Nova compra - Jipe

Rei morto, rei posto! Lá está, agora que vendi o jipe, vou despachar o carro da Maria e terá que vir um sucessor. Gostava de ouvir as vossas opiniões:

As minhas preocupações são essencialmente ao nível da fiabilidade. Quanto ao consumo...estou consciente, desde que seja a diesel. Aptidões em TT, não quero um Crossover, apesar de não ir fazer trial com o jipe.

As opções são estas:

Shortlist:
Terrano II / Maverick (longo) - Já ouvi dizer que os turbos da 1º geração podem ser problemáticos?!
Toyota 4 Runner - Dificil de encontrar... mas sei por experiência própria que é à prova de bala
Pajero - Estão um pouco sobrevalorizados, mas ok

Depois considero as seguintes alternativas:

Range Rover (96/2000) - Gosto do carro, mas receio que aquelas suspensões pneumáticas sejam criticas. Custo das peças elevado?
Discovery - voltamos ao mesmo... gosto da imagem da Land Rover, mas como fui um infeliz proprietário de um Freelander fiquei escaldado
Opel Monterey - conheço muito pouco sobre a fiabilidade do modelo. O moto 3.1 é Isuzo?
Galloper - Basicamente é um Pajero, certo? Há algo a apontar?
Grand Cherokee - apenas gosto a partir de 1999. Qual é o motor mais fiável 3.1TD? Custo das peças deve ser alto, presumo?

Terrano II/Maverick, conheço alguns e nem todos foram exemplares mas é um bom jipe. Os 4Runner são raríssimos e os Pajero, lá está, estão demasiado inflacionados, apesar de ter ideia que são fiáveis.

Depois os outros, o Range TEM QUE SER com puxadores interiores cromados, ou seja, MY99 para cima porque não só a fiabilidade já é melhorzinha como também tem outras coisitas como o controlo de tracção às 4 rodas. Histórico de manutenção é o mais importante de tudo. O Disco é porreiro, apesar de os Disco I terem comportamento de elefante e não terem a melhor qualidade do mundo, mas, se bem tratados, são carros que duram sem grandes problemas. O Monterey não conheço bem, o Galloper conheço porque estivemos para comprar um em 99 e só sei que aquilo gastava uma parvoíce mas era barato. Como usado deve haver melhores opções e o Grand Cherokee, apesar de conhecer alguns são todos 2.7. O 3.1 é de origem VM e o histórico de motores da VM não é o mais fiável deles todos.[;)]

A minha escolha seria um dos Lands, mas isso sou eu que tenho um soft spot por Land Rover. Tenho um Defender Td5 de 99 e até à data foi sempre meter gasóleo e andar.[:cool:]

Esses que aponta serão menos fiáveis que o Defender, é certo, mas a sorte conta muito. O principal problema dos Range é mesmo a suspensão. Desde airbags rebentados (muita gente se esquece que sendo borracha também necessitam de substituição) a compressores avariados, a panóplia de avarias possíveis é grande. Um bom teste à suspensão e se estiver em condições ainda faz muitos anos.

Atenção, qualquer semelhança entre estes modelos e o Freelander é pura coincidência![;)]

Há alguns anos tive um Freelander. Mas agora tinha um 4Runner a gasolina.

Já vi noutro tópico. Era uma Runner 2.4.
Recomendo que comeces por dar uma leitura neste tópico: http://forum.autohoje.com/forum-geral/115602-4x4-escolha-de-jipe.html
Tendo em conta as opções que colocaste diria que o teu teto máximo são 6 ou 7 K€ para gastar correto ?
Nessa franja de valores um Pajero Longo 2.8 TD GLS parece-me uma das melhores opções se o encontrares a esse preço.
Mais em conta tens os Terranos II curtos ou longos. Fiabilidade a toda a prova.
O Land Rover Discovery 300 TDi também é uma boa máquina.
Quanto ao Range Rover P38 desde que encontres uma unidade bem tratada e com documentação de ter sido bem tratado também é uma boa hipótese caso contrário vais-te arrepender rapidamente.
Os 2 últimos esquece.

