O Paradigma Toyota.

Uma vez que o autor do tópico que testemunhos de clientes Toyota vou aqui deixar os meus 5cnts.

Tenho quase 22 anos e desde que nasci ja passaram muitos carros e muitas marcas pela minha casa, entre elas a Toyota, marca que foi a única a estar sempre presente ao longo destes 22 anos e que já o era ainda antes de eu nascer.

O actual Toyota da casa já vai quase com 12, nunca deu um único problema.
Antes deste, conheci cá em casa um Carina E e um BJ40, no Carina E que me lembre acho que também nunca deu problemas, o BJ40 tinha uma fuga na caixa de velocidades e outra no radiador, mas a verdade é que os anos já pesavam e aquilo era um carro para partir...

Para comparar com outro carro que passou cá por casa e que conheci bem (foi o meu carro nos ultimos 3 anos), o carro em questão era um corsa b 1.5td com motor tambem japones mas que teve uma fuga na colaça, precisou de um radiador novo, outro radiador da chauffage e um semi eixo, para não falar que os vidros eléctricos assim como o fecho central eram bipolares.

Lembro-me tambem de uma ford que por cá passou em que a direcção dela parecia a de uma bicicleta com o volante solto, sem pneu e com a roda empenada[:D][:D] levou uma caixa de direcção nova, mas ficou pouco melhor.

Da assistência Toyota também não temos nada a dizer, posto isto só tenho a dizer que se a vida me permitir continuarei a ser cliente Toyota até ao dia em que ache que estou a ser enganado, o que nunca foi sentido cá em casa.

Eu acho que o único problema da Toyota foi querer subir demasiado depressa ao topo e claro, se produzem muito mais do que produziam antes vai haver muitas falhas a nivel de controlo de qualidade etc...

Agora, há quem culpe as peças de origem Europeia que não são feitas no Japão, mas esquecem-se de uma coisa, se o problema fosse das peças, TODAS as marcas da Europa tinham de ter problemas destes, coisa que não acontece!

O problema está na má concepção das peças e dos tais tapetes que (julgo eu) são projectadas pela Toyota e quando passam á fase de fabrico dão asneira... É de lamentar que tenha havido mortes com estes problemas e que não os tenham resolvido logo.

A Toyota está a entrar em declinio porque teve ambição a mais mas não deixará nunca de ser uma grande marca com um histórico de fiabilidade invejável.

O Paradigma da Toyota:

1º Mazda / 2º Toyota HF 3º Honda / 4º Suzuki / 5º BMW / 6º Smart / 7º Saab / 8º Volvo / 9º Nissan / 10º Ford / 11º Hyundai / 12º Kia / 13º Skoda / 14º Citroen / 15º Audi / 16º Chevrolet-Daewoo / 17º Mercedes / 18º Rover / 19º Volkswagen / 20º Mitsubishi / 21º Opel / 22º Peugeot / 23º Alfa Romeo / 24º Seat / 25º Fiat / 26º Land Rover / 27º Lancia / 28º Renault / 29º Chrysler / 30º Jeep

http://autosport.aeiou.pt/gen.plp=stories&op=view&fokey=as.stories/40152

Os automóveis mais fiáveis do mercado | Económico

que existem problemas todos sabemos.

e o conceito de o meu carro não tem nada, ou o carro do primo do não sei quê também está impec não conta.....

mas o risco que as marcas correm com os componentes que usam é cada vez maior...

Tive:Um Corolla 1200 com carroceria 1100, um corolla 1200, um starlet 1.0, um corolla 1300 hatchback,dois corollas lifback, dois avensis d4d e neste momento tenho um Lexus IS220D, um yaris 1.0 e um IQ 1.0 e digo-vos, claro que tive problemas com alguns, mas todos foram resolvidos, a maior parte deles por chamada à oficina pela própria marca.
Esta é a razão da minha escolha e dificilmente mudo de marca. Tambem tive um Corsa 1.2, um Fiat uno, dois minis 1.0 e um Mitsubishi Carisma 1.9D.Com este ultimo carro tive mais problemas do que com todos os Toyotas juntos.

