O que sabem sobre o comportamento do vosso carro?

citação:Quando eu ando com um carro novo a primeira coisa que faco e' ir para um sitio bem largo provocar o carro e ver quais sao as reaccoes dele. Prefiro saber de antemao o que ele tem para me mostrar. Claro que nao da para prever tudo, mas prefiro isso a estar na ignorancia total.

se for mm de emerg~encia poderá te valer de algo (fiz como tu, mas num track day), mas várias variantes poderão ser diferentes...
piso, velocidade, a questão da surpresa etc

o que eu quero dizer com isto, é que na minha opinião os maiores sustos são quase sempre provacados por nós mesmos, e esses bem ou mal ainda conseguimos controlar, os que não são provocados por nós são quase impossíveis de controlar!;)

citação:Originalmente colocada por Filipe Dias

citação:Quando eu ando com um carro novo a primeira coisa que faco e' ir para um sitio bem largo provocar o carro e ver quais sao as reaccoes dele. Prefiro saber de antemao o que ele tem para me mostrar. Claro que nao da para prever tudo, mas prefiro isso a estar na ignorancia total.

se for mm de emerg~encia poderá te valer de algo (fiz como tu, mas num track day), mas várias variantes poderão ser diferentes...
piso, velocidade, a questão da surpresa etc

o que eu quero dizer com isto, é que na minha opinião os maiores sustos são quase sempre provacados por nós mesmos, e esses bem ou mal ainda conseguimos controlar, os que não são provocados por nós são quase impossíveis de controlar!;)

por mais conhecimento que tenhamos, isso nao faz milagres em certas situacoes, mas pode ajudar noutras;).

De facto, com diferentes pisos e humidades o comportamento pode mudar. Por exemplo o meu corsa era muito mais divertido em paralelo, onde dava para dar umas traseiradas valentes[8D]. Em molhado e' para esquecer... sempre a frente a fugir ao minimo abuso.

Sei o que acontece em guinadas fortes e passagens velozes por rotundas mais e menos abertas.
Sei razoavelmente bem o que acontece em travagens bruscas até aos 120km/h desde que não seja em curva.

Gostava de saber, mas não sei, o que acontece se travar forte a partir de certas velocidades em curva (aceito sujestões onde possa testar isso).

Boa poll...

no meu caso penso que estarei acima dos 7 neste momento... não dou mais pois ainda não tenho km suficientes a circular com o carro com o ESP desligado.

Neste momento tenho um bom conhecimento do comportamento do carro em practicamente todas as condições: como foge em curva de piso seco, molhado, como reage á acelaração em curva, á desacelaração, a travagens bruscas, como o ESP corrige as trajectorias, até onde o ESP dá a folga, como reage a curva e contra curva etc etc

Mas como disse, continuo com falta de experiencia na condução sem ESP (ainda só o desliguei umas 4 vezes para testar certas situações)... e sou sincero, em chuva e a andar +- rápido não o desligo... já me ajudou em alguns momentos em que ia numa condução descontraida e não contava com certas situações (sempre em chuva)

citação:Originalmente colocada por RedHeart

Sei o que acontece em guinadas fortes e passagens velozes por rotundas mais e menos abertas.
Sei razoavelmente bem o que acontece em travagens bruscas até aos 120km/h desde que não seja em curva.

Gostava de saber, mas não sei, o que acontece se travar forte a partir de certas velocidades em curva (aceito sujestões onde possa testar isso).

O que eu ja fiz foi ir para uma rotunda e fazer travagens bruscas enquanto no limite. Tambem ja fiz left foot braking a ver o que acontecia. No caso concreto so fazia o carro fugir de frente.

A maior velocidade... nao ha assim nenhum sitio onde se possa testar. Eu sei mais ou menos as reaccoes ao fazer conducao desportiva em estrada de montanha, onde se tocares com suavidade no pedal sentes a traseira a ficar leve... e sabes que se apertares mais a travagem vais ter uma traseirada.

citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

O que eu ja fiz foi ir para uma rotunda e fazer travagens bruscas enquanto no limite. Tambem ja fiz left foot braking a ver o que acontecia. No caso concreto so fazia o carro fugir de frente.....

Ainda vai a st rita abaixo...

citação:Originalmente colocada por alv2

:D

tudo feito a altas horas da manha, sem transito e com bastante espaco;)

Mas isso e' com um mero corsa. Carros mais a serio e com limites superiores acho que so na pista e' que se consegue ver isso.

citação:Originalmente colocada por alv2

:D

tudo feito a altas horas da manha, sem transito e com bastante espaco;)

Mas isso e' com um mero corsa. Carros mais a serio e com limites superiores acho que so na pista e' que se consegue ver isso.

;)

O que eu ja fiz foi ir para uma rotunda e fazer travagens bruscas enquanto no limite. Tambem ja fiz left foot braking a ver o que acontecia. No caso concreto so fazia o carro fugir de frente.

A maior velocidade... nao ha assim nenhum sitio onde se possa testar. Eu sei mais ou menos as reaccoes ao fazer conducao desportiva em estrada de montanha, onde se tocares com suavidade no pedal sentes a traseira a ficar leve... e sabes que se apertares mais a travagem vais ter uma traseirada.

Eu uma vez fiz uma curva a controlar a traseira só com o travão[:I]

Trava menos o a traseira agarrava, travava mais ele dava de traseira...

