nivel do liquido de refrigeraçao ???

Blue_Ray

Banido
boas pessoal.

boas pessoal tou aqui com umas duvidas e esperava que me pudessem ajudar. o nivel do liquido de refrigeraçao do meu carro(pug 307 I 1.6hdi fap 110cv) tem vindo a baixar e entao queria atestar so que reparei num pequeno pormenor, quando o carro esta frio o nivel esta no minimo(seta vermelha), mas quando esta quente por exemplo depois de andar e desligar esta mais acima(seta branca).

Queria saber quais destes dois niveis devo considerar para atestar ate ao maximo?

comprei este da ELF para atestar, é bom? Sera q faz mal juntar com o antigo(nao sei a marca), é que na embalagem diz que, pode ser usado para completar,mas para atingir maior eficacia deve ser feita uma troca completa, mas como so me faltam 2700km para a revisao?

cumps

Quando o carro está quente é normal estar mais acima o nível, pelo que nem deves abrir logo a tampa pois podem sair vapores. O nível deve ser visto com o carro frio e em posição recta, ou seja o carro não deve estar inclinado.

Quanto a atestares, se falta tão pouco porque não metes antes água destilada? Não precisas de anti-congelante com este tempo.

O Nivel mede-se sempre a frio. Quanto á mistura não sei se é aconselhavél, vê se sabes por onde o carro perde água

Blue_Ray, posso usar o teu tópico para colocar mais umas questões? :sh)

Hoje estive a ver os liquido anti-congelação, mas vi que alguns com graus (penso que seja) diferentes. -2, -3, -5, -15, qual o mais indicado?

É aconselhável, ou mesmo pode-se, juntar água com o liquido (tipo 50-50)?

Será possível estimar (km's ou tempo) que a agua ou liquido duram? Acho que no meu carro a água evapora-se muito depressa. :confused:

Desculpem usar este tópico, mas assim evitei fazer um novo.

Blue_Ray, posso usar o teu tópico para colocar mais umas questões? :sh)

Hoje estive a ver os liquido anti-congelação, mas vi que alguns com graus (penso que seja) diferentes. -2, -3, -5, -15, qual o mais indicado?

É aconselhável, ou mesmo pode-se, juntar água com o liquido (tipo 50-50)?

Será possível estimar (km's ou tempo) que a agua ou liquido duram? Acho que no meu carro a água evapora-se muito depressa. :confused:

Desculpem usar este tópico, mas assim evitei fazer um novo.

Qual é o teu carro?

Há líquidos que são para juntar àgua, outros que não. Não convém juntar água em líquidos de uso directo[;)]

O nível do líquido de refrigeração baixa?

Qual é o teu carro?

Há líquidos que são para juntar àgua, outros que não. Não convém juntar água em líquidos de uso directo[;)]

O nível do líquido de refrigeração baixa?

Boas Filipe Braga

Carros: Fiesta Mk5 (1999) 1,2 a gasolina

A indicação se é para juntar água ou não, virá descrita na embalagem, certo?

O liquido baixa muito, por exemplo, um dia coloquei água no nivel max. Passado cerca de 1 mês, mês e meio, voltei a ver e a água tinha evaporado, estava bastante abaixo no nivel minimo. A água estava pouco acima do bocal por onde o "motor puxa a água" (penso eu que seja isso).

Amanha irei novamente ver o estado da água para ver em que está.

Terá alguma fuga? Há maneira de detectar? O carro foi comprado este ano a um stand e ainda está na garantia. Caso seja um fuga, poderei ir lá exigir a reparação, ou isto será considerado material de desgaste?

Last edited:
Boas Filipe Braga

Carros: Fiesta Mk5 (1999)

O liquido baixa muito, por exemplo, um dia coloquei água no nivel max. Passado cerca de 1 mês, mês e meio, voltei a ver e a água tinha evaporado, estava bastante abaixo no nivel minimo. A água estava pouco acima do bocal por onde o "motor puxa a água" (penso eu que seja isso).

Terá alguma fuga? Há maneira de detectar? O carro foi comprado este ano a um stand e ainda está na garantia. Caso seja um fuga, poderei ir lá exigir a reparação, ou isto será considerado material de desgaste?

tens de ir ver isso para evitar males maiores, aproveita o facto de ainda teres garantia pois o sistema de refrigeração não é certamente material de desgaste

Boas Filipe Braga

Sim, vem na embalagem.

De facto, deve ser uma fuga. Dá uma olhada pelos tubos e radiador. De qualquer maneira, a garantia cobre isso. O nível de óleo está bom?

Sim, vem na embalagem.

De facto, deve ser uma fuga. Dá uma olhada pelos tubos e radiador. De qualquer maneira, a garantia cobre isso. O nível de óleo está bom?

Sim, o óleo está ok. Sempre que dou uma espreitadela ao motor do carro, vejo o óleo e está sempre a meio do nível mínimo e máximo.

Boas Filipe Braga

Penso que seja normal ter de acrescentar um pouco de líquido de refrigeração a cada mês e meio, 2 meses. Mas, no teu caso parece que num mês gastou mais do que devia. Deves tentar fazer o teste de pressão para ver se está algum tubo a deixar passar água. Em caso negativo, verificar radiador, bomba de água. Em último caso poderá ser a junta da cabeça com alguma fuga e que necessite de ser substituida.

Conselho de quem já teve problemas sérios com isto: não deixes andar assim, tenta ver de onde vem a fuga o mais cedo que puderes.

Penso que seja normal ter de acrescentar um pouco de líquido de refrigeração a cada mês e meio, 2 meses. Mas, no teu caso parece que num mês gastou mais do que devia. Deves tentar fazer o teste de pressão para ver se está algum tubo a deixar passar água. Em caso negativo, verificar radiador, bomba de água. Em último caso poderá ser a junta da cabeça com alguma fuga e que necessite de ser substituida.

Conselho de quem já teve problemas sérios com isto: não deixes andar assim, tenta ver de onde vem a fuga o mais cedo que puderes.

Neste carro não é normal acrescentar àgua em tão curto espaço de tempo. A não ser que ande dia e noite.

Não se esqueçam que sempre que usam o ar condicionado ,também vão gastar liquido de refrigeração.Adiciona um que tenha a mesma cor,eles são por cor.A cor é que distingue a temperatura minima a que podem trabalhar[;)]

O nível no meu carro baixava muito no verão, e eu perguntei a um primo meu que é mecânico que me disse que isso é normal.Eu noto sempre que se usar muito o ar condicionado que gasto mais liquido do que o normal.

Isso para mim é novidade

Back