Novas regras de EMEL chegam ao bolso dos moradores

citação:Originalmente colocada por Y

citação:Originalmente colocada por jcpr

Y, pôe aí também um gráfico com a percentagem do rendimento mensal que vai para o pagamento do parque.
Por estacionares 4 carros na via pública em Lisboa, sendo morador, vais pagar um total de 23€ por mês. Dá 5,75€ por carro/mês. Achas muito?
Eu acho que uma família que tem posses para 4 carros não deverá ter grandes problemas em pagar 5,75€ por carro/mês.
Se tiveres 2 carros (o mais habitual), pagas 2€ por mês... O valor de um café e de um bolo. Não acho nada de especial.

Embora perceba o seu ponto de vista, e até concorde, acho q isto é uma questão de principio.
Então para q pagamos impostos sobre os veículos e combustiveis?
Essas empresas de q falam, q tem 20 viaturas estacionadas, geram ou n geram riqueza para a cidade?
Pagam ou n pagam impostos?
Eu acho q Às vezes, os nossos governantes devem querer ver a cidade Às moscas.

Mas as pessoas pagam Imposto Municipal para o Carro... (para que serve), pagam tb o Imposto Municipal da Casa (Tb para quê??)

E agora tb tem de se pagar um estacionamento?

é que se o guito fosse para se fazerem melhores condições de vida nas cidades, ainda acho bem. Agora para encher os bolsos de bacanos da EMEL?

Y, pôe aí também um gráfico com a percentagem do rendimento mensal que vai para o pagamento do parque.
Por estacionares 4 carros na via pública em Lisboa, sendo morador, vais pagar um total de 23€ por mês. Dá 5,75€ por carro/mês. Achas muito?
Eu acho que uma família que tem posses para 4 carros não deverá ter grandes problemas em pagar 5,75€ por carro/mês.
Se tiveres 2 carros (o mais habitual), pagas 2€ por mês... O valor de um café e de um bolo. Não acho nada de especial.

Não podem ser 4 carros de 1.000€ ?? Com seguros mínimos?

Não é preciso ter uma furtuna para ter 4 carros, Até mesmo pq pode ser uma família de 6 ou 7...

Tens razão no que dizes, mas penso que a questão passa ao lado do se é muito ou pouco.

É o principio da coisa.

citação:Originalmente colocada por PDCouto

Enquanto as pessoas não se convencerem que o espaço público das cidades é um bem demasiado precioso e procurado para ser gratuito...
Então mas para que é que os moradores pagam IMI??? Não será para o "espaço público" da cidade onde habitam"? Esse espaço público não inclui o estacionamento junto à sua habitação? É que se é só para espaços verdes (tendo em conta o IMI que se paga) então os que Lisboa tem são poucos e mal mantidos, as ruas estão cheias de buracos e os passeios estão tortos. Então para que é que os Lisboetas pagam IMI???

Edit: A mim estas medidas até nem me afectam porque tenho garagem. Curiosamente, por ter garagem e os meus carros não ocuparem espaço público, o IMI da minha casa é mais elevado. Não percebo estas políticas... [8]

citação:Originalmente colocada por jbranco

Enquanto as pessoas não se convencerem que o espaço público das cidades é um bem demasiado precioso e procurado para ser gratuito...
Então mas para que é que os moradores pagam IMI??? Não será para o "espaço público" da cidade onde habitam"? Esse espaço público não inclui o estacionamento junto à sua habitação? É que se é só para espaços verdes (tendo em conta o IMI que se paga) então os que Lisboa tem são poucos e mal mantidos, as ruas estão cheias de buracos e os passeios estão tortos. Então para que é que os Lisboetas pagam IMI???</u>

Edit: A mim estas medidas até nem me afectam porque tenho garagem. Curiosamente, por ter garagem e os meus carros não ocuparem espaço público, o IMI da minha casa é mais elevado. Não percebo estas políticas... [8]

Para encher os bolsos aos chulos do governo... [8]

Sabem como funcionam as coisas no Japão?

Tens um lugar de estacionamento garantido (e pago)? Podes comprar um carro. Não tens lugar de estacionamento? Não podes comprar um carro. :D

É que no fundo a situação resume-se a isto:

Tens o carro estacionado à porta de casa? Paga!

O que??? Não tens o carro à porta de casa porque tens garagem??? Paga!

Mas a questão aqui não é se pagas 23 euros por mes ou não para estacionar 4 carros é o princípio da igualdade de direitos!

Um tipo vive na rua X e outro a Y. São familias de 5 com 4 carros cada.
Os carros são iguais, as casas tb os seguros tb. Pagaram o mesmo de IA, o mesmo de IRS, pagam o mesmo de contribuição autárquica e ainda o mesmo de Imposto municipal sobre veículos.
A rua X tem parquimetros a rua Y não tem.

O tipo que vive na rua Y para os 4 carros de borla, o que vive na rua X é lixado e tem de pagar 23 euros por mês!

Qual é a justiça neste caso? A igualdade de direitos?
É azar?!?!

N me venham com m€rd@s

um carro ja por si é bastante caro,depois tem as suas despesas e pelos vistos sao cada vez mais..
com estas condiçoes compramos um carro e com ele vem um pacote de despesas q é uma boa renda..
ainda bem q n sou de lx

É natural que o espaço se faça cobrar quando tem muita procura.

Se há 10 carros para 1 vaga não é mais que normal que se cobre por essa mesma vaga até para diminuir a procura e assim equilibrar as coisas?

O que a EMEL quer é bastante simples...

O que eles pretendem com esta medida é que lugares a "pagantes" sejam deixados vagos (outrora ocupados pelos que não pagam), para assim existir mais rendimento.

Simples.

É natural que o espaço se faça cobrar quando tem muita procura.

Se há 10 carros para 1 vaga não é mais que normal que se cobre por essa mesma vaga até para diminuir a procura e assim equilibrar as coisas?

Deixa-me ver uma coisa.

Moras numa casa há 20 anos... Tens 4 carros em tu casa. De um dia para o outro a EMEL começa a meter parquimetros a tua porta e dizem que tens de pagar.

Em que é que isso vai diminuir a procura?

Alem de pagarmos IA que tributa a circulação do carro durante a sua vida util, pagamos o Imposto municipal po carro poder circular, pagamos o IMI para pagar a manutenção das infraestruturas q circundam a nossa habitação, pagamos IMT para o reforço das infraestruturas e ainda pagamos impostos sobre os rendimentos e mais valias geradas, acham q isto td nao serve para "pagar" o local de estacionamento do nosso carro na nossa zona habitacional???

SilverArrow não seja ingénuo, quem está preocupado realmente são as empresas, a maioria das pessoas que vive nas zonas antigas em prédios sem garagens, ou não tem grandes posses para ter tantos carros, ou já não tem saúde para conduzir.

Também há por aí muito carro estacionado sem uso de pessoas que não precisavam do seu dinheiro para comprar um novo, e foram deixando o carro na rua, sem o vender ou enviar para a sucata.

Agora quando lhes aparecer a conta se calhar até o dão a alguém ou estacionam noutro local onde não incomode.

Como pode ver são estas medidas que vão permitir libertar lugares para estacionamento.

Graças a estas medidas consigo estacionar no centro de Lisboa nas principais avenidas pois quem lá trabalha já não deixa o carro parado o dia todo a ocupar um lugar. Mas quem quiser ir de carro, pode sempre pagar uma mensalidade num dos muitos parques subterrâneos tal como eu.

Voltar
Superior