a suspensão do range rover pode mesmo ser problemática.....se não tiver medo de sujar as mãos e se der bem a usar o ebay até nem é caro de reparar........
O monterey é à prova de tudo...
o galloper é bom, mas para andar a velocidades moderadas (abaixo de 100 km/h), a velocidades elevadas é gastador e aquece muito.

o 3.1 do Grand Cherokee é problemático, o 2.7 é melhor....cuidado com as caixas automáticas......

Já vi noutro tópico. Era uma Runner 2.4.
Recomendo que comeces por dar uma leitura neste tópico: http://forum.autohoje.com/forum-geral/115602-4x4-escolha-de-jipe.html
Tendo em conta as opções que colocaste diria que o teu teto máximo são 6 ou 7 K€ para gastar correto ?
Nessa franja de valores um Pajero Longo 2.8 TD GLS parece-me uma das melhores opções se o encontrares a esse preço.
Mais em conta tens os Terranos II curtos ou longos. Fiabilidade a toda a prova.
O Land Rover Discovery 300 TDi também é uma boa máquina.
Quanto ao Range Rover P38 desde que encontres uma unidade bem tratada e com documentação de ter sido bem tratado também é uma boa hipótese caso contrário vais-te arrepender rapidamente.
Os 2 últimos esquece.

TerranoII, no que toca a Terranos tu és suspeito!! eheheheh

Mas sim, será das primeiras opções, assim como o Pajero. Land Rover, lá está... um má experiência deixa-me desconfiado. Além disso, ter a garantia que foi bem tratado é sempre relativo!

Por curiosidade, qual é o motivo do incremento de consumo dos galloper, se na sua base continua a ser um Pajero?
Quanto ao Monterey, não conheço ninguém que tenha um. Ouvi dizer que realmente o motor é mt bom, mas a transmissão... [8b]
Por fim, nos Cherokee´s só gosto da estética e preço... qt ao resto, nem tanto!

Mas sim, será das primeiras opções, assim como o Pajero. Land Rover, lá está... um má experiência deixa-me desconfiado. Além disso, ter a garantia que foi bem tratado é sempre relativo!

Por curiosidade, qual é o motivo do incremento de consumo dos galloper, se na sua base continua a ser um Pajero?
Quanto ao Monterey, não conheço ninguém que tenha um. Ouvi dizer que realmente o motor é mt bom, mas a transmissão... [8b]

O TerranoII 2.7 ou 2.7 Tdi deverá ter dos motores mais fiáveis da praça. No caso do 2.7 TD 1º geração há que ter cuidado com a caixa de velocidades pois pode dar problemas. Já as versões 2.7 TDI de 125cv possuem a caixa de velocidades que vinha montada nas pickups 3.0 V6 que muitos só conhecem de ver nos rallye raids. O TerranoII foi o meu primeiro jipe e já tive outros depois disso mas o Terrano por algum motivo se vai mantendo por aqui. [;)]
O Pajero seria a melhor escolha se puderes esticar o orçamento. Melhor escolha principalmente por ter um esquema de transmissão muito bom e oferecer um excelente equipamento de série nas versões GLS.
O Galloper é um Pajero da 1º geração. A causa dos consumos elevados deve-se a usar uma caixa curta para manter uma boa desenvoltura mas acaba por penalizar muito os consumos. A somar a isso juntaram-lhe pneus 265/70R15 para lhe dar uma aspeto mais musculado e conseguiram aumentar ainda mais os consumos. Os interiores são o que são mas vindo tu duma Runner 2.4i talvez aches bom pois se bem me lembro essa Runner era um Hilux fechada. O aspeto retro pode agradar a muita gente. Os Monterey são bons ou têm fama de serem bons pelo motor Isuzu, mas acontece que a grande parte deles tem mais de 250.000kms ou então estão martelados. Por isso é sempre uma incógnita. A transmissão no Monterey não tem nada quase para estragar por isso esses receios são infundados. Os Cherokke desde que bem tratados são caprichosos como os Range Rover. Já estive enamorado pelos 2 mas depois do que pesquisei e falei com alguns proprietários deixe-me de "ideias tristes".
Já agora aparece pelo Forum AutohojeTT Fórum Autohoje TT

