boas crash
li o teu post na diagonal e rapidamente tenho q discordar com este ponto...posso ter interpretado mal...mas...
rodas mais pequenas comprometem seriamente a segurança do carro!
e isso é coisa nao podes comprometer cortando nesse aspecto!
rodas mais pequenas nao tem nada relacionado com o peso...podes ter rodas do mesmo tamanho ou maiores e mais leves, depende da liga
rodas mais pequenas, sao muito mais estreitas...menos segurança... menos estabilidade...etc
o meu carro tem no livrete roda 14 e 13....pela tua ordem de ideias podia andar muito bem com roda 11 ou 12...prai com 135 de largura?!?!? nao???q tipo de pneus vou meter num carro com 880kg? e claro...com pequenos tambores...nada de abs nem de discos!!!
nao entendo o q queres dizer q rodas mais pequenas torna o carro mais progressivo?!?!?
quando falo em rodas mais pequenas, falo do exagero actual, onde temos utilitários de 80, 90cv com jantes de 17" e pneus 205. Estupidamente exagerado, para os carros em questão.
Basta ver os exemplos de Polos com motores 1.2 de 65cv e jantes de 17" ou Astras de 90cv com jantes de 18".
Sei que rodas grandes ficam bem, mas um pouco de bom senso.
Rodas maiores, ou seja, aumento da dimensão da jante e diminuição do perfil, têm tendência a estragar a qualidade do andamento do veiculo, não conseguindo filtrar tão bem as irregularidades da estrada, corrompe o feeling da direcção (quando há, eheh), além de diminuir niveis de conforto; e caso haja um aumento considerável da largura, imaginemos, de 185 para 205 ou 215, o que se ganha em grip, perde-se em progressividade dinâmica, isto é, nos limites, o carro poderá ter reacções mais bruscas, com menor hipótese de reacção por parte do condutor.
Cada caso é um caso, e no geral tem de se conseguir um bom equilibrio entre grip e progressividade dinâmica. A questão do tamanho dos jantes, actualmente tem só a ver com a aparência do veiculo. Basta olhar para qualquer segmento B com jantes de 17 e ver os discos miniatura por detrás delas, que se percebe que a jante poderia ter 2 polegadas a menos, sem existir problemas de espaço. E a largura poderia manter-se.
Também já tive carro com pneus 135, e na altura troquei por uns 165, mas mantendo a jante da mesma dimensão, porque realmente os 135 eram insuficientes para o carro. Ganhei grip, mas parte da progressividade nos limites foi-se, e com alguns sustos pelo caminho.
O meu ultimo carro tinha 75cv e vinha com pneus 165/65 13. Nunca senti falta de segurança, divertia-me imenso nas curvas e a dinâmica do carro era exemplar, mesmo perto ou nos limites.
Actualmente tenho um pequeno RWD (com 10 anos de idade) com 90cv e traz rodinhas de 14" e pneus 185
Dinamicamente é um carro extremamente divertido e com uma traseira bastante activa, sempre pronta para a brincadeira.
No entanto, hoje em dia, qualquer utilitário ou pequeno familiar com este nivel de potência traz jantes no minimo com uma polegada acima e uma pequena pesquisa revela que bastantes deles já vem com pneus 205... de origem. Porque depois nos opcionais lá vem a jante de 17 e pneus 215/225 para pôr aquela cavalagem toda no chão.
Ora bem, será que a tecnologia no desenvolvimento de chassis ou de pneus na última década involuiu ao ponto de agora precisarmos de mais para fazer o mesmo?