O Focus e os travões traseiros.

TiroeQueda

New member
Boas

Gostava de perceber qual a razão pela qual a Ford na gama Focus, não inclui disco de travão no eixo traseiro.

Mais a mais, e vendo algumas medições de travagens, não é nenhum modelo de eficiência.

cumprimentos

O Focus não trás, mas pode trazer. [;)]

Quanto às medições que referes, contra os seus concorrentes está sempre dentro da média.

Agora, claro que esteticamente é preferível ver um disco a um tambor.

Por acaso nao tenho acompanhado valor de medição de travagem...mas o focus deve ser um carro ao nivel da média.

Já agora...estas-te a referir ao modelo novo??? tambem ainda nao meteram disoc atras?

Nem é uma questão de estética, é ver que num teste de travagem a 120Kmh, precisou de mais 3mts (salvo o erro) para parar.

Quanto a ficar dentro da média, se for nos consumos tudo bem, na segurança acho que devem tentar fazer sempre o melhor, e acho que se tivesse discos traseiros seria mais eficiente.

Curiosamente lembro-me de ter lido um comparativo em que o Focus com tambores se batia bem com a concorrência, mas gostava de ler mais alguns...

O que é certo é que já há 10 anos o Golf IV e o Mégane II vinham com discos atrás mesmo nos 1.4 OTTO, não compreendo como é que a Ford muitas vezes gasta bom dinheiro para os seus modelos virem equipados com suspensões mais evoluidas que a concorrência e depois não instalam discos no eixo traseiro.

Pela mesma razão que não tem discos em carbono à frente, ou carroçaria em carbono, ou jantes em magnésio...

Custo/benefício. É porque decidiram que os tambores para o carro que é servem e são mais baratos.

Num carro FF os travões traseiros não são tão importantes quanto isso, em repouso o carro já terá 2/3 do peso sobre as rodas dianteiras, em travagem ainda mais...

Que eu saiba, o Focus MK3 já trazem todos discos atrás.

Agora o MK1 e Mk2 é que dependia dos extras.

Sendo no entanto que o Focus 1.4, nunca teve "direito" a discos atrás.

Nops, trazem tambores (pelo menos a versão 1.6 de 95cv) e normalmente só trazem discos quando se instala o ESP (vê lá quanto é que poupam em trazer tambores em vez de discos...)

Podes ver aqui:

http://www.autohoje.com/index.php?option=com_content&task=view&id=79064&Itemid=365

http://www.autohoje.com/images/stories/testes/AH_1119_54.pdf

Última edição:
Nops, trazem tambores (pelo menos a versão 1.6 de 95cv) e normalmente só trazem discos quando se instala o ESP (vê lá quanto é que poupam em trazer tambores em vez de discos...)

Podes ver aqui:

Autohoje - Notícias, testes, comparativos, fotos, vídeos e preços de carros - Ford Focus 1.6 TDCI First Edition | Opel Astra 1.7 CDTI Cosmo | VW Golf 1.6 TDI 105 cv Confortline

http://www.autohoje.com/images/stories/testes/AH_1119_54.pdf

Ok, obrigado pelo esclarecimento. [;)]

Mas como tinha referido e vendo os valores aí referidos (http://www.autohoje.com/images/stories/testes/AH_1119_54.pdf), o Focus está ao nível dos seus pares ou até melhor.

O que eu gostava de saber é como mantiveste o teu nome com os espaços depois da reformulação do fórum à uns tempos que obrigava a que os nicks não tivessem espaços. [:D]

Isso também depende muito dos pneus como podes ver (o que trava pior é o único que têm pneus 205 em jante 16")

Sim, haverá sempre que ter em conta os pneus que os carros usam.

Mas colocando de lado essa equação, visto que os carros nunca trazem todos os mesmos pneus/marca, logo haverá que os comparar como vêem de fábrica.

Mas no caso, dá para ver que estão as três viaturas ao mesmo nível. [;)]

Por acaso, o meu Yaris mkI com 9 anos já trazia discos às 4. Sinceramente, não percebo para quê - 136k km depois, estão praticamente iguais a quando saíram de fábrica...

Sim, haverá sempre que ter em conta os pneus que os carros usam.

Mas colocando de lado essa equação, visto que os carros nunca trazem todos os mesmos pneus/marca, logo haverá que os comparar como vêem de fábrica.

Mas no caso, dá para ver que estão as três viaturas ao mesmo nível. [;)]

Ainda bem, pois uma coisa muito importante e de que poucos falam ao nível da segurança dum carro são os travões (é mais airbags).

O facto de ter discos não significa obrigatoriamente perda de eficácia.

Pode não perder eficácia, mas se viesse com discos traseiros ganharia mais. Porque a ser assim, os outros construtores andam a perder dinheiro desnecessáriamente.

Já gora penso que mesmo o novo Focus de 115cv 1.6 tdci vem com tambores, estarei enganado.

Voltar
Superior