O peso dos Funcionários Públicos

citação:Originalmente colocada por J.R.

"Para alguns a empresa é um Tigre predador que deve ser abatido.
Outros olham para ela como a vaca que podem ordenhar.
Só uns poucos a tomam pelo que realmente é: o forte cavalo que puxa SOZINHO a carroça."

Winston Churchill
Olha que linda definição que arranjaste também para grande parte dos sectores da Função Pública!...:D[:p];)

citação:Originalmente colocada por mundano

citação:Originalmente colocada por André

Esperemos que o mundano não tenha (mais) um ataque cardíaco.

MAs porque é que eu havia de ter um ataque cardiaco? Concordo com quase tudo o que o homem diz, e partilho de quase todas as incrtezas que ele revela, apesar de acreditar que ele deve ter mais certezas do que eu porque é mais informado..

Ele não sabe quantos funcionarios se deve reduzir, nem sabe nenhuma receita milagrosa para o fazer.. Só sabe que por agora o importante é travar o crescimento, que foi o que eu disse na pagina anterior a esta..

Tu é que és o rapaz das certezas e que já tens ai o modelo e as receitas milagrosas na tua cabeça.. que, aliás, prometeste para o inicio desta semana.. ;)
De facto, estamos à espera!...:)

citação:Originalmente colocada por André

...a má vida que se levou na década de 90, nomeadamente, na 2ª metade onde se andou em total contra-ciclo</u> em relação ao que se fazia na Europa, particularmente em Espanha...levou a isto mas há gente que não quer ver as coisas...nem os números que demonstram a coisa [:p]

Essa constante tentativa de branquear o passado pré-95 tira-te a credibilidade toda...

Porque não nos contas as coisas como elas foram? Quem criou os regimes que levaram aos aumentos de custos, que logo na hora eram previsiveis e foram criticados pels do proprio governo?

O crescimento anormal que houve durante o tempo do Guterres, caso não te lembres, eu lembro-te, tratou-se apenas de trazer o Estado para a legalidade. Porque a maior parte desses funcionarios já trabalhavam há mais de 3 anos na Administração Publica a recibos verdes e pela lei, tinham que ser integrados no quadro.

O Guterres é culpado de nada fazer, e teve a faca e o queijo na mão, mas não é o unico culpado, nem foi ele que "arranjou" amaior parte dos funcionarios que entraram nessa altura, eles já lá estavam, apenas não eram contabilizados pelos artificios ilegais que se usaram antes..

Eu bem sei que para ti, custa admitir, e sei que te dá um AVC sempre que algu+em põe em causa o neo-sebastianismo, vulgo o regresso imaculado do Cavaco, mas são factos, se não te lembras não tenho culpa, procura na biblioteca as noticias da altura.

citação:Originalmente colocada por eu

Caro André,

se leres aquilo que eu escrevo e não aquilo que tu pensas/imaginas/anseias/especulas que eu escrevi, facilmente concluis que as nossas opiniões convergem mais do que divergem...

E depois como é que ele ia argumentar? Se ele falar por ti e por ele ao mesmo tempo, é muito mais facil argumentar [}:)]

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

"Para alguns a empresa é um Tigre predador que deve ser abatido.
Outros olham para ela como a vaca que podem ordenhar.
Só uns poucos a tomam pelo que realmente é: o forte cavalo que puxa SOZINHO a carroça."

Winston Churchill
Olha que linda definição que arranjaste também para grande parte dos sectores da Função Pública!...:D[:p];)
Eu já estava a achar muita fruta[}:)][}:)].

PéLeve, amigo;), a FP são os pregos que unem as tábuas da carroça.
Sem eles não há carroça. OK??
Mas eles não a puxam.</u>
PESAM. Mas sem eles não há carroça.

E ultimamente, como tão bem o André e o Sr. Fábrica e todos já demonstraram.... foram acrescentados PREGOS à carroça.... sem aumentar a capacidade de Carga da Carroça e sem qq melhoria da mesma.

Assim, o cavalo começa a cansar-se....

É como estamos agora.

O que se há-de fazer??
Aligeirar a carroça e os pregos.
Qd o cavalo estiver de melhor saúde logo se vê.

Agora dizer que a culpa é do CAVALO???[8]:D[}:)][}:)]
Ya. Pois. Se fosse mais forte era melhor mas.... é o que temos:D.

Mas, mas, mas... Passaste-te para o "inimigo"?...:D:D:D

Eu sei que essas medidas não resolvem porque, de facto, não são exequíveis! Exequíveis são outras, cegas, que irão abranger todos, sem distinção, independentemente da forma de acesso inicial!

Epá, se têm de começar a "reorganizar" que o façam pelo menos com um mínimo de decência e dêem-se ao trabalho de irem ver quem entrou de que forma...

O que tu pedes é uma verdadeira caça às bruxas... Isso, apesar de até poder ser justo do ponto de vista moral, não ia resolver nada e só ia criar problemas..

