O que davam de retoma?!

Dava o Panda ainda vale mais e depois se ficares com o Panda ficas com dois carros parecidos apesar de um ser do segmento A e outro do B[;)]

Eu dava para retoma o carro mais velho. O intuito é ir renovando a frota. Não faz sentido manter a sucata e vender o mais recente.

Eu dava para retoma o carro mais velho. O intuito é ir renovando a frota. Não faz sentido manter a sucata e vender o mais recente.

Isto! Para mais, se é para comprar um modelo que vem substituir as funções do Corolla, não faz sentido ficar com ambos, ainda que o Corolla seja um bom all-rounder e tanto dê para viagens como para andar em cidade. E também sou da opinião de que não só o Panda, dada a versão que é, não irá desvalorizar com maior "violência", como o Corolla não vale tanto como referes, PDCouto.

Penso que passei os últimos cinco anos a pagar 1000+ euros/ano de manutenção para levar um carro dos 15 aos 20 anos.

São carros para quem sabe fazer ou tem quem faça a custo de peças, e mesmo assim ...

Se formos a ver há custos que serão equivalentes e terão de ser sempre pagos inspeção e seguro, os pneus também não deve haver grandes diferenças.

Numa revisão normal até diria que fica mais barato no Corolla os filtros são baratos e não esquecer que o Panda é 4x4 pode ter mais despesa.

No IUC o Corolla deve pagar quase 100€ a menos dá para ajuda de despesas extra, e também não é um carro de grandes avarias.

Por acaso neste caso não tinha grandes dúvidas em dar como retoma o Corolla.

Além de mais velho, é um carro banal ao lado do Panda 4x4. Este último, não obstante ser um mero segmento A, é um carro porreiro, diferente e que terá sempre o seu mercado.

O Corolla é um eletrodoméstico porreiro e fiável, mas já acusa a idade.

Se vais buscar um 2008 ou Captur, qualquer um destes substitui o Corolla, mas não substitui... o Panda 4x4.

Entre 2008 e Captur. Se bem que ainda quero testar o Hyundai Kauai.

A ideia é ter um carro para viagens maiores com bom conforto e espaço a bordo para 4, bem como utilização diária. Fazemos menos de 15 mil kms ano em cada um dos carros.

Eu mantinha o Panda, mas só porque adoro esse modelo. E sim, há uma boa relação oferta-procura para estes carros. Nem toda a gente os quer, mas se o quiseres vender, vai num instante.
Além disso, pelos comentários, parece-me que estás mais farto do Corolla.

Onde eu tenho dúvidas é no substituto:
2008, Captur ou Kauai para 4 pessoas? Não seria melhor um verdadeiro segmento C?
Digo isso porque temos um Captur (modelo anterior) e não é exactamente o carro para viagens maiores... Pelo menos não se compara aos segmentos C que temos.
Se a ideia é ser SUV, também dentro daquilo que vi nos últimos tempos, arranjas um Qashqai ou um ASX por valores próximos (falando nos mais pequenos).
Esticando em tamanho, talvez um Kadjar ou Compass.
Contudo, devo só acrescentar que ainda não estive dentro dos novos 2008 e Captur, estou a tomar como exemplo os modelos anteriores.
Nesse segmento, fiquei com a ideia que os mais espaçosos/confortáveis são o 500X e o CX-3.

Pois aqui em casa é uma pequena frota com carros e motos, e ao pensar trocar um deles estamos a hesitar muito.

Panda 4x4: quem me conhece aqui do fórum não se espanta. 2013, com cenas modernas como o hill holder, blue & me, pisca de mudança de faixa... E uma tração às 4x4 que nem se dá por ela mas se é preciso puxar por ele em piso escorregadio, está lá. Não faz TT porque com 4 arreia e faz um barulho no eixo traseiro que me preocupa mas não se nota em utilização normal. Faz 5,2 de consumo. Diesel, 160 mil kms. A futura encartada prefere este para partilhar comigo. Vai desvalorizar mais e um Fiat com estes kms começa a valer uma tosta mista e uma meia de leite.

Corolla D4D: de 2005, o carro da família, é algo que nunca mais acaba. Sempre esteve na família, desde novo. Tem muito desgaste interior, como volante e manete. É o Sol mas nem mãos livres tem. É básico comparado com um moderno. Usado para as viagens longas. Não chega aos 6l em cidade e anda qb. Não vai desvalorizar muito mais, mesmo com os 190 mil que tem.

O que é que vocês vendiam ou davam como retoma?

Eu adoro esse Corolla. Para mim, a dúvida era trocar o Fiat ou não. [:D] Mas sendo racional, depende do que vais comprar e das tuas necessidades.

Antes de mais obrigado a todos, o fórum continua impecável. E veja aqui nomes que são velhos conhecidos. Aqui o fórum já não fez 20 anos? Contando com a versão antiga?

Resumo dos votos, creio que não me enganei [:D]

Panda

xxxxxxxx

Corolla

xxxxxxxx

Portanto o fórum está como o tolo no meio da ponte, tal como eu! [:D] No entanto creio que já decidi e vai o Panda

Isto porque a ideia era passear por maus caminhos em família mas acaba por nunca se concretizar. Também como é o primeiro financiamento que vou fazer estou receoso e quero dar de entrada o máximo possível. Entretanto a avaliação de retoma dá 4500€ por ele, pelo que posso vender por 6000 / 5500€.

