O peso dos Funcionários Públicos

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

citação:Originalmente colocada por Phoenix

Embora um exemplo louvável, e com as devidas distâncias temporais, actualmente, não vislumbro hipotese de alguém que não seja considerado "reputado" almejar este desiderato. Agora estamos confinados aos Grandes Jogadores e sem grandes margens de manobra para novos participantes (a não ser que estes se perfilem em associação com uma multinacional).
Não vejo as coisas assim.

Claro que o espaço para novas idéias é cada vez mais estrito, em especial para um povo que não está habituado a criar.

Vais aos USA e vês uma realidade muito diferente.

Mas nada que aqui não se pudesse aplicar.

Estou a expandir a minha actividade para outras áreas e tenho uma enorme dificuldade em recrutar pessoas.

Numa determinada área e ligada a novas tecnologias vou iniciar um projecto e preciso de pessoas com experiência (mínimo de 3 anos) e capacidade empreendedora. O modelo que tenho a oferecer é de criar uma nova empresa na qual tenho 50% mais 1 voto e oferecer o resto do capital às pessoas. Preciso de 2 para começar e serão essas a receber como prémio esse bloco de acções. Garanto o financiamento total do projecto durante 16 meses com garantia bancária, pagando a cada um 4,000€/mês brutos (o IRS é por conta deles) mais carro (Mégane 1.5 dci). Disponibilidade total para Europa e Norte de África. Já vou na 3ª tentativa...

troca aí de carro e falamos

[}:)][}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por J.R.
Oh phoenix.
Mas eu não quero que eles saiam da FP[:0].
Nem os critico por tal.

Não será o seu caso, mas há quem o faça !

Lógicamente muitos optam pela segurança de um organismo do estado quando na fase de decisão são confrontados com ou Publico ou Privado, e a verdade, é que mesmo sendo pessoas capazes (maus profissionais existem no publico e no privado) a maioria das vezes empurra-os para o publico pela segurança, hoje quase nenhuma empresa privada (falando genericamente e por defeito) cativa um trabalhador com uma remuneração condizente e condições sociais estáveis.

Hoje infelizmente, mesmo um bom trabalhador, não passa de um mero numero que em qualquer altura se pode dispensar, porque á porta existem mais 123 candidatos prontos para trabalhar, por menos €€€ e menos regalias. E por vezes é assim que uma estrutura estável pode entrar em colapso fruto de más decisões na escolha e selecção de colaboradores. Porque o baixo salário não é garante de um bom retorno ou maior economia.

citação:Já tenho a maior dificuldade em entender a resistência a toda e qq mudança.
A defesa ao transe do Status Quo.
E serem incapazes de serem eles próprios a propor algumas alterações.
Só isso;).

Aqui digo talvez !!!

Talvez os ministros das tutelas, e as chefias dessem á partida o exemplo.

Democratizando, Exemplificando e Moralizando do Topo da Piramide para a Sua Base, mostrando o caminho a seguir, do Quadro Superior ao Fachina, do Ministro ao Continuo, não é só exigir e ficar comodamente de fora.

É mostrar, que o sacrificio de viajar de transportes está ao alcance de todos sendo superfulo o Chauffeur para fazer 1000mts.

É mostrar por exemplo que um deputado prescinde das suas ajudas de custo diárias no valor de 50€, com estadia paga num hotel, quando na realidade possui casa própria com uma renda mensal de 400€.

É mostrar por exemplo que se prescinde de um cartão de credito numa Galp, EDP, PT, Banco de Portugal ou CGD, e se vive tal como os outros com um subsidio de almoço e porque não almoçar no refeitório da Instituição ???

É mostrar por exemplo que nas finanças locais o carro do presidente de camara não ultrapassa os 35.000~40.000€ e o de um vereador os 25.000€.

Nas mesmas finanças locais os cartões de credito e outras beneces de serviço (chamemos-lhe assim) devem ter o mesmo procedimento que mencionei anteriormente.

E tão simples e moralizador, porque não cumprir o Horário de chegada ao serviço e demonstrar ao prevaricador do FP ocioso, que se está lá e se viu quem não cumpriu !

TALVEZ, quando um dia começarem no Topo da Piramide e demonstrarem que são dignos de confiança dos seus colaboradores, os restantes FP estejam dispostos a 100% a deixar de resistir ás mudanças.

Não vejo as coisas assim.

Claro que o espaço para novas idéias é cada vez mais estrito, em especial para um povo que não está habituado a criar.

Vais aos USA e vês uma realidade muito diferente.

Mas nada que aqui não se pudesse aplicar.

