O estilo Sócrates

Soube agora que o PM ainda tentou a sorte em ser advogado...
... E que afinal há dois certificados diferentes (o que apresentou na RTP e o entregue na Câmara da Covilhã) - Variam as notas de algumas cadeiras e a data da conclusão do curso.
É tão competente que nem conseguiu que fizessem bem a falsificação dos documentos...

Eu utilizo o mesmo argumento que tu...

Prova que o certificado da câmara é falso...

Eu acho piada, sabes porquê, porque o outro pseudo-advogado é TESTEMUNHA CHAVE disto e a PGR nem sequer se lembra de questioná-lo...
Queres maior prova que um certificado que dizem estar na camara desde 96... tenha telefones e codigos postais de 99? E um papel do futuro!? Se esta desde 96 na camara... o papel veio do futuro. Como eles dizem que está... e como viagens no tempo ainda não existem... aquele papel vale tanto como uma folha que eu imprima aqui em casa.

Queres maior prova que um certificado que dizem estar na camara desde 96... tenha telefones e codigos postais de 99? E um papel do futuro!? Se esta desde 96 na camara... o papel veio do futuro.

Assumindo que tinha de estar lá algum certificado desde 1996, e que este certificado não pode estar lá desde 1996, apenas significa uma coisa, significa que este certificado foi colocado lá posteriormente para substituir o original de 96...
Será que havia algo comprometedor no certificado de 96, e por isso posteriormente foi convenientemente substituido por este (que afinal também tem incongruências?)
Como alguém disse (julgo que neste tópico) será que Sócrates esteve quieto durante os 20 dias que não se pronunciou? Será que não se mexeu para "apagar" o rasto de pontas soltas que por aí andavam...
Por acaso não acho que um jornal se arriscasse a falsificar documentos como querem fazer crer, e mesmo que o fizesse, tenho dúvidas que deixassem passar em claro uma falha tão gritante como a dos números de telefone... já quem tratou de fabricar aquele papel sabe-se lá a mando de quem pode não ter tido o expediente necessário! [:)]

Cumprimentos

Oh Jeandré... Não é por nada... MAs a tua explicação começa a ferir a minha inteligência...

Explica-me lá então, qual era o interesse que o Sócrates tinha em colocar na Camara Municipal da Covilhã um certificado que desmente o certificado que ele apresentou na RTP1 e que desmente todo o seu currículo escolar, tantro da Uni, como do ISEL e do ISEC??

Explica-me lá, porque é que estando a Câmara, que só por acaso é do PSD, coligada com o Sócrates, agora apresentaria este documento que o pode comprometer?

Responde-me a estas duas perguntas sff...

Vcs falam, não sei se com conhecimento de causa se não, mas tudo o que
se está a passar neste caso, tanto pode acontecer numa universidade
privada como numa pública.

Eu trabalho numa instituição de ensino superior pública e infelizmente vê-se
com cada coisa que um certificado passado a um domingo não é nada.

2 certificados com notas diferentes, tb não é nada de dificil de acontecer.

O interessante agora neste caso é saber quem falsificou o quê, se alguem
da autarquia (não me admirava nada) se algum jornalista ou mesmo o
socrates (que muito sinceramente não acredito)

Voltando à questão dos certificados com notas diferentes, vcs se
soubessem o que se passa na maioria das instituições públicas de ensino
superior até se passavam...
:sh) [8b] [:vm)] :(

BTW, para quem aqui veio defender a posição do Publico neste caso como sendo bom jornalismo de investigação, gostava que agora comentassem isto..

Eu não sei quem fabricou o certificado..

Só sei é que ele apareceu como sendo noticia e é NITIDAMENTE falso, porque só há códigos postais de 7 dígitos desde 1998 e indicativo 21 desde 1999.. E o Publico publicou isso como noticia sem sequer ter verificado a veracidade do documento.

O Publico que eu me habituei a gostar, não cometia erros grosseiros e imperdoáveis como este..

Para mim, há certos interesses neste processo que começam a ser mais do que evidentes.. E há uma coisa que eu ainda gostava de ver explicada, como é que o Santana Lopes já há dois meses sabia que o "verdadeiro escândalo da Independente ia rebentar em breve..".. Mas então estas noticias são mantidas em banho maria até chegar a hora certa, é?

