O desvendar de um mito

GTSM5

New member
Boas.

Em meados de 2007, procurávamos um carro para substituir o VW Fox cá da casa. Em consultas pelo AHO, absorvi a cultura da fiabilidade Honda, quase inquebráveis. Logo, um Honda Jazz (Fit) veio pra cá.

Agora, um 15 meses e 36.000 km depois, vem o veredicto. É FATO: O índice de avarias Honda é BAIXO. Mas avariam. E a unidade podre calhou a nós. :(

Nesse espaço de tempo, foram trocados ou reparados:

-> Um batente de amortecedor traseiro
-> Um medidor de fluxo da bomba de combustível
-> Travão de estacionamento ineficaz
-> Marcha-atrás de difícil manuseio, por vezes não entrando a dita velocidade.

E hoje pela manhã, o controlo do vidro elétrico do motorista deixou de funcionar, assim como a função de subir os vidros ao trancar o carro. [s)][s)]

O carro, que vinha fazendo médias de 7, 7,5l/100km, tem feito 10l/100km com a mesma condução. O carro apresenta ruídos parasitas, além de não ser muito agradável em estrada (ok, 81 cv não fazem milagres).

Na época, iriamos comprar um Fiat Stilo 1.8, mas não foi feita a compra por problemas de tempo. Hoje, estamos analisando a troca do carro em médio prazo, por um outro que não seja Honda. Se continuarmos com o carro, infelizmente prevejo um futuro negro após o fim do abrigo da garantia. :sh)

É somente um desabafo, e não quero provocar medição de pilinhas. Mas, para mim, Honda deixou de ser um símbolo de fiabilidade. Será má sorte, a mesma que nos deu sorte com Fiats por anos e anos? Creio que não. [s)]

Saudações.

O meu Honda avaria, já avariou e irá avariar.[;)]

No entanto estou extremamente satisfeito com a fiabilidade do mesmo.
Se alguém te disse que o seu Honda nunca avariou não acredites, ou pelo menos desconfia![:D]

Hoje, estamos analisando a troca do carro em médio prazo, por um outro que não seja Honda. Se continuarmos com o carro, infelizmente prevejo um futuro negro após o fim do abrigo da garantia.

Bem pelo contrário[:cool:] se resolveres dentro de garantia esses problemas, especialmente o da cx de velocidades, quem ficar com essa unidade depois dos 100.000 kms, vai andar imenso tempo sem problemas...vai uma aposta?[;)]

O meu Honda avaria, já avariou e irá avariar.[;)]

No entanto estou extremamente satisfeito com a fiabilidade do mesmo.
Se alguém te disse que o seu Honda nunca avariou não acredites, ou pelo menos desconfia![:D]

Bem pelo contrário[:cool:] se resolveres dentro de garantia esses problemas, especialmente o da cx de velocidades, quem ficar com essa unidade depois dos 100.000 kms, vai andar imenso tempo sem problemas...vai uma aposta?[;)]
Se tratando dos problemas, acho que uns se vão, outros virão.

Acho engraçada essa teoria. [;)] A de que o carro fica mais fiável e não deveria ser vendido visto que já levou diversas peças novas.
Ás vezes a teoria demonstra-se correcta, outra vezes nem tanto.
Exemplo: Os famosos turbos partidos do 1.9dci. Se o carro partiu o turbo e levou um novo não era suposto voltar a partir. A verdade é que o laguna II nessa motorização comia turbos ao pequeno almoço.[:D]

GTS_M5, se consideras a tua unidade azarada e achas que não é comum esse tipo de avarias no modelo tenta desfazer-te dele o mais depressa possível. Tal como dizes, "uns se vão, outros virão".
Quanto à caixa de velocidades, a verdade é que conheço mais hondas onde elas deram problemas.

Acho engraçada essa teoria. [;)] A de que o carro fica mais fiável e não deveria ser vendido visto que já levou diversas peças novas.
Exemplo: Os famosos turbos partidos do 1.9dci. Se o carro partiu o turbo e levou um novo não era suposto voltar a partir. A verdade é que o laguna II nessa motorização comia turbos ao pequeno almoço.[:D]

GTS_M5, se consideras a tua unidade azarada e achas que não é comum esse tipo de avarias no modelo tenta desfazer-te dele o mais depressa possível. Tal como dizes, "uns se vão, outros virão".
Quanto à caixa de velocidades, a verdade é que conheço mais hondas onde elas deram problemas.
AstonM, e sabes qual é a pior? É que a caixa é de um manuseio delicioso, nas velocidades a frente. É bastante suave e justa. Mas teima em recusar a marcha-atrás.