Estou a expandir a minha actividade para outras áreas e tenho uma enorme dificuldade em recrutar pessoas.

Numa determinada área e ligada a novas tecnologias vou iniciar um projecto e preciso de pessoas com experiência (mínimo de 3 anos) e capacidade empreendedora. O modelo que tenho a oferecer é de criar uma nova empresa na qual tenho 50% mais 1 voto e oferecer o resto do capital às pessoas. Preciso de 2 para começar e serão essas a receber como prémio esse bloco de acções. Garanto o financiamento total do projecto durante 16 meses com garantia bancária, pagando a cada um 4,000€/mês brutos (o IRS é por conta deles) mais carro (Mégane 1.5 dci). Disponibilidade total para Europa e Norte de África. Já vou na 3ª tentativa...

3 Culpados

Estado, Banca, Grupos Económicos (alguns)

Estado - é sobejamente conhecida a forma como hoje em dia o estado trata uma empresa ou empresário, é visto como o "Peru a Depenar", laém de queo Estado e um dos maiores devedores de bens e serviços.

Banca - Financiam-te na seguinte base "Entrega-me o porco e eu dou-lhe um chouriço", os seus finaciamentos - com taxas de juro elevadissimas - são incomportáveis para quem não apresente umas "costas mais quentes".

Grupos económicos - Retem o capital em circulação não permitindo um permenente "cash flow" e rotatividade de capitais, essenciais para os pequenos negócios crescam e se tornem fortes e eficazes.

Há empreendedorismo, boas visões e oportunidades de investimento, existem é muitos entraves para que um empresário por muito dinamico que seja não contraia dividas avultadas que são estranguladoras para o inicio de actividade.

citação:Já tenho a maior dificuldade em entender a resistência a toda e qq mudança.
Só isso;).

Aqui digo talvez !!!

Tiveste vários ministros e tutelas ao longo dos anos a dar esses exemplos.
Mas num Estado-FP GIGANTE não tens maneira de controlar.
Precisa de ser pequeno, para esses exemplos e os contrários.. notarem-se.
É por isso que eu defendo Governos Pequenos.
E imensos serviços deverão ser suprimidos.

citação:Democratizando, Exemplificando e Moralizando do Topo da Piramide para a Sua Base, mostrando o caminho a seguir, do Quadro Superior ao Fachina, do Ministro ao Continuo, não é só exigir e ficar comodamente de fora.
Então todos nós deviamos exigir isso.
E os sindicatos exigiram alguma vez isso?
NÃO.
Dão esses exemplos DEMAGOGICAMENTE para não tocarem nos seus "privilégiozinhos".
Nunca como: vamos lá parar com a palhaçada dos carros do gabinete do Ministro da Administração Interna (a titulo de exemplo) só troca de carro qd o ultimo carro patrulha da PSP mais velho for abatido ao serviço.
Mas defendem ISSO???
NÃO.
Defendem, por exemplo, um sistema ANACRÓNICO de Saúde em que um filho de um GNR com 40 anos ainda tinha direito a Assistência na Saúde.
Ou os Juizes com o seu SUPER sistema... etc, etc...

citação:
É mostrar, que o sacrificio de viajar de transportes está ao alcance de todos sendo superfulo o Chauffeur para fazer 1000mts.
Não concordo.
Deixa lá o homem ter um FP chaufer pq nós já lhes pagamos mal.
Agora podiam era ser 2/3 do que são.

citação:É mostrar por exemplo que um deputado prescinde das suas ajudas de custo diárias no valor de 50€, com estadia paga num hotel, quando na realidade possui casa própria com uma renda mensal de 400€.
Deixemo-nos de DEMAGOGIAS.
Defende um Parlamento com 100 deputados com ordenado fixo, bem mais elevado do que o actual, e acabem com as regaliaszinhas cheias de excepções e inverificáveis. Típicas do espírito do regulamentozinho.

citação:
É mostrar por exemplo que se prescinde de um cartão de credito numa Galp, EDP, PT, Banco de Portugal ou CGD, e se vive tal como os outros com um subsidio de almoço e porque não almoçar no refeitório da Instituição ???
E se acabnassemos com as Participações do Estado nas empresas e dos RESPECTIVOS LUGARES NOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO????
Lugares esses que pagam MAIS E MELHOR do que quem nomeia para os cargos.
Gerando-se uma verdadeira promiscuidade de: deixa-me lá ser Ministro e sacrificar-me para ver se me toca DEPOIS um lugarzito numa empresa intervencionada.

citação:É mostrar por exemplo que nas finanças locais o carro do presidente de camara não ultrapassa os 35.000~40.000€ e o de um vereador os 25.000€.
Aqui o poder está proximo das populações.
Curiosamente estas elegeram: Fátima Ferreira, Isaltino, etc...
Qd o povo faz isto, SÓ PENSANDO NOS INTERESSES IMEDIATOS...
Qd os sindicatos fazem o que fazem....
Os governantes governaram para AGRADAR.

