Novo Citroën C5

Fenomenal esse laguna, mesmo estando em segundo plano na foto consegue ser mais lindo!!! [br:)] [br:)] [br:)] [br:)]

Impecábel!!apr:)

Mais lindo?!?:sh) Quando olhei para ela pensei exactamente o contrário..acho que comparado com os outros dois não tem ponta por onde se lhe pegue..:sh) mas pronto..tem que haver quem o compre..sempre que olho para ele lembro-me do anterior C5 com um piquinho a azedo, com a traseira do Xantia alterada..mas pronto..alguém tem que o comprar..

Lá está, a ideia é evitar desviar os olhos da estrada. Os GPS hoje são um pouco complicados, pois para além de termos de saber onde virar, também acabamos por nos dristrairmos pois temos de analisar o mapa que é representado no monitor. Se tivermos um local, vidro ou quadrante, que informe do que é para fazer - por meio de uma seta como o exemplo em questão - é mais do suficiente, como suplemento é claro.

Não me venham com a treta da senhora a falar, pois quando se vai ao telemóvel não se presta atenção a outras conversas...

Os antigos não eram?:sh) E não se pode ir ao telemóvel..a não ser com kit de mãos ocupadas..seja como for..gosto do pormenor..

EDIT: Sem ressentimentos Hugo, mas achei piada aos "GPS de hoje":)

Abraço

Última edição:
Eu não disse o contrário, mas se calha de ires ao telemóvel, o sistema bluetooth não deixa a senhora falar durante uma chamada, e mesmo que deixasse, não estarias a prestar a devida atenção.

Qual sistema bluetooth? Aquele sistema de navegação não é compatível com bluetooth. Alias, nem precisa, já tem telemóvel incorporado.

De qualquer maneira, se vais de tal forma distraido ao telefone que nem te dás conta das direcções do GPS, então tens outro tipo de problemas, noemadamente a atenção à estrada. Acho esse teu exemplo um tanto ou quanto estapafúrdio se queres que te diga.

Mais lindo?!?:sh) Quando olhei para ela pensei exactamente o contrário..acho que comparado com os outros dois não tem ponta por onde se lhe pegue..:sh) mas pronto..tem que haver quem o compre..sempre que olho para ele lembro-me do anterior C5 com um piquinho a azedo, com a traseira do Xantia alterada..mas pronto..alguém tem que o comprar..

Gostos!![:D]

A L'Automobile faz o SuperTest (2950 km) deste mês com um C5 1.6 HDIDynamique.

Fala numa habitabilidade que perdeu ligeiramente aqui e ali para a anterior geração (contudo a sensação de perca é muito maior do que a realidade dos números, algo relacionado com a diminuição da superfície vidrada e formado 4p) mas que continua acima da média para o segmento (lá se foi o taco-a-taco com o Mondeo).

A mala é substancialmente mais pequena que na anterior geração (320L ao invés de 410 L).

Nota: Com base nas medições próprias da revista que são sempre substancialmente menores que os dados oficiais, pois os critérios são muito diferentes.

Diga-se que o actual Laguna, segundo os seus critérios, tem uma mala de 390L.

O acesso para um 4p é excelente graças ao vidro côncavo.

O aspecto mais negativo é o peso elevado do conjunto, 125 Kg acima da anterior geração que já não era propriamente levezinha.

Relação conforto-comportamento imbatível para o segmento.

Tapente rolante e comportamento neutro.

Particularmente desde que o Laguna III germanizou o seu conforto ao ponto de um 407 (anteriormente o mais germânico do trio francês) passar a ser bem mais confortável que um Laguna.

Caixa pouco precisa e a direcção algo desmultiplicada são os aspectos que poderiam melhorar.

O motor tem algumas dificuldades em mover o conjunto. Referem que poderia ser mais discreto em aceleração.

Consumo médio de 7,5L, algo na média do segmento (novamente medições próprias da revista).

Nota: Laguna 1.5 dCi 110 7L, Mondeo 1.8 TDCI 125 8,1L, 407 1.6 HDi 7L, VW Passat 1.9 TDI 105 7,5L...

Elogiam a solidez e qualidade de materiais do interior.

