Nova geração vs restyling profundo

Eagle88

Well-known member
Por vezes são apresentadas novas gerações de determinados modelos, contudo há quem diga que na realidade não são bem uma nova geração. Essa discussão tem estado presente, por exemplo, no topic do Duster II ou dos novos comerciais da PSA.

Afinal de contas, o que é que podemos considerar uma nova geração de determinado modelo?

2017-fiat-500-rear_11432_014_480x240_pw3.png

oferta-alquiler-coches-lanzarote-fiat500-0.jpg

No caso do Fiat 500, consideramos um novo modelo ou, na realidade, um restyling profundo (apesar da marca apresentar como um modelo novo)?

Novas geracoes normalmente muda a plataforma, mecanica, varios, como sistema direccao, suspensao, etc.

Se for so mudanca exterior restyling...

Like its predecessor, the Mk6 Golf is based on the Volkswagen Group A5 (PQ35) platform. Effectively it is a reskin of the Mk5 rather than an all-new design, it was developed with engineering improvements to shorten the previous model's excessive assembly time, and answered criticisms of that model's cheapened interior quality compared to that of the 1999.5 Mk4.

Novas geracoes normalmente muda a plataforma, mecanica, varios, como sistema direccao, suspensao, etc.

Normalmente uma plataforma dura pelo menos duas gerações, e em alguns casos dura até quatro gerações ou mais de 20 anos.

Mas claro que a plataforma vai sofrendo alterações ao longo do tempo.

É raro haver mudanças técnicas a 100% entre gerações, até quando a plataforma é "nova".

Acho que genericamente consideramos uma nova geração quando tanto os paineis exteriores como o interior são novos.

O mais simples -acho eu- é considerar:

- facelift: quando há apenas um retoque de elementos (para-choques, recheios dos faróis, por aí). O 500 é um bom exemplo.

- restyling: quando há mudança de algum elementos da carroçaria ou do interior (e aqui considero o caso do Gold VI um maxi-restyling)

- nova geração: quando todos os elementos exteriores e interiores são novos (Golf VII) mesmo até que a plataforma seja a mesma (por exemplo Golf IV vs III) ou algo melhorado.

Última edição:
O Golf VI era um V aperfeiçoado. Talvez por isso fosse tão bom.

Tive os dois. Na minha opinião, descontando o tablier, eram parecidíssimos.

Mas não são tão parecidos como um mk7 e um mk7.5 (facelift).

A explicação do André, na minha opinião, está on point

Como já disseram, nos dias de hoje não é justo fazer essa avaliação é pela plataforma nova ou não.

É sempre controverso, o Golf também foi muito polémico, mesma plataforma, mesmo desenho... nova geração!

Esse 500 foi facelift e que bem que se fez render o peixe.

É verdade, no entanto para o público em geral é um "novo" 500.

O caso do Golf é interessante. Estão à vista as semelhanças entre as duas gerações, mas nunca me tinha apercebido que, entre os eixos, são (exatamente?) iguais. [:D]

Um novo modelo para mim obriga a que os vidros todos sejam novos e diferentemente posicionados.
Esse é o único indicador fiável de que o chassi / frames é diferente é que houve investimento em desenvolvimento a sério.
O resto das alterações, mesmo profundas, são moldes diferentes... Mais friso menos friso é razoávelmente simples de fazer do ponto de vista de engenharia.

Só ontem ao ler a Automag me apercebi da razão que leva a que as novas versões das carrinhas da PSA tenham uma traseira igual/semelhante à antiga. Pelos vistos a parte da frente tem uma plataforma nova, enquanto a parte traseira recorre à antiga. [:D]

Viva, para mim se um modelo mantiver as mesmas portas, é um restyling, facelift, etc., porque implica manter a mesma estrutura, caso contrário será um modelo novo ou nova geração.

Voltar
Superior