Assumindo que tinha de estar lá algum certificado desde 1996, e que este certificado não pode estar lá desde 1996, apenas significa uma coisa, significa que este certificado foi colocado lá posteriormente para substituir o original de 96...
Será que havia algo comprometedor no certificado de 96, e por isso posteriormente foi convenientemente substituido por este (que afinal também tem incongruências?)
Como alguém disse (julgo que neste tópico) será que Sócrates esteve quieto durante os 20 dias que não se pronunciou? Será que não se mexeu para "apagar" o rasto de pontas soltas que por aí andavam...
Por acaso não acho que um jornal se arriscasse a falsificar documentos como querem fazer crer, e mesmo que o fizesse, tenho dúvidas que deixassem passar em claro uma falha tão gritante como a dos números de telefone... já quem tratou de fabricar aquele papel sabe-se lá a mando de quem pode não ter tido o expediente necessário! [:)]

Cumprimentos
Qual era a utilidade de haver um documento já "feito"... e o socrates por lá um documento alterado... não seria mais facil tirar uma fotocopia? Seja hoje ou à 10 anos atras!

O público actualmente deixa mt a desejar e eu já começo a pensar que isto é uma retaliação por causa do resultado da OPA.

É estranho (para mim mesmo) estar a dizer isto, pq não creio que o "Belmiro" se quisesse aliar ao PSD, mas já não digo nada.

BTW, para quem aqui veio defender a posição do Publico neste caso como sendo bom jornalismo de investigação, gostava que agora comentassem isto..

Eu não sei quem fabricou o certificado..

Só sei é que ele apareceu como sendo noticia e é NITIDAMENTE falso, porque só há códigos postais de 7 dígitos desde 1998 e indicativo 21 desde 1999.. E o Publico publicou isso como noticia sem sequer ter verificado a veracidade do documento.

O Publico que eu me habituei a gostar, não cometia erros grosseiros e imperdoáveis como este..

Para mim, há certos interesses neste processo que começam a ser mais do que evidentes.. E há uma coisa que eu ainda gostava de ver explicada, como é que o Santana Lopes já há dois meses sabia que o "verdadeiro escândalo da Independente ia rebentar em breve..".. Mas então estas noticias são mantidas em banho maria até chegar a hora certa, é?
Infelizmente... tenho que concordar... o documento que o publico publica hoje é simplesmente de rir...

Eu assisto a tudo isto do lado de fora, para mim tudo isto é uma comédia, desde a entrevista do Sócrates, passando pelo tratamento de alguns jornais (uns por atacarem de mais, outro por atacarem de menos) já há muito cheguei à conclusão que a verdade absoluta nunca se chegará a saber, por isso vejo isto tudo na desportiva, aliás, para mim este tópico é como assistir ao Benfica-Porto...
Se por um lado não tenho dúvidas que toda esta história é conveniente para muita gente a começar pela oposição e passando até quem sabe lá pelo sócio da OPA à PT, por outro não sou naive o suficiente para acreditar que o nosso primeiro nunca disse uma mentirinha que fosse, sempre fez tudo "by the book" e nunca em nenhum situação se aproveitou de conhecimentos, de amigos ou de influências para levar a água ao seu moinho.
Em relação aos jornais há uns que se calhar levaram isto demasiado a sério, mas há outros que também, diga-se de passagem, fizeram o mínimo alarido, houve do 8 e do 80...
E em relação aos documentos não acho que tenha ficado tudo explicado, nem acho que todos os documentos são 100% insuspeitos nem acho que são todos falsos, é tudo um conjunto de meias-verdades...
De resto sei perfeitamente que isto daqui a uns tempos passa de moda e a história cairá no esquecimento, agora que isto foi uma novela e pêras lá isso foi, e o facto das notícias terem saído às pinguinhas tornou isto espectacular, como alguem dizia, a cada cavadela...
Agora não me venham vender o homem como se ele fosse santo, todos nós temos os nossos pecados, ele certamente terá os seus...
De resto não conheço documentos, nem pessoas, nem pertenço a nenhum partido, sou apenas alguém que lê jornais, ouve notícias e ultimamente farta-se de rir com esta...

