O que é que nos distingue dos animais?

citação:Originalmente colocada por paio pires

deus
somos os unicos capazes de criar Deus...
em mais nenhuma especie existe a capacidade de criar um ser imaginario para explicar o que não compreendem
o preciso momento em que o "macaco" se torna homem é quando consegue criar deus
...serei eu "macaco" ainda... :D

citação:Originalmente colocada por Tux

Eu acho todos sao racionais...mas uns podem exprimir-se e outros não!
um ponto interessante...
Podem ser "racionais" e exprimir-se mesmo, mas apenas no seu meio e contexto.

"o que nos torna humanos?"

"o que nos torna humanos?"

Sim, que diferenças temos em relação aos restantes os animais que nos torna.. humanos?
«WHAT MAKES US HUMAN?» As diferenças entre os humanos e os seus mais próximos parentes animais, numa fascinante série documental.

Neste Episódio:
O que nos separa dos animais, nossos parentes mais próximos e nos torna essencialmente humanos? Durante séculos filósofos e arqueólogos interrogaram-se sobre estas questões, contudo as respostas permaneceram até agora, um mistério. Neste programa, Armand Leroi, cientista da evolução das espécies, mostra-nos como e porquê nos tornamos humanos!...Mas, em vez de se basear em antigos fósseis, ele procura nas coisas estranhas, aberrações e mutações que existem em nosso redor!
Fonte.

Penso que seja a percepção do "eu", que duvido (quem o poderá provar?) que mais alguma espécie animal a tenha.

Penso que seja a percepção do "eu"

A minha percepção ? :confused: [:D]

Os golfinhos e os chimpanzés também têm essa percepção...

Para mim, a única diferença dos humanos para os restantes animais está no nível da sua inteligência.

No resto somos semelhantes...

Os golfinhos têm uma grande percepção de individualidade, já li sobre pesquisas que indicam que este cetáceos atribuem nomes a cada um.

A minha percepção ? :confused: [:D]

Os golfinhos e os chimpanzés também têm essa percepção...

Para mim, a única diferença dos humanos para os restantes animais está no nível da sua inteligência.

No resto somos semelhantes...

[:)][:)]

Pois, sendo assim então não sei. O nível de inteligência será talvez o factor de diferenciação mais evidente (ou a falta dela, depende do ponto de vista)[;)]

Ou talvez, como é dito no documentário, a capacidade de contrariarmos a evolução e praticarmos coisas "contra-natura" cometendo todas as formas de suicídio para além do "suicídio genético"!

Cada vez mais nos preocupamos com coisas sociais e menos com coisas "naturais" próprias do nosso legado evolucional, vivendo depressa, consumisticamente e em função da posse e esquecendo o nosso objectivo por cá, existir e continuar a espécie.

a diferença é que nós temos politica... e no mundo animal só existe a lei do mais forte/resistente...

daí eu acreditar piamente que não somos a especie dominante e muito menos a sobrevivente em caso de catastrofe...

o que temos a mais que os animais? na realidade se calhar nada... o ser humano é que gosta de se superiorisar em relação a "outros".

a diferença é que nós temos politica... e no mundo animal só existe a lei do mais forte/resistente...
Bem, essa é uma forma de política...
daí eu acreditar piamente que não somos a especie dominante e muito menos a sobrevivente em caso de catastrofe...
Esses, quanto a mim, são dois conceitos diferentes, já que o facto de sermos a espécie dominante no planeta e do mesmo "escultores" (para o bem e para o mal) não faz de nós os mais resistentes em caso de catástrofe!

o que temos a mais que os animais? na realidade se calhar nada... o ser humano é que gosta de se superiorisar em relação a "outros".
Gostamos de nos diferenciar positivamente pela inteligência e, de facto, esquecemos outras aptidões naturais tão ou mais importantes no desígnio sobrevivência.

E aquela velha máxima de que o homem é o único animal que mata sem ser para comer ou por medo será verdade? Penso que sim, mas posso estar enganado.

Pelo menos somos a única espécie que tem o Mal entranhado.

O que nos torna humanos?

Vivermos em sociedade, uns mais que outros é certo;

Termos a responsabilidade;

Termos objectivos que queremos durante a vida alcançar;

Termos o direito civil....

Enfim tanta coisa....

E aquela velha máxima de que o homem é o único animal que mata sem ser para comer ou por medo será verdade? Penso que sim, mas posso estar enganado.

Pelo menos somos a única espécie que tem o Mal entranhado.
Há muitos outros animais que matam sem ser para comer, sobretudo para se afirmarem como mais fortes, ou como reprodutores disponíveis matando crias para disponibilizarem as fêmeas a reproduzir de novo! [;)]

O que nos torna humanos?

Vivermos em sociedade, uns mais que outros é certo;

Termos a responsabilidade;

Termos objectivos que queremos durante a vida alcançar;

Termos o direito civil....

Enfim tanta coisa....
Muitos animais são gregários, logo vivem em sociedade.

Muitos animais têm responsabilidades várias, sendo uma das mais conhecidas a alimentação e defesa dos filhotes.

Muitos animais realizam migrações épicas, tendo objectivos claros e definidos pelos quais chegam a morrer.

Os animais não têm direito civil, mas têm regras rígidas que os hierarquizam nos respectivos grupos.

[;)]

Na minha opinião só temos duas diferenças:
- O polegar;
- Inteligência mais elevada;

EDIT: Podemos incluir a consciência na inteligência.

É o pensamento...

Só os humanos reflectem sobre a vida, têm crises existenciais, e questionam a vida!

Os animais limitam-se a sobreviver.

Bem, há uma característica humana que não existe nos animais: a nossa capacidade de auto destruição [:D]

O que nos torna humanos?? O que nos distingue dos restantes animais???

Hmmm... cozinhamos! Acho que nenhum outro animal o faz! [:D]

Back