Agora paga-se a factura.

citação:
Nas mesmas finanças locais os cartões de credito e outras beneces de serviço (chamemos-lhe assim) devem ter o mesmo procedimento que mencionei anteriormente.

E tão simples e moralizador, porque não cumprir o Horário de chegada ao serviço e demonstrar ao prevaricador do FP ocioso, que se está lá e se viu quem não cumpriu !

TALVEZ, quando um dia começarem no Topo da Piramide e demonstrarem que são dignos de confiança dos seus colaboradores, os restantes FP estejam dispostos a 100% a deixar de resistir ás mudanças.
Talvez não.
Talvez a CULPA já esteja escalpelizada há muitas páginas atrás.

Agora chegámos ao fim da LINHA.
NÃO HÁ DINHEIRO.
Desculpas com as que destes??? Não adiantam.

Não têm motivação??? Desculpa mas até têm. Lá que haja uns FPs que não têm nem nunca terão... e que dizem que só terão qd ganharem muito mais.... é outra estória.
Disso tb há no privado, só que aí é um problema do Patrão e dos COLEGAS.

Empresas de papel são como os cursos de fotocópias;).
E empresas de componentes automóvel? E empresas de software? E empresas de electrónica?

Tenho acompanhado a criação de várias empresas nestes sectores e a burocracia não tem sido um entrave. Por isso te digo que não podes pôr tudo no mesmo saco.

Achas mesmo que alguém não abre uma empresa, só por causa da burocracia? nalguns sectores muito específicos talvez, mas de uma forma geral é bastante fácil abrir empresas.

Se quiseres até te arranjo terrenos em zonas industriais a 50 cêntimos o m2, com licenças industriais em apenas meia dúzia de meses.;)

Se com os exemplos dos colegas de curso do Carlos L. não acham que a sociedade civil, gestores, economista, engº, médicos, não têm a mesma responsabilidade do estado actual de coisas em igualdade de circunstâncias com os tais "FP", dado que se verifica claramente estão tão acomodados ao seu emprego como os FP's.
A resposta já foi dada n vezes[8D].

Da parte que me toca estou bem empregado, trabalhador por conta de outrém.
E tenho uma profissão com alguma margem de manobra, caso a coisa corra mal.

Onde é que eu me encaixo???
Pq carga de água eu defendo LEIS LABORAIS muito mais fléxiveis???
Será que eu nunca apanhei patrões ou chefes incompetentes???
Será que eu nunca fui prejudicado???

Ou será que isso não interessa?;)

Eu defendo uma economia e sociedade Liberal.
Independente da minha posição pessoal ou interesse imediato;).
De alguma forma pode pensar-se que tens uma forma de ser e estar, face ao que acabaste de elencar, algo contraditória, ou, então, tens uma margem de manobra muito grande...:D;)

Noutro dia, estava a folhear uma revista e reparei nestes nos.

A FP tem 1/4 da população activa de Portugal e consome 15% do PIB.

Isto é mesmo assim, ou já nem se pode confiar na imprensa escrita?

É isto a que chamam o monstro?

citação:Originalmente colocada por Pé Leve
De alguma forma pode pensar-se que tens uma forma de ser e estar, face ao que acabaste de elencar, algo contraditória, ou, então, tens uma margem de manobra muito grande...:D;)

Quem está bem na vida fala de boca cheia...:D

É fácil mandar teorias cá para fora...

Ou é a isso ou à queda acentuada da taxa de investimento das empresas...

Parece-me, salvo erro (...), que será mais a última, a geradora de riqueza, que, diminuindo os seus "índices", aumenta ou é ela própria o monstro!... Mas isso é mais tema para o outro tópico!;)

Só isso;).

Aqui digo talvez !!!