Cumprimentos

Também não acredito que ele seja um santo... mas duvido que tenha sido mais benificiado que um qualquer aluno do superior.

Noutros assuntos nao comento... mas neste o que posso comentar é que até agora não vi um unico facto.

E sim... isto dá jeito a muita gente.

Nota: Conheço cadeiras em todas as universidades onde para as ultimas cadeiras eram dadas benesses... ou seja, imaginem ser alunos finalistas com uma cadeira do primeiro ano para tras, ou a fazer a ultimas, ou ultimas cadeiras, e o professor dizia para colocar no topo quantas cadeiras faltavam para acabar o curso.

Última edição:
Desculpa dizer-te mas ele devia era ter continuado no ISEL... é a média dos alunos de lá[;)] [:D]

Agora vamos esperar pelas próximas barracas deste caso porque vao existir!!!

No ISEL era muito difícil. Por isso ele ( e muitos outros), escolheram outras Universidades para terem o canudo mais rapidamente sem terem que trabalhar tanto.

Agora esta situação não é particular do PM. Ele limitou-se a fazer o que milhares de Universitários fazem - escolher o caminho mais fácil e em menos tempo para chegar ao canudo.

Cumprimentos,

Eu aposto que se quizesse arranjar matéria dúbia para criar confusão sobre cada um vós, de certeza que o conseguia. Com toda a certeza todos nós temos um ou outro documento com uma gralha, ou o rabo preso em qualquer coisa. Junte-se mais uns "factos" em tom de suspeita (diplomas ao Domingo, não ir ás aulas, dizer "isento" numa folha, um certificado do futuro) para estar o circo armado.
Já pararam para pensar? Vejam bem como está tudo caladinho na oposiçõa (tirando o meia leca, que até dava aulas na UnI). Porque sabem que se os forem investigar com vontade de os tramar, todos ficam na mesma situação.
É triste viver-se num país que perde tempo com estas tretas. Ou num país que queria que o Socrates arranjasse os 150 mil empregos, acabasse com o défice, mas sem necessitar de nenhum esforço dos Portugueses, sem mexer no bolso de ninguém.

Se fosse o Sócrates, inscrevia-me no exame da Ordem, e calava esses tipos.

rjtd21... eu acho que o sururu criado tem alguma razão de ser... senão alguma parte da comunicação social já teria admitido o erro ou tomado o lado do primeiro-ministro.

"Eu aposto que se quizesse arranjar matéria dúbia para criar confusão sobre cada um vós, de certeza que o conseguia." Não é bem assim... se tivesses dito que conseguias arranjar matéria dúbia para criar confusões sobre todos ou praticamente todos os politicos aí até tinhas razão...

"Já pararam para pensar? Vejam bem como está tudo caladinho na oposição" Pois... mas a oposição está calada por tudo e mais alguma coisa. Os primeiros a apontar os erros de governação são os media... Se fosse a antiga oposição tinhamos crise de estado, apareciam de 5 em 5 minutos na TV a pedir a demissão do governo.

"Ou num país que queria que o Socrates arranjasse os 150 mil empregos, acabasse com o défice, mas sem necessitar de nenhum esforço dos Portugueses, sem mexer no bolso de ninguém." Pois.... porque o Sócrates foi o criador da noção de sacrificio dos portugueses!!! É o D. Sebastiao que voltou! Nunca antes ninguem tinha pensado nisso!! "Apertar o cinto" faz-te lembrar alguma coisa? Nessa altura os cães ladraram que foi uma coisa louca... agora o abuso para baixar o défice já é completamente natural e obrigatório! Até se esquecem na falta de investimento e tudo!

Enfim... ter cores politicas é muito mau! Parece que se fala de clubes de futebol... Para mim os políticos são todos a mesma *****. Tanto assim é que se dá maior importancia à relevancia politica quando chega à hora de dar cargos no ministério. Tanto génio, tanto professor, tanta gente qualificada para dirigir ministérios e só lá entra quem tem influência política. Por esses motivos não me admirava nada de que esta situação toda fosse verdade...

rjtd21... eu acho que o sururu criado tem alguma razão de ser... senão alguma parte da comunicação social já teria admitido o erro ou tomado o lado do primeiro-ministro.