Atenção que o Freelander é um caso muito especial de como não construir um carro:sh)

Os outros LR são mais resistentes que o Free. Também têm as suas maleitas e são caprichosos mas nada como o Freelander. E é como em tudo. Há unidades problemáticas e unidades catastróficas[;)]

images

ou

jipe-nissan-patrol-gr-y61_l.jpg

conheço vários Range Rover de 98 e mais antigos que trocaram a suspensão de origem por outra "normal" e são agora máquinas completamente "domadas".

apesar de ter um Grand Cherokee 2.5 TD de 98 e de estar bastante satisfeito com ele (apesar da má fama que tem, nunca tive problemas de motor), sempre que vejo um RR não deixo de pensar numa eventual troca. pafra mim, no aspeto visual o RR é, provavelmente, o 4x4 que melhor envelheceu entre todos os rivais da década de 90.

O Opel Monterey é um Isuzu Trooper disfarçado de Opel, dai o motor e o seu todo ser Isuzu.

O Galloper é um Mitsibishi Pajero MK1 "renovado"

...
Depois os outros, o Range TEM QUE SER com puxadores interiores cromados, ou seja, MY99 para cima porque não só a fiabilidade já é melhorzinha como também tem outras coisitas como o controlo de tracção às 4 rodas. Histórico de manutenção é o mais importante de tudo.
...

não conhecia este pormenor. assim fica bem mais fácil identificar os mais recentes.

A Base do Galloper é do Pajero antiga (Mk1)
O Monterey é um modelo com elevada fiabilidade assim como maioria dos seus conterrâneos nipónicos.

Rei morto, rei posto! Lá está, agora que vendi o jipe, vou despachar o carro da Maria e terá que vir um sucessor. Gostava de ouvir as vossas opiniões:

As minhas preocupações são essencialmente ao nível da fiabilidade. Quanto ao consumo...estou consciente, desde que seja a diesel. Aptidões em TT, não quero um Crossover, apesar de não ir fazer trial com o jipe.

As opções são estas:

Shortlist:
Terrano II / Maverick (longo) - Já ouvi dizer que os turbos da 1º geração podem ser problemáticos?!
Toyota 4 Runner - Dificil de encontrar... mas sei por experiência própria que é à prova de bala
Pajero - Estão um pouco sobrevalorizados, mas ok

Depois considero as seguintes alternativas:

Range Rover (96/2000) - Gosto do carro, mas receio que aquelas suspensões pneumáticas sejam criticas. Custo das peças elevado?
Discovery - voltamos ao mesmo... gosto da imagem da Land Rover, mas como fui um infeliz proprietário de um Freelander fiquei escaldado
Opel Monterey - conheço muito pouco sobre a fiabilidade do modelo. O moto 3.1 é Isuzo?
Galloper - Basicamente é um Pajero, certo? Há algo a apontar?
Grand Cherokee - apenas gosto a partir de 1999. Qual é o motor mais fiável 3.1TD? Custo das peças deve ser alto, presumo?

Boa tarde, antes de mais não sei que Freelander teve nem se foi novo ou não, é certo que alguns (muitos) deram problemas e que a posição da LR não foi a melhor, agora acho injusto considerá-lo mau. Certo também é que muita gente não deu boa utilização ao mesmo como por exemplo o problema conhecido de usar pneus com pisos diferentes à frente e a trás, e Freelanders nestas condições há bastantes.

