderá fazer?

Ainda por cima, quando enchemos um pneus, não lhe retiramos o ar que ele tem antes de metermos azoto. Façam lá as continhas que vão concluir que a diferença de azoto nos pneus, quando se mete "só" azoto, acaba por ser para aí uns 10% mais (e devo estar a exagerar por excesso) do que se metessem ar normal!

A nossa mente é tramada; consegue mostrar-nos coisas que não existem...

boas, eu usei nitrogénio, e noto melhoria no carro, fica mais suave, parece que não há tanto atrito ao rolar, nos consumos não notei, perdas de ar quase não existem, mas aconselho a experimentar os pneus não aquecem tanto.. Enfim, Aconselho

Como é que é essa? Companheiro não fumes essas cenas antes de conduzir... Ainda começas a ver vacas a voar...

Curioso

Desde 2009 que coloco o azoto nos pneus dos meus carros e nunca paguei um euro pela operação. E apesar de o ar cont azoto, nao significa que seja o mesmo dos pneus. São óxidos de azoto, diferentes do azoto colocado no pneu

Curioso

Desde 2009 que coloco o azoto nos pneus dos meus carros e nunca paguei um euro pela operação. E apesar de o ar cont azoto, nao significa que seja o mesmo dos pneus. São óxidos de azoto, diferentes do azoto colocado no pneu

Curioso é alguém comprar esta "banha da cobra".
Ainda não perceberam que o azoto só é significativo em condições extremas? Como por exemplo a formula 1.

Pneus: encher com azoto vale a pena? - DECO PROTESTE

Curioso é alguém comprar esta "banha da cobra".
Ainda não perceberam que o azoto só é significativo em condições extremas? Como por exemplo a formula 1.

Pneus: encher com azoto vale a pena? - DECO PROTESTE
É banha da cobra para quem faz 100km por mês, e todos os meses paga para colocarem o azoto ou nitrogenio em brasileiro. No meu caso, compensa e muito, e como NÃO pago nada para o colocar, mesmo quando apenas vêm a pressão e colocam mais ou menos, ainda mais vale a pena

Nunca, em condução normal ou apressada vão sobreaquecer o ar dentro de um pneu de estrada com uma pressão correcta de AR no seu interior.

O azoto é escolhido por algumas equipas de F1, porque é seco, e como os pneus de f1 operam a temperaturas acima do ponto de ebulição da água, evitam com a escolha do azoto a formação de vapores, que aí sim, podem alterar as pressões.

Ah e tal... vou por azoto numa scenic:sh)

Camarada, o problema dos pneus é simplesmente termodinâmico. Não esta relacionado com a agua, nem coisa nenhuma. A vantagem para o pneu, e so se justificando para viagens longas e obviamente em desportos motorizados em asfalto, reside no aumento da capacidade termica massica do ar contido no pneu. Quanto maior a capacidade termica, mais calor/energia tenho que fornecer ao ar para a sua temperatura subir 1grau. A do azoto à pressão normal é 5% superior ao ar, pouco mas melhor. Significa que o pneu nao aquece tanto, nem tampouco existe deteoraçāo do pneu.
Em grande parte das oficinas onde troco os pneus dos meus carro, o Azoto é gratuito e não é so na troca de pneus novos.

2 questões:

-Porque é que vocês dizem que o azoto não tem tantas percas de pressão como o ar normal? :/

-Porque é que vocês querem que o pneu demore mais tempo a aquecer? No meu caso queria que eles tivessem logo quentes mal saio de casa, assim agarram melhor à estrada => maior segurança.

Última edição:
2 questões:

-Porque é que vocês dizem que o azoto não tem tantas percas de pressão como o ar normal? :/

-Porque é que vocês querem que o pneu demore mais tempo a aquecer? No meu caso queria que eles tivessem logo quentes mal saio de casa, assim agarram melhor à estrada => maior segurança.
Pneus quente nao é sinónimo de segurança. E o ar que escapa do pneu esta relacionado com as variações de pressao dentro do mesmo, havendo perda (perca é peixe) de gás nessa mesma variação pela válvula e ate mesmo pelo união pneu jante. No azoto o mesmo se passa, mas a atmosfera gasosa dentro do pneu é que demora mais a aquecer.

É banha da cobra para quem faz 100km por mês, e todos os meses paga para colocarem o azoto ou nitrogenio em brasileiro. No meu caso, compensa e muito, e como NÃO pago nada para o colocar, mesmo quando apenas vêm a pressão e colocam mais ou menos, ainda mais vale a pena

Nitrogénio em brasileiro... [:D] Sabes que no Brasil escreve-se e fala-se português e não brasileiro. A palavra nitrogénio vem do seu simbolo quimico N2 e é igual a dizer azoto.
Cheira-me que tu deves ser daqueles que sai da casa de pneus com azoto e sente logo diferenças abismais nos comportamento do carro.

