O peso dos Funcionários Públicos

citação:Originalmente colocada por Nthor

citação:Originalmente colocada por pcnunes7

(...)
Oh mjm, não sei quantos estão a mais. Sei que estão, atendendo à realidade do nosso país. Repara, os FP's nunca podem ter o peso que têm no nosso PIB - 15%!!!![:0]
Estas a interpretar mal os numeros.

Como é que um fp que ganha meia duzia de € pesa tanto no pib?
meia dúzia multiplicando por centenas de milhar......dá um número muito substancial, talvez, 15% do PIB:D

(...)
ao contrário do que dizes, muitos serviços há, onde o pessoal está em excesso[:p] e depois, dizem que nós é que não queremos ver as coisas:D
E baseias essa afirmação em quê, na propaganda do governo, ou na tua experiencia de frequentar os locais de atendimento na tua hora de almoço (que tb é a hora deles) e em que dás de caras com um aviso de fechado até as duas (raios parta os fp que tinham de estar fechados e não querem mesmo fazer nada) ou com um funcionario a atender 30 pessoas enquanto os outros comem umas sandes (mas eles deviam era estar a trabalhar hora de almoço ou não)?

Sabes isso tem um nome.
sendo advogado, não vou aos serviços na hora do almço...esta é sagrada, seja a que hora for:D

sei do que falo[:p]

citação:Originalmente colocada por J.R.

Estás a ver pq nem se pode falar em seguir em parte o exenplo Irlandês?

Tu até deste a resposta

citação: el drástico recorte en los salarios del sector público y de la clase política para conseguir la contención del gasto, son buenos ejemplos de ello.)

Achas mesmo que os politicos, os lobys, os sindicatos e os empresarios fariam tal coisa, ou iriam permitir que tal fosse possivel?

E depois eu é que sou idealista.

Eu sou realista;).
O PCnunes7 acha que eu sou pessimista:D.

Eu acredito que se os sindicatos avançassem com uma proposta tipo:
-aceitamos perder 5% do ordenado.
-aceitamos o aumento da idade de reforma.
-exigimos um Parlamento com 100 DE****DOS.
-exigimos a MANUTENÇÃO do ordenado dos políticos[:0].
-O fim dos subsídios todos dos políticos;).
-O tamanho do Governo igual ao da Dinamarca em termos de Ministros,secretários de Estado, assessores, secretários,etc...
-AUMENTO das incompatibilidades
-etc,etc,etc

Depois faziam assim:
-aumento dos ordenados indexado Ao PIB ou produtividade (tecnicamente não sei o que é mais adequado).
-etc.etc.

Se os políticos são incapazes... saltavam os sindicatos para a liderança.

TU JÁ VISTE O XIMBALAU QUE ISTO CAUSAVA????
Mas tu tás a ver o frison???

Mas TODA A GENTE prefere estar a gerir danos e a defender o seu quintalzinho.... cada vez mais pequenino.

Sou pessimista:(.

já que me meteste ao barulho...:D

concordo, com as medidas que acima apontaste...com uma nuance. Retirem os subsidios aos De****dos, mas aumentem um pouco os vencimentos....isto, se queremos, De****dos competentes. Atenção, que esta medida, seria consequência do aumento das incompatibilidades;)

(...)

Eu acredito que se os sindicatos avançassem com uma proposta tipo:
-aceitamos perder 5% do ordenado.
-aceitamos o aumento da idade de reforma.
Mas isso já nós temos, repara á quantos anos os portugueses estão a perder vencimento e qualidade de vida a "pala" da recuperação que nunca vem.

-exigimos um Parlamento com 100 DE****DOS.
-exigimos a MANUTENÇÃO do ordenado dos políticos[:0].
-O fim dos subsídios todos dos políticos;).
-O tamanho do Governo igual ao da Dinamarca em termos de Ministros,secretários de Estado, assessores, secretários,etc...
-AUMENTO das incompatibilidades
-etc,etc,etc
:D :D :D
Estás mesmo a ver os os partidos a aceitarem isto.

