O carro do futuro não terá donos

Hummm, car sharing...

oxHasJ9.jpg

O car sharing é óptimo, principalmente quando agarramos no volante e manete de velocidade (já não falo nos estofos) e nos pomos a pensar no que eventualmente alguém andou a fazer no carro antes de nós.[:D]

Car sharing futuro garantido... lol

Não para mim...
E que saiba não conheço ninguem adepto dessa ideia... lol

O car sharing é óptimo, principalmente quando agarramos no volante e manete de velocidade (já não falo nos estofos) e nos pomos a pensar no que eventualmente alguém andou a fazer no carro antes de nós.[:D]

Não compras carros usados, portanto?

Car sharing futuro garantido... lol

Não para mim...
E que saiba não conheço ninguem adepto dessa ideia... lol

Tens de abrir os teus horizontes [;)]

Não compras carros usados, portanto?

(...)

Uma coisa é comprar um carro usado que, a partir daquela data, é nosso e sabemos tudo o que lá acontece. Lava-se aquando da compra e está feito (não fiz isso em nenhum dos meus [:D][:D][:D]).
Outra coisa é andar com um carro simplesmente não é de ninguém e, por isso, não fazes ideia do que poderão ter estado a fazer naqueles estofos uns minutos antes de o teres ido buscar. Agora multiplica isso pelo número de vezes que precisares de um carro por dia [:D][:D]

De qualquer maneira, indo ao que realmente interessa, não sinto grande repugnância pelo conceito, desde que o preço não seja maior nem a disponibilidade do veículo seja menor do que aquela que a posse de um automóvel conferem.

Eu nao fico muito contente em pagar revisões de 700 euros. Essa parte e mudar pneus etc preferia car sharing :D.

O truque está no precisar no carro durante o dia. É exactamente esse o mal: ser normal precisarem de 1 carro para ir para o trabalho. Muitos precisam claro (vendedores etc).

Mas muita gente nao precisa. É isso que distingue Paises de GDP alto e GDP baixo. O pensamento que precisar de 1 carro no dia a dia é normal.

E sim vivi em Lisboa 1 ano sem carro :D

Last edited:
Uma coisa é comprar um carro usado que, a partir daquela data, é nosso e sabemos tudo o que lá acontece. Lava-se aquando da compra e está feito (não fiz isso em nenhum dos meus [:D][:D][:D]).
Outra coisa é andar com um carro simplesmente não é de ninguém e, por isso, não fazes ideia do que poderão ter estado a fazer naqueles estofos uns minutos antes de o teres ido buscar. Agora multiplica isso pelo número de vezes que precisares de um carro por dia [:D][:D]

De qualquer maneira, indo ao que realmente interessa, não sinto grande repugnância pelo conceito, desde que o preço não seja maior nem a disponibilidade do veículo seja menor do que aquela que a posse de um automóvel conferem.

A ideia disto é dar uma alternativa a quem mora nas cidades (cada vez mais gente) e não tem carro, mas precisa pontualmente por períodos curtos, onde o aluguer diário não compensa.

Last edited:
Em Portugal ter carro é barato. As IPO sao ficticias, a mao de obra de amigos do alheio, é possivel estacionar em qualquer lado.

Agora em muitos Paises ou cidades tipo Zurique, Suecia, Noruega, o ter carro implica 1 factura anual pesada.

Superfast, confesso que às vezes fico sem perceber os teus comentários...

falas e criticas a malta que acha que precisa de um carro para ir trabalhar todos os dias, mesmo que ande apenas uma meia hora por dia (tendo em conta a elevada qualidade e preços acessíveis dos transportes públicos em Portugal [:D]...), mas depois fartas-te de dizer que compraste um Corsa para andar no Porto, mesmo sendo para uso ocasional (fins-de-semana presumo)!

Eu diria que dás uma no cravo outra na ferradura [:D]

O Corsa é para a minha mãe. Não é para mim :D Eu é que vou a Portugal todos os 3 fins de semana. Isto de lavar WCs na Suiça dá guito :D

Um forum nunca da para conhecer as pessoas. O que muda 1 sociedade é ideais. Porque é que o car sharing funciona em Zurique? Porque o pessoal luta por isso.

Se toda a gente for como aqui no forum é impossivel adoptar car sharing. Car sharing implica deixar de ser egoista e pensar no ambiente. Isso é 1 ideal.

A mim sabe-me bem pegar no carro e ir trabalhar de carro mas depois penso na poluição que o GLA faz e vou de metro e aproveito para postar caralhadas neste forum. O dia corre-me muito melhor.

E nao percebo como é que muita gente nao pensa igual. E tao fixe ir no tram e ler os posts do forum. É 1 pouco diferente de todos os foruns automoveis que eu frequento o que nos faz de nos Portugueses muito peculiares no mundo.

Mas nao te preocupes que nao e so no forum. O tuga emigrante aqui em Zurique também e muito engraçado. Todos querem comprar um m4 ao fim de 12 meses..estao-se a borrifar p o car sharing.....ter carro proprio e potente faz crescer a dita cuja...:D

O Corsa é para a minha mãe. Não é para mim :D Eu é que vou a Portugal todos os 3 fins de semana. Isto de lavar WCs na Suiça dá guito :D

Um forum nunca da para conhecer as pessoas. O que muda 1 sociedade é ideais. Porque é que o car sharing funciona em Zurique? Porque o pessoal luta por isso.

