O carro mais económico possível

zedmamed

New member
Boa tarde a todos,

Venho aqui uma vez mais pedir a vossa ajuda de entendidos na matéria.

Estou a pensar adquirir um segundo carro cujo propósito será apenas e só para fazer as deslocações diárias casa-trabalho-casa com o menor custo possível.

Quando refiro custo, refiro-me a preço de aquisição, consumos, manutenção (incluindo fiabilidade), seguro, selo, o melhor compromisso entre todos estes pontos, não me interessa muito o design ou qualidade de construção, se tem ar condicionado ou vidros eléctricos (quanto menos peso melhor :P).

Até gostaria de eventualmente criar um protejo ao contrario daquilo que é normal, onde em vez de retirar a maior potencia possível, seria optimizar os consumos ao máximo, através da redução de peso, mapeamento do motor para poupança, etc...etc... mas isto é só uma possibilidade que não sei se se concretizará.

Entretanto e com alguma pré investigação criei a seguinte lista que vou apresentar pela ordem de preferência (do mais interessante para o menos, segundo o meu gosto):

NOTA: eventualmente poderei querer também um carro que me permita a mim (nabo total) poder aventurar-me e começar a fazer a manutenção preventiva em casa, pelo que se for um motor pouco complexo e fácil de mexer também poderá ser uma mais valia (bem sei que neste caso o smart acaba por ficar excluído).

A lista seria:

- VW Lupo 1.4 TDI;
- VW Polo 9N 1.4 TDI;
- Smart Fortwo cdi;
- Citroen Saxo 1.5 D.

São tudo carros com valores de compra algures entre os 1000€ e os 3000€.

Qual achariam ser a melhor escolha para o pretendido? Se houver outras alternativas, digam de vossa justiça.

Espero que este tópico possa ajudar outras pessoas com a mesma duvida entre estes modelos.

Desde já obrigado a todos.

- VW Lupo 1.4 TDI - muito económico e boa fiabilidade, mas preços habitualmente inflacionados
- VW Polo 9N 1.4 TDI; - Idem
- Smart Fortwo cdi; - caixas auto. problemáticas e não consegue ser muito mais económico que os 1.4 TDI. Para além de que estes são bem mais polivalentes
- Citroen Saxo 1.5 D - melhor economia de utilização (entre consumos e manutenção), mas segurança muito pobre

Vê também outros pequenos Diesel da época como Fiat Punto, Opel Corsa, Peugeot 106 (só com motor 1.5D), etc.

Acho o Smart o menos fiável de todos. Acho o Saxo o mais económico, mas como referiram o nível de segurança é muito baixo.

Entre as 4 opções tentava o Polo, ou então porque não um Fabia ou Ibiza com a mesma motorização? Provavelmente são mais fáceis de encontrar a preço mais baixo que o Polo e é exactamente a mesma base do Polo.

Tens também o Lupo 3L, com o 1.2 TDI e redução de peso (jantes, sem VE, etc).

No entanto lembro-me de ler que a caixa auto é problemática. Existem alguns com caixa manual, mas não sei se terá sido conversão após avaria.

Conheço quem tinha um e estava satisfeito com ele, não lhe tinha dado despesas extra e conseguia consumos muito aproximados aos 3L

Boa tarde a todos,

Venho aqui uma vez mais pedir a vossa ajuda de entendidos na matéria.

Estou a pensar adquirir um segundo carro cujo propósito será apenas e só para fazer as deslocações diárias casa-trabalho-casa com o menor custo possível.

Quando refiro custo, refiro-me a preço de aquisição, consumos, manutenção (incluindo fiabilidade), seguro, selo, o melhor compromisso entre todos estes pontos, não me interessa muito o design ou qualidade de construção, se tem ar condicionado ou vidros eléctricos (quanto menos peso melhor :P).

Até gostaria de eventualmente criar um protejo ao contrario daquilo que é normal, onde em vez de retirar a maior potencia possível, seria optimizar os consumos ao máximo, através da redução de peso, mapeamento do motor para poupança, etc...etc... mas isto é só uma possibilidade que não sei se se concretizará.

Entretanto e com alguma pré investigação criei a seguinte lista que vou apresentar pela ordem de preferência (do mais interessante para o menos, segundo o meu gosto):

NOTA: eventualmente poderei querer também um carro que me permita a mim (nabo total) poder aventurar-me e começar a fazer a manutenção preventiva em casa, pelo que se for um motor pouco complexo e fácil de mexer também poderá ser uma mais valia (bem sei que neste caso o smart acaba por ficar excluído).

A lista seria:

- VW Lupo 1.4 TDI;
- VW Polo 9N 1.4 TDI;
- Smart Fortwo cdi;
- Citroen Saxo 1.5 D.

São tudo carros com valores de compra algures entre os 1000€ e os 3000€.

Qual achariam ser a melhor escolha para o pretendido? Se houver outras alternativas, digam de vossa justiça.

Espero que este tópico possa ajudar outras pessoas com a mesma duvida entre estes modelos.

Desde já obrigado a todos.

Nunca iria para um tdi para esse proposito (turbo, egr, injeção direta)

um diesel atmosferico é uma hipótese...

Uma motita 125cc ainda se enquadra melhor nessa componente poupança...ainda mais como segundo veiculo...

Já agora qual é o primeiro veiculo aí de casa?

Estás numa de alemães...e a diesel...

Não compensa estarmos a sugerir, porque nem km expetáveis diários referes, se é para andar sozinho ou com mais alguem, se é so cidade ou tens estradas nacionais ou vias rapidas...

esses tdi nessa gama de preços e gama têm dois problemas à partida, a quilometragem e a idade, para não referir o provável número de proprietários/condutores.