Mas achas que estou a falar de Renaults diesel e ainda por cima com Turbo?[:D]

Honda, estou a falar de Honda...infelizmente e devido à cada vez maior deslocalização das fábricas, muitos modelos vêem com alguns problemas, quando esses problemas ficam resolvidos, fica-se com uma bela unidade.
A experiência diz-me isso, vale o que vale.[;)]

AstonM, e sabes qual é a pior? É que a caixa é de um manuseio delicioso, nas velocidades a frente. É bastante suave e justa. Mas teima em recusar a marcha-atrás.

e o que te disseram que era no stand?

já experimentas-te, antes de meter marcha atrás, meter a 1ª?[;)]

é um feitio bastante reconhecido em alguns Hondas, se tentares meter directamente de ponto morto para MA não entra, mas se meters uma 1ª primeiro a MA entra sem problemas. isto acontece porque o veio da 1ª e da MA são os mesmos.

Tens o Fit aí perto? vai lá experimentar...

Last edited:
não é custume mas acontece.

não tenho nenhum honda, mas vários amigos meus têm e estão bastante satisfeitos. dão poucos problemas, ou nenhuns, eu não conheço ninguem que tenha hondas com muitos problemas, mas um conhecido meu conhece uma senhora com um honda do mesmo ano, e mesmo modelo, só o motor é que é diferente, que é um cancro.

uma vez vi um honda acord sedan 2.2 icdti, avariádo á beira do autoestrada, ´quando passei ao contrário (+/- 4horas depois) o carro ainda tinha um mecanico de volta dele.

de resto para mim a honda vai continuar a ser uma marca de grande nome e de grande fiabilidade, principalmente a gasolina.

cumpz[;)]

Mas achas que estou a falar de Renaults diesel e ainda por cima com Turbo?[:D]

Honda, estou a falar de Honda...infelizmente e devido à cada vez maior deslocalização das fábricas, muitos modelos vêem com alguns problemas, quando esses problemas ficam resolvidos, fica-se com uma bela unidade.
A experiência diz-me isso, vale o que vale.[;)]

[:D] [:D] [:D]
Compreendo o que queres dizer. Eu não estou a falar de renault ou honda, mas sim de máquinas. Ás vezes os problemas ficam resolvidos mas noutros casos nem que a "máquina" fosse toda trocada e só ficasse a carcaça.[:D] [;)]
Já tive um honda por quase dois anos e menos de 30 mil km e não deu problema nenhum. Curiosamente foi dos carros que durou menos tempo cá em casa, coisas da vida... :) De qualquer forma a imagem que deixou foi de fiabilidade. [;)]

Boas.

Em meados de 2007, procurávamos um carro para substituir o VW Fox cá da casa. Em consultas pelo AHO, absorvi a cultura da fiabilidade Honda, quase inquebráveis. Logo, um Honda Jazz (Fit) veio pra cá.

Agora, um 15 meses e 36.000 km depois, vem o veredicto. É FATO: O índice de avarias Honda é BAIXO. Mas avariam. E a unidade podre calhou a nós. :(

Nesse espaço de tempo, foram trocados ou reparados:

-> Um batente de amortecedor traseiro
-> Um medidor de fluxo da bomba de combustível
-> Travão de estacionamento ineficaz
-> Marcha-atrás de difícil manuseio, por vezes não entrando a dita velocidade.

E hoje pela manhã, o controlo do vidro elétrico do motorista deixou de funcionar, assim como a função de subir os vidros ao trancar o carro. [s)][s)]

O carro, que vinha fazendo médias de 7, 7,5l/100km, tem feito 10l/100km com a mesma condução. O carro apresenta ruídos parasitas, além de não ser muito agradável em estrada (ok, 81 cv não fazem milagres).

Na época, iriamos comprar um Fiat Stilo 1.8, mas não foi feita a compra por problemas de tempo. Hoje, estamos analisando a troca do carro em médio prazo, por um outro que não seja Honda. Se continuarmos com o carro, infelizmente prevejo um futuro negro após o fim do abrigo da garantia. :sh)

É somente um desabafo, e não quero provocar medição de pilinhas. Mas, para mim, Honda deixou de ser um símbolo de fiabilidade. Será má sorte, a mesma que nos deu sorte com Fiats por anos e anos? Creio que não. [s)]

Saudações.

É por isto que eu considero que não se deve comprar nunca um carro pensando maioritáriamente na fiabilidade, pois podem haver surpresas destas.

