[Sociedade] O que é o preconceito?

PeLeve

Well-known member
Sim, o que é ser-se preconceituoso?

Será errado? Censurável? Susceptível de ser sujeito a outros tipos de conceitos?

O que é?

A propósito disto (como mero exemplo, não ilustrativo, sequer) voltei a reflectir sobre se o que a Sociedade pretende, nesta questão do preconceito, é a eliminação do dito cujo, vulgo, opinião pessoal sobre as diversas coisas da vida, ou se, preconceituosamente, a dita Sociedade o que pretende é que cada um deixe de pensar de acordo consigo próprio, ou, no limite, passe a pensar uma coisa e a dizer outra!

É que, reflictamos, nesta coisa das convicções pessoais, a mais das vezes imutáveis, ou, no mínimo, demasiadas vezes as ideias nesta área estão profundamente enraizadas em cada um para que outrem possa mudar, a respectiva forma de pensar, qual o objectivo destas campanhas? Será viável, ou mesmo aceitável tentar refrear o pensamento dos outros? Será legítimo censurar as outras formas de pensar? Será, ainda, legítimo impor as linhas mestras do certo ou do errado?

Será, por outro lado, que se pretende que os outros, os que pensam de forma diferente do comummente aceite, passem a ser hipócritas e defendam o "politicamente correcto"?

Será a hipocrisia o que se defende, socialmente, nestas questões em vez da sinceridade?

Será que a chamada tolerância é o equilíbrio entre o que cada um pensa e o que, respectivamente, diz, sendo certo que o "correcto" é esconder tanto mais o que se pensa quanto mais diverso isso for do socialmente aceite?

Não seria preferível que, pergunto, se se fizesse, "apenas", o aviso de que determinadas convicções podem, sendo colocadas em prática, violar as convenções e, subsequentemente, as regras socialmente impostas, mas que a Sociedade cresceu o suficiente para tolerar todas as formas de pensamento?

O que pensam disto?

Tal como em muitas outras coisas, faço uma pequena analogia, que se enquadra neste fórum: isto é tal como dizer-se que em portugal conduz-se mal, todos o expressam, mas ninguém o admite.

Todos temos os nossos, mais vincados ou não, mas eles existem.

(P.S: Não consigo abrir a página)

Ou seja, vivemos numa Sociedade assumidamente defensora da hipocrisia, embora ninguém o admita, certo?

Então porque criticamos os políticos quando eles mentem?...

O link é este: O DIA ONLINE - CIÊNCIA&SAÚDE - Artistas e jovens com HIV se unem contra o preconceito

PeLeve queria resalvar que não em tudo, pode-se num ponto ser-se e noutro caso ter alguma aceitação.

O que digo isto assemelha-se, um pouco ao racismo, acho que assim alguns compreenderão (já sei que me vão bater![:D]).

Qualquer pessoa tem direito a ter preconceitos, da mesma forma que quem é vitima de preconceitos pode ter preconceitos em relação a esse tipo de pessoas.

o preconceito como o nome indica é o pré-conceito que nos formulamos relativamente a algo ou alguém com base na nossa experiência, personalidde e sensibilidade.
também pode ser o conceito que temos em relação aquilo que choca contra a nossa personalidade e nós não aceitamos bem por falta de tolerância.
por ex. o pre-conceito que tenho sobre os políticos é que são todos uns filhos da p* e que todos querem defender os seus interesses e usar a política para subir mais alto e enriquecer à custa do povo.
a sociedade é aparentemente mais tolerante, etc. mas a verdade é que vivemos todos numa sociedade de preconceitos e hipocrisias face ao aspecto e à aparência, ao ter e ao ser. invejas dos mais pobres face aos mais ricos e avareza e desprezo dos mais ricos face aos mais pobres.

O preconceito por sí não é algo mau. É um mecanismo até muito útil para organização de ideias próprias e estruturação de quem somos, do que gostamos ou não gostamos, queremos, não queremos, e por aí fora.
Isto torna-se mau apenas a partir do ponto em que não estamos dispostos a verificar se o prconceito é verdadeiro ou falso e /ou quando não abdicamos dele quando nos é provado que era errado, ou pelo menos não é o mais correcto.
E mesmo quando for errado, pode não ser completamente mau se for algo que tenha a ver com o próprio. Quando começa a influenciar outros (directamente ou indirectamente mas com reflexo directo) de forma negativa é que assume mesmo uma forma reprovável e aí fará mais mal do que bem.

