Novo carro! Desta vez elétrico! - E novidades, há? Claro que sim!

No meu caso, tesla M3 e bmw i4 estão fora porque são muito baixos. Já me habituei a sair dos carros uns cm mais alto. Além de que o tesla para estacionar, há lugares pelos nossos estacionamentos fora, que estacionas e depois não sais de dentro do carro, dada a largura do menino.

Também tenho um familiar que tem tido teslas e com ele, diversas visitas ao técnico, agora com o MY, menos, mas continua a ter. Vale-lhe que é carro da empresa e portanto custos, entram em despesas. Além de que -os usados- alguns ardem !

Também já indiquei aí num tópico o susto que apanhei num estacionamento em que estava um M3 a guinchar estacionado. É giro, é fantástico, é diferente, mas não me convence.

Aliás, tirando os ZOE que proliferam aí como a principal máquina de tvde, (por alguma razão será) as duvidas são muitas. E mesmo a bmw, soube de casos em que avarias em módulos eletrónicos de iX, não foram assumidos pela bmw, onde é que já vimos isto, onde foi ?

O restyling só foi na segunda metade de 2023 e esses teslas mesmo lá fora andam mais perto dos 35 mil do que dos 30 mil.

Eu falei nos ID4 e Tesla porque são produtos parecidos, embora de preços muito diferentes quando novos, claro. Mas são carros da mesma gama.

Quanto aos preços dos teslas há 1 ano e agora, não são os teslas. São os mach e, os meganes, os ID3, os teslas, os byd atto 3 e muitos outros e vai continuar a haver subidas nos proximos tempos, a não ser que os combustíveis baixem mais 15 ou 20 cêntimos. É mesmo assim não vejo uma curva descendente significativa.

Ardem e guincham? Que exagero…

O carro tem um sistema de gestão da bateria, tem dog mode, pre condicionamento do habitáculo, proteção de temperatura do habitáculo,… há algumas situações em que um Tesla pode fazer barulhos muito esquisitos estacionado. Mas tudo isso é normal a não ser que tenha algum problema na parte de gestão de temperatura.

Mas fonix isto de olhar para o telemóvel bloqueado e ver se a cadela está bem, é bue da fixe…

Vamos falar de quê, viagens? Um megane a 160, já que não dá mais, faz 35, um Tesla a 160 ainda vai a começar a acordar e a fazer os seus 24/25

Um grande VE para andar! Para estar parado todos servem!

Pois... depende! Ainda há dias se falava da relativa "vulgaridade" do Porsche 911. Se eu andasse à procura de um veículo desse tipo, isso seria logo um factor de exclusão para mim! ;)
É perfeitamente legítimo querer ter um carro menos comum, ou no teu caso uma config e cor menos comum.

Está tudo ok com isso.

Mas confesso que me faz confusão isso ser quase o único critério numa compra, se é que me entendes.

Como consumidor até gostava que houvessem alternativas reais ao Model 3 a todos os níveis no price range dos 20 a 25k, mas para mim não há. Agora claro que não valorizamos todos o mesmo.

Também percebo quem não gastasse dinheiro num 911 por ser relativamente comum, mas ora aí está outra carro que comprava facilmente mesmo sendo comum. Esse então seria um no brainer porque adoro e portanto o lado irracional já estaria a ganhar.

Mas mesmo em termos racionais e considerando um certo caderno de encargos dentro do mundo dos desportivos é um carro muito difícil de ignorar. Mais uma vez, adorava que houvessem mais opções, mas na verdade não é. E depois há a questão mercado, em Portugal não tens tanta alternativa como por exemplo nos EUA onde tens muito desportivo a bom preço usado ou até novo.

Pegando nesse outro tópico que também li - Aliás por €100k (115k USD) nos EUA até novinhos em folha compras desportivos muito interessantes. Até mesmo na parte dinâmica a última década/década e meia tem trazido muita evolução.

Agora cá em Portugal não tens esses carros porque a fiscalidade mata-os à partida e importar tem o mesmo problema.

Ironicamente um 911 (praticamente qlq um) e um Model 3 Performance novinho em folha faziam de mim um homem muito feliz. Um excelente daily e um desportivo para o fim‑de‑semana, não pedia mais sinceramente.

PS: Como não tens uma opinião assim tão alinhada com a minha estranhei o gosto que deixaste :D

No meu caso, tesla M3 e bmw i4 estão fora porque são muito baixos. Já me habituei a sair dos carros uns cm mais alto. Além de que o tesla para estacionar, há lugares pelos nossos estacionamentos fora, que estacionas e depois não sais de dentro do carro, dada a largura do menino.
O quê?? Mas desde quando é que 1849 mm são alguma coisa de extraordinário??

