O meu carro hoje quis deixar-me apeado...

petrus

Well-known member
Pois! Foi isso mesmo que sucedeu!

O meu carro de todos os dias (megane break dci de 100 póneis) hoje portou-se mal! Quando vou de manhã para a colocar a trabalhar acenderam as luzes todas do painel e trabalhar nicles!

Nem um simples aviso (ontem trabalhou normalmente) e hoje nada feito. Há algum tempo atrás que sentia o motor de arranque a rodar com menos força e optei mesmo por comprar uma bateria que guardei na arrecadação... até agora!

Há algumas semanas atrás medi mesmo a corrente e os valores estavam normais, mas hoje fiquei pendurado na garagem...

Lá fui à arrecadação buscar a nova bateria e tratei da mudança (retirar a bateria não foi fácil, pois o roquete não chegava ao local desejado, o espaço é apertado, mas tudo lá se resolveu). Para piorar, estava com pressa e a luz era pouca e estava sempre a apagar-se (raios parta os sensores de movimento).

Quando acabo o serviço, dou ao botanito, o carro dá sinal e não pega, ficando o indicador da bateria aceso no quadrante! Puxo pela cabeça e palpito que possa ser necessário ligar o borne positivo em último lugar. Desligo o dito, volto a ligar e problema resolvido!

Depois foi só configurar os vidros e inserir o código no rádio e toca a andar que se faz tarde!

Espero que a bateria dure o mesmo que a de origem (um pouco mais de 5 anos), mas o facto é que dantes duravam bem mais, tipo 10 anos, embora as solicitações às ditas fossem menores e a qualidade do material superior, imagino eu!

Só por curiosidade, um dia destes perguntei em quanto ficava a brincadeira na marca e o valor dado (bateria e mão-de-obra) era à volta de 150€. Fiz a esfrega com os 85€ da bateria! A mão-de-obra podem ser umas mini's no fim-de-semana!

E pronto! Fica a minha história que teve um final feliz. Agora falta ir entregar a bateria velha ao local adequado!

Só por curiosidade, um dia destes perguntei em quanto ficava a brincadeira na marca e o valor dado (bateria e mão-de-obra) era à volta de 150€. Fiz a esfrega com os 85€ da bateria! A mão-de-obra podem ser umas mini's no fim-de-semana!
Agora falta ir entregar a bateria velha ao local adequado!

Boas! Antes de mais parabens por teres metido mãos à obra! Irra o que as marcas ganham à nossa conta! Impressionante!

Bom tópico, gostei! [;)]
A minha bateria de origem também me durou pouco mais de 5 anos, acho que anda tudo em volta do mesmo e não acho assim tão pouco!
Relativamente a essas pequenas "reparações", também as faço em casa, poupa-se bastante dinheiro. Convém relembrar que quer sejam baterias, filtros ou óleo usados devem ser entregues em oficinas que são obrigadas a ficar com esses produtos para posterior reciclagem ou tratamento, isto gratuitamente claro!
Abraço.

Baterias Renault...

Baterias Renault...

Acerca das baterias, aconteceu-me uma bonita:

Também tenho uma carrinha Mégane de 01/2007, e há uma semana atrás estava eu de férias no Algarve, quando me preparo para ligar o motor da carrinha e carrego no botão mágico (Start/Stop), e... nada.

Soluçou uma vez e foi-se abaixo, e todas as luzes apagadas. Tentei mais umas quantas vezes e nada!

Liguei para a assistência em viagem e pedi uma desempanagem, e enquanto esperava liguei para a aassistência da Renault e puseram-me a falar com um técnico/mecânico, que me disse que quase de certeza que era a bateria que tinha morrido...

Lá comecei eu a fazer as contas €€€€ e a dizer mal da minha vida!!!

Chegou a desempanagem do seguro e deu-me um encosto à bateria e começou a funcionar normalmente. Deixei-a a carregar alguns minutos, mas aparecia uma mensagen no CB a dizer que a bateria não carregava e acendia a luz do STOP.

Levei-a assim até ao partamento onde estava hospedado e no dia seguinte, uma vez que a carrinha não funcionava, chamei o reboque do seguro e foi transportada até uma oficina da Renault em Quarteira.

Aí, após os informar de tudo, trocaram a bateria por uma nova, mas também não funcionava... e segundo eles, era nova. Logo, não podia ser problema da bateria. Era de um fusível da bateria que queimou e não permitia a passagem da corrente devida.

Resumo: custo €22, sendo €4 e pouco de material e o restante de mão de obra, e uma boa dor de cabeça![:D]

Boas! Antes de mais parabens por teres metido mãos à obra! Irra o que as marcas ganham à nossa conta! Impressionante!

Eu também mudei a do meu carro. Não é difícil e poupa-se uns cobres. Ainda por cima era Domingo e eu queria andar com o carro. [:D]

Acerca das baterias, aconteceu-me uma bonita:

Também tenho uma carrinha Mégane de 01/2007, e há uma semana atrás estava eu de férias no Algarve, quando me preparo para ligar o motor da carrinha e carrego no botão mágico (Start/Stop), e... nada.

Soluçou uma vez e foi-se abaixo, e todas as luzes apagadas. Tentei mais umas quantas vezes e nada!

Liguei para a assistência em viagem e pedi uma desempanagem, e enquanto esperava liguei para a aassistência da Renault e puseram-me a falar com um técnico/mecânico, que me disse que quase de certeza que era a bateria que tinha morrido...

Lá comecei eu a fazer as contas €€€€ e a dizer mal da minha vida!!!

Chegou a desempanagem do seguro e deu-me um encosto à bateria e começou a funcionar normalmente. Deixei-a a carregar alguns minutos, mas aparecia uma mensagen no CB a dizer que a bateria não carregava e acendia a luz do STOP.

Levei-a assim até ao partamento onde estava hospedado e no dia seguinte, uma vez que a carrinha não funcionava, chamei o reboque do seguro e foi transportada até uma oficina da Renault em Quarteira.

Aí, após os informar de tudo, trocaram a bateria por uma nova, mas também não funcionava... e segundo eles, era nova. Logo, não podia ser problema da bateria. Era de um fusível da bateria que queimou e não permitia a passagem da corrente devida.

Resumo: custo €22, sendo €4 e pouco de material e o restante de mão de obra, e uma boa dor de cabeça![:D]
É estranho ter funcionado na primeira vez que chamaste o reboque :confused:

porque se a bateria estava com carga e dito fusivel (corta-corrente) não deixa passar energia, como é que com o encosto ela pegou?!:sh)

Pois, ao que parece existe mais do que um fusível na bateria, e como era apenas um que estava avariado, não passava energia suficiente para a carregar, daí surgir a informação no CB de "Bateria - carga deficiente".:confused:

Back