Toda a gente é preconceituosa, mas alguns demonstram mais do que outros. Este tópico é em tudo semelhante a um outro que perguntava se julgávamos alguém por causa da imagem. Ao olhar mais atentamente para determinada pessoa vestida de uma forma ligeiramente diferente daquilo a que estamos acostumados já estamos a ser preconceituosos. Daí para a frente, cada um exterioriza mais ou menos o seu incómodo com aquilo que foge aos seus padrões de "normalidade".

o preconceito como o nome indica é o pré-conceito que nos formulamos relativamente a algo ou alguém com base na nossa experiência, personalidde e sensibilidade.
também pode ser o conceito que temos em relação aquilo que choca contra a nossa personalidade e nós não aceitamos bem por falta de tolerância.
por ex. o pre-conceito que tenho sobre os políticos é que são todos uns filhos da p* e que todos querem defender os seus interesses e usar a política para subir mais alto e enriquecer à custa do povo.
a sociedade é aparentemente mais tolerante, etc. mas a verdade é que vivemos todos numa sociedade de preconceitos e hipocrisias face ao aspecto e à aparência, ao ter e ao ser. invejas dos mais pobres face aos mais ricos e avareza e desprezo dos mais ricos face aos mais pobres.

Essa dos políticos acho que é mais estereotipo do que preconceito.
O estereotipo rotula, o preconceito descrimina.
Sendo assim o estereotipo pode (ou não) levar ao preconceito.

Toda a gente é preconceituosa, mas alguns demonstram mais do que outros. Este tópico é em tudo semelhante a um outro que perguntava se julgávamos alguém por causa da imagem. Ao olhar mais atentamente para determinada pessoa vestida de uma forma ligeiramente diferente daquilo a que estamos acostumados já estamos a ser preconceituosos. Daí para a frente, cada um exterioriza mais ou menos o seu incómodo com aquilo que foge aos seus padrões de "normalidade".
Podemos não por muitas vezes, julgar as pessoas pelo que as rodeia e o que são, ou o preconceito existente, mas podemos sê-lo para nós próprios.

Só li o primeiro post, mas este tópico é revelador disso:

http://forum.autohoje.com/off-topic/93208-que-mau-aspecto-ser-visto-com-isto.html

Os preconceitos tem como base a nossa ignorância perante o desconhecido.

Por vezes, achámos que temos o direito de julgar as pessoas tendo como base as ideias pré-concebidas da nossa sociedade. A verdade, é que não temos esse direito, pelo menos sem antes conhecer se aquilo que pensamos sobre determinada pessoa corresponde à verdade.

No caso aqui exposto, as pessoas que têm sida sofrem do preconceito devido à ignorância das pessoas em relação à doença. Existem demasiadas ideias pré-concebidas relativamente à transmissão do vírus, sendo que a maioria delas não tem pés nem cabeça e se as pessoas estivessem melhor informadas sobre esta doença o preconceito seria menor.

Os preconceitos tem como base a nossa ignorância perante o desconhecido.

Por vezes, achámos que temos o direito de julgar as pessoas tendo como base as ideias pré-concebidas da nossa sociedade. A verdade, é que não temos esse direito, pelo menos sem antes conhecer se aquilo que pensamos sobre determinada pessoa corresponde à verdade.

No caso aqui exposto, as pessoas que têm sida sofrem do preconceito devido à ignorância das pessoas em relação à doença. Existem demasiadas ideias pré-concebidas relativamente à transmissão do vírus, sendo que a maioria delas não tem pés nem cabeça e se as pessoas estivessem melhor informadas sobre esta doença o preconceito seria menor.

Eu tenho preconceitos para com os homicidas, para com ladrões, para com violadores e outro tipo de pessoas, não significa isso que seja ignorante em relação à sua situação. [:p][:p]

Eu tenho preconceitos para com os homicidas, para com ladrões, para com violadores e outro tipo de pessoas, não significa isso que seja ignorante em relação à sua situação. [:p][:p]

Mas isso para mim não é ser preconceituoso, a partir do momento que julgas alguém pelos actos que comete estás no teu direito a formar um opinião sobre ela.
A ignorância existe apenas quando julgas alguém sem conheceres os factos!

Que cromo. [:)][:)][:)]

Eu tenho preconceito contra quem tem escrito na testa "burro" e quando se vê ao espelho lê "inteligente". :sh)
A estupidez sempre me fez muita confusão e, pela perspectiva do tema, sim, sou preconceituoso relativamente à estupidez, sobretudo a estupidez que promove a guerra, a desvalorização do trabalho, a desvalorização do ser humano...

Mas também, deixem-me "reinar" ([:D]) um pouco, sou extremamente preconceituoso face à estupidez do anúncio que actualmente passa na televisão sobre o Mégane GT Line... Que coisa mais parva e desprestigiante para quem tem um Mégane...:

YouTube - Publicité - Renault Mégane GT Line "Boîte de nuit"

[8b]

Até me admira o facto de ainda não ter vindo a lume o preconceito que incide sobre a Função Pública! [:p]
Tu queres guerra... [:p]

Mas, é verdade, o preconceito sobre a Função Pública é outro preconceito estúpido, que abunda por cá, como estúpido e identicamente abundante é o preconceito sobre as marcas automóveis, sobretudo, e neste caso, porque levam muitos a passarem o respectivo "red line" da sua taxa de esforço, apenas e só para se armarem aos cágados num esforço bacoco para mostrarem aquilo que não são, nem nunca poderiam ser.

[;)]

Voltar
Superior