Nível do óleo sempre a subir

Livarnia

New member
Boas pessoal
Tenho um Yaris a gazoleo (95cv, 1.4) de 2011 com menos de 100.000km há mais de um ano. Passa o ano inteiro a subir o nível do oleo o que faz com que a luz de manutenção acenda e fique a piscar até desligar o carro.

Fui a um mecanico e o gajo disse-me que aquilo era o filtro de particulas que o melhor era tirar ou por um novo. Fui a outro e disse-me que tinha sérias duvidas que pudesse ser do filtro mas, em vez de pensar em meter um novo, que primeiro deveria tentar mandar aquele para a limpeza.

E assim foi. Filtro limpo (estava com pouquissmos residuos/sujidade) e o mecanico disse que aquele problema não poderia ser do filtro/catalizador mas que também não sabia dizer o que está a causar o nível do oleo subir.

Alguém já passou pelo mesmo? Trocar oleo de 3000 em 3000 km não é vida lol

o que te disseram é verdade pode ser derivado ao filtro de partículas e regenerações abortadas e faz com que o nível do óleo suba, o que quer dizer que as tuas deslocações são pequenas para isso acontecer...

quantos km's andas em media por dia e que tipo de percursos fazes...

Tens de fazer uns trajetos mais longos em estrada aberta...ao fim de semana por exemplo, para reduzir a probabilidade de interromperes regenerações...na troca se for exequivel podes tentar troca por troca o teu 1.4 d4d por um 1.0 a gasolina mais recente, se gostares mesmo do yaris.

É como referido, ao serem abortadas as regenerações, há mistura de combustivel com óleo e o mesmo (óleo) irá subir, ja que tem a mistura.

Sendo que isso ao acontecer, como é claro degrada o óleo e por si, a lubrificação do motor deixa de ser feita convenientemente.

Sim é o filtro mas novo não resolve, é mesmo feitio quando se faz percursos curtos...
Devias ter carro a gasolina provavelmente

É como foi dito; trocar o filtro não vai resolver o problema pois mesmo um filtro novo vai precisar de regenerar com alguma frequência (algumas centenas de kms, ou até com mais regularidade dados esses trajectos curtos).

Isso também leva a uma degradação mais acelerada da qualidade da lubrificação.

Diesel modernos e trajectos curtos em exclusivo não combinam nada.

Fazes poucos kms anuais, certo? Não ponderas trocar por um Yaris a gasolina, talvez um HSD?

Mas confirma-se que fazes poucos kms de cada vez? É que assim for, é mesmo isso que te está a causar esse transtorno e não me parece viável ter um carro com filtro de partículas para essa utilização.

Obrigado, já fiquei a perceber mais qualquer coisa, no entanto, ou é do espanhol ou nao sei, mas não percebi a razão de como e porque o gasoleo passa para o oleo, a ver se entendi, é no cilindro que derivado ao excesso de gasoleo de aumento de pressão o gasoleo passa pelo oring do pistão?

Em primeiro lugar é injetado mais gasóleo, para provocar um aumento de temperatura no FAP por forma a promover a sua regeneração.
Acho que esta parte percebeste.
Em segundo lugar, se todo este processo for iniciado e finalizado sem qualquer interrupção, não existe qualquer problema.
Em terceiro lugar, quando existem interrupções podem existir problemas.
Acho que esta é a dúvida que tens.
Ou seja, se durante o processo estás a injetar mais combustível e se interrompes esta ação, então este gasóleo em excesso fica nas paredes dos cilindros.
Depois este gasóleo a mais, escorre para o cartér, onde se junta ao óleo do motor.
E assim sucessivamente até ao nível de óleo aumentar, aumentar, aumentar.
Acende a luz, et voilá!

Alguns carros mais recentes têm um injetor extra, no coletor de escape.
Desta forma sempre que o processo de regeneração é iniciado, nunca há contaminação do óleo com gasóleo, pois a injeção ocorre fora do motor.

Em primeiro lugar é injetado mais gasóleo, para provocar um aumento de temperatura no FAP por forma a promover a sua regeneração.
Acho que esta parte percebeste.
Em segundo lugar, se todo este processo for iniciado e finalizado sem qualquer interrupção, não existe qualquer problema.
Em terceiro lugar, quando existem interrupções podem existir problemas.
Acho que esta é a dúvida que tens.
Ou seja, se durante o processo estás a injetar mais combustível e se interrompes esta ação, então este gasóleo em excesso fica nas paredes dos cilindros.
Depois este gasóleo a mais, escorre para o cartér, onde se junta ao óleo do motor.
E assim sucessivamente até ao nível de óleo aumentar, aumentar, aumentar.
Acende a luz, et voilá!

Alguns carros mais recentes têm um injetor extra, no coletor de escape.

Desta forma sempre que o processo de regeneração é iniciado, nunca há contaminação do óleo com gasóleo, pois a injeção ocorre fora do motor.

Já agora existe algum sitio onde possa saber quais ? Ou mais concretamente um astra J 1.6 ?

Tenho ideia que os PSA como usam um aditivo extra para aumentar a temperatura dos gases de escape, não sofrem deste problema de contaminação do óleo.
Corrijam-me se estiver errado.

Tenho ideia que os PSA como usam um aditivo extra para aumentar a temperatura dos gases de escape, não sofrem deste problema de contaminação do óleo.
Corrijam-me se estiver errado.

Supostamente os novos com Ad Blue não sofrem... e de facto os anteriores com Eolys (caso dos PSA), também não.

Supostamente os novos com Ad Blue não sofrem... e de facto os anteriores com Eolys (caso dos PSA), também não.

O Adblue não tem nada a ver com o FAP.
Os novos Euro6 (Adblue) também utilizam um aditivo para o FAP. O Adblue não veio substituir o Eolys ou o novo, não me recordo o nome, que é usado.

Voltar
Superior