Ardem e guincham? Que exagero…

O carro tem um sistema de gestão da bateria, tem dog mode, pre condicionamento do habitáculo, proteção de temperatura do habitáculo,… há algumas situações em que um Tesla pode fazer barulhos muito esquisitos estacionado. Mas tudo isso é normal a não ser que tenha algum problema na parte de gestão de temperatura.

Mas fonix isto de olhar para o telemóvel bloqueado e ver se a cadela está bem, é bue da fixe…

Vamos falar de quê, viagens? Um megane a 160, já que não dá mais, faz 35, um Tesla a 160 ainda vai a começar a acordar e a fazer os seus 24/25

Um grande VE para andar! Para estar parado todos servem!
A prova que a maior parte dos críticos falam sem conhecimento de causa é que quando falam da Tesla não costumam tocar nos pontos negativos que deviam.

As maiores criticas a fazer como por exemplo a pouco brecagem nunca a referem. E se conduzissem estes carros tenho a certeza que seria logo das primeiras coisas a apontar.

O quê?? Mas desde quando é que 1849 mm são alguma coisa de extraordinário??
Em Portugal há muita situação onde mesmo um Model 3 é grande. Garagens mais antigas e até deste século, parques de alguns shoppings (por exemplo ECI Lisboa), alguns hoteis etc. etc.

Isso e garagens especificas de cada pessoa. Isso até é um argumento que percebo.

E mesmo quem tenha uma garagem generosa, sempre que vais a algum lado quanto maior o carro mais chato é. Eu adoro carros grandes, espaço, insononorização, conforto e estabilidade em estrada, mas naõ é menos verdade que segmentos D e sobretudo acima disso podem ser chatos em Portugal. Nâo estamos nos EUA.

A prova que a maior parte dos críticos falam sem conhecimento de causa é que quando falam da Tesla não costumam tocar nos pontos negativos que deviam.

As maiores criticas a fazer como por exemplo a pouco brecagem nunca a referem. E se conduzissem estes carros tenho a certeza que seria logo das primeiras coisas a apontar.
Por exemplo sim notasse efetivamente em estacionamentos mais apertados… mas não em todos, o model 3 rwd estaciona-se super bem, mas já andei num Y awd que era ridícula para o corpo do carro, já pesquisei os raios de viragem na IA e não consegui comprovar a minha ideia em metros, mas na realidade achei uma diferença enorme!

Andei no model 3 performance que achei simplesmente brutal, e que substituía facilmente alguns 911 na minha garagem, é muito divertido o carro, mas não me lembro do raio de viragem…

Última edição:
Parece que qualquer model y precisa mais 43cm, 12,13 vs 11,7 do model 3 de diâmetro de viragem, que pronto é alguma diferença, mas como também o carro é maior, agrava ligeiramente o sentimento.
haja volante bem redondinho para dar voltas rápido e manetes para mudar de direção rápido xD

Ironicamente um 911 (praticamente qlq um) e um Model 3 Performance novinho em folha faziam de mim um homem muito feliz. Um excelente daily e um desportivo para o fim‑de‑semana, não pedia mais sinceramente.
Um amigo meu importou um 911 (chassis 996, ILS tudo verificado). Mesmo sendo o modelo base e caixa auto, aquilo é uma máquina dos diabos. O pai dele nem esperou por o carro estar legalizado.. pegou nas chaves e lá vai disto!!!

Por acaso para mim é um ponto positivo, pois a brecagem do i4 é bem pior.:D

Em Portugal há muita situação onde mesmo um Model 3 é grande. Garagens mais antigas e até deste século, parques de alguns shoppings (por exemplo ECI Lisboa), alguns hoteis etc. etc.

Isso e garagens especificas de cada pessoa. Isso até é um argumento que percebo.

E mesmo quem tenha uma garagem generosa, sempre que vais a algum lado quanto maior o carro mais chato é. Eu adoro carros grandes, espaço, insononorização, conforto e estabilidade em estrada, mas naõ é menos verdade que segmentos D e sobretudo acima disso podem ser chatos em Portugal. Nâo estamos nos EUA.
Ok, mas isso são os nossos defeitos de concepção. Na média global, a largura de um Model 3 não tem nada de extraordinário.

