O Clube dos Anorécticos

A questão do peso tem a ver com 2 factores:
segurança e conforto.

Se no capitulo da segurança é complicado cortar, já no capitulo do conforto ainda há muito a ser feito.

Rodas: basicamente todos os carros que compramos poderiam rodar com dimensões de rodas (pneu+jante) uma a duas polegadas abaixo. Não só se ganharia uns kilos em massas não suspensas por roda, como o comportamento do carro se revelaria mais progressivo.

boas crash

li o teu post na diagonal e rapidamente tenho q discordar com este ponto...posso ter interpretado mal...mas...

rodas mais pequenas comprometem seriamente a segurança do carro!
e isso é coisa nao podes comprometer cortando nesse aspecto!

rodas mais pequenas nao tem nada relacionado com o peso...podes ter rodas do mesmo tamanho ou maiores e mais leves, depende da liga
rodas mais pequenas, sao muito mais estreitas...menos segurança... menos estabilidade...etc

o meu carro tem no livrete roda 14 e 13....pela tua ordem de ideias podia andar muito bem com roda 11 ou 12...prai com 135 de largura?!?!? nao???q tipo de pneus vou meter num carro com 880kg? e claro...com pequenos tambores...nada de abs nem de discos!!!

nao entendo o q queres dizer q rodas mais pequenas torna o carro mais progressivo?!?!?

O meu ibiza 1.9d de 1998 pesa 975kg...

Quanto ao peso dos carros modernos penso que estamos a entrar numa fase onde ja estao a baixar um pouco o peso... mas ainda longe do que devia ser.

Cumps

boas crash

li o teu post na diagonal e rapidamente tenho q discordar com este ponto...posso ter interpretado mal...mas...

rodas mais pequenas comprometem seriamente a segurança do carro!
e isso é coisa nao podes comprometer cortando nesse aspecto!

rodas mais pequenas nao tem nada relacionado com o peso...podes ter rodas do mesmo tamanho ou maiores e mais leves, depende da liga
rodas mais pequenas, sao muito mais estreitas...menos segurança... menos estabilidade...etc

o meu carro tem no livrete roda 14 e 13....pela tua ordem de ideias podia andar muito bem com roda 11 ou 12...prai com 135 de largura?!?!? nao???q tipo de pneus vou meter num carro com 880kg? e claro...com pequenos tambores...nada de abs nem de discos!!!

nao entendo o q queres dizer q rodas mais pequenas torna o carro mais progressivo?!?!?

quando falo em rodas mais pequenas, falo do exagero actual, onde temos utilitários de 80, 90cv com jantes de 17" e pneus 205. Estupidamente exagerado, para os carros em questão.
Basta ver os exemplos de Polos com motores 1.2 de 65cv e jantes de 17" ou Astras de 90cv com jantes de 18".
Sei que rodas grandes ficam bem, mas um pouco de bom senso.

Rodas maiores, ou seja, aumento da dimensão da jante e diminuição do perfil, têm tendência a estragar a qualidade do andamento do veiculo, não conseguindo filtrar tão bem as irregularidades da estrada, corrompe o feeling da direcção (quando há, eheh), além de diminuir niveis de conforto; e caso haja um aumento considerável da largura, imaginemos, de 185 para 205 ou 215, o que se ganha em grip, perde-se em progressividade dinâmica, isto é, nos limites, o carro poderá ter reacções mais bruscas, com menor hipótese de reacção por parte do condutor.

Cada caso é um caso, e no geral tem de se conseguir um bom equilibrio entre grip e progressividade dinâmica. A questão do tamanho dos jantes, actualmente tem só a ver com a aparência do veiculo. Basta olhar para qualquer segmento B com jantes de 17 e ver os discos miniatura por detrás delas, que se percebe que a jante poderia ter 2 polegadas a menos, sem existir problemas de espaço. E a largura poderia manter-se.

Também já tive carro com pneus 135, e na altura troquei por uns 165, mas mantendo a jante da mesma dimensão, porque realmente os 135 eram insuficientes para o carro. Ganhei grip, mas parte da progressividade nos limites foi-se, e com alguns sustos pelo caminho.

O meu ultimo carro tinha 75cv e vinha com pneus 165/65 13. Nunca senti falta de segurança, divertia-me imenso nas curvas e a dinâmica do carro era exemplar, mesmo perto ou nos limites.

Actualmente tenho um pequeno RWD (com 10 anos de idade) com 90cv e traz rodinhas de 14" e pneus 185
Dinamicamente é um carro extremamente divertido e com uma traseira bastante activa, sempre pronta para a brincadeira.

No entanto, hoje em dia, qualquer utilitário ou pequeno familiar com este nivel de potência traz jantes no minimo com uma polegada acima e uma pequena pesquisa revela que bastantes deles já vem com pneus 205... de origem. Porque depois nos opcionais lá vem a jante de 17 e pneus 215/225 para pôr aquela cavalagem toda no chão.

Ora bem, será que a tecnologia no desenvolvimento de chassis ou de pneus na última década involuiu ao ponto de agora precisarmos de mais para fazer o mesmo?

boas crash

entendi q te estavas a referir a generalidade dos automoveis, mas so agora na tua resposta reparei q te estavas a referir a casos pontuais...sim...ha alguns modelos q tem um tamanho de jante acima da "media", mas nao sou da opniao q compromete a segurança do carro, caso contrario em quem de competencia os tem q testar, nao aprovariam tais medidas.

cumps

Não estou a dizer que rodas grandes comprometem a segurança.

Só estou a dizer que na generalidade dos casos não acrescentam nada à dinâmica de um automóvel.

No geral, a maior parte dos carros actuais poderia circular sem problemas com rodas 1 ou 2 polegadas a menos e pneus com menos 10, 20mm de largura, sem prejudicio para a segurança activa e dinâmica do veiculo.

É claro que há casos e casos.

Mas hoje vive-se demasiado pelas aparências, e rodas grandes ficam sempre melhor "encaixadas" em qualquer carroçaria.

Alguns exemplos que me surpreenderam vindos do UK sobre a necessidade do mercado em ter rodas grandes:
- TVR Tuscan. Estive a ler um artigo da própria marca sobre o desenvolvimento deste modelo e tinham chegado à conclusão que o carro não precisaria mais do que jante 15 (mas mantendo a largura). num carro que pesa 1100kg e tem 350/360cv. apareceu com 17, devido à dificuldade em justificar o cliente porque é que um carro daquele calibre traria rodas do tamanho das de um pequeno familiar.

-Lotus elise. Durante o desenvolvimento do original (120cv), chegou-se à conclusão que na frente não seria necessário mais do que pneus 145... e também, mais uma vez a questão das jantes.
Actualmente, se não estou em erro, a versão base (136cv) corre com jantes 17 e pneus 175 à frente (mesmo assim...)

Aparências, aparências...

Voltar
Superior