Depois faziam assim:
-aumento dos ordenados indexado Ao PIB ou produtividade (tecnicamente não sei o que é mais adequado).
-etc.etc.

Se os políticos são incapazes... saltavam os sindicatos para a liderança.

TU JÁ VISTE O XIMBALAU QUE ISTO CAUSAVA????
Mas tu tás a ver o frison???

Mas TODA A GENTE prefere estar a gerir danos e a defender o seu quintalzinho.... cada vez mais pequenino.

Sou pessimista:(.

Utopico, acreditar numa mobilização da sociedade sem ser pró futebol.
essa utopia de que falas, da mobilização da sociedade, vem de todos os quadrantes, e é isso que tem sido apontado por "nós"[:p]

(...)
ao contrário do que dizes, muitos serviços há, onde o pessoal está em excesso[:p] e depois, dizem que nós é que não queremos ver as coisas:D
E baseias essa afirmação em quê, na propaganda do governo, ou na tua experiencia de frequentar os locais de atendimento na tua hora de almoço (que tb é a hora deles) e em que dás de caras com um aviso de fechado até as duas (raios parta os fp que tinham de estar fechados e não querem mesmo fazer nada) ou com um funcionario a atender 30 pessoas enquanto os outros comem umas sandes (mas eles deviam era estar a trabalhar hora de almoço ou não)?

Sabes isso tem um nome.
sendo advogado, não vou aos serviços na hora do almço...esta é sagrada, seja a que hora for:D

sei do que falo[:p]
Deves ser dos poucos, aturo lá bastantes, com a mania que nós estamos lá para os servir (nós temos um serviço aberto 24 horas, mas os srs doutores nem se dignam a ler a porra dos avisos em letras garrafais colados na porta) um destes dias foi lá um com o cliente olhou para a porta e desata a dizer ao cliente "pois, fechados, é para isto que pagamos impostos" [8)].

Ainda lhe perguntei, "o sr nunca cá veio pois não?", mesmo em frente do cliente para ver se o tipo ganha vergonha.

(...)
já que me meteste ao barulho...:D

concordo, com as medidas que acima apontaste...com uma nuance. Retirem os subsidios aos De****dos, mas aumentem um pouco os vencimentos....isto, se queremos, De****dos competentes. Atenção, que esta medida, seria consequência do aumento das incompatibilidades;)
Ainda és mais utopico do que eu, então mas se lhes tiras os subsidios mas aumentas os vencimentos ficam na mesma, competencia pelos vistos não é uma consequencia do que eles ganham.

Funcionários Públicos são quase 740 mil...

Funcionários Públicos são quase 740 mil...

"Funcionários Públicos são quase 740 mil

O total de funcionários da Administração Pública ascende a 737.774, revela a Base de Dados dos recursos humanos, apresentada esta terça-feira pelo secretário de Estado, João Figueiredo, que defende a necessidade de «manter o objectivo de redução dos funcionários públicos»

O total de funcionários públicos ascende a 737.774, 70 por cento dos quais na administração directa e indirecta do Estado, órgãos de soberania e respectivos serviços de apoio, revelou esta terça-feira, a Base de Dados dos recursos humanos da administração pública.

A Base de Dados (BDAP), apresentada pelo secretário de Estado da Administração Pública, João Figueiredo, revela que os restantes funcionários públicos pertencem à administração autárquica (130.650 trabalhadores ou 17,7 por cento do total) e à administração regional e autónoma (38.740 trabalhadores ou 5,3 por cento).

A BDAP inclui todo o pessoal que detém uma relação jurídica de emprego com a administração directa e indirecta do Estado, órgãos de soberania e respectivos serviços apoio, administração regional e autónoma e administração autárquica, independentemente da sua natureza (nomeação, contrato administrativo de provimento, contrato de trabalho por tempo indeterminado ou a termo resolutivo).

A base de dados inclui ainda prestações de serviço (tarefa e avença), tal como aconteceu no último recenseamento feito na Administração Pública, em 1999.
Os dados, referentes a 31 de Dezembro de 2005, contabilizam também o número de empregos disponíveis na função pública (745.400), um número que supera o total de trabalhadores porque, segundo João Figueiredo, há funcionários com dois vínculos distintos.

