O que desgasta mais a embraiagem?

msantos

Well-known member
Vamos lá ver se os meus colegas do fórum que percebem de mecânica me conseguem elucidar o que desgasta mais a embraiagem de um carro, um exemplo concreto:
Quando chego a casa tenho que esperar que o portão automático abra, o que eu normalmente faço é por o carro em ponto morto enquanto o portão abre e depois volto a colocar a primeira e avanço para dentro do condomínio, será que se ao invés de fazer isto deixasse o carro com a embraiagem carregada e a primeira engatada desgastava menos a embraiagem?
Numa discussão com amigos as opiniões foram dívidas, mas uma pequena maioria achou que o melhor era por o carro em porto morto em vez de estar vários segundos com a embraiagem pressionada

A embraiagem só se desgasta por fricção, o que não acontece seja em ponto morto seja com o pedal totalmente pressionado com mudança engrenada.
A diferença entre estar em ponto morto ou carro engatado em termos de desgaste, basicamente tem a ver com as partes que estão em contacto, fricção, pressão por teres o pedal pressionado...forquilha, rolamento, etc...
Nesse caso que referes, estar em ponto morto ou pé na embraiagem produz um efeito negligenciável a longo prazo...não stresses, faz como preferires!

Em resumo, quanto mais tempo está o pedal pressionado mais desgaste levam os componentes.
Rolamento de encosto se se estragar obriga-te a abrir a caixa da mesma maneira que uma embraiagem nas lonas.

Eu acho que isso é preocupação a mais...

Uma coisa é se tiveres a sair de uma garagem subterrânea onde tens de tar na rampa à espera que o portão abra e enquanto o portão abre estás ali a fazer ponto de embraiagem pro carro não descair, isso aí parece-me que já é derreter material, agora em plano não me parece nada crítico...

Rolamento de encosto se se estragar obriga-te a abrir a caixa da mesma maneira que uma embraiagem nas lonas.
Não é bem "abrir a caixa", é separar a caixa do motor, o que não é nenhum bicho de sete cabeças...

Não é bem "abrir a caixa", é separar a caixa do motor, o que não é nenhum bicho de sete cabeças...

Para quem não sabe o que mais causa desgaste numa embraiagem tirar a caixa não é um bicho de 7 cabeças? Estamos a falar de automóveis, não da playmobil

Andarem a conduzir à fumarolas, sempre com mudança alta e motor a morrer.

Uso o pedal da embraiagem ate para ligar o motor.

Eu acho que isso é preocupação a mais...

Uma coisa é se tiveres a sair de uma garagem subterrânea onde tens de tar na rampa à espera que o portão abra e enquanto o portão abre estás ali a fazer ponto de embraiagem pro carro não descair, isso aí parece-me que já é derreter material, agora em plano não me parece nada crítico...

Foi mais curiosidade do que preocupação e fiquei a aprender mais umas coisinhas ;)

Isto é daquelas coisas que pronto, conversa para encher chouriço.

Uma coisa é estares a fazer o ponto de embraiagem para segurar o carro numa subida íngreme outra é estares parado numa zona plana 5 segundos à espera que o portão abra, com a embraiagem premida...
A diferença é que, no primeiro caso é muito fácil "queimar" a embraiagem basta que para isso se seja mais azelha ou descuidado e a curto médio prazo dar mesmo cabo permanentemente da embraiagem, no outro, o desgaste é bastante negligenciável e é mais certo o motor morrer primeiro...

Pois, mas isso é na V50-R e no XC60 que são eDrive.

No "Sebastião 2.0d" é para poupar a bimassa, quer a por a trabalhar quer a parar o motor, carrego sempre no pedal da embraiagem.

Há muitos automóveis que requerem esse procedimento.
Até o meu velhinho Hyundai Accent de 97 necessitava da embraiagem premida para ligar.

Back