O que é para voçês um bom motor?

O que é para voçês um bom motor?

• cavalos por litro (cvs/l)

Votos: 14 15,4%
  • rotatividade (rpms)

Votos: 6 6,6%
  • fiabilidade (kms)

Votos: 59 64,8%
  • binário (Nm)

Votos: 12 13,2%

• Total de eleitores
    91

kpt

New member
No seguimento do topico EVO - Teste Corsa OPC/ Cooper S / Clio RS / Ibiza Cupra, decide abrir um outro topico, com votação, para saber a vossa sobre as caracteristicas do motor que fazem do proprio um bom motor ...

as caracteristicas são:

- cavalos por litro (cvs/l)
- rotatividade (rpms)
- fiabilidade (kms)
- binário (Nm)

... justifiquem ...

o que melhor conseguir criar um equilibrio entre essas caracteristicas...é o melhor...No entanto, de certeza que não é o mais rápido, de certeza que não é o mais fiável, etc

Coloquei fiabilidade, mas como em tudo depende do caso, iria escolher cvs/l ,mas a fiabilidade, foi mais forte, mas caso tenha uma mistura das 4 opções, é o ideal...

Para mim é essencialmente performance e disponibilidade em todo o regime de rotações, com o pico nas altas RPMS, de preferência não acima das 6mil rpm. [:cool:]

A sonoridade é muito importante, um bonito ronronar dá um prazer de condução imensurável.

A rotatividade não me interessa para nada, desde que não interfira muito com as outras 3 coisas. Agora se tiver as outras 3 e ainda fizer 18.500 rpm sem me furar os tímpanos ao fim de 5 horas de condução, tudo bem... venha lá ela também. [;)]

Também não gosto de ejaculações precoces, mas se for para trabalhar, fazer muitos km com baixos custos de combustível e de manutenção, então lá terá que ser...

Nenhuma dessas 4 exclusivamente. E como não ando sentado num motor, normalmente ainda há mais coisas que é preciso ter em conta num carro.

Não posso votar porque para mim um bom motor tem de incluír OBRIGATORIAMENTE as 4 premissas acima.

Se bem que poria o binário indexado às altas rpms (logo = a potência alta [br:)] ) e/ou poria "Binário correctamente/amplamente/linearmente distribuído ao longo da faixa disponível de rpms"

As outras, quanto a mim, são fundamentais num motor "a sério". Principalmente a fiabilidade -> não me interessa um motor com grande potência especifica (para a cc que tem) se não posso andar com ele uma viagem longa a fundo e/ou que avaria durante a vida útil do carro (para mim até aos 200mil kms.)

O motor vale por um todo, o resto são números para as revistas e a malta do marketing... Depois ainda temos que ter em conta que utilização o motor vai ter e que carro vai equipar...

Se calhar num citadino interessa ser poupado, num hot-hatch interessa ser nervoso e num estradista ser suave e com uma boa velocidade de "cruzeiro". [;)]

Voltar
Superior