Tiveste vários ministros e tutelas ao longo dos anos a dar esses exemplos.
Mas num Estado-FP GIGANTE não tens maneira de controlar.
Precisa de ser pequeno, para esses exemplos e os contrários.. notarem-se.
É por isso que eu defendo Governos Pequenos.
E imensos serviços deverão ser suprimidos.

citação:Democratizando, Exemplificando e Moralizando do Topo da Piramide para a Sua Base, mostrando o caminho a seguir, do Quadro Superior ao Fachina, do Ministro ao Continuo, não é só exigir e ficar comodamente de fora.
Então todos nós deviamos exigir isso.
E os sindicatos exigiram alguma vez isso?
NÃO.
Dão esses exemplos DEMAGOGICAMENTE para não tocarem nos seus "privilégiozinhos".
Nunca como: vamos lá parar com a palhaçada dos carros do gabinete do Ministro da Administração Interna (a titulo de exemplo) só troca de carro qd o ultimo carro patrulha da PSP mais velho for abatido ao serviço.
Mas defendem ISSO???
NÃO.
Defendem, por exemplo, um sistema ANACRÓNICO de Saúde em que um filho de um GNR com 40 anos ainda tinha direito a Assistência na Saúde.
Ou os Juizes com o seu SUPER sistema... etc, etc...

citação:
Não concordo.
Deixa lá o homem ter um FP chaufer pq nós já lhes pagamos mal.
Agora podiam era ser 2/3 do que são.

citação:É mostrar por exemplo que um deputado prescinde das suas ajudas de custo diárias no valor de 50€, com estadia paga num hotel, quando na realidade possui casa própria com uma renda mensal de 400€.
Deixemo-nos de DEMAGOGIAS.
Defende um Parlamento com 100 deputados com ordenado fixo, bem mais elevado do que o actual, e acabem com as regaliaszinhas cheias de excepções e inverificáveis. Típicas do espírito do regulamentozinho.

citação:
E se acabnassemos com as Participações do Estado nas empresas e dos RESPECTIVOS LUGARES NOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO????
Lugares esses que pagam MAIS E MELHOR do que quem nomeia para os cargos.
Gerando-se uma verdadeira promiscuidade de: deixa-me lá ser Ministro e sacrificar-me para ver se me toca DEPOIS um lugarzito numa empresa intervencionada.

citação:É mostrar por exemplo que nas finanças locais o carro do presidente de camara não ultrapassa os 35.000~40.000€ e o de um vereador os 25.000€.
Aqui o poder está proximo das populações.
Curiosamente estas elegeram: Fátima Ferreira, Isaltino, etc...
Qd o povo faz isto, SÓ PENSANDO NOS INTERESSES IMEDIATOS...
Qd os sindicatos fazem o que fazem....
Os governantes governaram para AGRADAR.

Agora paga-se a factura.

citação:

Talvez não.
Talvez a CULPA já esteja escalpelizada há muitas páginas atrás.

Agora chegámos ao fim da LINHA.
NÃO HÁ DINHEIRO.
Desculpas com as que destes??? Não adiantam.

Não têm motivação??? Desculpa mas até têm. Lá que haja uns FPs que não têm nem nunca terão... e que dizem que só terão qd ganharem muito mais.... é outra estória.
Disso tb há no privado, só que aí é um problema do Patrão e dos COLEGAS.

J.R.

Desculpe que lhe diga mas a sociedade tal como a conhecemos em Portugal é a culpada pelo actual estado de coisas.

E não só os FP, mas como os empresários, e os cidadão anónimos, uns terão mais responasbilidades que outros (neste campo talvez os menos responsabilizáveis sejam os cidadãos comuns).

Um estado pesado em conjunto com um tecido empresarial acomodado, sem escrupulos e interessado em dividendos em detrimento dos investimentos, só podia dar no que está a dar.

Sem dinheiro o pais não mexe.
Por isso quem o tem faça o favor de o pôr a circular e investir, ou então fazem o que é normal, pedem ao estado os subsidios e a beneces.

é um papao do caraças... :D

mas consome ou produz 15% do PIB?

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Ou então defendo algo para este País independente da minha situação contratual com a minha entidade empregadora;).
E/ou defendo uma sociedade mais responsável e menos solidária no papel.
Pq a minha situação pessoal não é para a qui chamada.
Não me importei de relatar outra vez e mais um bocadinho pq o Phoenix estava com uma atitude correctíssima[^].
Mas mas ideias são independentes disso.

Defendo os empresários, não os que vêm chorar com falta de subsídios ou com falta de verbas para obras públicas;), apesar de não o ser.

E defendo os FP que não são imobilistas pois, como tu sabes, FP tb há lá por casa[8D].

Agora agarrarem-se a todo o transe às "conquistas" e às benesses e a todo o resto???? Poupem-me... os bolsos:D.

Governo holandês sai do capital da KPN
O Estado holandês concordou em vender a participação de 8% que ainda detinha na Royal KPN de modo a incentivar a concorrência no sector e a obter fundos para reduzir a sua dívida.
De acordo com um comunicado do Ministério das Finanças holandês o Governo encaixou cerca de 1,7 mil milhões de euros com a alienação.

