[Sociedade] O natal em nossa casa

Joao1

New member
Antes de mais, se já existe algum tópico do género, as minhas desculpas e n façam caso...

Dado que nos encontramos na referia época e estando a tão poucas horas da noite de natal, pensei em criar um tópico do género...

Bem, o que tenho vindo a repara é que, de ano para ano, o espírito natalício vai diminuindo e já não parece o que era dantes.
Posto isto, achei interessante, dada a diversidade geográfica dos utilizadores do forum, que partilhássemos, aqui, os habitos, as tradições, os costumes, etc, de cada um de vós, e se estas se têm vindo a manter com o passar dos tempos, ou não...[;)

A todos um feliz natal!

wohwohwoh =Pp

Não posso dizer que cá em casa o espírito de Natal seja muito grande!

Somos só 4 pessoas na noite de Natal, não temos grande proximidade com resto da família. Apenas no dia de Natal convidamos uma tia para cá vir almoçar. Nada de 15 primos, 50 avós, tia.. etc..

A árvore de natal é feita nas vésperas do dia 24. O jantar é o tradicional bacalhau e os doces de natal são cada vez menos em diversidade, mas tudo caseiro! [br:)]

Este ano o almoço do dia 25 ai sofrer uma alteração.. vai-se juntar familia pela primeira vez em não sei quantos anos! [:D]

Há uns anos valentes atrás, diria uns 15 ou 20, o Natal era um festão, nós éramos putos, eu e a minha irmã com os meus 2 primos, aproximadamente da mesma idade, fazíamos as maiores tropelias, brincadeiras, e quando ainda acreditávamos no Pai Natal, ele até nos telefonou um Natal e tudo[:)]... Connosco estavam pais, avós e bisavós dos respectivos, éramos bem à vontade mais de 15 na ceia do dia 24. No dia 25 era a partte da família do pai, ui, essa ainda hoje, menos de 30 pessoas não é Natal [:D].
Depois com a nossa mudança de cidade, com as mortes sucessivas que infelizmente assolaram a minha família ano após ano, e connosco a crescer, as coisas começaram a esmorecer... Natal sem crianças, enfim, era tristonho. Depois nasceu a minha filha, e lá houve mais alegria, mesmo sem a presença física de quem mais amávamos, e amamos (falo dos avós e bisavós).
Quando já só o meu avô era vivo, até meados deste ano, o Natal do lado dos meus pais era triste, calmo demais, excepto no dia 25, em casa da família da parte do meu pai. Infelizmente o meu avô faleceu este ano, e os meus pais vão voltar a ter um Natal com muita gente, muita alegria contagiante, muitas prendas e acho que as coisas estão outra vez a melhorar... Mais crianças na família[:p].

Quando falo em "Natal dos meus pais", é porque eu vivo em Lisboa, e eles na Figueira da Foz, e com o meu avô era impossível eles virem dia 24 para baixo, ele não vinha e a minha mãe naõ deixava opai a passar o Natal sozinho, ainda que a diferença para ele não fosse muita, mas isso são outros 500...:sh)

Quanto a comidas, é obacalhau, acho que com natas, doces típicos de Natal como os filhóses de abóbora[br:)], rabanadas[br:)], outros doces, também tudo caseiro...[br:)]
Em casa dos meus tios, dia 25, há sempre cabrito[br:)] cozinhado pela melhor cozinheira do mundo, a comadre da minha tia, para quem é de Lisboa e conhece, é a dona do restauramte Solar dos Presuntos (passo a publicidade!!), há bacalhau, pato, sei lá, um mundo de comida... Queijos, presunto, doces, muitos doces, todos caseiros[br:)]... E pronto, vou ali limpar a baba e já volto![:D]

Xuga

Quando o meu irmão, os meus primos e eu ainda eramos putos, era casa estava cheia de gente, com as mesas cheias de doces( velozes, coscurões, arroz doce, bolo rei,etc).Nos andávamos a brincar uns com os outros e a contar os minutos para abrir os presentes...mas os anos foram passando, fomos crescendo, e com uns problemas familiares o numero de pessoas diminuiu. Agora passo com avós maternos e paternos, irmão e pais, mas não é por isso que não à festa...=)

Ao jantar é o famoso bacalhau e os doces são os que a cima referi(ai ai q vontadeee...[:p])

P.S: Espero que daqui a uns aninhos, nesta altura, já haja casa completamente cheia com crianças ansiosas por abrir as prendas..=)

Cá em casa não há muito espírito natalício, somos só 4, os meus pais são filhos únicos logo não há tios nem primos, os tios e primos dos meus pais ou estão na terra ou tão no país deles, ou com as amantes ou simplesmente sozinhos. Os meus avós maternos vêm cá almoçar amanha. Nem há árvore, só uns enfeites nas janelas que a minha mãe gosta, e uns petiscos, nada de mais.

Cá em casa também já não há aquele espírito de antigamente...
Muito por culpa dos mais novos (eu e os meus primos), não termos ainda descendência, pelo que aquela confusão típica de Natal, da criançada a correr cessou, tal como a emoção de abrir todas as prendas. Os mais novos têm agora 21 anos e os mais velhos estão cada vez mais velhos.

Mas ainda se continuam todos a reunir na minha casa, ano após ano, avós paternos, tios paternos, primos, e claro, os meus pais.

Já não há é a animação de outrora...

Voltar
Superior