O que é para vocês andar devagar ?

Os limites superiores aqui são off-topic.

Mas da mesma forma que quando se vai a um "all you can eat" / rodizio, etc. não se tem que sair de lá mal disposto, ou comer 2 kg de carne. Com os limites superior é o mesmo se o limite for alto ou não houver limite, não significa que se tenha que andar muito depressa.

Mas se fores lá e comeres uma folha de alface, ninguém se vai indignar e abrir um tópico... ou se calhar vai :confused:

Os limites são pensados para as capacidades gerais dos condutores, não dos carros. Já se sabe que um F40 ou um Fiat 500 (o original!) tem de cumprir os mesmos limites porque a peça mais importante é o "parafuso que segura o volante".

Os limites são pensados para as capacidades gerais dos condutores, não dos carros. Já se sabe que um F40 ou um Fiat 500 (o original!) tem de cumprir os mesmos limites porque a peça mais importante é o "parafuso que segura o volante".

Diria que um F40 será bem mais complexo de conduzir que un 500 original. Um cheirinho a mais no pé direito e estás a falar com quem vai atrás de ti…[:D]

A sensação que tenho é que regra geral o conceito de velocidade excessiva está bem acima dos limites de velocidades estipulados por lei…

Em chuva, por exemplo, alterou substancialmente o meu comportamento na estrada, muito respeito.

Agora uma A2 Lx p/ Algarve a 120kmh é seguro a 160kmh é muito grave… ok.

A sensação que tenho é que regra geral o conceito de velocidade excessiva está bem acima dos limites de velocidades estipulados por lei…

Em chuva, por exemplo, alterou substancialmente o meu comportamento na estrada, muito respeito.

Agora uma A2 Lx p/ Algarve a 120kmh é seguro a 160kmh é muito grave… ok.

Só é muito grave a partir de 180. [:p] Entre 150 e 180 é só grave.

O meu conceito de andar devagar é quando olhas para o espelho e tens uma fila de carros atrás de ti. E no meio desses estão já alguns condutores a esbracejar. [:D]

Mais a sério, nas AE, já me apeteceu ir a 100km/h e não me senti em perigo. Ia na direita, muito mais atento aos espelhos, se via um camião ou autocarro a aproximar-se baixava um pouco a velocidade para ele ultrapassar mais depressa, e depois voltava a minha velocidade. Por incrível que pareça, obrigava-me a estar bem mais atento ao transito que me circundava, do que se fosse a velocidades superiores.

Dou por mim a andar muito mais devagar do que andava há 20 anos atrás.

Entretanto com filhos (ando à cerca de 10 anos a dormir mal), profissão desgastante e dezenas de anos em cima, noto que estou muito mais confortável a "andar devagar" pelos padrões aqui do FMGO (exemplo: entre 100 e 120 km/h em AE).

Também já fui da opinião que o limite máximo deveria ser o mínimo, mas a mudança de circunstâncias alterou, e muito, essa minha percepção.

E o desenvolvimento completo do lóbulo pré-frontal também deve ter ajudado. [:D]

As estatísticas também não mentem: os acidentes em que os carros ficam de tal maneira torcidos que nem se reconhece a marca têm quase sempre o mesmo denominador comum: condutor do sexo masculino, na casa dos 20 anos. Má avaliação e mau julgamento do perigo, achar que os limites são demasiado baixos e os outros (são sempre "os outros", sejam condutores, sejam legisladores) são todos uns nabos.

A resposta é óbvia:

-Andar devagar, são todos aqueles que vão mais devagar que eu. Uns empatas, uns perigos.

-Andar depressa, são todos aqueles que vão mais depressa que eu. Uns aceleras criminosos!

Eu sou o arquétipo do bom condutor, o padrão que todos deviam seguir. Eu vou sempre à velocidade certa.

Tenho conduzido por muitos lados e não me recordo de um em que as pessoas não excedessem pontualmente ou até continuamente os limites da AE.

