O Citroën BX

citação:Originalmente colocada por Citroenigma

Achei importante abrir um tópico dedicado exclusivamente a este grande modelo da Citroën!:)
Acho que é resistente, confortável, bonito, fácil de conduzir e fácil de manter se formos nós próprios a dar-lhe a manutenção!
Sei que hoje em dia poucos são os admiradores deste modelo e que muitos o consideram um chasso! Mas custa-me ver este tipo de carros a irem parar a mãos de desconhecedores e até ao lixo, como acontece nos dias de hoje!:(
Que é que têm a dizer sobre o BX? Dêem o vosso contributo de forma respeitosa, claro!

Download Attachment: bx10x.jpg
7.53 KB
O meu pai teve um(axo k era esse) um 2.2d ou td não me recordo pk ainda era mt novo, ele adorava o carro, infelizmente vendeu e dps arrependeuse...

citação:Originalmente colocada por Corracer

citação:Originalmente colocada por Citroenigma

Achei importante abrir um tópico dedicado exclusivamente a este grande modelo da Citroën!:)
Acho que é resistente, confortável, bonito, fácil de conduzir e fácil de manter se formos nós próprios a dar-lhe a manutenção!
Sei que hoje em dia poucos são os admiradores deste modelo e que muitos o consideram um chasso! Mas custa-me ver este tipo de carros a irem parar a mãos de desconhecedores e até ao lixo, como acontece nos dias de hoje!:(
Que é que têm a dizer sobre o BX? Dêem o vosso contributo de forma respeitosa, claro!

Download Attachment: bx10x.jpg
7.53 KB
O meu pai teve um(axo k era esse) um 2.2d ou td não me recordo pk ainda era mt novo, ele adorava o carro, infelizmente vendeu e dps arrependeuse...

Se era diesel ou era o 1.8 Turbo Intercooler, ou então o 1.9d.

Até hoje só endei em 2 BX´s. O 1.6gti e o 16TRS. O16TRS é deveras confortável. Sendo eu possuidor de 1 citroen xantia (activa k é 1 pouco mais duro) fikei impressionado com o conforto do TRS. É uma coisa de outro mundo.
CUMPS

É pena mas só hoje conheci o tópico.

É pena mas só hoje conheci o tópico.

Tenho um BX 11 de 1989, que comprei novo com o objectivo de fazer diariamente a marginal Cascais/Lisboa. Já tive Mercedes, Volvo, Datsun/Nissan, Mazda, e este foi o melhor carro que tive até hoje; de tal forma que vou deixá-lo para clássico, pois, como esteve sempre na minha mão, nunca teve batidas, está em óptimo estado, até a pintura é a de origem! UM AMIGO NUNCA SE ABANDONA!!

Nunca tive nenhum BX mas um tio meu comprou um 16 TRS em 1987 e andei muito nele. Tinha uma cor cinza/azulada.

A primeira vez que o vi fiquei siderado, o meu pai tinha um Fiat 128 Sport de 1973 portanto imaginam o contraste. [:D]

O BX tinha 4 vidros eléctricos, fecho central, tecto de abrir eléctrico que corria e levantava, avisador de portas abertas, lâmpada de leitura de mapas, porta-moedas, regulação do apoio lombar no banco do condutor, quatro encostos de cabeça, apoio de braço traseiro, vidros num tom castanho, aileron traseiro, jantes em liga leve e um quadrante bastante completo.

Os tecidos dos bancos e forros eram agradáveis mas o mais surpreendente era o conforto da suspensão hidráulica, o carro rolava com uma suavidade tal em paralelo que quando passava para o Fiat do meu pai parecia estar a andar de carroça! [:)]

Deu alguns problemas com as pequenas janelas plásticas do pilar C que se riscavam e degradavam facilmente.

Esse meu tio hoje em dia tem uma fábrica em Guimarães, um Audi A4 TDI mas regularmente conduz o seu BX que, segundo ele, ainda lhe proporciona grande conforto e prazer de condução. [;)]

viva!

engraçado, os meus pais tomam conta de um BX 1.4 RE de uns familiares nossos, que estão imigrados :) aquilo tem um conforo notável mesmo!! e gosto muito de brincar com a suspensão :)
bem, o carro já não sei quantos anos tem, mas julgo ser de 87 ou 88, portanto, terá á volta de 20 anos, e tem, salvo erro, cerca de 40milKm !!! é bom, não é? ok que é um carro básico em tudo, mas está em óptimo estado e mais confortavel não há!
Já agora, como curiosidade, quando estudei na Univ, achav piada a muitos professores terem BX :) todos apareciam com outros carros também, mas muitas vezes andavam era de BX. Porque será? lol

na semana passada , passou aqui um em coimbra a JARDAR, o som era algo assustador... qnd me virei de costas pra ver o que era , fiquei mesmo surpreendido ao ver que era um bx, aquela velocidade, parecia que ia louco

Nunca tive nenhum BX mas um tio meu comprou um 16 TRS em 1987 e andei muito nele. Tinha uma cor cinza/azulada.

