Novo Citroën C5

Já que usas as palavras "erro de design", podes aprofundar isso mais ao pormenor? Qual a autoridade em design que assim o instituiu?

Quanto à visibilidade, o pilar é já de si problemático, e não ter o espelho no canto é uma clara vantagem para a dita visibilidade. Não vou aos extremos de dizer que se lá estiver retira visibilidade, mas garanto-te que se não estiver lá, ganhas visibilidade.

Está lindo!!

Fico feliz por ver que os automóveis parecem novamente estar a ganhar um apelo que perderam nos últimos (recentes) anos.

Este sim, faz jus à verdadeira tradição Citroën (que nos últimos 10 anos andou muito por baixo), então a nível interior... [br:)]apr:)

PS: E não o acho assim tão "germânico" como dizem!

Em primeiro lugar quero dar o parabéns à Citroen pelo magnifico trabalho que realizaram com o novo C5. Esta versão está muito bonita, o carro está muito equilibrado e imponente.

Como apreciador de carros que sou, por vezes fico triste ao ver um carro novo em que não consigo gostar do conjunto (ex: gosto da traseira, mas detesto a frente, etc.) e neste, a Citroen fez um carro que se ama de todos os ângulos.

Nestes dois meses surgiram 4 carros deste segmento que serão, certamente, os líderes do mesmo: o Ford Mondeo, o Renault Laguna, o Mazda 6 e o Citroen C5, digo líderes, pois é isto que eu prevejo.

VW Passats, Mercedes Classes C e BMW série 3 são carros que têm os seus fanáticos e a esses ninguém lhes tira as palas, portanto, os líderes devem ser aqueles que referi, embora os outros tenham a sua cota de mercado.

Falta aparecer o Opel Vectra que certamente terá uma palavra a dizer neste mercado, com as suas inovações e qualidade que nos têm brindado com os últimos modelos.

Para terminar, quero apenas dar a minha opinião em relação ao vidro, pois tinha mesmo que me pronunciar sobre isso. O vidro fixo deve-se apenas ao facto de o mecanismo de recolha dos espelhos retrovisores estar incluído na porta, precisamente por baixo do vidro fixo, pois assim, torna-se mais barata a substituição do espelho em caso de algum desaire acidental.

Pensem nisto [;)].

...

Para terminar, quero apenas dar a minha opinião em relação ao vidro, pois tinha mesmo que me pronunciar sobre isso. O vidro fixo deve-se apenas ao facto de o mecanismo de recolha dos espelhos retrovisores estar incluído na porta, precisamente por baixo do vidro fixo, pois assim, torna-se mais barata a substituição do espelho em caso de algum desaire acidental.

Pensem nisto [;)].

apr:)

Eu já atrás tinha alertado para a possível necessidade de incluir cablagens e "aparelhos" no interior da porta, mas esta deve ser sem dúvida uma das razões principais.

Ou então é "... de design..."

Viva o C5!

Pois... até podias ter razão mas... vamos então comparar:

C5
x7002al6.jpg

Audi A5
a5_ima4.jpg

Dizias...? Caso encerrado... a não ser que queiram conhecer mais carros onde os designers fizeram o "impossível"... colocar o espelho no canto e um vidro inteiriço. Posso até mostrar carros onde o espelho está na porta e... o vidro inteiriço. É preciso um esforço para lá chegar sim, mas a recompensa é um design mais cuidado e apurado.

Ópa mas já chega de falarem nisso! Irra foi só um reparo... e pelos vistos o triângulozinho não afecta as vendas da Peugeot e Citroën! Claro que esse erro de design não existe nos Mercedes, Audi, BMW ou Volvo mas esses carros também têm a mania de serem Premium.

Premium...pois, vidros inteiriços nos premium???? pois pois

classe_a.jpg

Aquele triangulo preto fica-lhe a matar... muito mais bonito e útil do que se fosse em vidro com visibilidade para o exterior [8b]

... e parece que a mercedes, no que respeita a vidrinhos, tem uma opinião bem diversa da tua para o futuro

8-mercedes-f600.jpg

mercedes_bionic_concept_car_2005.jpg

Irá deixar de ser Premium?????

Parece que a VW tb prevê contrariar-te...

vwstadtautobg1.jpg

malandros... a por o vidrinho... é só pra chatear o Jarod de certeza.

....eh lá... outro com vidrinho???

