O peso dos Funcionários Públicos

citação:Originalmente colocada por zerorpm

JR, mas achas mesmo que as nossas empresas têm capacidade para absorver 200 mil funcionários?
Não e acho a forma do "Fórum beato" um pouco.... demagógica.

O que se deve defenir é o que o estado deve fazer e/ou o que a sociedade pode suportar economicamente.

Daí é que sai o nº... que é irelevante à partida.

Função Pública: mais de 635 carreiras
2006/09/25 | 09:15
Há ainda mais 119 no regime especial. Muitas sem diferenças entre si

A administração pública portuguesa tem actualmente 653 carreiras só no regime geral, embora várias não apresentem qualquer diferenciação funcional entre si, conclui um relatório encomendado pelo Governo, a que a agência Lusa teve hoje acesso.

Além das carreiras do regime geral, existem ainda 119 do regime especial e dos corpos especiais, adianta o relatório da Comissão de Revisão do Sistema de Carreiras e Remunerações (CRSCR) da função pública.

De acordo com o documento, que já foi entregue ao Governo e que agora se encontra em fase de apreciação, «sucede com frequência que carreiras profissionais autónomas não apresentem qualquer diferenciação funcional entre si, o que contribui notavelmente para o seu número excessivo».

Neste sentido, a evolução profissional faz-se para níveis salariais mais elevados sem alteração das responsabilidades e tarefas desenvolvidas, critica a Comissão, criada a 12 de Outubro de 2005.

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=727091&div_id=291

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Pois se calhar o carrapatoso quer é criar 200 mil casos de miséria...
Que é o que está a dar...

Eu se deixar de pagar aos gajos (banca) a quem pedi dinheiro emprestado (casa) fico com o problema do meu déficit resolvido...

Mas que necessidade voçês, FP do AHO, têm de discutir assim????
É que nem foi isso que os Sr. do fórum do beato disseram. Concorde-se ou não.
Mas tudo bem.
Que se lique-se.
Desde que o meu não seja tocado.

Mas...e se, para variar, fossem conhecer as propostas que eles fizeram? ;)

É que do tal número redondo dos 200 mil, nem todos iriam ser reabsorvidos pelo sector privado.

Penso que a coisa dividia-se em:

-uma parte ia para a pré-reforma;
-outra era indeminizada pelos anos de serviço prestados e procurava emprego no privado;
-e finalmente a restante iria permanecer nos mesmos serviços que passariam para a gestão privada, passando a contrato individual, mantendo os mesmos anos de serviço que possuiam antes como trabalhadores do Estado.

Obviamente que isto nunca vai acontecer, por 2 razões:

1. A Constituição não o permite.
2. O Estado teria que fazer um grande investimento nesta operação. A curto prazo iria-lhe custar uns bons milhões de €uros, passaria por um aumento inevitável da dívida pública, etc.

Porque o futuro da FP é mais que conhecido. O PS e o PSD nunca conseguirão fazer uma reforma drástica simplesmente porque o país não o permite.

Daí que o futuro passa inevitavelmente por 3 aspectos:

1. Tentarem restringir ao máximo a admissão de funcionários públicos como se está a fazer desde 2002.
2. Os novos funcionários permanecerem no sistema com contrato individual de trabalho para sempre. Fim do trabalho para toda a vida para os novos funcionários.
3. Como a massa laboral vai continuar obesa, os aumentos nas próximas décadas serão insignificantes e os funcionários públicos continuarão a perder poder de compra.

Querem o actual Estado, não é? Pois aqui têm o panorama do vosso querido Estado [:P]:D

Quando não há dinheiro...é assim [}:)]

Como muitas vezes se usam por aqui comparações com outros Países com base em percentagens do PIB, talvez estes números ajudem a compreender a distorção que é provocada por este tipo de comparações.

Produto Interno Bruto per capita 2005, segundo o CIA facts:

Portugal: $19,300
Grécia: $22,200
Espanha: $25,500
Irlanda: $41,000

citação:Originalmente colocada por eu

Como muitas vezes se usam por aqui comparações com outros Países com base em percentagens do PIB, talvez estes números ajudem a compreender a distorção que é provocada por este tipo de comparações.

Qual é a distorção, diz-nos lá? [:p][:p][:p]

citação:Originalmente colocada por André
Daí que o futuro passa inevitavelmente por 3 aspectos:

1. Tentarem restringir ao máximo a admissão de funcionários públicos como se está a fazer desde 2002.
2. Os novos funcionários permanecerem no sistema com contrato individual de trabalho para sempre. Fim do trabalho para toda a vida para os novos funcionários.3. Como a massa laboral vai continuar obesa, os aumentos nas próximas décadas serão insignificantes e os funcionários públicos continuarão a perder poder de compra.

Querem o actual Estado, não é? Pois aqui têm o panorama do vosso querido Estado [:P]:D

Quando não há dinheiro...é assim [}:)]

Estás enganado, porque a Lei 23/2004 que rege o CT na FP prevê o contrato de trablalho por tempo indeterminado. Assim, o trabalhador só é despedido através de um processo disciplinar, da mesma forma que os FPs...

O problema está no Patrão... Hoje és tu o Director Geral, amanhã é outro. Salvo os casos graves o despedimento continua difícil.

Olha, por exemplo, podemos dizer que...

