O Jornalismo que temos

Não é preciso ir muito longe, numa certa edição de uma revista de automoveis em 2007,um certo leitor escreveu á mesma perguntando, dados sobre um determinado automovel que estaria interessado na possivel compra do mesmo: o leitor queria saber dados da viatura, as suas mais valias e os seus defeitos:
E a resposta do jornalista foi esta....(esse carro consome muito,motor muito barulhento,gastam muito os peneus por dentro, tem muitos ruidos parazitas, consomem oleo..etc..etc...)bom! eu acho que dava logo a vontade de riscar aqule carro da lista de compras!!!
Indo mais á frente noutra edição da mesma revista ou jornal,(como queiram chamar)outro leitor pos a mesma questão, mas sobre outro carro que até vem equipado com a mesmo motor.... aquilo que posso dizer é que a reposta foi completamente diferente ou seja precissamente o contrário...pois já não sei, se o jornalista era o mesmo, isso é que já não posso afirmar, mas que as opniões eram diferentes eram, e que os carros em questão têm os mesmos motores têm..

Isso é o GT de injecção electronica e 75cv. Um GT de carburador duplo e 85cv é mais rápido.

Vitesse maxi :184
0 à 100 km/h :9.3
400 mètres DA :16.7
1000 mètres DA :31.2
Poids/Puissance :8.47

http://www.autoweb-france.com/fiches-techniques/Citroen/fiche_687_Citroen_AX_GT.php

O problema é que normalmente estes testes ou são simples traduções de revistas estrangeiras do mesmo grupo ou então são escritos por um jornalista que não ensaiou o carro.

Neste caso os 3 carros (das Fotos [;)]) tinham matriculas Portuguesas.

Hoje deu-me para fazer contas! São de merceeiro e por isso não são 100% reais mas andam na casa dos 95% :) :)

Isto vai demonstrar a diferença entre 2 carros nos 0-400 metros.

Escolho o Enzo - 660cv e 1300 e picos kg de peso e escolho o AX GT - 85cv e 720kg de peso.

O Enzo faz 11s 0-400m e o AX GT 16.7s. Parece uma diferença pequena realmente e como alguém disse até parecem estar errados! Onde se situaria um M3 no meio? O que é certo é que esta é a realidade.

Agora vamos ver o seguinte: Ambos arrancam lado a lado. Após 11s o Enzo corta a meta dos 400m. O AX ainda tem de andar mais 5.7s. O que é que isso significa em metros?

Sabendo que ao fim de 11s o AX GT vai a cerca de 110km/h e que no final dos 400m vai a cerca de 130km/h podemos fazer umas rápidas contas com um grau de fiabilidade bastante alto.
Tomemos como dado adquirido que o 5.7s finais do AX vão ser percorridos a uma média de 120kms/h. Usei esta média porque sei que a velocidade incial é de +-110km/h e a final de cerca de 130km/h. Já sei que não é 100% certa mas não anda longe e para o que quero mostrar é suficiente.

Assim sendo, 120km/h são 33.33 metros por segundo. 5.7s são 190 metros.

Podemos ver assim a brutal diferença de andamento destes 2 carros! Quando um Enzo chega aos 400m, o AX ainda só chegou aos 210m do percurso!

Brutal.

Não é preciso ir muito longe, numa certa edição de uma revista de automoveis em 2007,um certo leitor escreveu á mesma perguntando, dados sobre um determinado automovel que estaria interessado na possivel compra do mesmo: o leitor queria saber dados da viatura, as suas mais valias e os seus defeitos:
E a resposta do jornalista foi esta....(esse carro consome muito,motor muito barulhento,gastam muito os peneus por dentro, tem muitos ruidos parazitas, consomem oleo..etc..etc...)bom! eu acho que dava logo a vontade de riscar aqule carro da lista de compras!!!
Indo mais á frente noutra edição da mesma revista ou jornal,(como queiram chamar)outro leitor pos a mesma questão, mas sobre outro carro que até vem equipado com a mesmo motor.... aquilo que posso dizer é que a reposta foi completamente diferente ou seja precissamente o contrário...pois já não sei, se o jornalista era o mesmo, isso é que já não posso afirmar, mas que as opniões eram diferentes eram, e que os carros em questão têm os mesmos motores têm..

Faz lembrar o Alfa Romeo Brera 3.2 V6 "special edition" que a Turbo testou e que insistiram em dizer tratar-se de um simples FWD. [8b]

Hoje deu-me para fazer contas! São de merceeiro e por isso não são 100% reais mas andam na casa dos 95% :) :)

Escolho o Enzo - 660cv e 1300 e picos kg de peso e escolho o AX GT - 85cv e 720kg de peso.

