O que costumam comer na véspera e no Natal?

reiszink

New member
Boa tarde a todos. [;)]

Sei que ainda falta um tempinho até lá, mas é impossível não começarmos a pensar já no Natal, nas prendas e também nos enormes banquetes que as nossas mesas costumam levar nestes dias de festa.

Como há muita gente que não gosta das tradicionais batatas cozinhas com bacalhau, que costumam comer em substituição disso na véspera de Natal?

Pergunto também, logicamente, de todas as especialidades e "guloseimas" que não prescindem neste dia e que costumam ter sempre na mesa, como por exemplo, bolo rei, pão de ló, leite creme, sonhos, filhoses, rabanadas, etc...etc...

Pessoalmente, não dispenso o belo do prato de bacalhau com enormidades de grelos e também um polvozinho a acompanhar, das batatas cozidas propriamente ditas já fui mais fã, costumo comer, mas muito pouco.

Pela noite dentro, regalo-me sempre com bolo rei ou bolo rainha, a famosa aletria e o leite creme torrado. Pão de ló com queijo da serra por vezes também vai, é divinal. [br:)]

E vocês, o que não dispensam na vossa véspera de Natal?

Boa tarde a todos. [;)]

Sei que ainda falta um tempinho até lá, mas é impossível não começarmos a pensar já no Natal, nas prendas e também nos enormes banquetes que as nossas mesas costumam levar nestes dias de festa.

Como há muita gente que não gosta das tradicionais batatas cozinhas com bacalhau, que costumam comer em substituição disso na véspera de Natal?

Pergunto também, logicamente, de todas as especialidades e "guloseimas" que não prescindem neste dia e que costumam ter sempre na mesa, como por exemplo, bolo rei, pão de ló, leite creme, sonhos, filhoses, rabanadas, etc...etc...

Pessoalmente, não dispenso o belo do prato de bacalhau com enormidades de grelos e também um polvozinho a acompanhar, das batatas cozidas propriamente ditas já fui mais fã, costumo comer, mas muito pouco.

Pela noite dentro, regalo-me sempre com bolo rei ou bolo rainha, a famosa aletria e o leite creme torrado. Pão de ló com queijo da serra por vezes também vai, é divinal. [br:)]

E vocês, o que não dispensam na vossa véspera de Natal?

eu bem queria comer outra coisa, mas aqui na minha família é tudo tradicional, basicamente é bacalhau como prato principal e aquelas 5 milhões de sobremesas no fim. também como outras coisas,mas basicamente é mesmo isto :sh)

eu ca não falho ao bacalhau e ao grelo da maria!

na vespera de natal é o unico prato que como, com abundancia!
nos doces, para além dos referidos, adoro formigos (acho que no sul tem outro nome...). é uma espécie de açorda doce com frutos secos.

formigos.jpg

eu bem queria comer outra coisa, mas aqui na minha família é tudo tradicional, basicamente é bacalhau como prato principal e aquelas 5 milhões de sobremesas no fim. também como outras coisas,mas basicamente é mesmo isto :sh)

Sim, por aqui também é tudo muito tradicional, nem pensar em deixar de comer o dito bacalhau com batatas, era a revolução logo [:D], o que vale é que eu até gosto bastante de bacalhau, do peixe todo em geral.

O maior problema é que costumo comer tanto no jantar, que depois quero experimentar os doces todos que vêm a seguir e por vezes não consigo, fico completamente cheio.

Esqueci-me de dizer que nunca faltam os bombons também, não sou muito guloso no que a doces diz respeito, mas dias não são dias, Natal é uma vez por ano e lá carrego com os belos Ferrero Roche e Mon Cherri acompanhados de umas nozes, pinhões ou avelãs. Um verdadeiro fartote. [:D]

Natal com bacalhau para mim não é Natal...é dia de fome![:D]

Aqui por casa não há essas tradições...é um dia como outro qualquer, pode ser um dia mais caprichado mas nada de levar tradições à risca.

eu ca não falho ao bacalhau e ao grelo da maria!

na vespera de natal é o unico prato que como, com abundancia!
nos doces, para além dos referidos, adoro formigos (acho que no sul tem outro nome...). é uma espécie de açorda doce com frutos secos.

formigos.jpg
Olha que eu sou do Norte e por cá isso também tem outro nome: mexidos.

Eu por acaso não gosto nada do natal. Anda o ppl todo maluco. E não aprecio nada bacalhau q é o q se come por cá nem aqueles doces horrorosos fritos....

Gosto da roupa velha (que não é feita com restos por acaso) que a minha avó faz na véspera... E do polvinho![:p]

No dia de Natal o almoço é leitão da Bairrada com aquela batatinha caseira frita... [br:)]

Também há borrego e essas coisas.. Mas não gosto!

PS: Relativamente a doces... A cunhada da minha tia faz tipo uns brigadeiros óptimos! Ela traz aquilo só para mim porque eu amo aquilo... É divinal e só como aquilo no Natal, por acaso.

Last edited:
A família respeita a tradição, e mantém-se fiel todos os anos ao bacalhau cozido com a bela da couve, da batata, do ovo...

No dia de Natal, varia, embora sejam apenas 2 pratos: pode ser o cabrito ou o Perú.

Na véspera de Natal é tradição ser bacalhau, com batata cozida e couve.
O bacalhau é cozido numas panelas na fogueira (com lenha claro[:)]).
Fica com um sabor melhor[:p]

O natal para mim o comer já passou para segundo plano, o que houver como, mas por norma é bacalhau com couves que dantes nao gostava a agora adoro sentir as couves cheias de vinagre.

Já alguém aqui experimentou as Azevias?

Fiquei a saber deste petisco Natalicio, que desconhecia totalmente, andei a pesquisar e parece-me muito bom, pelo menos em aspecto. [:D]

Alguém que já tenha comido, que diga da sua justiça...ao que parece há várias variedades, azevias de batata doce, de grão de bico, etc...

Back