Eu tinha exactamente a mesma opinião em relação ao Freelander, e comecei a pesquisar para comprar um jipe e o que acabei por comprar foi o Freelander. Após ler muito sobre o assunto percebi que os poucos problemas crónicos que tem (isto se for um modelo que os tenha) já tem resolução e é barata.
Comprei um TD4 e estou bastante satisfeito com ele, o que faço não é Trial (obviamente, senão não o tinha comprado) são apenas uns passeios offroad com amigos ou simplesmente à aventura pelo país e posso afirmar que se desenrasca bem (tendo em conta o que é). Gostava de ver alguns SUV´s que andam por aí a fazer o que faço com o meu.

Em relação ao P38 (Range Rover), se está escaldado com os problemas que teve no Freelander, então afaste-se do RR porque há muito problema crónico nomeadamente o que aqui foi dito sobre as suspensões pneumaticas que se calhar é o mais conhecido. Eu adoro este modelo e ainda estive a ponderar este.
Quando se entra no mundo Land Rover tem de se estar preparado que nem tudo é um mar de rosas...

O Discovery é provavelmente o modelo mais equilibrado da LR, conseguindo ter conforto e motor e altas capacidades offroad.

1º conselho, registe-se e participe num forum dedicado à marca que não vou dizer o nome porque não sei se vais contra as regras ou não, mas lá vão-lhe dar uma enorme ajuda, assim como eu aprendi muito lá e consegui mudar a minha ideia em relação ao Freelander.

Cumps.

Se o homem diz que os Pajeros já são sobrevalorizados e vocês dão-lhes os Land Cruiser como opção ? Também tá.[:D]

Boa tarde, antes de mais não sei que Freelander teve nem se foi novo ou não, é certo que alguns (muitos) deram problemas e que a posição da LR não foi a melhor, agora acho injusto considerá-lo mau. Certo também é que muita gente não deu boa utilização ao mesmo como por exemplo o problema conhecido de usar pneus com pisos diferentes à frente e a trás, e Freelanders nestas condições há bastantes.

Eu tinha exactamente a mesma opinião em relação ao Freelander, e comecei a pesquisar para comprar um jipe e o que acabei por comprar foi o Freelander. Após ler muito sobre o assunto percebi que os poucos problemas crónicos que tem (isto se for um modelo que os tenha) já tem resolução e é barata.
Comprei um TD4 e estou bastante satisfeito com ele, o que faço não é Trial (obviamente, senão não o tinha comprado) são apenas uns passeios offroad com amigos ou simplesmente à aventura pelo país e posso afirmar que se desenrasca bem (tendo em conta o que é). Gostava de ver alguns SUV´s que andam por aí a fazer o que faço com o meu.

Em relação ao P38 (Range Rover), se está escaldado com os problemas que teve no Freelander, então afaste-se do RR porque há muito problema crónico nomeadamente o que aqui foi dito sobre as suspensões pneumaticas que se calhar é o mais conhecido. Eu adoro este modelo e ainda estive a ponderar este.
Quando se entra no mundo Land Rover tem de se estar preparado que nem tudo é um mar de rosas...

O Discovery é provavelmente o modelo mais equilibrado da LR, conseguindo ter conforto e motor e altas capacidades offroad.

1º conselho, registe-se e participe num forum dedicado à marca que não vou dizer o nome porque não sei se vais contra as regras ou não, mas lá vão-lhe dar uma enorme ajuda, assim como eu aprendi muito lá e consegui mudar a minha ideia em relação ao Freelander.

Cumps.

No meu caso o Freelander foi comprado novo. Vendi-o com cerca de 40mil km´s e 4 anos. Durante a garantia teve N problemas, e após nem se fala. Ainda consegui um bom valor por ele...e despedi-me alegremente.

Nota - nunca foi usado em offroad.

Back