Mt porreiro controlar o carro assim :)

ar156ob4.gif

Como a pergunta é até que ponto conheço o comportamento do carro, diria que 8. Se a pergunta fosse até que ponto consigo controlar o comportamento do carro, já seria um 5 ou menos. O saber como ele reage não significa que consiga impedi-lo de reagir dessa forma. Por outras palavras eu sei bem como ele reage a uma guinada a alta velocidade. Sei tão bem, que sei que não posso dar uma guinada a alta velocidade, porque o mais natural é perder o controlo. Além disso, sei a diferença entre entrar numa rotunda e fazê-lo escorregar e a diferença dele escorregar sem que eu quisesse. E não é tão alegre uma como a outra...
Quando se quer provocar é muito mais fácil do que quando simplesmente acontece.

eu conheço a 11 [}:)][}:)]

eu viro o volante para a esquerda ele vai para a esquerda, se viro para a direita, vai para a direita.

se travo, trava, se acelero, avança...

só o raio do cinzeiro é que às vezes tem ideias próprias!!!

Experiência em estrada de montanha tenho eu muita não só com o meu mas com muitos carros. O problema é que aquilo são estradas onde um erro te dá direito a carro todo partido (na melhor das hipóteses) e onde circula mais pessoal o que redobra a nossa obrigação de ter cuidado. Por isso sei acredito que já andei muito perto dos limites do carro, mas não sei exactamente qual o grau de proximidade.

Ando a magicar onde haverá um grande parque industrial com muito espaço e nenhuns carros, mas não me ocorre nada.

Experiência em estrada de montanha tenho eu muita não só com o meu mas com muitos carros. O problema é que aquilo são estradas onde um erro te dá direito a carro todo partido (na melhor das hipóteses) e onde circula mais pessoal o que redobra a nossa obrigação de ter cuidado. Por isso sei acredito que já andei muito perto dos limites do carro, mas não sei exactamente qual o grau de proximidade.

Ando a magicar onde haverá um grande parque industrial com muito espaço e nenhuns carros, mas não me ocorre nada.

vem a um encontro em ermesinde e a gente diz-te uns spots[:I]

Eu trato o meu carro com todo o amor e carinho! Limites? Se nao andarmos nos limites também não precisamos de os conhecer, se quisesse andar nos limites, comprava um Lancer, LOL.

citação:Originalmente colocada por K2000

Eu trato o meu carro com todo o amor e carinho! Limites? Se nao andarmos nos limites também não precisamos de os conhecer, se quisesse andar nos limites, comprava um Lancer, LOL.

Sim sim, um dia que precises de apertar com o carro numa curva pq houve um maluco que le lembro de ultrapassar em cima da curva quero ver como fazes[:p][:p]

"Olha afinal o carro dá de traseira (suponhamos)"

Quando pensas nisto ja tas dentro da valeta...

Eu gosto mt de conhecer o carro com que ando... Não vá o diabo tecelas...

Já ouviste falar em condução defensiva? Ou tambem não fazes pq acidentes só acontecem aos outros?:D

ar156ob4.gif

Nada disso, lol,a cidentes acontecem a todos, só espero que não me aconteçam a mim, mas estamos todos sujeitos.

E gostava de testar, mas havia de ser com alguma... como direi... segurança.

E verdade seja dita, não sou nenhum às do volante, não tenho reflexos para esse género de condução, tenho quase 10 anos de carta e foram todos feitos conduzindo "normalmente", movimentos bruscos com o volante foi coisa que nunca fiz, mas com travagens atempadas e desvios providenciais já evitei bastantes chatisses, esperemos que assim continue por muito tempo.

Votei 6 e mesmo assim secalhar será muito mas não sei.
Infelizmente não tenho relativamente perto nenhuma estada que possa fazer experiências com o carro, e o pouco que sei adquiri-o com sustos e outras coisas desse género. Ou seja com o tempo fui conhecendo-o.

No entanto se me perguntarem se o carro faz, por exemplo, uma curva a uma determinada velocidade sei dizê-lo, mais ou menos, se faz ou não.
Por outro lado existem tantas condicionantes que nunca saberemos ao certo o comportamento do carro em todas elas, pelo menos é o que penso.

Num caso de emergência, se uma pessoa não tiver treinado bem todas as reacções ( o mesmo será dizer se aquilo não vier mesmo cá de dentro por instinto ), mesmo que saiba mexer bem no carro pode não lhe valer de nada. Nos pilotos, em que a vida deles é guiar, acredito bem que numa situação de grande emergência aquilo para eles seja a brincar. ;)
Quanto mais se praticar mais se fica a controlar melhor e a perceber o comportamento dos nossos carros.

Claro que o importante é treinar com a estradas vazias</u> onde não ande ninguem;)

Não precisas de andar a dar guinadas a 100 kms/h por se calhar o que acontece é perderes o controlo do carro:D

Começa a baixas velocidades pra veres o comportamento do carro, não é andar aí á parva a fazer curvas a alta velocidade e dar guinadas nas curvas etc...

Começas devagar num parque de estacionamente deserto sem ninguem</u>, e vais fazendo umas curvas pra veres como reage o carro;)

Vais ver que te vai ajudar um dia;)

A mim já ajudou ;)

ar156ob4.gif

Back