O balofo em numeros... (Peso do 159 vs. concorrencia)

Os motores Jtd/cdti sofrem quase todos de apatia a baixa rotação. Na AH de ontem vem o spider com o 2.4 jtd de 200cv e dizem que é desesperante até às 2000rpm.

Mas avançam com uma explicação lógica: os engs da marca concordam com a apatia e dizem que não podem fazer nada porque este setup destina-se a cumprir as normas ambientais.
Por um lado este facto é positivo porque a limitação é electrónica e com uma repro vai lá. A preparação da Cimpomóvel mostra isso mesmo porque o modelo ficou imbativel em perfomances.

O negativo é que em termos ambientais as emissões anunciadas vão para as urtigas.

O 159 é tão balofo, tão balofo, que imagens como esta, só existem mesmo fabricadas em photoshops:
alfa159wtcc0yu8vj4nn.jpg

Porque a triste realidade, é que quem ainda anda no activo é esta velharia:
Senzanome17.jpg

É triste ter um carro novo que consegue ser pior que o antigo...

Agora a qualidade dos carros de serie mede-se nas corridas??? novidade para mim!!! [:p]

O Ibiza desaparece no arranque e depois às 3500 RPM's também... mas é lá para trás, já que o TDI é o verdadeiro motor de ejaculação precoce. [:p] [:D]

É verdade, o 1.9 é bastante amorfo até às 2000 RPM’s, mas não é caso único, e parece que isso está a tornar comum, um A4 2.0 TDI de 170CV é a mesma coisa, e face ao Saab 9-3 de 175CV o 2.0 TDI é literalmente vergonhoso! O que se calhar até prova que o 1.9 para os 150CV até se mexe muito bem, e não fica muito atrás da concorrência, já que com uns pós fica logo outro motor.

O problema até às 2000 RPM’s é que é bastante chato, o meu Astra 1.7 DTI até às 2000 RPM’s tem mais vigor que o Vectra. O pior é depois...

O 1.9 é um motor extremamente rotativo (para um diesel), e verdade seja dita, das 2000 às 5000 o motor é mesmo muito bom.

O do Vectra anda desde quarta-feira com uma vitamina extra, apenas à experiência. Foi na Opel que me trataram disso, e fui eu que apliquei.

Dá cerca de mais 20% de rendimento, e verdade seja dita as baixas melhoraram consideravelmente! A partir das 1400 / 1500 RPM’s já nos atira contra o banco, e às 2200 RPM’s parece que fica com o diabo no corpo.

O que significa que é um motor que aparentemente ainda tem muito para dar, e é realmente um bom motor.

Alias, nesta altura do campeonato, todos são excelentes motores, para mim um dos piores será mesmo o 2.0 TDI, que mesmo assim, é, obviamente, bom.

Em 13, é o 3º mais pesado.. Por isso penso que se pode considerar pesado. Experimentem andar com o depósito atestado ou nas lonas e vejam se o peso não faz muita diferença..

Em 13, é o 3º mais pesado.. Por isso penso que se pode considerar pesado. Experimentem andar com o depósito atestado ou nas lonas e vejam se o peso não faz muita diferença..
Sim...claro. Até sozinho ou acompanhado se nota bem as diferenças, mesmo em carros bastante potentes.

É triste ter um carro novo que consegue ser pior que o antigo...
Apenas demonstras desconhecimento/ignorancia acerca das razões pelas quais é o 156 que faz o WTCC e não o 159.
Mais, se ha coisa em que o peso do 159 a venda ao publico não teria qualquer relevancia seria mesmo na competição.

Até pode desparecer...
Mas é do fumo do 159 que o deixa ficar para trás.
Confirma as "specs" de cada um...

Já agora, não há por aí um ensaio qualquer em que o 159 de 150 cvs deixa para trás um Laguna de 175 cvs?

Não digas isso nem a brincar! Já conduzi um 159 com esse motor e o Laguna com o de 175 (ambos tinham poucos km) e digo-te uma coisa: NÃO TEM NADA A VER! O Laguna responde mais, anda mais e recupera melhor! Só não gostei de o achar muito bruto! Algo parecido ao 1.9 tdi de 130/150 cv!

Quanto a impressões de condução do 159 gostei muito, mas não estou comprador de nenhum. Foi apenas uma oportunidade com um amigo indeciso que acabou por optar... pelo BM!

Relativamente à obesidade automóvel não podia estar mais de acordo, mas vão agora começar a fazer algo para reduzir o peso, até nas marcas generalistas, caso da Peugeot!

Da mesma forma que o 159 é o mais rigido de todos, e é maior que a maioria...
Não se pode ter tudo...

Mesmo aceitando o que dizes, porque será que este tipo de "bocas" surge apenas sobre o 159 ?
E não sobre o C220cdi ? (O BMW nem vou incluir, porque alguem diz que o peso está errado.)
Se reparares os modelos que se destacam pela positiva são quase todos modelos lançados a algum tempo.

Nessa conversa toda do X deixa para trás o Y... parece-me que ninguém está a contemplar curvas e afins!!!! Devem viver num país só de VDG's!!!

Mas já alguma vez alguém fez referência ao 159 como sendo balofo?
Eu nunca ouvi, sinceramente.
Acho que o peso está dentro da médias dos outros veículos, ou seja, muito pesados.
Além de que acho o motor de 150cv algo curto e amorfo.
Contudo, ao Brera já ouvi muitas críticas.

Prefiro ter um carro que anda pouco mas curva bem a ter um carro que anda muito mas a curvar é um desastre [:D][:p]

Claro que se for possível conciliar as 2 coisas melhor [:blush:][;)]

Neste segmento nenhum é um desastre a curvar, nem de perto nem de longe...

Estava-se apenas a falar de performance do motor, em função do peso. [;)]

Como sempre disse a amigos meus... não me impressiona dizerem “o carro X tem 300CV", pois, e quanto pesa? E como “está distribuída essa potencia?"

Apenas potencia não faz milagres... na prática as coisas são muito diferentes.

Prefiro que me digam logo a relação peso/potencia.

Ibiza TDI de 130 CV, é bom? É, pudera, o carro é leve... e o mesmo TDI de 130CV numa A4, é bom? NÃO!

Então e o 159 com 150, é bom? É, pois mesmo sendo mais pesado que a maioria, e menos potente que a maioria consegue equilibrar-se com a maioria.

O peso dos carros é muitas vezes esquecido nos testes e ensaios das revistas e é, quanto a mim, o factor importantissimo.
Os carros estão cada vez maiores e mais pesados e precisam cada vez mais de motores maiores e mais potentes... onde é que isto irá parar????
Com as tecnologias e materiais avançados existentes actualmente acho que já era altura desta tendencia se inverter.

Exactamente, se não daqui a uns tempos temos segmento D a começar nos 200cv para conseguir mover 2 T de peso...

Back