Quarenta e oito por cento do emprego situa-se na administração directa do Estado (363.287), seguido da administração indirecta (199.287), administração local (130.650), Região Autónoma dos Açores (18.784), Região Autónoma da Madeira (19.956) e órgãos de soberania e serviços de apoio (13.436).

O peso do emprego público na população empregada é de 14,6 por cento, enquanto que o peso do emprego público na população activa é de 13,4 por cento.

O secretário de Estado da Administração Pública, João Figueiredo, reafirmou que o Governo mantém o objectivo de reduzir o número de funcionários públicos em 75.000 em quatro anos, tendo com conta que as despesas com pessoal rondam os 14,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), acima da média europeia (12 por cento) e da vizinha Espanha (10 por cento).

«Temos um problema de gastos excessivos na função pública que só podem estar relacionados com o número de funcionários ou com o preço de cada funcionário», disse João Figueiredo, reconhecendo que «há um problema de produtividade, de remunerações, mas também de elevadas despesas com pessoal».

«Faz sentido manter o objectivo de redução dos funcionários públicos», sublinhou o governante.

Em relação à actualização da base de dados agora apresentada, João Figueiredo referiu que este deverá ser o último censo feito na função pública e que esta base não vai ser actualizada.

O secretário de Estado adiantou que a actualização dos dados sobre os recursos humanos na função pública vai passar por uma aplicação de gestão, com base, principalmente, no processamento dos vencimentos e na gestão partilhada entre ministérios, uma medida prevista no Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE).

Em relação à revisão do sistema de carreiras e remunerações na Administração Pública, João Figueiredo afirmou que «muito em breve» vai haver novos dados."

http://visaoonline.clix.pt/default.asp?CpContentId=331648

Será que não se enganaram nas contas ou, finalmente, agora é que acertaram?

E, talvez mais importante, que medidas tomar para reduzir, sem cometer injustiças, estes números para proporções correctas e consentâneas com o estado do país?...

citação:Originalmente colocada por André

Que medidas, Pé Leve?

Que medidas? [:P]

Vá, propõe ;)
Fácil!

Passar ao quadro de supra numerários, gradualmente e até ao fim do ano:

- Todos os funcionários de nomeação política;
- Todos os funcionários públicos que entraram sem prestação de provas públicas;
- Todos os funcionários públicos que entraram como avençados nos últimos 15 anos e, administrativamente, passaram ao quadro fixo;
- Todos os funcionários que entraram como tarefeiros nos últimos 15 anos;
- Todos os funcionários que vieram de países estrangeiros nos últimos 20 anos - de lingua oficial portuguesa ou não -, que foram integrados administrativamente sem qualquer concurso público e que se não encontrem já aposentados;
- Todos os funcionários que estejam a desempenhar funções para as quais não tenham habilitação própria, que não tenham efectuado concurso público, ou exerçam as chamadas funções "emprestadas", sobretudo os que mesmo tendo havido concursos para as funções que estão a desempenhar tenham resolvido (talvez por covardia) não concorrer...

Bem, nesta altura devemos estar em 300 mil funcionários públicos, ou menos...:D[:p][:p][:p];)

Com isso a FP ficava com o mesmo pessoal que o IKEA de Alfragide [}:)]
Dizes tu, que, do que já vi, não estás "por dentro"...[:p][:p][:p]

Digamos que, assim, nivelávamos (muito) por cima os funcionários públicos!:)

Porra!!! Até que enfim que alguém os contou !!!

Para mim, o facto de ter sido tão complicado saber o número exacto de FPs é... um sintoma.

Daqui a mais dois dias ainda vão descobrir que afinal são 800 mil fp.

Só não sei é onde eles andam, pq fazem falta na maioria dos serviços que tem pessoal a menos há já muitos anos.

