O que raio aconteceu a esta jante?

SrChambino

New member
Bom, o título diz tudo.

Carro tem três dias na minha mão, comprado novo, não enterrei a roda em buraco algum, não raspei nenhum passeio.

O que aconteceu aqui? Pode ter vindo assim do stand?

6b7aa8e9c30416fb9013d2403dcfee34.jpg

E agora? Estou doente com isto.

585a8c77e32888edb8ec2970fed6a81f.jpg

e7950ad9263394655b5d1abd527c4bdd.jpg

Last edited:
Pois é curioso no pneu não se nota nada.

Isso parece ser marca de um maçarico a montar um pneu numa jante, e deixa o batente raspar na jante ao montar/desmontar o pneu.

não é por ai, a minha mulher já me raspou ligeiramente 2 jantes e não se nota no pneu. Numa das vezes o pneu ainda ficou com aquela marca esbranquiçada do lancil mas que desaparece ao fim de uns dias mesmo sem lavar.

Isso parece ser marca de um maçarico a montar um pneu numa jante, e deixa o batente raspar na jante ao montar/desmontar o pneu.

Pois, é que eu não bati nem raspei em lado nenhum. Tenho o carro há três dias!

Só se me rasparam mas acho difícil, estacionei sempre em sítios onde era quase impossível isto acontecer, e em três dias estamos a falar de dois ou três estacionamentos.

Em casa é difícil, este é o lado que fica virado para a minha parede, e não havia forma disto acontecer.

Não sei que faça. Já mandei mensagem ao vendedor da Ford. Ver se ele amanhã diz algo. Se eles não assumirem, acham que vale a pena arranjar, ou esperar uns meses? Eu sei que as jantes acumulam sempre marcas. Mas tão cedo custa...

Isso é uma raspadela, e nota-se bem a trajectória da jante em relação ao material abrasivo

E de onde poderá ter surgido, sem bater em passeios e buracos?

De alguma pedra que saltou e bateu ali?

Se não for disso, veio assim do stand...é a única hipótese!

Eu raspei uma jante 4 dias depois de ter o carro.
Só custa a primeira, depois passa.

Se te deixares afectar por isso, nunca vais conseguir gozar o carro como deve ser.
Eu até já andei em terra batida com brita a testar o AWD em "rally".

Tenta evitar, mas não deixes que isso te paralise se voltar a acontecer, caso contrário não conseguirás tirar partido do carro.

Eu raspei uma jante 4 dias depois de ter o carro.
Só custa a primeira, depois passa.

Se te deixares afectar por isso, nunca vais conseguir gozar o carro como deve ser.
Eu até já andei em terra batida com brita a testar o AWD em "rally".

Tenta evitar, mas não deixes que isso te paralise se voltar a acontecer, caso contrário não conseguirás tirar partido do carro.

Eu sei! E sei perfeitamente que mais tarde ou mais cedo ia aparecer alguma marca, fosse numa jante, fosse na carroçaria.

A questão é ser a primeira, e a primeira custa, ainda para mais tão cedo...e sem ter tido a noção dela acontecer!

O interessante vai ser conseguires provar que veio assim do stand...entretanto isso repara-se facilmente..

Sim, eu reparei várias vezes as jantes do meu carro anterior, entre 40 e 60 euros a festa ficou sempre feita (iam para Braga, mas havia intermediário, daí ficar um pouco mais caro)...

Em relação a provar, não tenho muita forma de o fazer. Eu prestei bastante atenção à carroçaria, a possíveis riscos, mas a verdade é que fui mais baldas nas jantes.

Não descartes o teres raspado num passeio. Pode acontecer sem se sentir.

Sim, pode ter acontecido mas é muito difícil mesmo. Só estacionei uma vez junto a um passeio, e deixei quase um palmo para a roda...se me disseres alguma pedra que se projetou e afiambrou ali, já acredito mais...

Ou então ela veio mesmo assim e eu não vi.

Eu vejo uma marca no pneu coincidente com a marca na jante...

attachment.php

View attachment 149448

Não liguei muito a isso porque tenho poeira do género em todo o flanco...parece-me ser sujidade do terreno...

Além disso, fazia mais sentido que ficasse marcado abaixo, na "proteção" da jante, que é mais saliente...Se marcasse nessa zona, teria, pela lógica, de marcar na zona mais saliente...ou não?

Bem, não há muito a fazer. Mandei mensagem para o vendedor, se eles assumirem o estrago, perfeito. Se não assumirem, fica assim e mais para a frente, quando houver mais marcas, logo se reparam as jantes.

E agora, como não tens provas de que foi entregue assim, do mais barato para o mais caro:
1. tentas esquecer;
2. mandas reparar (nunca ficará 100% igual);
3. compras uma jante nova;
4. aproveitas para meter umas jantes diferentes.

O que raio aconteceu a esta jante?

E agora, como não tens provas de que foi entregue assim, do mais barato para o mais caro:
1. tentas esquecer;
2. mandas reparar (nunca ficará 100% igual);
3. compras uma jante nova;
4. aproveitas para meter umas jantes diferentes.

Eu tenho esperança que, sendo um dano cosmético e tão localizado, ela fique praticamente igual. Mas por outro lado, mandar reparar agora, para depois aparecer outra marca...

Só mesmo se a marca assumir.

Honestamente se eles não derem o jeito mais vale tentares disfarçar isso e ignorar.

A mim ainda me aconteceu pior. Um buraco na estrada lixou-me a jante e "cortou" um pouco o pneu tipo isto: https://i.stack.imgur.com/o4iUC.jpg

Felizmente foi só estético e o pneu está de boa saúde.. senão lá ia um pneu para o lixo com 5000km...

Enviado do meu MI 8 através do Tapatalk

Deixa lá... eu também acho que não raspo jantes nos passeios mas as marcas aparecem!

Isso daqui a 3 anos já nem ligas... essas pintelhices com os carros duram poucas semanas! [;)]

Se a marca não assumir e tu não reparares...vais andar a remoer isso até ao proximo...toque.
Resolve isso e segue em frente.
Mesmo inadvertidamente mais repisar sempre a coisa sempre k olhares para o risco...
E para isso não precisa de ir a Braga...

Isso basta ao estacionar raspar muito de leve no passeio para ficar assim, a estacionar por exemplo. Com baixo perfil de pneu é muito facil.

São 25 euros na casa das jantes.

Junta 4-5 mocadas em cada jante e aí já compensa começar a pensar em "um dia era giro mandar reparar isto e pintar ali no Cacém, ficam como novas e tudo e desempenadas!"

Junta 4-5 mocadas em cada jante e aí já compensa começar a pensar em "um dia era giro mandar reparar isto e pintar ali no Cacém, ficam como novas e tudo e desempenadas!"

Se for naqueles perto da Pneuvita, esquece. Se soubesse o que sei hoje preferia te-las cheias de riscos. Péssimo serviço, ficaram ásperas, agarram toda a porcaria, e pior o verniz a descascar.

Back