VW_up_front.jpg

Parece que o futuro está negro em termos de design... segundo a tua teoria!!!

Última edição:
O C5 poderá ter função de massagem nos bancos dianteiros! O C6 tem isso?

O módulo do AC tem óbvias semelhanças com o da BMW ehehe

A única coisa que me mete de pé atrás é a multiplicidade de botões no centro do volante...se no C4 já é complicado (minha opinião)...

Que raio de mania da PSA de ter 70 botões. Já o 407 é uma tristeza ergonómica.

Prefiro a "limpeza" do Laguna.

Resta ver um interior sem o módulo do sistema de navegação, para ter uma melhor noção do que o interior vale mesmo.

Última edição:
Olha...

simi82h1.jpg

...mais uns que, segundo o Jarod, não percebem nada de design.

Esse modelo em particular não deve ser premium segundo o que leio por ter esse dito pequeno triângulo na frente da carroçaria!

Ópa mas já chega de falarem nisso! Irra foi só um reparo... e pelos vistos o triângulozinho não afecta as vendas da Peugeot e Citroën! Claro que esse erro de design não existe nos Mercedes, Audi, BMW ou Volvo mas esses carros também têm a mania de serem Premium.

Adiante!

Muitos desses botoes tem uma funçao separada e desvia-se os olhos menos tempo a carregares no botao Radio, ou Nav ou CD do que andares a correr de menu em menu como nos com roda e sem esses botoes.

Depois tambem tem os botoes todos dos numeros e letras para mandar sms e depois de saberes onde estao os botoes do AC, Radio, Nav etc etc ja nao precisas de desviar os olhos enquanto num sistema de menus isso ja n se pode dizer.

Depois so olham para o estilo escolhido da PSA e ja viram a quantidade de botoes dos novos A4? do classe E? E estes nao todos na consola central, estao espalhados junto a caixa de velocidades, na consola central, no lado esquerdo do volante, nas portas!!

Sera mais facil olhar para a zona do radio ou para a caixa de velocidades??? Para mudar de menu? Pois o unico problema é na fase do habito em localizar o que se quer e nessa faze a probabilidade de arredarmos mais os olhos num A4 é muito maior que num 407 pois os botoes estao muito mais abastados da zona do parabrisas.

Sobre o vidro fixo atras do espelho é evidente que existe pois nunca na vida o espelho estava apenas preso na chapa exterior da porta, ele tem que ser preso na estrutura da por que iria ficar do lado de la de onde corre o vidro logo era impossivel ele descer.

Outras marcas simplesmente nao deitam tanto o pilar o que é compativel que o uso do espelho nele proprio ate porque acaba por nao tapar tanto a visao, por exemplo carros com pilares mais deitados e os espelhos presos neles existem por exemplo os 206, agora vejam a area que o pilar e o espelho roubam na visao.

Os espelhos recuados em termos de funcionalidade sao melhores pois conseguimos olhar entre o pilar e o espelho, muitas das vezes nas passadeiras o peao acaba por ficar tapado nessa zona o que neste sistema ja nao acontece.

So que vai condicionar o uso de um vidro inteiro pois a sua fixaçao vai ser precisamente no sitio onde o vidro corria. Tambem acho que tem vantagem em termos aerodinamicos pois o vidro apoia o ar que é desviado do espelho para junto a janela, nao estando la o vidro sempre quem iria levar com a pressao do ar seria o condutor e muito ar era projectado para dentro do carro.

Nao acho que seja algum erro de design ate porque isso nem tem logica nenhuma pois se o fosse pq cada vez mais fabricantes usam este recurso? Granda erro entao. Para mim é uma necessidade e uma maneira menos dispendiosa de rodear a falta de espaço para a calha do vidro e a estrutura de fixaçao do espelho. No fim de contas nao é assim tao importante pois no design as coisas tem que ser funcionais e oferecerem vantagens em segurança, se ficar bem (bonito) ou nao comprometer melhor.

Última edição:
À medida que vou vendo imagens, vou ficando cada vez mais agradado com este carro: cativa! E o interior já me começa a cair no goto, principalmente nestes tons

28ko8ew.jpg

Reparei foi que a Citroen não adopta nem o sistema de keyless nem o sistema multi-usos com joystick para navegação, rádio, funções do carro, etc. Ao invés tem uma chave convencional e botões (muitos) no volante.

