O Arrepio

Mike121

New member
Arrepio
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Arrepio é uma função corporal humana em resposta ao frio. Quando a temperatura interna do corpo diminui, o reflexo de arrepio é disparado. O grupo de músculos em volta dos órgãos vitais começam a tremer em pequenos movimentos na tentativa de criar calor gastando energia.

Outras respostas observadas em pessoas com frio (por exemplo, nadadores saindo de uma piscina em um dia de vento frio), são dançar sem sair do lugar, abraçar a si mesmo com os braços ao redor do torso, aconchegar-se e usar isolantes térmico como toalhas.

O arrepio protege o corpo das baixas temperaturas. O ar é um dos melhores sistemas de isolamento térmico. Em baixas temperaturas, ocorre o arrepio. Os pêlos levantados fazem com que uma camada de ar fique parada sobre a pele, funcionando como isolante térmico.

O músculo erector do pêlo é o responsável pelo arrepio.

Ao mesmo tempo, o corpo provoca a vaso constrição (diminuição do calibre dos vasos que percorrem a pele), reduzindo o volume de sangue que passa por ela. Desta forma, diminui a quantidade de sangue esfriado, o que evita uma maior perda de calor do corpo.

Olá amigos!

Hoje no seguimento de uma conversa que estava a ter com uns amigos, veio à conversa a palavra "arrepio". Lembrei-me instantaneamente de uma situação que me acontecia frequentemente quando era criança e que ainda se repete muito esporadicamente na actualidade.

A situação acontecia quando entrava dentro de uma divisão, ou espaço desconhecido até então. Sentia um grande arrepio no corpo e por milésimas de segundo a minha visão parece que se desfocava. Confesso que não sei explicar bem as reacções mas era algo deste tipo. Nunca consegui encontrar um padrão de sítios que me dissesse quando ia, ou não, ter o tal arrepio. Se alguém tiver alguma ideia sobre o porque disto acontecer, sobre esta situação, que me diga.

E vocês, quais são as situações em que mais se arrepiam?!

Cumprimentos,

Mike121

(...)A situação acontecia quando entrava dentro de uma divisão, ou espaço desconhecido até então. Sentia um grande arrepio no corpo e por milésimas de segundo a minha visão parece que se desfocava. Confesso que não sei explicar bem as reacções mas era algo deste tipo. Nunca consegui encontrar um padrão de sítios que me dissesse quando ia, ou não, ter o tal arrepio. Se alguém tiver alguma ideia sobre o porque disto acontecer, sobre esta situação, que me diga.(...)
Provavelmente apreensao ao desconhecido,aversao ao risco, medo em ultima instancia.

Ha muitas situaçoes que nos dao arrepios(nem q seja metaforicamente falando). [:D]

Os arrepios por frio representam nem 20% do total de arrepios que já senti. [:D]

Muitos dos outros foram uma sensação boa, no fundo. Descrevendo como posso, aqueles que derivam de uma sensação de segurança, de épico, de qualquer coisa a fugir para o sobrenatural e intocável. [;)]

Os arrepios por frio representam nem 20% do total de arrepios que já senti. [:D]

Muitos dos outros foram uma sensação boa, no fundo. Descrevendo como posso, aqueles que derivam de uma sensação de segurança, de épico, de qualquer coisa a fugir para o sobrenatural e intocável. [;)]
um grande gig de uma qualquer banda ou conduzir um qualquer carro extremamente excitante :)

um grande gig de uma qualquer banda ou conduzir um qualquer carro extremamente excitante :)

Estava precisamente a pensar nessas duas situações!

Por exemplo, horas depois de passar no exame de condução, a ouvir Passive Agressive enquanto fazia os meus primeiros kms sozinho. [:cool:]

Não que o carro fosse particularmente entusiasmante, mas a situação em si, o todo...[;)]

Espero ainda vir a experimentar arrepios maiores, afinal de coisas as primeiras vezes não se repetem, seja no que for.