Criticam os múltiplos botões do interior particularmente o volante de centro fixo e o facto de os espaços de arrumação serem pequenos.

Ah referem alguns bugs electrónicos que surgiram e desapareceram logo a seguir, género, perturbações no funcionamento do relógio. Um barulho na suspensão traseira que durou 2 dias e que de repente desapareceu. Ruídos aerodinâmicos a nível dos retrovisores.

Nota: 14,2/20.

Os modelos com suspensão hidraulica são por norma mais pesados, devido aos componentes extra que este tipo de suspensão requer.

Vamos lá ser claros.

O C5 é pesado com ou sem suspensão hidraúlica.

Que raio de mania de tentar desculpabilizar factos só por se gostar de uma coisa.

É pesado, demasiado pesado e isso é algo crónico nos últimos PSA.

Nisso os vizinhos fizeram bem melhor (Laguna).

As coisas são como são.

Vamos lá ser claros.

O C5 é pesado com ou sem suspensão hidraúlica.

Que raio de mania de tentar desculpabilizar factos só por se gostar de uma coisa.

É pesado, demasiado pesado e isso é algo crónico nos últimos PSA.

Nisso os vizinhos fizeram bem melhor (Laguna).

As coisas são como são.

Se te informasses um bocadinho melhor escusavas de me acusar indirectamente de ser tendencioso só porque sou apreciador da marca.

O Peugeot 407 1.6 hdi pesa 1437 kg. O "novo" C5 1.6 hdi pesa um bocadinho mais (1503kg). Apesar de serem de alturas diferentes, a diferença de peso não é significativa.

Já o C5 2.0 HDi com Hydra3 Plus pesa cerca de 1600kg, enquanto que o 407 2.0 Hdi pesa 1500kg (100kg a mais que o peugeot).

Já o Xantia era um pouco pesado. O 2.0 HDI pesava quase 1500kg.

Se analisares as propostas actuais da concorrência, verás que o peso médio anda próximo dos 1500kg, o que é compreensível uma vez que os carros da actualidade estão cada vez mais equipados e consequentemente mais pesados.

O novo laguna 2.0 DCI é mais leve. Na versão base pesa 1462kg (ainda assim próximo dos 1500kg).

Por falar em suspensões hidraúlicas...

Aconteceu ao "rebentar" uma das esferas (não sei o nome tecnico)...são confortaveis, mas exigem muita manutenção e sem ela...

O 407 já acusa peso a mais do que a generalidade da concorrência. A par do 159 é um dos pesadotes da categoria.

Se o C5 consegue ser mais pesado, ainda pior.

Se o peso médio do segmento ronda os 1500kg, e se o C5 pesa 1600 Kg (a L«Automobile refere que o 1.6 HDi pesa 1570 kg e não 1503 kg logo não estejas a comparar pesos de uns incluindo condutor e líquidos e depois para o C5 já descontas esse peso). No mínimo 100 kg a mais que a média do segmento.

Não é coisa pouca. É mesmo muito.

O C5 é pesado, temos pena. É um facto.

Se fores comparar as versões 2.0 (HDi e dCi) são quase 200 kg de diferença!

E já agora o Xantia 2.0 HDi pesava pouco mais que 1400 kg, não 1500 kg.

Aconteceu ao "rebentar" uma das esferas (não sei o nome tecnico)...são confortaveis, mas exigem muita manutenção e sem ela...

Todos os dias vejo Citroens assim á beira da estrada e perguntava-me porquê......agora já sei.[:D] Não é tão habitual quanto isso. Problemas na suspensão sim, provocar esse estrago, é a primeira vez que vejo.[;)]

Problema típico dos XM e Xantia da primeira série e que resulta do facto de se andar muito tempo sem carga nas esferas. Os cabeçotes das torres não aguentavam a falta de carga e cediam permitindo que a torre se deslocasse para cima.

Os da 2ª série já não sofrem desse problema uma vez que os cabeçotes são diferentes e resistem à falta de carga das esferas.

Os modelos mais actuais também não.

O 407 já acusa peso a mais do que a generalidade da concorrência. A par do 159 é um dos pesadotes da categoria.

