[Economia] O que fazer quando a empresa não paga?

fapoc

New member
Imaginem a seguinte situação, trabalham a recibos verdes, por tempos finitos (projecto de 3 meses) e com contrato de boca.

O que se pode fazer quando a empresa não paga? Os 30 dias combinados já vão quase em 60 e as somas são consideráveis!

Onde recorrer para obter ajuda?

Obrigado a todos.

Carta registada com aviso escrita por ti a pedir pagamento educadamente sem ameaça.
Depois se não funcionar, carta registada escrita por Advogado ( vai custar-te ente 50 a 100€ ou menos) a ameaçar ação judicial

Imaginem a seguinte situação, trabalham a recibos verdes, por tempos finitos (projecto de 3 meses) e com contrato de boca.

O que se pode fazer quando a empresa não paga? Os 30 dias combinados já vão quase em 60 e as somas são consideráveis!

Obrigado a todos.

Se descobrires que nao és o unico a quem esta a acontecer, passa de crime particular a crime semi publico. Nesse caso junta-te a mais umas pessoas e vai à policia apresentar o caso pq assim é considerado burla e crime semi publico. Desse modo sera a propria policia e estado a entrar em investigacao e em acção penal.

Pq se fores só tu vais ter de gastar bastante dinheiro para resolveres o problema. Creioq só de entrada de papelada no tribunal sao 200€.
Mas primeiro envia uma carta registada para ficares logo com provas de que tentaste resolver a situacao. Um passo de cada vez

Last edited:
Crime???

Em meu entender, só é crime se o devedor assume que não quer pagar (por palavras ou actos indiscutíveis - por exemplo fuga). A partir do momento em que ele diz que vai pagar um dia, não é nenhum crime nem burla.

Se estiver enganado, é só dizer.

Somos pelo menos 5 à espera do dinheiro. Eles dizem que pagam, mas já foram dadas 4 ou 5 datas diferentes e quando chega ao dia voltam a adiar!

Também me parece que de crime isto não tem nada

A forma como o luzinhas falou dá me ideia que está dentro do assunto (linguagem muito jurídica) de maneiras que aguardo esclarecimentos...

Para mim não é crime mas eu não sou jurista.

A forma como o luzinhas falou dá me ideia que está dentro do assunto (linguagem muito jurídica) de maneiras que aguardo esclarecimentos...

Para mim não é crime mas eu não sou jurista.

Eu sou jurista de bancada. Mando umas bocas de vez em quando, e no meio de muitas por vezes até acerto uma.

Obrigado a todos.

Acho que isso se enquadra no âmbito da ACT. Dá um pulo a uma das Lojas do Cidadão.

Tens factura emitida?
Se sim mandas umas cartas simples a pedir o valor, se ele não contestar a dívida dás entrada num processo de injunção, no balcão de injunções e em questão de poucas semanas ele tem uma penhora à perna (não sei qual é o processo em detalhe, e nem se és obrigado a ter um solicitador de execução).
Se não tens factura envia umas cartas à mesma e tenta...

Isto anda muito complicado para se receber dinheiro.

Trabalha-se e não recebemos e por consequência deixamos de poder pagar as nossas coisas tambem. É um efeito bola de neve.

Provavelmente quem te deve pagar tambem está à espera de dinheiro.

Procura outro emprego rapidamente.

Porque vais sofrer a tentar reaver o teu dinheiro e o resultado final, já sabemos.

Procura outro emprego rapidamente.

Porque vais sofrer a tentar reaver o teu dinheiro e o resultado final, já sabemos.

Sim, ele e outros que façam isso, é o paraíso para esse patrão.

Devem-te o dinheiro, só vais pedir o que é teu, logo avança 1º pela via legal, depois pela via do pagas e pagas.

Acho que isso se enquadra no âmbito da ACT. Dá um pulo a uma das Lojas do Cidadão.
Enquadra-se se ele conseguir provar que é um falso recibo verde, basicamente se ele está sobre direcção, estrutura técnica e dependência técnica efectiva do patrão (e mais dois ou três critérios que não me lembro), se não provar ele é um fornecedor de serviços normal.
E se for um falso recibo verde, ele tem que pedir que seja reconhecido como trabalhador, agora se ele reclamar um crédito de um salário sem que haja uma relação laboral comprovada a sentença será que o patrão não deve valor nenhum...
Agora imaginem que há realmente um falso recibo verde, que é reconhecido, ele terminou o trabalho e deixou de lá ir à sessenta dias atrás como disse, se ele quiser cobrar o crédito como sendo um salário em atraso ele pode acabar por ter que pagar, pois ele pura e simplesmente deixou de aparecer ao trabalho, sem meter carta, sem receber carta, isso é abandono do emprego e ele tem que indemnizar o patrão pelos prejuízos.

Enquadra-se se ele conseguir provar que é um falso recibo verde, basicamente se ele está sobre direcção, estrutura técnica e dependência técnica efectiva do patrão (e mais dois ou três critérios que não me lembro), se não provar ele é um fornecedor de serviços normal.
E se for um falso recibo verde, ele tem que pedir que seja reconhecido como trabalhador, agora se ele reclamar um crédito de um salário sem que haja uma relação laboral comprovada a sentença será que o patrão não deve valor nenhum...
Agora imaginem que há realmente um falso recibo verde, que é reconhecido, ele terminou o trabalho e deixou de lá ir à sessenta dias atrás como disse, se ele quiser cobrar o crédito como sendo um salário em atraso ele pode acabar por ter que pagar, pois ele pura e simplesmente deixou de aparecer ao trabalho, sem meter carta, sem receber carta, isso é abandono do emprego e ele tem que indemnizar o patrão pelos prejuízos.

OK, mais complicado do que eu pensava. Então a solução é deixar de ver isto como uma relação laboral e "meramente" como, sei lá, uma burla?

Tens factura emitida?
Se sim mandas umas cartas simples a pedir o valor, se ele não contestar a dívida dás entrada num processo de injunção, no balcão de injunções e em questão de poucas semanas ele tem uma penhora à perna (não sei qual é o processo em detalhe, e nem se és obrigado a ter um solicitador de execução).
Se não tens factura envia umas cartas à mesma e tenta...

Já emiti o recibo verde, por acaso ainda estou isento, senão ia ter de pagar IVA ainda antes de receber...

Isto anda muito complicado para se receber dinheiro.

Trabalha-se e não recebemos e por consequência deixamos de poder pagar as nossas coisas tambem. É um efeito bola de neve.

Provavelmente quem te deve pagar tambem está à espera de dinheiro.

Quem me deve já recebeu do cliente final!

Não sou um falso recibo verde, fiz um projecto de três meses e não voltei a prestar serviços para esta empresa, nem o volto a fazer.

Concordo com isto.

O fapoc já esclareceu que ele será efectivamente um prestador de serviços e não um trabalhador da empresa.
Apresentaste os teus honorários e/ou já emitiste recibo electrónico? Creio que o recibo deveria ser emitido contra pagamento, não?

Se tens comprovativo disso, deves alertar a empresa que está em dívida e seguir os trâmites para uma recuperação de dívida.

Back