O mistério dos comandos

Charger144

Well-known member
Eu não sei em que tópico já existente isto se enquadra, talvez no dos fenómenos paranormais [:D], então resolvi criar um tópico novo, mas duvido que alguém saiba explicar este fenómeno.

Durante algum tempo eu achei que estivesse a imaginar coisas, mas depois de dezenas de testes, realmente não estou. O fenómeno está mais do que confirmado.

Então é assim:

- Eu tenho 2 comandos para os portões de casa, um deles é original e o outro é cópia. O original anda nas minhas chaves, a cópia está dentro do carro.
- Se sair de casa e abrir o portão da garagem com o comando original, tudo funciona normalmente, ao primeiro clique.

- No entanto, se abrir o portão com o comando que está dentro do carro, nunca funciona à primeira. É preciso carregar em um botão qualquer, e só à segunda é que ele funciona. Até aqui tudo bem, pode ser apenas um problema do equipamento, que precisa do primeiro clique para ativar qualquer coisa.

E agora a parte estranha que até agora ninguém conseguiu explicar:

- Se abrir o portão com o comando que está dentro do carro, o original passa a precisar também ele de 2 cliques para funcionar. :sh):sh):sh):sh)
Exemplo: Eu chego a casa e abro o portão com o comando que está no carro. A seguir fecho o carro e tento fechar o portão com o comando original. Não funciona.... precisa de um clique, e depois de mais um extra para funcionar, exatamente como o outro.

Alguém sabe explicar isto? Pode parecer algo sem importância, mas já me causou vários problemas de esquecimento.

Alguma questão de (re)programação. Uma boa casa de chaves deve resolver isso, mas terá que se deslocar ao local.

teu sistema deve ter rolling code, perfeitamente normal o comportamento, ao primeiro click ele assume a nova posição no código e de seguida funciona normalmente

teu sistema deve ter rolling code, perfeitamente normal o comportamento, ao primeiro click ele assume a nova posição no código e de seguida funciona normalmente

Podes explicar isto melhor? Ou seja, de cada vez que eu carrego com o outro comando, ele cria um código novo, é isso? Mas então porque não faz se eu usar sempre o comando original?

imagina uma fila
comando 1 e comando 2 ...
usas o 1 ele sincroniza o código e fica sempre operacional,
quando usas o 2, ele sincroniza um novo código, fica operacional e prioritário ao 1
eles vão mudando o código e respetiva prioridade conforme os utilizas (trocam as posições na fila)

se andares sempre só com 1, não altera a prioridade

imagina uma fila
comando 1 e comando 2 ...
usas o 1 ele sincroniza o código e fica sempre operacional,
quando usas o 2, ele sincroniza um novo código, fica operacional e prioritário ao 1
eles vão mudando o código e respetiva prioridade conforme os utilizas (trocam as posições na fila)

se andares sempre só com 1, não altera a prioridade

percebi, mas isto não faz muito sentido porque:

- o comando que está no carro NUNCA funciona à primeira.
- o comando original que tenho nas minhas chaves funciona várias vezes à primeira tentativa, e se usar só esse, ele funciona sempre. Já o do carro, mesmo que use só esse, precisa sempre de dois toques para funcionar.

Consegues explicar isto?

Back