Um dos que mais "cumpridores" havia era na Australia e aquilo não faz sentido nenhum, podes fazer uma viagem a 110 km/h com um camião enorme quase sempre ao teu lado, o trânsito ligeiro e o pesado anda à mesma velocidade :sh)

Andar devagar é quando estou a seguir caminho numa nacional qualquer mesmo que vá a 50 kmh, e de repente entra alguém sem prioridade a 20 à hora.

Por mim próprio, depende das condições da viatura e do piso.

andar devagar é andar abaixo da média de um carro de instrução/exame de condução.
andar devagar também é algo que a maria me diz sempre que abro a primeira garrafa...."vai devagar zezoca"

andar devagar é andar abaixo da média de um carro de instrução/exame de condução.
andar devagar também é algo que a maria me diz sempre que abro a primeira garrafa...."vai devagar zezoca"

A mim uma amiga também me disse isso, mas foi quando lhe meti a mão no rabo para a ajudar a subir uma escada ….

A utilização destas vias não pode ser com base no teu comportamento ou no meu, deve ser de forma a que os coisas funcionam bem.

E começa logo bem...limite mínimo 50kms/h.:sh)

Lembrar que há uns anos era 40 e que foi revisto para esta marca.

Andar devagar ou depressa depende de tanta coisa que é muito difícil, para mim, dizer que é andar abaixo dos limites ou que é andar a metade dos limites. E nem estou a falar de condições climatéricas, assumo que falamos todos de tempo limpo e seco. Factores como trânsito, velocidade normal a que se circula naquela via (agora então com o preço dos combustíveis é francamente notório a diminuição da velocidade de circulação em AE), o próprio carro em que estamos (e não falo de um Clio IV vs um Classe S) e o seu estado de conservação assim como das estradas e a sinalização das mesmas (incluindo de radares), isto só abordando alguns.

Esta miscelânea que corre à nossa frente todos os dias tem que ser avaliada constantemente para andarmos em segurança. E normalmente andar em segurança é andar...devagar[:D]:)

No caso do trânsito estar a fluir, considero andar devagar abaixo de 90km/h. É até um pouco perigoso. Em EN depende muito do perfil. Nalguns casos 50 km/h já é perigoso. [:)]

Em Portugal, cumprir os limites é, para muita gente, andar devagar. :sh) Para mim, andar devagar é andar muito abaixo daquilo que se pode, em segurança e dentro do limite estabelecido, fazer. Por exemplo, já fui de Lisboa até ao IP3 pela A1, com bom tempo e pouco trânsito, a ~90km/h num UMM e garanto que não parecia devagar. A folga na direção era tanta que, cada virava o volante por algum motivo, estava que tempos até o pôr a andar a direito. [:D] No entanto, se fosse num carro mais seguro, se eu circulasse a 90km/h nas mesmas condições, considero que estaria a ir demasiado devagar.

Ora, ir no AE vazio a 100 km/h ? A 70 km/h ?

Ir numa EN a 40 ( EN boa visibilidade obvio ).

Ou mesmo ir numa AE com algum transito embora fluido mas a 70...obrigando a manobras extras de pesados e carros lentos, consequente maior poluição e menor fluidez, diria.

E em localidade ? Aqui não há a questão de lento digamos, apenas acho devagar demais quando têm reacções muuuuito lentas tipo 3-15 dias a mudar de direcção, demorar 500m a atingir os 40 km/h, etc.

Conta lá, este tópico tem como objectivo confirmar ou dar força às crenças as que revelaste no tópico das aparências![:cool:]

Andar devagar é um conceito que até está legislado. Menos de 50kmh nas AE, ou eventualmente (nem sei se isso está na lei) prejudicar/atrapalhar o transito.

Se alguém não está a prejudicar o transito, até pode andar a 5kmh em EN ou a 50kh na AE, se assim fôr não é devagar, é apenas circular ao ritmo que essa pessoa entende circular.
Portanto, o bom senso, tem de imperar e devemos ajustar a velocidade às diferentes variáveis, sendo que, para lá do legislado, o devagar é um conceito subjectivo e pessoal.

Isso de procurar um padrão que sirva para todos tendencialmente acaba por dar "asneira". Como nas aparências.

Back