A própria operadora de telecomunicações avançou para a aquisição de 80 milhões de acções detidas pelo Governo, enquanto que as restantes 87 milhões de acções foram vendidas à Goldman Sachs e ao Citigroup, adiantou o ministério em comunicado.

Desde 2003 o governo holandês já arrecadou 10 mil milhões de euros com a venda de participações em 18 empresas – sem contar com a venda agora anunciada–, revela ainda o mesmo documento.

Tantas vezes que este tipo de comparações já por cá andaram...

Mais funcionários, menos eficácia</u>
2006/09/25 | 09:23
Mais 99 mil na última década. Salários pagos com 60% dos impostos</u>

O acréscimo de efectivos na Administração Pública sem justificação visível demonstra a ineficácia dos mecanismos criados para limitar o crescimento dos empregos públicos, concluiu hoje a Comissão de Revisão do Sistema de Carreiras e Remunerações (CRSCR).

De acordo com o relatório da CRSCR, a que a agência Lusa teve acesso, o número de efectivos inscritos na Caixa Geral de Aposentações aumentou, na última década, em cerca de 99 mil efectivos.

A este aumento corresponderam taxas de crescimento anuais de 1,5 por cento na Administração Estadual e Regional e de 1,8 por cento na Administração Autárquica, </u>adianta o relatório que foi entregue ao Governo, devendo o Ministério das Finanças e da Administração Pública apresentar uma proposta para a revisão do Sistema de Carreiras e Remunerações até ao final do ano.

Além do aumento de efectivos, a CRSCR aponta que a administração pública portuguesa se caracteriza por uma grande concentração de efectivos nas áreas do ensino e da saúde (62 por cento do total), pela baixa qualificação técnica dos efectivos e pelo escasso recurso a mecanismos de outsourcing.

Forte aumento das despesas com pessoal

Ao contrário da tendência verificada nos países da União Europeia a 15, o peso das despesas com pessoal registou um forte aumento em Portugal</u>.

As despesas com pessoal da Administração Pública em percentagem do PIB eram superiores à média da UE a 15 em 0,8 pontos percentuais em 1995, passando para uma diferença de 2,9 pontos percentuais 10 anos depois.

O resultado verificado em 2005 deve-se ao acréscimo de 1,6 pontos percentuais em Portugal e de uma redução na média dos restantes 14 Estados-membros em 0,5 pontos percentuais.

A elevada percentagem da receita de impostos afecta à despesa com o pessoal da Administração Pública e o significativo crescimento da despesa média por efectivo são outras das características do sector apontadas pela Comissão presidida por Luís Sousa da Fábrica.

Encargos absorvem 60 por cento dos impostos

Em 1995, os encargos com o pessoal da Administração Pública absorviam 60,6 por cento das receitas dos impostos directos e indirectos, enquanto que a média da Finlândia, Holanda, Áustria, Irlanda e Espanha era de 47,6 por cento</u>
.

Uma década depois a disparidade agravou-se com os encargos com o pessoal a consumirem 60,7 por cento das receitas de impostos, ao contrário da média dos cinco países europeus que desceu apenas para 39,9 por cento.

No que se refere à despesa média por efectivo, entre 1990 e 2002 a despesa média anual por trabalhador teve um crescimento médio anual de 9,1 por cento, superior em 1,4 pontos percentuais ao crescimento do PIB nominal. </u>

A Comissão, criada a 12 de Outubro de 2005, considera que o aumento da despesa média anual por efectivo é significativamente superior, o que se deve à actualização salarial e aos encargos das promoções e progressões.

O aumento do peso das despesas com o pessoal da Administração Pública no PIB entre 1990 e 2002 é explicado em 31,4 por cento pelo aumento da despesa média e em 68,6 por cento pelo aumento do número de efectivos.

"A evolução desfavorável sucintamente descrita demonstra, por si só, a indispensabilidade de reformas que invertam esta tendência", sublinha o relatório da CRSCR, que está a ser analisado pelo Governo.

Apesar de considerar que a reforma do sector deve ser alargada à generalidade da Administração Pública, a CRSCR defende que o Ssucesso de qualquer reforma se mede acima de tudo pelos efeitos produzidos nos sectores decisivos da Educação e da Saúde e que esses efeitos passam necessariamente pela contenção, ou até redução, do número de efectivos, em especial no pessoal administrativo e auxiliar.

O relatório sobre "Vínculos, Carreiras e Remunerações na Administração Pública: Diagnóstico e Perspectivas de Evolução" foi recentemente entregue ao Governo e encontra-se em fase de apreciação.

TSM.

Back