Os únicos que podem nivelar por cima dos funcionários públicos são eles próprios :D

Num ponto tu tens razão. Vocês todos estão a sofrer a consequência (nomeadamente nos parcos aumentos salariais) do aumento exponencial do número total de funcionários que ocorreu há poucos anos atrás com aquelas benditas benesses de um certo PM.

Outra coisa que fez disparar a despesa com o pessoal foi quando alguém (cof cof) equiparou a carreira de professor aos dos quadros técnicos superiores do Estado, o que os fez aumentar em muito o vencimento nos últimos escalões. É o "problema" de serem muitos.

citação:O peso do emprego público na população empregada é de 14,6 por cento, enquanto que o peso do emprego público na população activa é de 13,4 por cento.

O secretário de Estado da Administração Pública, João Figueiredo, reafirmou que o Governo mantém o objectivo de reduzir o número de funcionários públicos em 75.000 em quatro anos, tendo com conta que as despesas com pessoal rondam os 14,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), acima da média europeia (12 por cento) e da vizinha Espanha (10 por cento).

«Temos um problema de gastos excessivos na função pública que só podem estar relacionados com o número de funcionários ou com o preço de cada funcionário», disse João Figueiredo, reconhecendo que «há um problema de produtividade, de remunerações, mas também de elevadas despesas com pessoal».

«Faz sentido manter o objectivo de redução dos funcionários públicos», sublinhou o governante.
Na nossa última conversa, o André tinha avançado com um número idêntico.

Mas parece que agora já é aceite pacificamente. :)

Ó Pé Leve, eu nem sei quantas pessoas tem o IKEA, o tal modelo Sueco, mas deixa-me perguntar-te o que é isto:

citação:- Todos os funcionários que vieram de países estrangeiros nos últimos 20 anos - de lingua oficial portuguesa ou não -, que foram integrados administrativamente sem qualquer concurso público e que se não encontrem já aposentados;

"Todos os funcionários de nomeação política;
- Todos os funcionários públicos que entraram como avençados nos últimos 15 anos e, administrativamente, passaram ao quadro fixo;

Não há funcionários de nomeação política...
Há muitos, muitos anos, anos que é necessária a prestação de provas públicas para ingresso...

Os únicos que podem nivelar por cima dos funcionários públicos são eles próprios :D

Num ponto tu tens razão. Vocês todos estão a sofrer a consequência (nomeadamente nos parcos aumentos salariais) do aumento exponencial do número total de funcionários que ocorreu há poucos anos atrás com aquelas benditas benesses de um certo PM.

Outra coisa que fez disparar a despesa com o pessoal foi quando alguém (cof cof) equiparou a carreira de professor aos dos quadros técnicos superiores do Estado, o que os fez aumentar em muito o vencimento nos últimos escalões. É o "problema" de serem muitos.
Conversa, conversa...

Então e as tuas "medidas"?...

citação:Originalmente colocada por ebay

"Todos os funcionários de nomeação política;

Não há funcionários de nomeação política...
Há muitos, muitos anos, anos que é necessária a prestação de provas públicas para ingresso...
Como?

Então não há funcionários de confiança política?... Essa é nova...

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

citação:O peso do emprego público na população empregada é de 14,6 por cento, enquanto que o peso do emprego público na população activa é de 13,4 por cento.

Na nossa última conversa, o André tinha avançado com um número idêntico.

Mas parece que agora já é aceite pacificamente. :)

Ó Pé Leve, eu nem sei quantas pessoas tem o IKEA, o tal modelo Sueco, mas deixa-me perguntar-te o que é isto:

citação:- Todos os funcionários que vieram de países estrangeiros nos últimos 20 anos - de lingua oficial portuguesa ou não -, que foram integrados administrativamente sem qualquer concurso público e que se não encontrem já aposentados;
Vais ver que foi o André quem fez as contas ao executivo...:D;)

Mas, pergunto, em vez de te "agarrares" em termos de raciocínio a um mero pormenor porque é que, pergunto, primeiro, não analizas as medidas no seu geral e, segundo, porque é que não apresentas as tuas "sugestões"?...

Depois eu explico, naquilo que posso explicar...;)

Voltar
Superior