O Corolla acho que vai morrer na família.

Eu mantinha o Panda, mas só porque adoro esse modelo. E sim, há uma boa relação oferta-procura para estes carros. Nem toda a gente os quer, mas se o quiseres vender, vai num instante.
Além disso, pelos comentários, parece-me que estás mais farto do Corolla.

Onde eu tenho dúvidas é no substituto:
2008, Captur ou Kauai para 4 pessoas? Não seria melhor um verdadeiro segmento C?
Digo isso porque temos um Captur (modelo anterior) e não é exactamente o carro para viagens maiores... Pelo menos não se compara aos segmentos C que temos.
Se a ideia é ser SUV, também dentro daquilo que vi nos últimos tempos, arranjas um Qashqai ou um ASX por valores próximos (falando nos mais pequenos).
Esticando em tamanho, talvez um Kadjar ou Compass.
Contudo, devo só acrescentar que ainda não estive dentro dos novos 2008 e Captur, estou a tomar como exemplo os modelos anteriores.
Nesse segmento, fiquei com a ideia que os mais espaçosos/confortáveis são o 500X e o CX-3.

Já experimentei Captur e 2008 e vão muito bem 4 adultos. Não conheço os anteriores.

Atenção que é um Panda "normal" mas 4x4, não é o Cross. É igual a este: https://auto.sapo.pt/carros/Fiat-Panda-1-3-CDTi-Treking-4x4-2186696

Faz o que a futura encartada manda!

Pode fechar.

Ela se mandasse tinhamos um Mini... [:D]

Se formos a ver há custos que serão equivalentes e terão de ser sempre pagos inspeção e seguro, os pneus também não deve haver grandes diferenças.

Numa revisão normal até diria que fica mais barato no Corolla os filtros são baratos e não esquecer que o Panda é 4x4 pode ter mais despesa.

No IUC o Corolla deve pagar quase 100€ a menos dá para ajuda de despesas extra, e também não é um carro de grandes avarias.

O Panda 4x4 deve ter "algo" num eixo traseiro que por vezes faz barulho de pancada embora não trema. É ocasional, mas se der barraca e tiver que trocar um eixo traseiro ou diferencial, é um estouro financeiro.

O Corolla é mudar óleo, discos, etc... tenho registo de todas as revisões. Ainda tem embraiagem de origem por exemplo.

Last edited:
Portanto o fórum está como o tolo no meio da ponte, tal como eu! [:D] No entanto creio que já decidi e vai o Panda

Isto porque a ideia era passear por maus caminhos em família mas acaba por nunca se concretizar. Também como é o primeiro financiamento que vou fazer estou receoso e quero dar de entrada o máximo possível. Entretanto a avaliação de retoma dá 4500€ por ele, pelo que posso vender por 6000 / 5500€.

O Corolla acho que vai morrer na família.

Já experimentei Captur e 2008 e vão muito bem 4 adultos. Não conheço os anteriores.

Atenção que é um Panda "normal" mas 4x4, não é o Cross. É igual a este: https://auto.sapo.pt/carros/Fiat-Panda-1-3-CDTi-Treking-4x4-2186696

O Panda 4x4 deve ter "algo" num eixo traseiro que por vezes faz barulho de pancada embora não trema. É ocasional, mas se der barraca e tiver que trocar um eixo traseiro ou diferencial, é um estouro financeiro.

O Corolla é mudar óleo, discos, etc... tenho registo de todas as revisões. Ainda tem embraiagem de origem por exemplo.

Portanto, vais comprar novo? Diesel ou otto?

Com financiamento não sei se não arriscaria na mesma em algo um "pouquinho acima". P.e., fizeram-me propostas interessantes no Mini Countryman One D (pré-LCI, em stock), não deve ficar muito mais do que um 2008 ou Captur novo (considerando motores diesel, claro). Se for mesmo para jogar no preço, o 500X costuma ter valores muito atractivos.

Não duvido que circulem bem 4 adultos, mas são carros "originalmente" de segmento B e isso nota-se/paga-se em viagens mais longas.
Daquilo que vi dos preços (e recentemente estive envolvido na compra de um Captur e depois de um Mercedes B, portanto estou por dentro das diferenças), os SUV estão sempre algo sobrevalorizados, e os preços do segmento B estão muito próximos do segmento C. O que pagamos pelo Captur quase daria para um Qashqai, ainda que naturalmente um pouco mais antigo ou menos equipado.

Claro que isto são só "bitaites", naturalmente tu é que sabes o tipo de carro que pretendes. A minha lógica aqui é que, se não tiveres limitações em termos de tamanho do carro (coisa que por aqui tínhamos nestas 2 compras recentes, por causa das garagens), o segmento C pode bem valer a pena, especialmente a fazer financiamento.

Faz o que a futura encartada manda!

Pode fechar.

Era para vir aquii dizer para vender o Panda, uma vez que não lhe dão uso de acordo com o potencial, apesar de como já foi dito ser um carro que retém bastante bem o valor, sobretudo agora que já tem 7 anos e a grande fatia já foi.

Mas depois de ler esta resposta, tenho de assinar por baixo [:D]

Back