Em percentagem do PIB, tu comes muito mais que um Irlandês.[}:)] Vá lá, toca a comer menos[:p], seu gastador...

Acho que percebeste a ideia;) E antes que venhas com a cassete, sim, eu defendo que se gaste menos com o estado.

Em todas as suas vertentes: salários dos FPs, contratos despesistas com privados, etc...

citação:Originalmente colocada por eu

Olha, por exemplo, podemos dizer que...

Em percentagem do PIB, tu comes muito mais que um Irlandês.[}:)] Vá lá, toca a comer menos[:p], seu gastador...

Acho que percebeste a ideia;) E antes que venhas com a cassete, sim, eu defendo que se gaste menos com o estado.

Em todas as suas vertentes: salários dos FPs, contratos despesistas com privados, etc...

Continuo a não perceber a distorção [:p]

As comparações com base no PIB são falaciosas, é isso?

E porquê? Explica-nos lá :)[:p]

Ah e...entre a teoria e a prática vai uma enorme distância veja-se a tua atitude: no abstracto dizes isso tudo mas quando te vês confrontado com exemplos e medidas práticas levantas um sem número de problemas como as recorrentes no teu discurso...distorções do PIB e etc e tal :D;)[:p]

Estas medidas são completamente inúteis, aqui no meu serviço há uns poucos já com o tempo todo a espera de se reformarem, que o "papel nunca mais chega", há mais uns quantos que pelo regime antigo estariam agora a reformar-se tb e que ainda cá tem de andar mais uns anitos.

E no entanto no meu serviço faziam falta para ontem mais 50 pessoas, no final deste ano a falta de pessoal e a falta de um pc entre outro material por exemplo, vai reduzir o nosso trabalho em 40%.

A quem serve esta falta de operacionalidade dentro do serviço?

PS: Tenho aqui um colega que tb é empresario que questionado sobre este reduzir de pessoal no estado, ele afirma que só irá contratar ex-fp se lhes puder pagar metade do que paga aos actuais trabalhadores e se o regime do horario de trabalho for alterado para "pelo menos as 45 horas semanais".

Uma coisa que me esqueci de referir, o meu colega empresario, tb é agricultor, daqueles que se queixam que não se encontra ninguem de confiança para andar nas vindimas/apanha da fruta/azeitona.

Essas medidas são do tipo lençol curto, tapa-se a cabeça, destapam-se os pés...

As pessoas existem, estão cá, fazem parte da população activa e o Estado está a tentar fazer como a empregada de limpeza incompetente, esconder o lixo debaixo da alcatifa!

Não há dinheiro! OK, já sabemos, já ouvimos, já interiorizámos... todos...

Mas, então, o que fazer com os desempregados da privada e, agora, da função pública? O que fazer com essas centenas de milhar que, quase todos os dias, engrossam as fileiras dos centros de emprego, do crédito mal parado, do insucesso escolar (pois em casa onde não há pão...), da desagregação e destruição da instituição família?

Serão os raciocínios assim tão empedernidos que só vêem número? Será que estão previstas medidas para que a "mole" de "dispensáveis" dispensados não se junte, revolte e resolva pôr ordem, ou desordem, no país onde o rei euro é quem mais ordena? Será que não percebem que, desse modo, as nossas ruas, escolas, empregos, bancos, transportes... irão ser, cada vez mais, lugares perigosos, de vingança e roubo, de assassínio e violência gratuíta, perpetrados por revoltados da vida e desta Sociedade? Não chegam já os actuais "grupos de risco", ainda querem criar mais?

Não perceberão os iluminados deste país que as pessoas, cada pessoa, são, é, para serem, para ser, vistas, vista, como valia, capital produtivo, cérebro pensante e criativo?...

Cada um, e todos nós, carrega um capital de valor que neste país se despreza por tradição, sem respeito pela condição humana!

Lembrar-se-ão, estes "cavalheiros" que empurram para o desastre milhares de famílias, das crianças desses lares? Vem aí o Natal...

Claro que não há Pai Natal, nem Menino Jesus, nem capacidade de sonhar... com um mundo melhor, pois os "homens de boa vontade" escasseiam. Os restantes vergam-se ao novo soberano...

Claro que não há milagres, sobretudo se perdermos a capacidade de sonhar! Mas só não há milagres por cá, pois em Espanha (mais uma vez...) eles existem! Recordar-se que há 30 anos Portugal e Espanha aderiram à, então, CEE é fácil. Difícil é compreender porque razão Espanha é hoje um país muito mais rico...

E se a perda de condições de trabalho (menos vencimento, valores horários, subsídios, prémios) é assim tão sem valor e um destino tão inevitável na função pública, mas porque raio é que os privados continuam a protagonizar as maiores mobilizações nas greves sectoriais precisamente pela consolidação e incremento precisamente dessas benesses (vejam-se as últimas greves do metro, por exemplo...)?...

Estaremos a assistir a uma inversão de critérios?...

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Difícil é compreender porque razão Espanha é hoje um país muito mais rico...
Para ti é incompreensível, PéLeve.
Aplicaram a receita inversa... da nossa.
Não existiram NATAIS para milhões de desempregados...
E agora???
Lembras-te das Taxas de Desemprego Espanholas????

Para ti é.... incompreensível:D.

Deixa-me dizer que já cá faltava o apelo ao sentimento[8D];).
Já estranhava[:p].

Voltar
Superior