"Eu aposto que se quizesse arranjar matéria dúbia para criar confusão sobre cada um vós, de certeza que o conseguia." Não é bem assim... se tivesses dito que conseguias arranjar matéria dúbia para criar confusões sobre todos ou praticamente todos os politicos aí até tinhas razão...

"Já pararam para pensar? Vejam bem como está tudo caladinho na oposição" Pois... mas a oposição está calada por tudo e mais alguma coisa. Os primeiros a apontar os erros de governação são os media... Se fosse a antiga oposição tinhamos crise de estado, apareciam de 5 em 5 minutos na TV a pedir a demissão do governo.

"Ou num país que queria que o Socrates arranjasse os 150 mil empregos, acabasse com o défice, mas sem necessitar de nenhum esforço dos Portugueses, sem mexer no bolso de ninguém." Pois.... porque o Sócrates foi o criador da noção de sacrificio dos portugueses!!! É o D. Sebastiao que voltou! Nunca antes ninguem tinha pensado nisso!! "Apertar o cinto" faz-te lembrar alguma coisa? Nessa altura os cães ladraram que foi uma coisa louca... agora o abuso para baixar o défice já é completamente natural e obrigatório! Até se esquecem na falta de investimento e tudo!

Enfim... ter cores politicas é muito mau! Parece que se fala de clubes de futebol... Para mim os políticos são todos a mesma *****. Tanto assim é que se dá maior importancia à relevancia politica quando chega à hora de dar cargos no ministério. Tanto génio, tanto professor, tanta gente qualificada para dirigir ministérios e só lá entra quem tem influência política. Por esses motivos não me admirava nada de que esta situação toda fosse verdade...

Espero que não te estejas a referir a mim quanto às cores politicas. Eu cá não tenho qualquer filiação politica, mas sei reconheces o trabalho que tem vindo a ser feito. Axo que o Sócrates foi o melhor PM que tivemos nos ultimos anos. É óbvio que cometeu erros e favoreceu os dele, mas isso aconteceu com todos os PMs que Portugal teve (favorecimentos desta e daquela empresa, pessoal do aparelho partidário em posições de chefia). A diferença é que o Sócrates fez isso, mas também fez muitas outras coisas que tornam o balanço mais positivo que o dos outros PMs. EU cá gosto de ver Portugal a ter credibilidade lá fora, como parece estar a ter agora. Gosto de ver o crescimento a ser superior ao previsto pela OCDE. Gosto que não se ande sempre a falar em "tangas" ou a chamar a comunicação social para dizer banalidades (ex.: Santana).
Lembro-me perfeitamente de ouvir o Durão Barroso no debate antes das eleições que o elegeram a dizer que não ia subir o IVA, e se subisse era um ponto, desmentindo publicamente o que dizia no próprio programa eleitoral. Chegou ao poder e aumentou de imediato para 19%. É menos mentiroso que o Socrates? Agora, que é que o Durão Barroso fez pelo pais? E o Santana que dizia que a crise já tinha acabado e que já podia começar a dar beneces aos Portugueses, quando depois se veio a ver o estado em que o Pais estava?
Anda por ai muita gente ressabiada com o Socrates. Mas pensem, o País não produz, o Portuga é mestre em fujir aos impostos e em viver de subsidios, só se preocupa quando lhe mexem no bolso, quando se lixa o vizinho tá tudo bem, e só se mobiliza pelo País aquando dos campeonatos de futebol. Enquanto os Portugueses forem assim podem ir para lá os PMs que forem, que as coisas não vão mudar por artes mágicas.
Quem são as alternativas? O Marques Mendes? O Santana Lopes? [:D]
Deixem o Socrates trabalhar, critiquem quando ele fizer um mau trabalho (ex.: Ota, boys na CGD), e deixem estes fait diverts que não interessam minimamente ao País.