Se toda a gente for como aqui no forum é impossivel adoptar car sharing. Car sharing implica deixar de ser egoista e pensar no ambiente. Isso é 1 ideal.

A mim sabe-me bem pegar no carro e ir trabalhar de carro mas depois penso na poluição que o GLA faz e vou de metro e aproveito para postar caralhadas neste forum. O dia corre-me muito melhor.

E nao percebo como é que muita gente nao pensa igual. E tao fixe ir no tram e ler os posts do forum. É 1 pouco diferente de todos os foruns automoveis que eu frequento o que nos faz de nos Portugueses muito peculiares no mundo.

Mas nao te preocupes que nao e so no forum. O tuga emigrante aqui em Zurique também e muito engraçado. Todos querem comprar um m4 ao fim de 12 meses..estao-se a borrifar p o car sharing.....ter carro proprio e potente faz crescer a dita cuja...:D

Como eu gostava ir de metro para o trabalho... pena que a estação mais próxima fique a mais de 60kms, mas de certeza que a culpa é minha [:D]

Em Portugal ter carro é barato. As IPO sao ficticias, a mao de obra de amigos do alheio, é possivel estacionar em qualquer lado.

Agora em muitos Paises ou cidades tipo Zurique, Suecia, Noruega, o ter carro implica 1 factura anual pesada.

Diz antes quem em Portugal as pessoas têm a oportunidade de escolher se querem gastar muito ou pouco num carro, dependendo dos km que fazem é claro.
Eu penso que é possível em Portugal ter um carro para pequenas deslocações para o trabalho, gastando +/- o mesmo que de transporte público, o problema é que são muitos raras as situações em que isto acontece, porque as pessoas preferem andar com carros melhores.

mas isto significa que o mercado automóvel está bem? Não...
Significa que na vasta maioria do território temos uma péssima rede de transportes públicos, cara, ou mesmo inexistente.
Para teres uma ideia, eu vivo a 5/10 minutos de carro do centro do Porto (5km +/-), acontece que se tiver de me deslocar de transportes públicos (o mais barato) tenho de correr a uma empresa de autocarros privada (1 carreira ou mesmo 2) + STCP ou metro (ou mesmo os 2). De passe mensal de momento não sei ao certo, mas não sei se chegarão 75€ para tudo, e a somar a isto, no mínimo demoro 1h em transportes públicos quando posso fazer o percurso em 10 minutos.
Nos últimos anos deslocava-me para cerca de 12km de casa, de carro são 10/15 min (20/25 com o trânsito normal de hora de ponta) de transporte público são 2 horas! com cerca de 2km a percorrer a pé. Estava bem lixado se não tivesse carro...

Atenção que eu concordo com o car sharing, e também acho que será o futuro nos países mais desenvolvidos do mundo.
E também gostava de poder usufruir de uma boa rede de transportes colectivos, mas cá não há, e como é inviável fazer uma boa rede de um dia para o outro sem custos incomportáveis para o nosso país, é melhor continuarmos a ir para o trabalho cada um no seu carro mais ou menos poluente, afinal de contas temos a sorte de não sofrer muito com engarrafamentos (comparando com os países de 3º mundo é claro [:D]) a parte de consultar o FAHO nas deslocações, será possível quando tivermos carros autónomos [;)]

Infelizmente o nosso problema não é mentalidade, é sim um atraso secular de desenvolvimento do sector de transportes!
Perdemos o comboio dos transportes colectivos (preferiram enterrar-nos a fazer auto-estradas...) que ainda estamos (e estaremos) a pagar a factura!

Há muitos factores. E o Porto ja tem metro. Antes de 2002 era mesmo complicado. Mas mesmo assim o metro demora imenso a chegar ao aeroporto e muitas zonas nao sao cobertas.

Comparando com aqui (para dar exemplos concretos) tem a ver com legislação e fiscalização. Depois ha outros pormenores: O Porto é muito chuvoso o que torna usar o carro convidativo.

Eu vivo aqui ha 6 anos e nao tenho guarda chuva. Ir a qualquer lado a pé (até 3 kms) é convidativo. Eu nao me estou a ver a fazer Foz - Areosa a pé À noite e aqui faço quase todas as semanas. O Clima é completamente diferente. Aqui convida bastante para andar a pé. Aqui há obcessao por hiking etc.

Depois tudo foi feito para dar prioridade aos trams e autocarros enquanto no Porto e o contrario. Basta ver a recta Areosa - Travagem. Quantas filas eu passei la.

Aqui se um carro tiver que fazer 1 kms as voltas para o autocarro ter o corredor livre durante uns 50 metros fazem-no. Para fazer 200 metros que fazes em 3 minutos a pe as vezes demora 30 minutos de automovel.

Basicamente complicam a vida para quem tem carro. Todos os semaforos tem radar de vermelho, ha radares de 50 km/h de 500 em 500 metros. Em Portugal o povo revoltava-se todo se para fazer 1 recta de 200 metros tivesse que fazer voltas durante 20 minutos. Aqui complicam tanto que e melhor andar a pe.

Back