O "chico-espertismo" português

passat

New member
Ao ler o forum sobre as matriculas sem ano nem mês do primeiro registo, lembrei-me de criar um sobre as letras que, estranhamente ficam com a cor esbatida. ;)

Mais importante que ter o mês e o ano (apesar de ser obrigatório por força da lei), é ter todos os algarismos e letras da matricula bem visíveis. Porém, a autoridade que tem o dever de fiscalizar,tudo leva a querer que nada faz, dada a quantidade de carros a circular nestas condições.

É obvio que esta situação deve-se apenas à tentativa de tentar escapar ao registo fotográfico de controlo de velocidade. Eu sei que a autoridade esconde o radar, que não tem o procedimento mais correcto, que existe uma caça à multa em vez de prevenção rodoviária. Mas isso não é motivo para a malta andar com a matricula "alterada". É o "chico-espertismo" a funcionar em pleno.

A actuação da polícia não é coerente pois se querem caçar a malta, têm que identificar o automóvel através da matricula que, muitas vezes está um pouco "modificada". [8]

Ah! Já agora, nada tenho contra os carros importados. Para mim, um carro é um carro, independentemente da sua proveniência. ;)

Eu tambem não percebi...

Podes explicar melhor?:)

ar156ob4.gif

Um tópico não tem necessáriamente que ser respondido. Pode e deve é ser comentado.;)

Eu explico: trata-se de um tópico que pretende alertar para o "chico-espertismo" que prolifera nas nossas estradas. Os números ou letras da matricula apagados ou sumidos é apenas uma situação entre muitas.

Para dar mais margem para o pessoal poder comentar, altero o nome do tópico para o chico-espertismo português.:)

então eu respondo:

se realmente existisse caça à multa, a polícia passava 24 horas por dia a multar e precisaria de multiplicar consideravelmente o seu número de efectivos. vejo tantas tantas tantas tantas situações passíveis de multa, em que mesmo a polícia, quando lá passa, nada faz, que não percebo as vossas queixas.

cumps

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

então eu respondo:

se realmente existisse caça à multa, a polícia passava 24 horas por dia a multar e precisaria de multiplicar consideravelmente o seu número de efectivos. vejo tantas tantas tantas tantas situações passíveis de multa, em que mesmo a polícia, quando lá passa, nada faz, que não percebo as vossas queixas.

cumps
O problema é mesmo esse. Em vez de multarem situações que poem de facto em risco os utentes da estrada, optam por colocar radares em locais onde se pode e deve exceder largamente os limites impostos. Mas se mesmo assim te custa perceber... [|)]

Na minha opinião, existe caça à multa. Quando uma patrulha esconde um radar, está a fazer caça à multa. Podem vir com o argumento de que se circular dentro dos limites adissiveis por lei, não terei problema. Porém, a questão não deixa de existir, uma vez que a autoridade muitas vezes não tem um comportamento de boa fé.

Dou um exemplo que se passou comigo: há uns tempos, circulava eu na A1 no sentido sul-norte na faixa da direita a cerca de 120 km/h por volta das 21 horas quando um carro se aproximou de mim, não guardando a distância de segurança; cada vez se aproximava mais, como que a pressionar-me para eu andar mais depressa; esta situação durou cerca de 5 minutos; o carro aproximava-se e afastava-se um pouco como que a "picar"; continuei com a mesma velocidade e o carro acabou por me ultrapassar; nesse momento, apercebi-me que era o carro da brigada a paisana. Já me tinham falado nesta técnica, mas nunca pensei que fosse possível acontecer. como já era tarde, não me apercebi que era a BT que vinha atrás de mim.

Com isto não quero dizer que se multa por tudo e por nada mas, sabemos que muitas vezes a conduta dos agentes da autoridade não é a melhor. Em tudo deve imperar o bom senso.

p.s.: pegando no titulo do topico, podemos dizer que o chico-espertismo é transversal;)

citação:Originalmente colocada por Hurricane

então eu respondo:

cumps
O problema é mesmo esse. Em vez de multarem situações que poem de facto em risco os utentes da estrada, optam por colocar radares em locais onde se pode e deve exceder largamente os limites impostos. Mas se mesmo assim te custa perceber... [|)]

[^][^][^]

Exactamente!;)