Se a ideia é emagrecer o peso do sector publico na economia, há que faze-lo desde já e de forma decidida, sem entrar nesse tipo de fait divers...

O que tu pedes é uma verdadeira caça às bruxas... Isso, apesar de até poder ser justo do ponto de vista moral, não ia resolver nada e só ia criar problemas..

Se a ideia é emagrecer o peso do sector publico na economia, há que faze-lo desde já e de forma decidida, sem entrar nesse tipo de fait divers...
A ideia é exactamente... não fazer nada;).

Mas, mas, mas... Passaste-te para o "inimigo"?...:D:D:D

Eu sei que essas medidas não resolvem porque, de facto, não são exequíveis! Exequíveis são outras, cegas, que irão abranger todos, sem distinção, independentemente da forma de acesso inicial!

Epá, se têm de começar a "reorganizar" que o façam pelo menos com um mínimo de decência e dêem-se ao trabalho de irem ver quem entrou de que forma...

Mas é precisamente isso que eu defendo... daqui para a frente!... O erro é a aplicação rectroactiva de um conjunto de medidas a pessoas que assinaram outro acordo, há muitos anos!...:)

A ideia é exactamente... não fazer nada;).
Continuas a não perceber ou a fazer de conta que não percebes...

Vê a resposta que já dei acima!

E os pregos, que referes como imagem figurativa, e bem (aleluia), são precisamente os funcionários públicos da carroça que puxa (sim senhor, muito bem) tudo, mas são precisamente esses cujo número tu queres diminuir, talvez na esperança que a carroça não aguente, que é o mais provável...[:p][:p][:p]

citação:Originalmente colocada por eu

citação:Originalmente colocada por Guaraná
O que gera discussão é a notícia que em nº de FPs até estamos perto da média europeia. Há aqui um problema qualquer com a matemática, ou então é falta de assunto!
Naaaa... isso é tudo mentira.[}:)]

Já agora, vou enriquecer este magnífico post do Guaraná com alguns dados muito interessantes. O primeiro mapa permite comparar de forma relativa o PIB per capita de vários Países (2004) (paridade de poder de compra)

2006103194912_gpp-pps.GIF

Este aqui é ainda mais interessante pois permite ver a evolução ao longo dos anos:
200610320439_pib_per_capita.GIF

É triste ver como nos afastamos cada vez mais da média da UE, mas isso parece não ser um bom assunto de discussão. :(

Este gráfico mostra a percentagem de FPs em cada País (2001, agora a situação deve ser ligeiramente diferente). Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Por isso, palavras para quê?;)

2006103195035_percentagem_funcionarios_publicos.GIF
Páh tas a desviar a conversa para quê, tas-te a armar aos cucos queres ser mais papista que o papa, na volta és comuna, xô vermelho, xô.

Ou, como se sabe e é do conhecimento publico</u>

Vê-se mesmo que não sabes do que se está a falar, mas é disso mesmo.

;)

citação:Originalmente colocada por CLIO_thoris

Não discuto se existem muitos, poucos ou excessivos.

Ou seja, não discutes aquilo que interessa para a economia e o desenvolvimento do pais.. Discutes apenas assuntos de lana caprina, como saber quem tem ou não Ferraris..

Isso é como a conversa dos velhos no banco do jardim, que acham que se vendessem os carros dos ministros éra escusado subir 2% ao IVA..

O crescimento anormal que houve durante o tempo do Guterres, caso não te lembres, eu lembro-te, tratou-se apenas de trazer o Estado para a legalidade. Porque a maior parte desses funcionarios já trabalhavam há mais de 3 anos na Administração Publica a recibos verdes e pela lei, tinham que ser integrados no quadro.
A lei é muito clara nestas circunstâncias. Podes explicar qual o decreto lei que obrigou a isto?

E os pregos, que referes como imagem figurativa, e bem (aleluia), são precisamente os funcionários públicos da carroça que puxa (sim senhor, muito bem) tudo, mas são precisamente esses cujo número tu queres diminuir, talvez na esperança que a carroça não aguente, que é o mais provável...[:p][:p][:p]
PéLeve

Amigo, eu não quero diminuir ninguém.
Já respondi, umas 200 páginas atrás ao zerorpm, sobre o Compromisso do Beato.
Acho uma palhaçada e acho que é mesmo com medidas destas, que o Governo está a tomar, que se deve continuar.
Levantamento.
O que se pretende.
Fechar serviços a mais. Remodelar. Fundir, etc.

E no fim, durante, etc... supranumerários.

Não dizer que estão a mais 100, 150 ou 200 mil.
Já tinha dito isto;).

Pois, zero, mas são metidos na mesma apreciação...
Desculpa, mas eu não pintei o retrato. Ele é tal como o descrevi.

Se fazes mais e melhor, e não tenho a mínima dúvida de que és capaz, e muito menos de duvidar das tuas palavras, será preferível explicares aqui o que desejarias para tratar do Monstro.