A primeira vez que o vi fiquei siderado, o meu pai tinha um Fiat 128 Sport de 1973 portanto imaginam o contraste. [:D]

O BX tinha 4 vidros eléctricos, fecho central, tecto de abrir eléctrico que corria e levantava, avisador de portas abertas, lâmpada de leitura de mapas, porta-moedas, regulação do apoio lombar no banco do condutor, quatro encostos de cabeça, apoio de braço traseiro, vidros num tom castanho, aileron traseiro, jantes em liga leve e um quadrante bastante completo.

Os tecidos dos bancos e forros eram agradáveis mas o mais surpreendente era o conforto da suspensão hidráulica, o carro rolava com uma suavidade tal em paralelo que quando passava para o Fiat do meu pai parecia estar a andar de carroça! [:)]

Deu alguns problemas com as pequenas janelas plásticas do pilar C que se riscavam e degradavam facilmente.

Esse meu tio hoje em dia tem uma fábrica em Guimarães, um Audi A4 TDI mas regularmente conduz o seu BX que, segundo ele, ainda lhe proporciona grande conforto e prazer de condução. [;)]
Enumeras-tes os grandes pontos fortes deste carro entre eles o equipamento para a época; meu ainda trazia espelhos elétricos, uns bancos envolventes, e uma suspenção surpreendente, foi a partir deste carro que comecei a ver o significado que atribuiam a esta marca.[;)]

Apesar de ainda não ter carta, dos carros em que andei, o BX foi o que mais me marcou. Cá em casa havia um preto, 19 TZD (é raro vê-los)...andou na praça uns valentes anos, depois ficou todo pretinho e virou carro de passeio.

Foi o primeiro carro que conduzi, infezlimente nunca tive oportunidade de o testar a sério (não tinha idade nem conhecimento para o fazer), ainda assim das voltas que dei fiquei deliciado com a máquina...aquela suspensão era uma delicia, confirmei isso quando comecei em andar noutros carros...

Infelizmente acabou por ir ser despachado na compra doutro carro...depois disso vi-o uma vez e fiquei com vontade de esperar plo dono, pra me deixar o contacto...acho que mais tarde ou mais cedo hei-de arranjar maneira de voltar a ter aquele grande BX :)

PICT0094.jpg

Editado pela última vez por um moderador:
Andei durante algum tempo com um GTI1.6 e aquilo além de super confortável, andava muito bem. Realmente a Citro, andou sempre um pouco à frente das outras marcas em alguns aspectos.

O meu pai teve 2 BX.....O 1º veio substituir outro grande Citroen, um GSA X3...motor 1.3 arrefecido a ar....excelente!! Foi um BX 14 Jet Set de 89 preto. Como foi comprado usado já nao trazia os logos Jet Set nem a risca vermelha, mas estava como novo, teve 2/3 anos na nossa mão e foi substituido porque a direcção não era assistida e o meu pai já tinha dificuldades em fazer certas manobras...veio um BX GTI 1.6 115cv...era carro de serviço no Filinto Mota, cinza prata e todo equipado....grandes saudades que me deixou esse carro...tinha um ronco espectacular. Uma suspensão um pouco mais dura que o 14 mas bastante confortavel.

Citroen Bx...

Adoro esse carro.. andei algumas vezes à pendura, e aquela suspensão sempre me deixou fascinado... andar em paralelos? nem se sentia nada ehehehe

Abraço

Última edição:

É...
A Citroen nos anos 70, 80 apropriou-se de uma série de conceitos visuais explorados pelos ateliers italianos da Pininfarina e Bertone para dar forma aos seus modelos.

pinin1800_01.jpg
68pininfarina_blmc-1100_berlina_aerodinamica_01.jpg

O Pininfarina BMLC 1800 e o mais compacto 1100 foram explorações da Pininfarina no campo da aerodinâmica. Desenvolvidos no final dos anos 60 foram magistralmente aproveitados na década seguinte pela Citroen para dar corpo ao CX e GS.

Mesma história para o Tundra da Bertone
1979_Bertone_Volvo_Tundra_05_.jpg

O concept foi desenvolvido a pensar na Volvo, e que a Bertone tentou vender à marca, mas acabou por ser recusado.
Entra novamente a Citroen em jogo. E voilá, sai um Bx.

A Citroen, apesar de francesa é fortemente marcada na sua história pelo styling e design italiano.
O DS de 1955 foi desenhado por um escultor tornado designer automóvel chamado Flaminio Bertoni (não confundir com Bertone), e posteriormente, temos uma série de modelos baseados em conceitos criados pela Pininfarina e Bertone.
Esta relação com os italianos, se não estou em erro, acabou com o Xantia, desenhado também pela Bertone.

Após esse, o caminho tem sido o de potenciar os genes franceses.
Mesmo que, na realidade, o que tenhamos visto é uma aproximação aos germânicos.

Voltar
Superior