O que é para voçês um bom motor?

O que é para voçês um bom motor?

• cavalos por litro (cvs/l)

Votos: 14 15,4%
  • rotatividade (rpms)

Votos: 6 6,6%
  • fiabilidade (kms)

Votos: 59 64,8%
  • binário (Nm)

Votos: 12 13,2%

• Total de eleitores
    91
Um bom motor para mim, que não sou rico, tem que ser fiável. Pelo menos não me pode dar chatices durante uns 150 mil quilómetros, e mesmo depois disso tem que se aguentar à estaleca [:D]

Tem que ser a gasolina e, se possível, tem que ser "boxer", claro [;)]
Ou então um V6 ou V8.
Nada de turbos, gosto de motores atmosféricos e com capacidade de fazer muita rotação, preferindo os altos regimes para ir buscar a potência, com o binário bem lá em cima para garantir isso mesmo.
Tem que produzir um belo cantar, responder prontamente ao acelerador e ter os componentes relativamente leves.

Não sei precisar valores em concreto para a potência e o binário, porque tudo depende do carro e do próprio motor, dado que para um valor de rotação máxima ou potência vai haver um valor de binário ou de potência específica para a cilindrada. São muitas variáveis, e estão todas ligadas.

O que me interessa mais num motor é que tenha força em baixos regimes.

Não me interessa se tem muitos ou poucos cavalos por litro. O que me interessa é que seja despachado em cidade.
Ando com um Astra 1.9 de 150cv que em baixas é tão pouco despachado que por vezes mais parece ter 100cv, enquanto que outros que ando que têm 110 e 130 são muito mais despachados em baixas e muito mais agradáveis de conduzir em cidade.

Por isso é que digo que os cavalos que anunciam pouco me interessam.[;)]

um bom motor não é apenas um desses pârametros, mas tem um conjunto de caracteristicas ou qualidades.

Tendo em conta do pouco que experimentei, não me interessa muito o nº de cilindros, ou o tipo de arquitectura.
Tem que ser linear, com um bom cantar, e que dê o seu melhor quando começa a chegar lá acima.
Sou fâ dos italianos devido a isso.

É claro, se tiver isso tudo, e ser fiável e não muito guloso, melhor.
Ainda não encontrei nenhum diesel que me desse realmente gozo de explorá-lo.

Concordo que, provavelmente a melhor combinação terá o nome Honda.
O unico senão, é que num carro rotativo, pra se sentir potência é preciso ir buscá-la a mais de meio das rpms disponíveis, o que torna a condução pouco confortável e pouco económica.

Sacrificando a rotatividade, e um pouco de fiabilidade, e melhorando os consumos e binário(potência útil no dia-a-dia) temos a oferta tdi.

Logo a questão é dificil de responder.

Binario. Gosto de grandes motores. Prefiro por exemplo um 2.2 140cv Honda diesel a um 1.9 150cv diesel.

Fiabilidade nao me preciso de preocupar muito pois tenho a sorte de poder trocar de carro de 8 em 8 anos, e neste periodo em condiçoes normais qualquer motor nao da problemas.

Última edição:
Mas porque tanto pessoal a escolher fiabilidade? Hoje em dia praticamente todos os motores fazem 300000km no minimo sem problemas. A nao ser que troquem de carro de 20 em 20 anos a questao da fiabilidade nao faz muito sentido! Nao compreendo essa mentalidade mas respeito.

Binario. Gosto de grandes motores. Prefiro por exemplo um 2.2 140cv Honda a um 1.9 150cv diesel.

Fiabilidade nao me preciso de preocupar muito pois tenho a sorte de poder trocar de carro de 8 em 8 anos, e neste periodo em condiçoes normais qualquer motor nao da problemas.

Mas porque tanto pessoal a escolher fiabilidade? Hoje em dia praticamente todos os motores fazem 300000km no minimo sem problemas. A nao ser que troquem de carro de 20 em 20 anos a questao da fiabilidade nao faz muito sentido! Nao compreendo essa mentalidade mas respeito.

Quanto a mim estás a ser demasiado optimista! [:D]
Respondendo ao tópico, fiabilidade acima de tudo! [;)]

Voltar
Superior