Porque, e muito sinceramente só te vejo a defender o sistema a que pertences e como tal, não abonará muito a favor de quem se pretende reformista. ;)

PéLeve

Amigo, eu não quero diminuir ninguém.
Já respondi, umas 200 páginas atrás ao zerorpm, sobre o Compromisso do Beato.
Acho uma palhaçada e acho que é mesmo com medidas destas, que o Governo está a tomar, que se deve continuar.
Levantamento.
O que se pretende.
Fechar serviços a mais. Remodelar. Fundir, etc.

E no fim, durante, etc... supranumerários.

Não dizer que estão a mais 100, 150 ou 200 mil.
Já tinha dito isto;).
e eu também já tinha dito, meu caro, que estão a dispensar à toa, sem saberem quantos estão a mais ao certo e sem terem em conta as formas de entrada, de progressão e, ainda, quanto o Estado investiu neles, havendo mesmo casos de funcionários que frequentaram dezenas de cursos de actualização, de formação, de especialização e "o diabo a sete" que, agora, vão passar a supranumerários![8]

Eles estão a mexer! Era preciso mexer! Mas estão a mexer mal, pois não fizeram o levantamento de forma correcta, fizeram-no à pressa para apresentarem resultados e pouparem dinheiro, simplesmente para recuperar o PIB, nada mais...[8][8][8][8][8]

citação:Originalmente colocada por pmct

Na educação obrigatoria e privatizar o ensino superior .

Ainda mais do que o que já está??

Nas universidades publicas a proprina actualmente já é praticamente 1/3 do que pagas por exemplo para andar na Universidade Fernando Pessoa.

E com o processo de bolonha apenas 2/3 da tua formação é financiada pelo Estado. Porque com uma licenciatura de 180 créditos europeus (licenciaturas de Bolonha), és licenciado na teoria, mas na pratica não podes ser engenheiro, nem advogado, nem economista, nem contabilista, nem professor, nem nada disso.. Terás que depois do teu bolso pagar mestrados ou pós graduações até juntares 240 creditos..

e eu também já tinha dito, meu caro, que estão a dispensar à toa, sem saberem quantos estão a mais ao certo e sem terem em conta as formas de entrada, de progressão e, ainda, quanto o Estado investiu neles, havendo mesmo casos de funcionários que frequentaram dezenas de cursos de actualização, de formação, de especialização e "o diabo a sete" que, agora, vão passar a supranumerários![8]
Mas quem está a mais não são as pessoas.
São as funções.
Tu podes ser um FP do melhor. Mas se estás a mais, se a tua função é irelevante ou pode ser feita por outro FP XPTO doutro organismo... és tu que estás a mais.
Se ouver mobilidade interna rapidamente te vão chamar.

citação:
Eles estão a mexer! Era preciso mexer! Mas estão a mexer mal, pois não fizeram o levantamento de forma correcta, fizeram-no à pressa para apresentarem resultados e pouparem dinheiro, simplesmente para recuperar o PIB, nada mais...[8][8][8][8][8]
É sempre possível isso acontecer.
Qd se faz qq coisa pode-se fazer mal.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Pois, zero, mas são metidos na mesma apreciação...
Desculpa, mas eu não pintei o retrato. Ele é tal como o descrevi.

Se fazes mais e melhor, e não tenho a mínima dúvida de que és capaz, e muito menos de duvidar das tuas palavras, será preferível explicares aqui o que desejarias para tratar do Monstro.

Porque, e muito sinceramente só te vejo a defender o sistema a que pertences e como tal, não abonará muito a favor de quem se pretende reformista. ;)
Meu caro, já aqui referi o que penso sobre isso "n" vezes e neste mesmo tópico já o fiz muitas vezes!

Mas já expliquei que é necessário melhorar a classe empresarial, responsabilizando, por um lado, e premiando quem mereça, por outro. É preciso diminuir o número de políticos e de funcionários de nomeação política de forma drástica e convincente!

É preciso moralizar as acumulações de pensões milionárias e as indemnizações aos gestores, mas é preciso responsabilizar (punindo criminalmente também se necessário) os que têm gerido mal...

E, depois, seria necessário pensar em aplicar as medidas que mais atrás referi (...) na dispensa de funcionários públicos, se, depois de um estudo sério politicamente, abrangente e bem explanado no tempo, se chegasse à conclusão que era, mesmo, necessário!

Depois ainda, e mais uma vez refiro, as medidas não podem ser aplicadas rectroactivamente, pois o respeito da lei não o permite e, deste modo, está a lavrar-se numa ilegalidade, ou num conjunto delas!...

Entendes?...

...
Mas quem está a mais não são as pessoas.
São as funções.
Tu podes ser um FP do melhor. Mas se estás a mais, se a tua função é irelevante ou pode ser feita por outro FP XPTO doutro organismo... és tu que estás a mais.
Se ouver mobilidade interna rapidamente te vão chamar.
...
Mais uma contradição... Mas afinal em que ficamos, é a função que está a mais ou a pessoa?...

Voltar
Superior