O Citroën BX

Aquilo é codificador anti arranque e não um computador de bordo, que os Xantias ainda trouxeram! Tinha de se marcar o código antes de pôr o carro a trabalhar, caso contrário não pegava! É um excelente sistema anti-gatunos!

Tinha comando à distância para fechar as portas, que na altura nenhum ou muito poucos carros possuíam!

Esse auto-rádio nos anos 80 era topo de gama, porque tinha pré-sintonia digital, para além de terem começado a mostrar os números digitalmente! Não havia melhor que aquilo! Quem me dera ter um carro daquele modelo, ou um Sport, ou um Leader, ou um 4x4, ou um Jet Set, etc! Só aquele quadrante tira-me do sério!

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por Citroenigma

Aquilo é codificador anti arranque e não um computador de bordo, que os Xantias ainda trouxeram! Tinha de se marcar o código antes de pôr o carro a trabalhar, caso contrário não pegava! É um excelente sistema anti-gatunos!
Esse sistema anti-arranque percorrei a quase totolidade das gamas Citroën e Peugeot, mesmo nos Saxo e 106...

É porreiro, mas também é fonte de alguns problemas que levaram a PSA a abandoná-lo.

citação:Originalmente colocada por Citroenigma

Tinha comando à distância para fechar as portas, que na altura nenhum ou muito poucos carros possuíam!
E abrir, não [?] :D ;) :)

O primeiro carro a ter comando do fecho centralizado na chave foi o R18 Turbo.

citação:Originalmente colocada por telmauto

Desculpem a insistência mas aquele módulo com botões é o C.B. vou tentar postar um scan...

É o CB sim sr. no Bx o CB foi apresentado em 09/84 no modelo 19GT, esse da foto é um digit q saiu para venda em 09/85.

Na 2ª fase o CB passa para o sitio do porta moedas.
img431.gif

Cada vez gosto mais dos BX! E fico surpreendido por já ser um computador de bordo, com um sistema ainda rudimentar, mas muito avançado para a época! Aquelas teclas pareciam-me mesmo o sistema anti-arranque de código, mas pelos vistos estava enganado! Essa coisa do código anti-arranque é um pouco chata, quando estamos com pressa, (falo por experiência própria), esqueço-me frequentes vezes de o digitar e como é óbvio o carro não pega sem o código! Não obstante é um sistema de segurança impressionante!

Na verdade o código anti-arranque é uma moda mais recente, dos xantia e depois saxo!!! E era tão bom que foi abandonado.
O teclado acabava por pifar, e fazia-se um "by-pass" por ser bem caro.
Mas estamos no tópico de falar bem dos CITROEN!!!

Um desses BX tem o óleo LHM nó mínimo, as luzes vermelhas acenderam por instantes.
Esses BX owners são um tanto ao quanto MAÇARICOS!!!
Não bateram por sorte!
Fica aqui um bom tema para dar continuidade a este tópico pouco procurado:
- SABIAM QUE OS BX SÃO OS CARROS MAIS FÁCEIS DE "REBAIXAR".
Não precisam de nenhuma peça, apenas mexar em 2 parafusos!!!

Viva! :) Conduzi um BX 1.6 TRS durante alguns anos,pois o meu pai teve um tinha todos os extras que existiam paqueles modelos,era azul marinho metalizado,tinha pai uns 92 cv ou coisa parecida,era um carro fino pa altura,principalmente ca nos Açores. Tenho saudades dele,papei algumas gajas a custa do dito carro. :D

Muito porreiro o video.

O tipo do 16v vermelho é que é um maçarico de primeira. O BX é um carro previsivel e fácil de corrigir, e mesmo assim o tipo não consegue controlar as fugidas de traseira. :D

Citroën BX prototypes- Projet XB

Os desenhos antes de1977
xb.jpg

model-2.jpg

xb2.jpg

model-1.jpg

Os desenhos de 1978
bxpro3.jpg

bxpro4.jpg

proto-2.jpg

proto-1.jpg

Um dos projectos de 1979 com muita unfluencia Peugeot
bxpro1.jpg
~

bxpro5.jpg

bxpro6.jpg

sketch-1.jpg

sketch-2.jpg

dash-2.jpg

dash-1.jpg

O carro que inflencio o Bx
foi o prototipo da Bertone oTundra que ele fez com a plataforma 343
tundra.jpg

Uma BX SW 3 portas feita pela Heuliez
bxpro2.jpg

Em 1982 a citroen apresentou esta tentativa de BX coupe, muitos dos elementos deste prototipo apareceram no XM
bxcoupe4.jpg

bxcoupe5.jpg

Mais uns coupes da Bertone:
bxcoupe2.jpg

Heuliez:
bxcoupe1.jpg

bxcoupe3.jpg

Voltar
Superior