Cumps

e o conceito de o meu carro não tem nada, ou o carro do primo do não sei quê também está impec não conta.....

Então o que conta? :confused:

Cada caso é um caso e limões há em todo o lado, mas quando se quer avaliar a fiabilidade de um modelo o que é preciso é recolher o maior número possível de testemunhos para que se possam tirar conclusões e estudar probabilidades de ficar bem servido com um carro.

Um possível comprador vem a este tópico e vê 10 posts, 2 a dizerem mal da toyota e 8 satisfeitos. Vai ao tópico doutra marca ao lado e em 10 posts vê 5 insatisfeitos e 5 satisfeitos... quer dizer alguma coisa?

Para mim já quer, dá para começar a formar uma ideia e então quando saímos do fórum e vemos estudos de revistas com milhares e milhares de amostras e aparece a toyota como 2ª classificada no ranking das marcas mais fiáveis eu tiro as minhas conclusões. E tu?

eu não tiro nada.

porque não ponho as mãos no fogo por ninguém.

mas se existem x modelos com a peça defeituosa, mesmo que só 50% dêem problemas são muitos carros...

boas...
eu tenho um toyota avensis d-4-d de 2003 e nunca deu problemas, á excepçao da bateria que foi á vida, dias a seguir á revisão, (sim porque as revisoes que faço são sempre na toyota mesmo após acabar a garantia), eles ligam a peguntar se não ha problemas, quanto á fiabilidade nunca tive problemas, já o meu pai sempre teve toyotas e nunca deram problemas, sim os novos toyotas têm alguns problemas, mas a especialidade da toyota sempre foi 4X4, dos quais mesmo hoje em dia, não há problemas de maior...

Olha primeiro li o tópico e só depois vi quem o tinha escrito.

Vou ser construtivo, porque só assim se conseguem tirar algumas conclusões.

Começo pela conclusão, curta e grossa – a Toyota é já um caso de estudo de um crescimento descontrolado, tendo como causas a falta de controlo de qualidade e fornecedores, cortes de custos radicais e sem medição de consequências, em detrimento de políticas altamente comerciais, fomentando o único objectivo de ser nº1.

Para quem não tem nenhum carro desta marca ou anda desatento, a “crise” já vem desde mais ou menos 2006/2007. Começaram a surgir Corollas e Avensis com problemas de rolamentos, pinças de travões, bancos, caixas e colunas de direcção, começaram a aparecer pessoas a meter a Salvador Caetano em tribunal (sim, já lá esteve no passado e mais que uma vez).

Infelizmente em 2008, quando comprei o carro que tenho e tanto gosto e prezo – Auris – não tinha conhecimento destes casos que não são isolados muito menos inocentes.

Já houve fugas de informação a própria Toyota conhece os defeitos, e mesmo evidenciando-os têm a lata de dizer que não há nenhum problema ou que é normal.

Portanto o facto de vir Japão pedir desculpa e depois termos um esquema europeu manhoso pós-venda que funciona em função de coacção e tentativa não me choca rigorosamente nada.

As aparências iludem, e são já vários os artigos que mencionam como cereja em cima do bolo a lenta reacção à crise por parte da marca.

Enquanto fã da antiga Toyota em termos de fiabilidade, lembro-me de não ver material Bosch nem Valeo nos Toyotas lá de casa. Lembro-me de a maioria deles vir do Japão e não do reino unido ou da Turquia.

Fruto disso é o meu carro, por exemplo, já ir no 3º jogo de faróis por causa de infiltrações (!!!). Felizmente parece ter passado. A caixa de direcção é a 3ª e em breve deve ir para a 4ª (e terá que ser a última). As pinças dos travões em breve serão as 3ªs (em piso empedrado/paralelo é uma desgraça).

E há mais mas não vale a pena continuar.