Estava precisamente a pensar nessas duas situações!

Por exemplo, horas depois de passar no exame de condução, a ouvir Passive Agressive enquanto fazia os meus primeiros kms sozinho. [:cool:]

Não que o carro fosse particularmente entusiasmante, mas a situação em si, o todo...[;)]

Espero ainda vir a experimentar arrepios maiores, afinal de coisas as primeiras vezes não se repetem, seja no que for.
isso é que importa. não o pormenor, mas o todo [:blush:]

situações deveras agradáveis. uma delas foi a primeira prova de kart que fiz. eu sentado no kart e dá um daqueles em que só pensei: "ou vai correr muita bem ou vai ser um desastre" lol

mesmo no meu pequeno carrito nalguma estrada com curvas mais apertadinhas [:p]

ou as vezes estar a tocar guitarra e sair alguma malha que até vem as lágrimas aos olhos...

o que causa estes arrepios? sensação de prazer e gozo?

isso é que importa. não o pormenor, mas o todo [:blush:]

situações deveras agradáveis. uma delas foi a primeira prova de kart que fiz. eu sentado no kart e dá um daqueles em que só pensei: "ou vai correr muita bem ou vai ser um desastre" lol

mesmo no meu pequeno carrito nalguma estrada com curvas mais apertadinhas [:p]

ou as vezes estar a tocar guitarra e sair alguma malha que até vem as lágrimas aos olhos...

o que causa estes arrepios? sensação de prazer e gozo?

Bem, na guitarra nem tanto que só sei tocar 2 ou 3 músicas e malzito. Mas é exactamente isso! [;)]

Sinceramente, não sei qual é a explicação científica para tal. :confused:

nao se esqueçam dos arrepios provocados por sons estridentes ou laminas.... [;)]

no meu caso, adoro brincar com facas (atira las ao ar e tal) laminas no geral e algo que me fascina... mas, quando estou a cortar algo que esta na minha mao, e a faca corta demais (sem chegar a cortar me) ai sinto sempre um arrepio forte.... :sh) engraçado que isso so começou apos me ter cortado uma vez com uma faca de serra [:D]

de resto, ha muitas outras situaçoes... incluindo quando nos sentimos observados... [;)] etc...

Abraço

Por acaso nessa situação não sinto arrepios.

Sinto noutra: quando estou a falar com alguém de uma pessoa que partiu uma perna (ou braço, cabeça, whatever) e a descrição é demasiado detalhada. [:D]

É estranho...eu não sinto muitos arrepios, nem me lembro de ter sentido algum nos últimos tempos! :sh)

E a primeira coisa que me veio à cabeça ao ler a palavra "arrepio" foram os arrepios de outra pessoa! [:D]

Lembrei-me da música do Marco Paulo:

Quando, você vem com essa cara de menina levada, para a brincadeira…
Dá-me, um arrepio na pele, sinto água na boca, para ficar com você,
Você não tem um pingo de vergonha e todo homem sonha,
Ter alguém assim, realizando minhas fantasias, taras e manias
Você vem pra mim
Uma lady na mesa, uma louca na cama, na maior safadeza,
Você diz que me ama
E na minha cabeça desvairei-o de loucura, quando você começa
Ninguém mais te segura
E mexe, remexe se encosta, se enrosca
Se abre se mostra pra mim
Me agarra, me morde, me arranha,
Não mude que eu quero você sempre assim

E mexe, remexe se encosta, se enrosca

Se abre se mostra pra mim

Me agarra, me morde, me arranha,

Não mude que eu quero você sempre assim

Quando, você vem com essa cara de menina levada, para a brincadeiraÂ…

Dá-me, um arrepio na pele, sinto água na boca, para ficar com você,

Você não tem um pingo de vergonha e todo homem sonha,

Ter alguém assim, realizando minhas fantasias, taras e manias

Você vem pra mim

Uma lady na mesa, uma louca na cama, na maior safadeza,

Você diz que me ama

E na minha cabeça desvairei-o de loucura, quando você começa

Ninguém mais te segura

YouTube - Marco Paulo - Taras e Manias

Esta música dá-me um arrepio na pele....[:)][:)]

erc;1063425107 begin_of_the_skype_highlighting**************1063425107******end_of_the_skype_highlighting said:
Provavelmente apreensao ao desconhecido,aversao ao risco, medo em ultima instancia.