Última edição:
É assim... ter um primeiro ministro que garante um curso à custa de cunhas, contra a lei apenas para garantir um reconhecimento e favorecimento maior interessa a toda a gente... Talvez se esteja a dar demasiada importancia mas a questão tem que ser tirada a limpo porque se tudo isto for verdade então só demonstra a falta de carácter de alguém que está no poder. Alguém que é capaz de uma aldrabiçe destas é capaz de muito mais para favorecer ou garantir interesses particulares. É o tipo de gente que queremos a governar o país, quando tantos andam por aí com mais competencias? A questão é que só lá chega quem tem cor politica... e ainda por cima não têm capacidade para se auto-criticarem.

E dizer que este está a fazer um bom trabalho na minha humilde opinião é errado. E porque? Primeiro pela simples razão que recorre a politicas que criticava quando estava na oposição. Segundo porque muitos dos resultados que está a ter agora também tiveram origem em decisões tomadas em governos anteriores e terceiro porque este governo tem como maior oposição os media... E o português habituadinho a ligar as noticias e a ver constantemente o lider da oposição a mandar postas de pescada estranha e diz... "ah sim senhor! estes é que estão a fazer um belo trabalho! eu quero la saber como ele arranjou o curso!".

Deixem o Socrates trabalhar, critiquem quando ele fizer um mau trabalho (ex.: Ota, boys na CGD), e deixem estes fait diverts que não interessam minimamente ao País.
Houve em tempos um Primeiro que também dizia o mesmo. E aí acabou o estado de graça.

Continuo a não perceber esta trapalhada toda. Afinal, tirar uma licenciatura é uma coisa simples, facilmente comprovável, não é sr. José Sócrates?

Então porquê esta confusão...

É necessário que o semanário de maior expressão do País, o Expresso, tenha como notícia de abertura:

Afinal Arouca nem era reitor

Até que ponto as coisas chegaram...

Bem, parece que realmente ninguém aqui sabe como funcionam as privadas e o ensino em Portugal.
Porquê investigar apenas o grau do Sr. Ministro, e não o funcionamento das privadas no geral?
Já alguém se questionou proque é que os alunos do Piaget, por exemplo, têm geralmente melhores notas que os restantes e passam à frente nos concursos para professor? Porque é que os alunos com fraco aproveitamente vão para colégios ter aulas, e saiem de lá com 17 e 18? Ou porque é que se pode fazer transferência de um curso de Engenharia de Minas para Medicina Dentária, na Fernando Pessoa? E as equivalencias mirabolantes que têm os alunos que vão para Erasmus, que fazem uma ou duas cadeiras no estrangeiro e depois lhe dão equivalência a 5, com notas de 18 (quando muitas vezes têm médias de 11 e 12)? Se alguém perder tempo suficiente para vos encontrar algum "podre", e o faça com maldade, podem ter q certeza que ficam em maus lençóis. Secalhar não em tão maus como o PM, poruqe não têm a mediatização nem o poder do homem.
Acordem-me quando se provar que realmente o Sócrates teve tratamento de excepção no seu percurso académico. Já vi aqui muitos argumentos dados como "muito estranhos" e indicadores de fraude e benesse, que afinal se vieram a provar serem coisas normais (ex.: tempo que levou o certificado a ser emitido, não ir ás aulas, diploma ao domingo, notas de cadeiras que sairam no mesmo dia, o facto do Socrates eventualmente não ter pago as propinas na UnI, ele não ter um MBA...).
Sou a favor que se condene o Sócrates, mas quando houverem provas verificadas por um organismo competente, e não por um directo de jornal claramente anti Sócrates, ou por um qualquer editor de um blog. Se há assim tanta coisa estranha e criminosa, porque é que ainda ninguém se dirigiu à Judiciaria/Policia/Procuradoria a fazer queixa?

Última edição:
Houve em tempos um Primeiro que também dizia o mesmo. E aí acabou o estado de graça.

Continuo a não perceber esta trapalhada toda. Afinal, tirar uma licenciatura é uma coisa simples, facilmente comprovável, não é sr. José Sócrates?

Então porquê esta confusão...

É necessário que o semanário de maior expressão do País, o Expresso, tenha como notícia de abertura:

Afinal Arouca nem era reitor

Até que ponto as coisas chegaram...

Se ele não era Reitor, então o certificado é nulo nos termos do artigo 133º do CPA.

Voltar
Superior