Preferia um mercedes 190 D do que qualquer um desses referidos.

Manutenção e peças baratas.

Agora, o barata sai caro.

Nunca iria para um tdi para esse proposito (turbo, egr, injeção direta)

um diesel atmosferico é uma hipótese...

Uma motita 125cc ainda se enquadra melhor nessa componente poupança...ainda mais como segundo veiculo...

Já agora qual é o primeiro veiculo aí de casa?

Estás numa de alemães...e a diesel...

Não compensa estarmos a sugerir, porque nem km expetáveis diários referes, se é para andar sozinho ou com mais alguem, se é so cidade ou tens estradas nacionais ou vias rapidas...

esses tdi nessa gama de preços e gama têm dois problemas à partida, a quilometragem e a idade, para não referir o provável número de proprietários/condutores.

Tens toda a razão esqueci-me de referir que faço uma média de 30 km por dia sempre dentro de localidades mas estradas que permitem ir quase sempre a rolar, quase sempre sozinho.

O meu carro actual é um Polo GTI AW1.

Em economia e fiabilidade nada vai bater um PSA 1.5D

Tive um AX 1.5d e era capaz de fazer consumos abaixo dos 4L/100 (apenas condutor) e acabei com uma media no total da tuilizacao do carro de 4.25 L/100

Ainda cheguei a fazer uma viagem grande (220 km para cada lado) com 5 pessoas e foi onde mais custou ao carro mas nunca se negou a nada.

Em economia e fiabilidade nada vai bater um PSA 1.5D

Tive um AX 1.5d e era capaz de fazer consumos abaixo dos 4L/100 (apenas condutor) e acabei com uma media no total da tuilizacao do carro de 4.25 L/100

Ainda cheguei a fazer uma viagem grande (220 km para cada lado) com 5 pessoas e foi onde mais custou ao carro mas nunca se negou a nada.

E essa questão de segurança que falam, é algo de muito escandaloso/perigoso?

Eu fiz alguns km num Peugeot 106 1.1 se for equivalente, não é nada que me choque para os percursos que faço, visto que jamais irei fazer estrada com ele.

Esqueci-me que um Fiat Punto 1.3 Mjet, também poderá ser uma opção, se bem que neste se calhar convém fazer logo o investimento de trocar a corrente por prevenção. De resto será fiável?

Tens também o Lupo 3L, com o 1.2 TDI e redução de peso (jantes, sem VE, etc).

No entanto lembro-me de ler que a caixa auto é problemática. Existem alguns com caixa manual, mas não sei se terá sido conversão após avaria.

Conheço quem tinha um e estava satisfeito com ele, não lhe tinha dado despesas extra e conseguia consumos muito aproximados aos 3L

O 3L de origem, só com caixa auto... [;)]

Mas de facto, após avaria da mesma, alguns aplicavam a caixa manual.

Eu fiz alguns km num Peugeot 106 1.1 se for equivalente, não é nada que me choque para os percursos que faço, visto que jamais irei fazer estrada com ele.

Esqueci-me que um Fiat Punto 1.3 Mjet, também poderá ser uma opção, se bem que neste se calhar convém fazer logo o investimento de trocar a corrente por prevenção. De resto será fiável?

Qualquer que seja a compra, o melhor é sempre contar com troca de distribuição e fluídos... assim sabe-se logo de que base se começa...

É que não raras as vezes dizem que foi feito... ou feito recentemente, mas a verdade poderá bem ser outra.

Um 1.0 a GPL.

Também pensei no Yaris 1.0 VVTI foi o meu primeiro carro, sei que era económico mas na altura era estudante e só punha aos 10€ de cada vez :D, não tenho bem noção das médias, mas se calhar uns 6 litros fará.

Qualquer que seja a compra, o melhor é sempre contar com troca de distribuição e fluídos... assim sabe-se logo de que base se começa...

É que não raras as vezes dizem que foi feito... ou feito recentemente, mas a verdade poderá bem ser outra.

Sim, é verdade. Irei sempre fazer uma revisão grande para substituir fluidos, filtros, velas, e eventualmente correias e bomba de agua. Seja qual for o carro.

Last edited:

para o que queres, sem qualquer dúvida nenhuma, saxo ou 106. A segurança é igual, é tudo igual, é o mesmo carro com aspecto diferente.
Apesar de ser já bastante leve, ainda consegues alterar muita coisa para o tornar ainda mais leve.

Depois falta a parte que só tú é que consegues controlar, que é a condução. Tens que a adequar ao carro e ao trajecto.

Quanto à fiabilidade, é preciso ver o carro, ver o que foi feito e o que é preciso fazer, para ter uma ideia se é fiável ou não.
Um saxo é, à partida, o mais fiável de todos. Um saxo mal comprado é um poço sem fundo de problemas e contas, tal como qualquer carro mal tratado independentemente de ser trabant ou rolls royce.

Um pouco "off topic"... mas o Citroen ZX sofria do mesmo problema que o SAXO/106 na suspensão traseira?

Lembrei-me disso agora, a tentar recordar que viaturas tinham recebido o 1.5D... e como o dito está no ZX... veio isso à "baila".

Qual problema diferente dos outros?
Há carros sem casquilhos no eixo traseiro? [:D]

Sim, se o dono deixar andar, o problema agrava-se a ponto de ser demasiado caro reparar. o sistema é semelhante no saxo, 106 e zx

Back