Companheiros

As diferenças de pressão que se dão com a utilização de "ar atmosférico" devem-se unicamente à presença de "água" nesse "ar".

A água expande com o calor e contrai com o frio.

Quando os pneus aquecem, a expansão da água aumenta a pressão dos pneus. Quando o ar arrefece para lá da temperatura a que os pneus foram cheios "inicialmente", com a contracção da água, dá-se também a consequente baixa de pressão no pneu.

Um pneu cheio com azoto, não tem água, logo, não está sujeito às sua contracção/expansão.

Num pneu cheio com ar atmosférico, e caso não tenha perdas de ar, após se aferir a pressão à "temperatura de funcionamento", ela manter-se-há.

Um abraço

ny12xx

meti azoto nos pneus à um mês e noto que o meu carro da mais 15kmh de ponta.. :D digam o que disserem isso é mesmo bom...

Agora a serio, não notei nada de diferente.:S

Companheiros

As diferenças de pressão que se dão com a utilização de "ar atmosférico" devem-se unicamente à presença de "água" nesse "ar".

A água expande com o calor e contrai com o frio.

Quando os pneus aquecem, a expansão da água aumenta a pressão dos pneus. Quando o ar arrefece para lá da temperatura a que os pneus foram cheios "inicialmente", com a contracção da água, dá-se também a consequente baixa de pressão no pneu.

Um pneu cheio com azoto, não tem água, logo, não está sujeito às sua contracção/expansão.

Num pneu cheio com ar atmosférico, e caso não tenha perdas de ar, após se aferir a pressão à "temperatura de funcionamento", ela manter-se-há.

Um abraço

ny12xx

Para isso acontecer era necessario que o pneu ficasse completamente vazio e depois cheio 100% com azoto. Não estou a ver uma casa de pneus a perder esse tempo todo com um carro.
Eu continuo a encher com ar normal (cerca de 80% de azoto, não gosto que o azoto se sinta sozinho dentro do pneu [;)]) e como tenho um compressor na garagem vou controlando melhor a pressão.

Companheiro bals

Compreendo perfeitamente o que disseste e tens toda a razão.

A nível "comercial", se te encherem o pneu com azoto, não fazem/sabem retirar o ar atmosférico que lá se encontra inicialmente.

Para retirar o "ar" que lá está, deverá ser colocada uma "cunha" entre o pneu e a jante, e, dever-se-há deixar sair algum do azoto que se está a colocar pelo espaço criado pela cunha.

Nunca se consegue 100% de azoto dentro de um pneu (em competição), mas, pelo menos não é disparate que acontece na grande maioria das casas de pneus por este mundo fora.

O mais caricato, é os próprios técnicos que aconselham a colocação de azoto nos pneus, não saberem para que serve. Limitam-se a dizer que é usado na F1.

Se aferirmos a pressão dos pneus à temperatura de funcionamento (que não é a frio), a pressão a essa temperatura manter-se-há.

É aconselhada a aferição da pressão dos pneus a "frio", porque desta forma se consegue a mesma temperatura nos dois eixos.

Um abraço

ny12xx

Última edição:
Nitrogénio em brasileiro... [:D] Sabes que no Brasil escreve-se e fala-se português e não brasileiro. A palavra nitrogénio vem do seu simbolo quimico N2 e é igual a dizer azoto.
Cheira-me que tu deves ser daqueles que sai da casa de pneus com azoto e sente logo diferenças abismais nos comportamento do carro.
Camarada, cheira-me que para além de não saberes ler, a tua química básica é da internet. Faz o favor de ler o que eu postei. Nitrogénio nao existe em português, de Portugal. O N2 é o di-azoto. A designação de nitro apenas é utilizada para compostos quimicos que contenham o azoto. Mas procura as normas da IUPAC. Quanto ao resto, é melhor retratar-se e ler os post's anteriores

Camarada, cheira-me que para além de não saberes ler, a tua química básica é da internet. Faz o favor de ler o que eu postei. Nitrogénio nao existe em português, de Portugal. O N2 é o di-azoto. A designação de nitro apenas é utilizada para compostos quimicos que contenham o azoto. Mas procura as normas da IUPAC. Quanto ao resto, é melhor retratar-se e ler os post's anteriores

Vou ali tirar um curso de quimica avançada, de português de Portugal e já volto.

Voltar
Superior