A política de resolução dos problemas por parte de quem representa a marca e tem ordens concretas é o cliente já comprou então agora que se desenrasque. Pura e dura.

Enquanto ainda cliente acho difícil voltar a comprar algo desta marca. Não digo que não, mas tenho que ter provas e “experimentar” provas. E uma delas é ter o meu carro em condições. Outra é ver para onde isto evolui.

Na minha área (Informática, consultoria, software), há um lema de algumas pessoas que neste caso se aplica bem – as vezes mais vale ser o nº2 do que o nº1, com todas as consequências negativas que ser nº1 implica. Parece-me que neste caso assenta que nem uma luva.

Será que vamos ter uma Toyota com qualidade a curto/médio prazo, independentemente do lugar que ocupar no ranking?

Será que vamos ter uma VW a seguir os mesmos (maus) passos?

Isso é mesmo muito mau...
Tb tenho um Auris 1.4 did Sol de 2008 e nunca tive nada que se parecesse com isso.
A unica razão de queixa é mesmo o motor... gasta mais do que anda.. e as vezes tb aparece o barulho no banco do passageiro.

Pelo q tenho lido, tenho tido mesmo muita sorte....

O barulho que tens vem do banco ou do encaixe do cinto de segurança?

Na base do encaixe do cinto, em baixo junto a calha do banco, há uma mola para que esse encaixe não ande aos tombos, lubrifica-a um pouco com cuidado com WD40. O meu fazia isso e desapareceu (va nem tudo é mau [;)])

Talvez não tenha muito a ver com tópico, mas vou mandar a minha posta de pescada...

Estive hoje num stand Toyota ás portas de Lisboa, e por curiosidade fui ver os usados que tinham por lá... Os Toyotas muito bonitos, como curiosidade todos tinham pneus novos à frente. Os usados de outras marcas, tinham também muito bom aspecto, apesar de já não estarem praticamente imaculados como os da marca japonesa. Analisando os preços, assustei-me... 14 mil euros por um Yaris 1.0 de 2008? 12 mil euros por um Aygo de 2009?

Ok, que tinham dois anos de garantia, esteticamente estavam praticamente novos, pneus novos, mas porra... acho demasiada guita por um carro, ou não?

Estão altos...mas que esperas? Mesmo a particulares, os toyotas usados são geralmente mais caros que outros carros do mesmo segmento...a somar ao facto que em stands oficiais qualquer usado sofre uma valente inflação...tens aí um "facto normal".

...

:confused:
Então eu que sou cliente Toyota e não tenho nada a apontar, vou dizer que tenho só porque uns dizem que têm?
E na família sempre houve Toyotas e sem qualquer problemas e venho dizer o contrário?

Tens a certeza que era aquilo que querias dizer?

Se um cliente actual Toyota não pode vir dizer que não tem problemas porque isso incomoda os outros temos muita pena, mas volto a dizer: Não tenho queixas do raio do carro nem da Toyota como empresa/representante da marca. Talvez os que não são clientes é que não deviam opinar sobre o que não sabem.

É que se formos por aí eu vou ali ao lado abrir um tópico sobre os 5 anos de martírio que tive com um Peugeot e que ainda hoje com uma nova "vestimenta" ou não[:D] continua a vender melhor que gelados no verão!! Mas que para mim foi do pior que passou lá por casa (e ainda hoje suspiro quando vejo um e sou apaixonada pelo carro!). E fui a única pessoa num vasto grupo de proprietários/amigos daquele modelo com problemas. Venho dizer mal do carro por causa disso? Não. Tive foi azar.

Agora quando é pedida a opinião de proprietários actuais ou não da Toyota que opinem, e não nos podemos manifestar que não temos problemas porque isso vai contra a campanha de quem tem e os quer processar, temos pena mas eu continuo na mesma. E se pensar em trocar de carro vou pensar sinceramente na Toyota outra vez pois têm um modelo que me agradar particularmente!

Voltar
Superior