Se o C5 consegue ser mais pesado, ainda pior.

Se o peso médio do segmento ronda os 1500kg, e se o C5 pesa 1600 Kg (a L«Automobile refere que o 1.6 HDi pesa 1570 kg e não 1503 kg logo não estejas a comparar pesos de uns incluindo condutor e líquidos e depois para o C5 já descontas esse peso). No mínimo 100 kg a mais que a média do segmento.

Não é coisa pouca. É mesmo muito.

O C5 é pesado, temos pena. É um facto.

Se fores comparar as versões 2.0 (HDi e dCi) são quase 200 kg de diferença!

E já agora o Xantia 2.0 HDi pesava pouco mais que 1400 kg, não 1500 kg.

Contrariamente ao que afirmas, todos os pesos que eu avancei são TARA e são os referidos pelo site do AH.

Se no L' automobile referem valores diferentes, então uma das fontes está incoerente.

Não distorci nenhum dos valores que indiquei, são os que são divulgados pelo AH e como tal não gosto que me acusem de camuflar a verdade.

O C5 HDI com suspensão Hydra 3 Plus Exclusive tem de ser forçosamente mais pesado devido ao equipamento extra que oferece de série, para além de ter componentes suplementares da suspensão (bomba AP, sensores, esferas, etc) que não existem na versão com suspensão convencional.

Sobre o Xantia: um ACTIVA 2.0 HDI, é mais pesado que os HDI com suspensão normal. O normal 2.0 Hdi de pesa cerca de 1400kg. Também aqui o Activa é mais pesado pelas mesmas razões que referi no caso do C5, equipamento de série e componentes de suspensão.

Mas agora falas em Activas?

A mim não me interessa se as versões com suspensão hidráulica têm mais componentes ou não e se isso se reflecte no peso.

O C5 é pesado em qualquer versão.

1570 Kg com um motor 1.6 HDi e suspensão metálica. Volto a repetir...1570 Kg.

E torna-se ridículo falar que as versões hidráulicas pesam mais que as metálicas, depois de eu ter referido um ensaio a uma versão 1.6 HDi (logo metálica).

A maioria dos valores para a Tara referem-se à "Tara EU", que inclui o peso do veículo com condutor de 68 g + 7 Kg bagagem + depósito 90% cheio.

Quando consideras que a média do segmento é de 1500, deve ser a média já incluindo estes valores.

Mas agora falas em Activas?

A mim não me interessa se as versões com suspensão hidráulica têm mais componentes ou não e se isso se reflecte no peso.

O C5 é pesado em qualquer versão.

1570 Kg com um motor 1.6 HDi e suspensão metálica. Volto a repetir...1570 Kg.

E torna-se ridículo falar que as versões hidráulicas pesam mais que as metálicas, depois de eu ter referido um ensaio a uma versão 1.6 HDi (logo metálica).

A maioria dos valores para a Tara referem-se à "Tara EU", que inclui o peso do veículo com condutor de 68 g + 7 Kg bagagem + depósito 90% cheio.

Quando consideras que a média do segmento é de 1500, deve ser a média já incluindo estes valores.

Parto do principio que o peso divulgado na generalidade dos sites e revistas se referem como sendo Tara.

Tu afirmas que o 1.6Hdi pesa 1570kg. O AH refere um valor inferior. Fui pesquisar por outras fontes e cheguei a encontrar valores todos eles inferiores ao que referes para esse modelo:

4car: 1442kg
Autocar: 1503kg (mesmo valor da AH)
Car (UK): 1500kg (mesmo que AH)
321 Auto (Francesa): 1503kg
lacentrale.fr: 1503kg

E agora, qual o peso correcto? Esse que avanças ou estes que encontrei nas pesquisas?

Partindo do principio que os 1500kg estão correctos, são cerca de 40 kg a mais do que o Laguna.

É mais pesado? De facto é. No entanto, 40kg a mais não me parecem um valor significativo.

Última edição:
115664_700.jpg

115665_700.jpg

115668_700.jpg

115669_700.jpg

115670_700.jpg

115676_700.jpg

115679_700.jpg

Hydractiva3+ [:cool:]

Voltar
Superior