Já agora, um colega meu teve de reparar também a caixa de velocidades de um Jazz que comprou novo e tinha 2x.000 kms na altura da reparação.

Era um defeito de fabrico, a Honda só assumiu uma pequena parte, o stand outra e ele pagou o resto.

Se fosse comigo era um daqueles carros que estava à venda no standvirtual...

Mas eu felizmente só tenho bem a dizer dos honda que tive e tenho.

Acho que não é o desvendar de mito nenhum.

Os hondas não são sobrenaturais (aliás longe disso) e têm os seus problemas, eu já várias vezes que relatei casos que conheço.

Alguns são tão crentes na fiabilidade honda e dos outros carros japoneses que até pensam que eu minto [:D]

Enfim ! boa sorte para a troca e que o próximo, independentemente da marca, saia melhor [;)]

e o que te disseram que era no stand?

já experimentas-te, antes de meter marcha atrás, meter a 1ª?[;)]

é um feitio bastante reconhecido em alguns Hondas, se tentares meter directamente de ponto morto para MA não entra, mas se meters uma 1ª primeiro a MA entra sem problemas. isto acontece porque o veio da 1ª e da MA são os mesmos.

Tens o Fit aí perto? vai lá experimentar...
Normalmente faço isso. Por vezes resolve, por vezes não.

A propósito, em janeiro, um dos candidatos se houver mesmo a troca é um Fiat, um Renault ou um Nissan.

só uma pessoa muito naif é que compra um carro a olhar para uma tabela de fiabilidade...

no entanto eu não posso falar que depois veêm prai os moralistas chamar-me de tendencioso...mas que o honda ainda está para durar está...e muito...

é um facto que só mais duas marcas conseguem igualar no seu geral...

como em tudo na vida é preciso sorte...

É por isto que eu considero que não se deve comprar nunca um carro pensando maioritáriamente na fiabilidade, pois podem haver surpresas destas.

Concordo em parte.
Nenhuma marca é infalível, mas é um facto que existem marcas propícias a mais problemas do que outras.
Portanto, se houver quem tenha em conta a fiabilidade, não a censuro pois é uma decisão que tem a sua razão de ser.

GTS_M5, não vou dizer que são azares.
Acontece. Penso que o registo de fiabilidade do Jazz é bastante bom.
Só uma questão. o teu jazz é construído no Brasil, em São Paulo, certo?
É que penso que os Europeus vêm do Japão, Suzuka.

Normalmente faço isso. Por vezes resolve, por vezes não.

A propósito, em janeiro, um dos candidatos se houver mesmo a troca é um Fiat, um Renault ou um Nissan.

Não faças isso.
Há quem diga que é Renault.[:D]
Ao menos compra um genuíno Renault.[:p]

Acho que não é o desvendar de mito nenhum.

Os hondas não são sobrenaturais (aliás longe disso) e têm os seus problemas, eu já várias vezes que relatei casos que conheço.

Alguns são tão crentes na fiabilidade honda e dos outros carros japoneses que até pensam que eu minto [:D]

Enfim ! boa sorte para a troca e que o próximo, independentemente da marca, saia melhor [;)]

Não é o do teu amigo descuidado com a manutenção, e que andou quase sem óleo (ou sem óleo) no motor, pois não?[:D] [;)]

Eu tive um Jazz 1.2 '04 durante 40 e tal mil km's.

Uma borracha onde encosta a porta traseira esquerda meteu água. Foram trocadas as duas.

O vidro do condutor de vez em quando "hesitava"...nunca cheguei a ir lá por causa disso. Não tinha ruidos parasitas significativos...

Tinhas alguns "defeitos", e algumas qualidades também.

Tenho razões de queixa do sítio onde comprei, porque foram lentos e pouco eficases na resolução do problema da borracha. Além disso, os preços das manutenções eram extremamente caros. Uma revisão orçamentada em 400€ lá, ficou-me em 300€ noutra oficina da Marca.

É obvio que os Hondas não são infalíveis. O carro anterior, um Ibiza '98 1.0 50cv, com 3 anos e 40 e tal mil km's também não davas problemas.

nada a apontar deste lado ...

foi azar, mas devo dizer que o jazz não é um honda como a honda nos habituou ... acho o carro um bocado "fragil"

nada a apontar deste lado ...

foi azar, mas devo dizer que o jazz não é um honda como a honda nos habituou ... acho o carro um bocado "fragil"

fragil ?? como assim...

a que nivel ? da segurança ?

trata-se de um utilitario...e a honda nunca foi referencia em segurança...

Back