Ha muitas situaçoes que nos dao arrepios(nem q seja metaforicamente falando). [:D]

Mas se assim fosse o mesmo deveria acontecer na actualidade... e neste momento não me lembro da última vez que isso me aconteceu :\

Experimentem ter duas namoradas ao mesmo tempo - e na mesma terra. Isso dá suores e arrepios com frequência. Mas duas namoradas é melhor do que nenhuma (e do que uma).

Olá amigos!

Hoje no seguimento de uma conversa que estava a ter com uns amigos, veio à conversa a palavra "arrepio". Lembrei-me instantaneamente de uma situação que me acontecia frequentemente quando era criança e que ainda se repete muito esporadicamente na actualidade.

A situação acontecia quando entrava dentro de uma divisão, ou espaço desconhecido até então. Sentia um grande arrepio no corpo e por milésimas de segundo a minha visão parece que se desfocava. Confesso que não sei explicar bem as reacções mas era algo deste tipo. Nunca consegui encontrar um padrão de sítios que me dissesse quando ia, ou não, ter o tal arrepio. Se alguém tiver alguma ideia sobre o porque disto acontecer, sobre esta situação, que me diga.

E vocês, quais são as situações em que mais se arrepiam?!

Cumprimentos,

Mike121

Também me acontece por vezes, ou em sítios onde nunca entrei, ou em sítios onde já não entrava há muito tempo. Parece que ficamos tontos por uns segundos. Não tenho a certeza mas julgo que terá a haver alguma coisa com o olfacto (cheiros característicos e diferentes daquilo a que estamos habituados... pelo menos é a única coisa em comum que consigo encontrar em todas as vezes).

BEF1FAN;1063426869 begin_of_the_skype_highlighting**************1063426869******end_of_the_skype_highlighting said:
Também me acontece por vezes, ou em sítios onde nunca entrei, ou em sítios onde já não entrava há muito tempo. Parece que ficamos tontos por uns segundos. Não tenho a certeza mas julgo que terá a haver alguma coisa com o olfacto (cheiros característicos e diferentes daquilo a que estamos habituados... pelo menos é a única coisa em comum que consigo encontrar em todas as vezes).

Sim é precisamente isso... tal e qual o mesmo sentimento. Já andei a procura na net e não consigo encontrar uma explicação para tal facto :\

Não sei bem se isso é um arrepio...também me acontece às vezes. E das últimas vezes que aconteceu, foram várias vezes seguidas...e imaginem, estava ver tv! Era uma cena em que apareciam zonas subterrâneas, escondidas, e não me parava de acontecer isso, já estava a fritar!

Mas sim normalmente acontece-me a entrar em sítios que não conheço.

Quando tenho frio, quando estou com medo de alguem ou alguma coisa, ou quando me magou a jogar futebol, é quando me arrepío verdadeiramente :sh)

E quando vou ver a nota de uma frequancia, é arrepios e suores frios :sh)

Arrepio-me quando vejo um video, quando ouço uma música, quando vejo uma parte fulcral num filmes, quando relembro uma expressão sobeja, ontem arrepiei-me quando ouvi isto:

http://www.youtube.com/watch?v=f3WGttZdksg&feature=related

Arrepia-me profundamente, "segredos desta cidade, levo comigo pra vida" Coimbra (L' :)

PS: Esta tambem é para ti JoaoC89 ;)

Last edited:
Back