O Enzo faz 11s 0-400m e o AX GT 16.7s. Parece uma diferença pequena realmente e como alguém disse até parecem estar errados! Onde se situaria um M3 no meio? O que é certo é que esta é a realidade.

Agora vamos ver o seguinte: Ambos arrancam lado a lado. Após 11s o Enzo corta a meta dos 400m. O AX ainda tem de andar mais 5.7s. O que é que isso significa em metros?

Sabendo que ao fim de 11s o AX GT vai a cerca de 110km/h e que no final dos 400m vai a cerca de 130km/h podemos fazer umas rápidas contas com um grau de fiabilidade bastante alto.
Tomemos como dado adquirido que o 5.7s finais do AX vão ser percorridos a uma média de 120kms/h. Usei esta média porque sei que a velocidade incial é de +-110km/h e a final de cerca de 130km/h. Já sei que não é 100% certa mas não anda longe e para o que quero mostrar é suficiente.

Podemos ver assim a brutal diferença de andamento destes 2 carros! Quando um Enzo chega aos 400m, o AX ainda só chegou aos 210m do percurso!

Brutal.
Essas contas são interessantes. Confesso que não me dei ao trabalho de as confirmar, mas a serem fiáveis, dizem bem sobre a diferença que 1 ou 2 segundos representam em termos de distâncias. [;)]

Brutal.

Excelente ponto de vista apr:)

É por isso que os 400 mts (1/4 mile) não devem ser usados para comparar coisas diferentes.

Os 1,000 mts são mais realistas em termos da capacidade do carro. Com a respectiva velocidade de passagem. Tudo o que seja abaixo dos 30 seg já merece um pouco de atenção.

É por isso que os 400 mts (1/4 mile) não devem ser usados para comparar coisas diferentes.

Os 1,000 mts são mais realistas em termos da capacidade do carro. Com a respectiva velocidade de passagem. Tudo o que seja abaixo dos 30 seg já merece um pouco de atenção.

Verdade!
Em tempos li uma análise curiosa. Um carro que faça abaixo dos 30s no KM de arranque é rápido. Um carro que faça abaixo dos 25s é muito rápido. Um que faça na casa dos 22-23s é extremamente rápido. Abaixo disso já são supercarros!

E pelos exemplos vê-se bem:

29s faz um Clio Williams.

24.5 faz um Porsche 996 Carrera 3.4.

22.6 faz um Porsche 996 Turbo.

21.8 um Ferrari F40.

19.6 um Ferrari Enzo.

Dados tirado deste site:

http://carranking.com/ranking.php?action=_0to1km&print=0 - 1000 meters (sec.)&sortby=asc

img075.jpg

Isto não está bem no espirito do topico, visto não ser de uma revista de automoveis, mas sim de uma tipica revista cor-de-rosa....

Mas de qualquer maneira... alguem conhece o jaguar KGB?? Devia ser alguma edição limitada para agentes secretos [:D] [:D]

Tambem já vi uma revista que diz que o Audi Q7 é uma mistura entre um jipe e uma pick-up [:D] [:D]

Cumprimentos [;)]

Mais um equivoco?

Mais um equivoco?

Um jornalista da AH escreve no teste à S-Max 2.2 q o motor tem 2 turbos qd em artigos anteriores é referido q o Mondeo 2.2 tem apenas 1...falta de trabalho de casa, ignorancia simples ou desinformação...q é bem mais grave. Afinal qtos motores 2.2 tem a Ford?[:p]

Um jornalista da AH escreve no teste à S-Max 2.2 q o motor tem 2 turbos qd em artigos anteriores é referido q o Mondeo 2.2 tem apenas 1...falta de trabalho de casa, ignorancia simples ou desinformação...q é bem mais grave. Afinal qtos motores 2.2 tem a Ford?[:p]
E deve custar muito abrir o capot.[:p]

Hoje vinha no jornal "Record" salvo erro a noticia do acidente do Carlos Martins no seu "Porsche 911 Turbo de 177mil euros".

Não sou grande entendido em Porsches mas pareceu me que não se tratava de um Turbo mas quanto muito de um Carrera S

Atenção: Estou a criticar o jornal, não o senhor por não ter um Turbo... deve ter dinheiro até para ter 2 ou 3!!! Aliás sendo um "simples" carrera S estava muito bonito, dentro do género claro!

Last edited:
Reparem nesta notícia que saiu na AutoHoje desta semana: "A Infiniti, divisão de luxo da Toyota, mostrou as primeiras imagens do G37 Cabriolet. (....)". Será que a Toyota para além da Lexus criou outra marca de luxo?[:D]

Back