O que conheces de Portugal? Honestamente!

petrus

Well-known member
Li com agrado que muitos dos foristas são viajados, conhecem meio mundo e já foram a tantos sítios (em férias, trabalho, por mero acaso ou qualquer outra razão) que isso faz deles pessoas verdadeiramente cosmopolitas![^]

A questão é saber, mais para quem vive em Portugal, o que realmente conheces cá dentro? Será que para ti o país é Lisboa, eventualmente o Porto e o Algarve? Viajas por cá sem ser por razões profissionais?[:p]

Fazes ideia de que existe um país real além do litoral? Um país fora de alguns roteiros turísticos, de imagens de charme, mas cheio de encantos culturais, históricos, gastronómicos paisagísticos e que não precisas de muito dinheiro para os conheceres?[B)]

Já estiveste, por exemplo, no Castelo de Almourol ou no de Guimarães? Já foste à Lagoa das Sete Cidades ou à barragem do Alqueva? Conheces a Praia de Porto Santo ou a de Moledo? A capela dos Ossos em Évora ou o Mosteiro da Batalha? O Curral das Freiras na Madeira ou a Portela do Homem no Gerês? A Serra do Caldeirão ou a da Gardunha? A Aldeia de Monsanto ou Piódão?[:X]

A lista não tem fim! Podia estar o resto do dia a debitar sítios, mas fico muito com a noção que, nomeadamente em férias, temos muito o hábito de ir conhecer a terra dos outros sem conhecermos a nossa![8)]

Eu próprio assumo, por exemplo, que dos Açores só conheço S. Miguel e que gostava de desbravar mais a zona raiana de Portugal e o Nordeste Transmontano...

Digam de vossa justiça![:I]

PS- Adorei o projecto escapadinha.com.pt por nos querer mostrar mais do nosso próprio país!

Mas a nossa acho que é para se conhecer em programas de fim de semana, nas férias sabe bem ir para fora, até por causa da onda dos incêndios

Eu infelizmente tirando Coimbra, Lisboa e Porto que conheço razoavelmente. Conheço relativamente bem a zona centro e uma parte da costa Alentejana. O resto conheço muito mal. :(

Tenho a sorte, e porque sempre tive interesse, de conhecer Portugal de uma ponta à outra, sempre gostei, desde a adolescência, de aos fim-de-semana "pegar" em mim, agora é em mim na mulher e na filha, e ir aí por Portugal:) A maior parte das pessoas não tem conciência da beleza do contrate do nosso país;):)

bem,eu por mês corro o país de uma ponta a outra:)
em Abril estive em Vila Nova de Cerveira,é mesmo lá em cima;)
aconselho,é muito bonito,tem paisagens espectaculares,espanha é logo ali ao lado,e para quem gosta de desporto tem boas condições

A semana passada estive em Sagres,mas não gostei muito[xx(]

Tenho ido a mais sitios,Povoa d varzim,Fafe,Vila do bispo,porto,Marco de canaveses,Braga,Albergaria,MatimLongo,Vilamoura,Monchique,Beja,etc etc

onde á rally,estou lá[:I]

tenho é pena que não tenha tempo para correr tudo e ver os monomentos:(

vê-se muita babe,ja não é mau:D:D

Acho que me posso gabar de conhecer muito bem o nosso país, quer por razões de trabalho quer por razões pessoais, de desde sempre gostar de tirar um escapadinha no nosso país.

O único sítio que me falta conhecer é mesmo os Açores, de resto já estive em todas as capitais de distrito mais do que uma vez, e em todos as cidades mais importantes (importantes pelos mais variados motivos) de Portugal.

Zona de Lisboa/Sintra (nasci lá e vivi durante alguns anos).
Minho e Trás-os-Montes.

--EDIT--

Também conheço o Algarve (principalmente a faixa costeira)

Conheço bastante de Portugal, mas há sempre coisas que me surpreendem.

Façam-se à estrada e vão ver as coisas giras que há por aí. :)

Tras-os-montes de tras para a frente..;)
Zona norte toda..
Um pouco de Lisboa,Coimbra,Aveiro,Fatima..
Alentejo infelizmente não conheço..
Algarve, que é obrigatório..
Madeira e Açores..

Conheço bem a zona centro e alentejo e ando a explorar o norte. No alentejo há herdades simplesmente lindas de visitar, onde apetece passar dias sem fim. Já para o norte, conheço as zonas de Ponte de Lima e arredores, e um pouco do Gêres, q considero das zonas mais lindas de Portugal.

Eu falo por mim... Tive a sorte de os meus pais sempre me levarem para férias cá dentro! Daí, conheço Trás-os-Montes, Beiras, quase toda a zona litoral do país. Madeira e Açores é que estou a falhar, mas tenciono colmatar essa falha numas férias próximas!

Sempre gostei muito do Mosteiro de Alcobaça, Batalha, Castelo e Paço dos Duques em Guimarães, Braga e o seu centro, Tomar e o Convento de Cristo( já deu para reparar que o meu pai gosta de História e eu também?), Caminha e Vilar de Mouros (sim, festivais também ajudam), Viseu, um pouco do Alentejo (Porto Covo e Évora), Fátima, Lisboa, Santarém, Bragança, Vila Real, Amarante, Miranda do Douro,... Sim, eu sei, está tudo misturado! ;) Acreditem ou não, Albufeira é o único sítio que conheço do Algarve.

É a coisa boa de passar dois ou três dias no máximo num local nas férias!

E fico contente por assim ser. ;) O nosso Portugal é lindíssimo!

O nosso Portugal é lindissimo, é pena é ser tudo tão caro, em especial as hospedagens. Vai-se aqui pro lado e é tudo mais barato e também tem muitos sitios bonitos pra ver.
Quem nos empurra pra fora é a politica dos politicos!!!

Felizmente já conheço alguma coisa...
Conheço toda a costa litoral desde o Porto até Moledo e toda a costa litoral Do Porto até Peniche.

Costumo fazer escapadinhas, álias já abri um tópico sobre isso e a última vez fui de facto a peniche e Obidos.

Cumps

acho que já estive em 90% do territorio nacional... só inda n fui às ilhas! de resto já andei de norte a sul várias vezes... gosto particularmente do norte, sobretudo da zona do douro... e do porto claro! do centro gosto mt de viseu (cidade natal). coimbra tem o seu encanto mas precisa de ser modernizar... depois no alentejo gosto de algumas praias... evora e beja tb sao cidades simpaticas de se conhecer (mas no verao é que n dá jeito). Depois no algarve... bem... gosto daquilo na altura da pascoa... no verao n dá para apreciar nada! (tirando um ou outro bikini) :D

Lembrei-me agora de mertola... estive lá qdo ainda era puto, mas adorei o castelo e a mesquita arabe mesmo ao lado! :)

Só não conheço ´Trás os Montes (mesmo assim conheço Peso da Régua) e Açores..depois claro, há zonas q podia conhecer um pouco melhor..

daqui a umas semanas vou um fim de semana prolongado para a Pousada de Portugal no Crato, acho q é espetacular, pelo q dizem

Back