o meu Hyundai Santa Fé, carro desliga-se em andamento, depois so liga no dia seguinte

btteiro

New member
Venho apresentar-vos este problema, a ver se alguém já passou pelo mesmo ou se sugere alguma solução. Já fui a 2 mecânicos e nao sabem o que tem o carro, passo a descrever:

Hyundai Santa Fé de 2006 com 226k km, a andar normalmente na A1 a 120 km/h, cruise control, viagem do porto para lisboa, já a chegar ao carregado, acontece isto:

- motor simplesmente desliga-se e o carro fica sem força e sem o barulho do motor, logo ligo os 4 piscas e encosto. Depois tento pegar o carro, ouve-se bem o motor de arranque tentar pegar o carro, mas o motor principal simplesmente nao pega.

Chamo o reboque e vai para a oficina no dia seguinte (pois já eram 20h30).

Acontece que no dia seguinte o carro pega à primeira - na oficina dizem que ligando o carro à maquina nao aparece nenhum erro.

Ora isto aconteceu-me agora esta semana, e já me tinha acontecido exactamente igual à 2 anos atrás.

Alguma pista ou sugestão?

Provavelmente algum sensor, apostava no da cambota.

Das duas uma: ou vais a uma boa oficina multimarca ou o melhor será recorrer à marca.

Sensor da cambota ou árvore de cames, baixa pressão de rail, egr, centralina....

Ou começas a trocar peças, ou o erro tem de acontecer já na oficina (e mesmo assim...).

Ele só tem este comportamento com tempo quente?

Primeiro post neste fórum [;)]
Penso que sem o sensor da cambota funcional a centralina não sabe como comandar a ignição/injecção pois não sabe a posição dos pistões. Daí o motor cortar. Pode ser mau contacto na ficha desse sensor que com a vibração ou temperatura desliga e depois de parado e frio volta a fazer contacto, ou apenas o sensor a pedir para ser trocado... Mas podem ser outras coisas... Tem um leitor de códigos OBD II? Que erro(s) é que ele tem guardados. Eu ando sempre com um no meu carro "antigo" (opel astra gasolina de 2001), ajuda imenso a solucionar problemas.

Acho que deverias tentar reproduzir esse problema ao meio-dia, para que caso ele avarie, o leves a uma oficina que o veja na hora.
Problemas pontuais que não deixam marcas são dificilimos de resolver, sendo que melhor para resolver problemas é quando ele nao pega mesmo.

Tenta levar a marca, a minha mulher teve um Ceed de 2007(?) tinha um problema idêntico, vinhamos a andar normalmente e o carro do nada ia abaixo, a diferença é que voltava a pegar logo, foi a marca (na garantia) o diagnostico apenas indicada que um fio poderia estar mal ligado, mas que o problema não deveria ser dali, mas no entanto nunca mais teve problemas, o carro na altura tinha 2/3 anos.

Levou cabeça de motor nova e afins também.

Já se trocou o sensor da cambota e o problema pressiste...

Alguma outra sugestao?

Esse registo de OBD II fica permanentemente ligado ao carro? Quando acontece o erro, regista-o e percebemos o que é?
Se assim for, secalhar o melhor é adquirir um. Onde se pode comprar?

Obrigado p ajuda

Isso é relativamente 'comum' nesses carros, penso que até deu direito a class action nos estados unidos de tão frequente ser e a hyundai não conseguir resolver.

Entre sensores, fusíveis e cablagens, o erro deve estar algures por aí. Penso que houve por lá recall relacionado com a caixa de fusíveis.

No teu lugar, ou me desfazia do carro ou, se fosse para reparar, levava ao concessionário.

Last edited:
O mesmo problema

O mesmo problema

Boa tarde conseguiu resolver o problema? O que era? Se me puder ajudar, estou com o mesmo problema

este tópico continua no fórum errado. devia ser na auto-ajuda.

quanto ao autor do tópico, já aqui não aparece há 3 meses.

Back