Quanto à chave isso pouco me chateia, mas o cliente tipo deste segmento já começa talvez a esperar que um carro novo tenha keyless. Não se compreende, principalmente numa marca que se deve pautar pela tecnologia.

Quanto aos comandos no volante, sinceramente nem me parecem má opção. Visto que o centro do volante não mexe, é fácil de encontrá-los e estão no sítio mais perto da mãos quando conduzimos. Só o uso o pode confirmar, mas à primeira vista parecem uma boa solução.

O C5 poderá ter função de massagem nos bancos dianteiros! O C6 tem isso?

O módulo do AC tem óbvias semelhanças com o da BMW ehehe

A única coisa que me mete de pé atrás é a multiplicidade de botões no centro do volante...se no C4 já é complicado (minha opinião)...

Que raio de mania da PSA de ter 70 botões. Já o 407 é uma tristeza ergonómica.

Prefiro a "limpeza" do Laguna.

Resta ver um interior sem o módulo do sistema de navegação, para ter uma melhor noção do que o interior vale mesmo.

Uiii, complicadíssimo, é preciso tirar um doutoramento em física quântica para perceber como aquilo funciona, e de cada vez que queremos tocar naquilo, temos de parar o carro e ir à procura do manual.

À medida que vou vendo imagens, vou ficando cada vez mais agradado com este carro: cativa! E o interior já me começa a cair no goto, principalmente nestes tons

28ko8ew.jpg

Reparei foi que a Citroen não adopta nem o sistema de keyless nem o sistema multi-usos com joystick para navegação, rádio, funções do carro, etc. Ao invés tem uma chave convencional e botões (muitos) no volante.

Quanto à chave isso pouco me chateia, mas o cliente tipo deste segmento já começa talvez a esperar que um carro novo tenha keyless. Não se compreende, principalmente numa marca que se deve pautar pela tecnologia.

Quanto aos comandos no volante, sinceramente nem me parecem má opção. Visto que o centro do volante não mexe, é fácil de encontrá-los e estão no sítio mais perto da mãos quando conduzimos. Só o uso o pode confirmar, mas à primeira vista parecem uma boa solução.

Não esquecer os comandos de voz para quase tudo. Não sou fã porque acaba por demorar mais tempo a dizer os comandos, mas para quem gosta...

So posso falar por mim....

...mas os botões no volante do C4 a mim dão extremo jeito!! O cruise control está ali mesmo á mão, é só carregar e activar/desactivar/regular, o do volume do rádio segue o mesmo, só tenho pena de não permitir recuar faixas (só tem botão para avançar) e não poder trocar para CD só com um toque...mas isso ainda seriam mais botões...

Depois tem aquele botão que se pode personalizar, e no meu caso dá todo o jeito, pois à noite carrego nele e apgam-se todos os ecrãs para maior conforto visual ;) Mais confuso serão por ventura os do Computador de bordo e tal (outros 4 botoes), mas novamente, a mim, dão-me imenso jeito! Aquelas coisas que quero regular já sei fazê-lo sem desviar a atenção da estrada!!

É tudo uma questão de hábito :) mas admito que ao inicio é confuso...

So posso falar por mim....

...mas os botões no volante do C4 a mim dão extremo jeito!! O cruise control está ali mesmo á mão, é só carregar e activar/desactivar/regular, o do volume do rádio segue o mesmo, só tenho pena de não permitir recuar faixas (só tem botão para avançar) e não poder trocar para CD só com um toque...mas isso ainda seriam mais botões...

Depois tem aquele botão que se pode personalizar, e no meu caso dá todo o jeito, pois à noite carrego nele e apgam-se todos os ecrãs para maior conforto visual ;) Mais confuso serão por ventura os do Computador de bordo e tal (outros 4 botoes), mas novamente, a mim, dão-me imenso jeito! Aquelas coisas que quero regular já sei fazê-lo sem desviar a atenção da estrada!!

É tudo uma questão de hábito :) mas admito que ao inicio é confuso...

Geralmente, não compramos um carro para duas semanas, e da mesma maneira que nos vamos habituando ao motor e ao comportamento do carro, os botões não são diferentes, vamos aprendendo a usar aquilo que temos da melhor maneira. E depois de estar habituado, ter aqueles botões ali, naquele lugar, naquela posição, faz todo o sentido e torna-se muito mais útil do que ir à consola central fazer as mesmas coisas.

Voltar
Superior