Por exemplo sim notasse efetivamente em estacionamentos mais apertados… mas não em todos, o model 3 rwd estaciona-se super bem, mas já andei num Y awd que era ridícula para o corpo do carro, já pesquisei os raios de viragem na IA e não consegui comprovar a minha ideia em metros, mas na realidade achei uma diferença enorme!

Andei no model 3 performance que achei simplesmente brutal, e que substituía facilmente alguns 911 na minha garagem, é muito divertido o carro, mas não me lembro do raio de viragem…
Os dual motor (awd e performance) têm brecagem diferente do rwd. Pior, entenda-se.

Pois... depende! Ainda há dias se falava da relativa "vulgaridade" do Porsche 911. Se eu andasse à procura de um veículo desse tipo, isso seria logo um factor de exclusão para mim! ;)
Isso é tudo muito bonito, até se passar do plano teórico ao prático.
Se nem com um quarto de orçamento se faz escolhas arrojadas…

O que não tem problema nenhum, carros que vendem bem em novos costumam ter mais aceitação em usados.

Não convém esquecer é que, acima de tudo, as marcas posicionam os produtos para quem os compra novos. E face aos concorrentes vendem melhor.

"Novo" fórum, "novo" carro. Vou tentar ser breve desta vez... Explicando sucintamente, a minha ideia era procurar um carro até 22000, 22500€. No entanto e porque fica ali numa faixa ingrata, além dos preços estarem todos cada vez mais altos, decidi subir a parada até 25/26 mil euros. Estou em processo de aquisição da viatura durante este mês. Já fui pesquisar carros de valores mais altos a ver se havia alguma coisa que compensasse ser negociada, mas do que gosto mesmo, tirando uma ou outra exceção, é tudo com muitos kms. Fui a dois stands, já falei via telefónica com outros, nada de emails ou mensagens, que isso não resolve nada.

Pensei também em importar, mas a altura não é a ideal, pois estamos a entrar em Agosto e as empresas começam a ir de férias, os camiões começam a fazer serviços mínimos e o tempo de espera de pelo menos 4 semanas - que facilmente se estendem a 6 - e os preços não muito diferentes, apesar de naturalmente haver aqui muitos com mais kms, acabam por matar a ideia quase à nascença.

Vamos lá então conhecer os vossos gostos, já que isto se resume muito ao que cada um gosta ou experimentou:
- Carro totalmente elétrico
- De 2022 em diante
- Mais de 200cv
- Bateria de 60kw em diante com alguma capacidade de quilometragem aglomerada
- Até 60 mil kms
- Look engraçado, nada de coisas sem piada e básicas. Já sabem que gosto de coisas minimamente diferentes e/ou então potentes.
- Marcas conhecidas. Chineses ainda não pela falta de peças, embora goste de alguns designs.
- Não ligo ao sistema de infotainment, mas que não dê grandes chatices.
- Ideal para uma família de 4

Basicamente é isto. O que recomendariam vocês? Mandem aí as vossas postas...

não fiquei bem a perceber o motivo de ser uma compra para manter 2 anos, a não ser não querer ter bateria fora de garantia. Quais são os motivos?
Não sei exatamente se esta é a melhor altura para comprar EV para adotar essa estratégia, quando daqui a 2 anos o mercado vai ser inundado de EVs que foram comprados na altura em que as marcas desceram os preços de venda em Portugal. A única situação é que pode beneficiar e se acabarem as deduções de iva na compra.

Com tanto carro / segmento é difícil filtrar.
Diria só que é melhor Importar sem intermediários e como a lista de modelos desejados é tão grande procurar o melhor negócio.
Fora do normal ionic5/ev6 se não tiverem problemas de iccu ?

Deste tópico retiro que os EVs com autonomias decentes não desvalorizam assim tanto (aos 3/4/5 anos) nos stands (<50% preço de novo). Não sabemos como é para as retomas.

A compra seria com 3/4 anos no máximo e vender quando fizesse 6 anos, para o comprador futuro não pensar que falta pouco para acabar o prazo das baterias e que estas vao morrer imediatamente depois da compra. Tivesse eu posses ata comprar logo com 2 anitos, 2 anitos e meio e ficava com o carro mais tempo.

Se puder vender com menos de 100 mil também será um bónus. Vender a acabar o prazo ou a faltar menos de 1 ano ou x KMS torna-se sempre muito mais difícil por causa dessas situações.

Retomas não valem a pena, é vender a particular, demore o que demorar.

Voltar
Superior