Em vez de multarem situações que poem de facto em risco os utentes da estrada, optam por colocar radares em locais onde se pode e deve exceder largamente os limites impostos.
[}:)][}:)][}:)][}:)]
e quem és tu para decidir onde "podes e DEVES exceder LARGAMENTE os limites impostos"?
o gajo do saxo cup que se espetou contra o taxi em carriche também "achou que podia exceder os limites impostos". olha, matou 2 pessoas..

e quem és tu para decidir onde "podes e DEVES exceder LARGAMENTE os limites impostos"?
o gajo do saxo cup que se espetou contra o taxi em carriche também "achou que podia exceder os limites impostos". olha, matou 2 pessoas..
E quem és tu para achar que "o gajo" excedeu os limites impostos, e mais ainda para concluir que tenha sido essa a causa do acidente?[|)][|)][|)]

sim, é mesmo a 50 que se vão despistar levantar voo e aterrar em CIMA de outro carro.
junte-se a isso o facto de ser um saxo cup com "jovens" dentro, e não é preciso dizer muito mais.

sim, é mesmo a 50 que se vão despistar levantar voo e aterrar em CIMA de outro carro.
junte-se a isso o facto de ser um saxo cup com "jovens" dentro, e não é preciso dizer muito mais.
Pois não. Basta responder à minha pergunta! É pedir muito?[|)]

Boas,

Eu ainda consigo compreender e aceitar a parte do "pode", agora a parte do "deve" é me deixa extasiado e não consigo deixar de [^][^][^]
Quando vejo que existem individuoss a pensar assim, então não consigo vislumbrar "luz nenhuma ao fim do tunel" para os nossos problemas rodoviários.
Mas a verdade é que vejo condutores assim todos os dias
- Vejo-os nos parques de estacionamento em que os esquemas de circulação e sinalização dos mesmos estão lá para ser... evitados
- Vejo-os todos os dias a preferir a esquerda mesmo que hajam duas direitas livres, então a subir o Monsanto é obra, 40kmh/50kmh na fila do meio, até a porcaria dos autocarros na faixa de lentos bem à direita vão mais depressa
- Sinalização e Sinais vermelhos, claro é de evitar
- Manobras perigosas então, saiam-me todos da frente
- Velocidades muito acima dos limites claro que sim, e o mais frequentemente possivel especialmente dentro de localidades
- Ultrapassagens em entroncamentos e passadeiras.
- Para quê os Auriculares Bluetooth e mãos livres, de telemóvel ao ouvido é que dá estilo.
- etc

Pronto já sabemos todos que a lei está errada e que a culpa da sinistralidade é da caça à multa

Abraço

Boas
Agora falando do "chico-espertismo" do passat.
Isto das matriculas esbatidas e descascadas, os unicos "chico-espertos" que vejo são os fabricantes e fornecedores das mesmas que em vez de fazerem um produto de qualidade fazem uma "treta" que nada dura mas que são mais baratas e fazem o mesmo serviço que matriculas feitas com qualidade.
Depois é vê-los nas IPOs a serem chumbados por isso e ainda primeiro a passarem graxa aos inspectores para tal não acontecer e mais tarde todos indignados.

Abraço

E quem és tu para achar que "o gajo" excedeu os limites impostos, e mais ainda para concluir que tenha sido essa a causa do acidente?[|)][|)][|)]
Mantendo o offtopic: Já viste as imagens daquilo?:(
Achas que ia a 50 ou menos?[8]

citação:Originalmente colocada por passat

Dou um exemplo que se passou comigo: há uns tempos, circulava eu na A1 no sentido sul-norte na faixa da direita a cerca de 120 km/h por volta das 21 horas quando um carro se aproximou de mim, não guardando a distância de segurança; cada vez se aproximava mais, como que a pressionar-me para eu andar mais depressa; esta situação durou cerca de 5 minutos; o carro aproximava-se e afastava-se um pouco como que a "picar"; continuei com a mesma velocidade e o carro acabou por me ultrapassar; nesse momento, apercebi-me que era o carro da brigada a paisana.

Já me aconteceu!
Era uma Audi A4 avant 1.8T
A1 (Aveiro->Porto)

citação:Originalmente colocada por Cahib
: Já viste as imagens daquilo?:(
Achas que ia a 50 ou menos?[8]
Não vou em "achismos". Ou ia, ou naõ ia. Não temos forma de saber, da mesma forma que provavelmente nunca se saberá ao certo o que causou o acidente (de repente diria que o condutor fez a curva para o lado errado, mas não passa de especulação, tal como a velocidade).

Voltar
Superior